1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Grupo de estudos/debates - Idiomas antigos do Oriente Médio e Palestina

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por Thor_theOld, 19 Jun 2007.

1. Thor_theOld

Thor_theOld Banned

Bem, este tópico é para debater e trocar informações sobre línguas, escritas, alfabetos, etc, dos povos da antiga Mesopotâmia e Canaã, ou Palestina, com foco de atenção especialmente voltado à escrita cuneiforme suméria, acádia (a mais antiga língua semita conhecida), ao fenício, e outras, como aramaico, hebraico, árabe, etc. Sabemos que o alfabeto fenício-cananeu é um dos mais antigos, e influenciou até mesmo o alfabeto grego. Tudo isto é muito interessante, e pretendemos aprofundar-nos mais em tais conhecimentos. No entanto este tópico é um tanto diferente dos demais "grupos de estudos", referentes a idiomas, pois aqui os assuntos serão tratados de uma maneira mais arqueológica, por assim dizer, e aos interessados, sugiro iniciarmos tratando justamente do cuneiforme, eu ando pesquisando o acádio, uma escrita cuneiforme derivada do sumério, devo admitir que o acádio tem semelhanças com o assírio-aramaico, e constato que ele foi a língua culta da mesopotãmia durante certo tempo, no começo da civilização. Em breve postarei aqui links de referência inúmeros sobre o assunto, e informações diversas, peço a todos os que porventura compartilharem algum interesse pelo tema, exponham aqui suas opiniões, idéias, conhecimentos, etc. Abraços. :D

Última edição: 19 Jun 2007
  2. Filiph

Filiph Hardcore Soldier

Não acha demais todos os outros tópicos seus de linguas e mais esse? Quer dizer não vai se ocupar demais?

3. Thor_theOld

Thor_theOld Banned

Eu me ocupo disto durante grande parte de meu tempo. Para mim é algo antes divertido, do que enfadonho. No entanto, eu nunca tenho pressa, tomarei o cuidado básico de não deixar-me soterrar por tarefas, eu realmente tenho mesmo o costume de organizar-me levando em conta todas as minhas limitações. :think:

4. Elminster

Elminster Usuário

Lobo, você já tem alguma coisa que fale sobre a diferença do acádio pelo Sumério?

5. Thor_theOld

Thor_theOld Banned

Sim. :yep: Eu vou organizar melhor antes de postar, mas veja-se que o sumério éra uma língua do tronco camito ou camítico, e o acádio éra do tronco semítico, ademais, a língua acádia é deveras semelhante ao aramaico, ou assírio-aramaico... Vou elaborar uma tabela comparativa, e reunir links com endereços de bons sites sobre o assunto... =)

Seu interesse é maior sobre o sumério, acádio, ou fenício?

6. Elminster

Elminster Usuário

Por enquanto o Sumério e o Fenício. Mas soube que não passa de 10 as pessoas que sabem sumeriano.

7. Thor_theOld

Thor_theOld Banned

Bem, é raríssimo. Eu já estudava o aramaico, e agora começo a aprofundar-me no acádio, sumério ainda é um mistério... Apesar de que algumas palavras são bem difundidas, mas apenas trechos isolados, etc. Se eu não me engano, o primeiro a conseguir decifrar o sumério, foi um linguísta-orientalista húngaro, não é? Mas infelizmente eu não lembro-me o nome dele...

Amanhã vou postar aqui um vocabulário de sumério, eu tenho um dicionário de sumério, com várias dezenas de palavras e verbetes. É muito legal, tem até o significado dos nomes de muitas cidades antigas da Suméria, como Eridu, Ur, etc. E mesmo não sendo uma língua semita, tem termos com uma fonética muito semelhante ao tronco semítico.

8. Thor_theOld

Thor_theOld Banned

Bem, promessa dada, palavra cobrada, hehe. Conforme vos prometi, aqui vai um pequeno vocabulário de sumério e elamita, fazendo uma comparação entre ambos, observemos que ambos são línguas aglutinantes, semelhantemente ao japonês, húngaro, etc...

Vocabulário de Sumério:

Lugal-e e um-dru = o rei construíu a casa
    Lugal ba-gen = o rei foi
    Lugal = grande homem, rei
    Til = viver
    Kudda = literalmente “o que fala com a cauda”, ou seja, cachorro
    Kun = cauda
    Ada = falar, que fala
    Akhkharu = vampiro
    Edin na zu = vá para o deserto!
    Lalartu = fantasma
    Ma = e, mas
    Kima = como, um(a)
    Mala = muito mais
    Lu = outro, ou, deixar
    Ina = diante, o, através, em, no, na
    -Su = ele, ela (adicionado a uma palavra)
    Summa = se
    U lu = ou
    Su’ Ati = aquilo, aquele
    Sunu = eles
    Annu = aqueles
    Ki’am = assim
    Anna = até
    Minu = quê?
    Asar = onde
    Ayyu = qual
    Ayyumma = qualquer
    Mannu = quem
    Ammemi = porque
    Wussuru = abandonar
    Le’u = capaz
    Anzillu = abominação
    Elenu = acima de
    Tiamatu = abismo, oceano
    Eberu = acusar
    Seru = voltar
    Lemnu = mal
    Lemnis = malvado
    Sutinnu = morcego
    Tahazu = batalha
    Sidru = linha de batalha

O sumério é a mais antiga língua que se conhece, sua escrita éra cuneiforme (em forma de cunha, falando vulgarmente), e originou todos os outros sistemas de escrita conhecidos. Os sumérios são também a mais antiga civilização humana conhecida. Outra civilização quase tão antiga quanto os sumérios, éram seus vizinhos elamitas, (Elam correspondia a parte do atual Irã) ou “elamo-dravídicos”, ambos os idiomas éram aglutinantes, e não tem relação com nenhum idioma moderno, muito embora alguns pesquisadores suponham que tanto o sumério quanto o elamita sejam idiomas do tronco dravídico, teoria que eu acredito veraz, de facto.

Algumas palavras frases em Elamita antigo:

Hutta = fazer
    Huttira = fazedor
    Kaza = forjar
    Kazira = forjador
    Kikmuru = céu + terra = universo
    Sittakmen = sit + takne = bem estar + vida = paz, prosperidade, vida boa
    Madabe-ikki = junto aos medos
    Ukku = sobre
    Shutur-ukku = segundo a lei, (sobre + lei)
    -na = (sufixo) de, para
    Hurdu-anshanipa = as pessoas de Anshan (antiga cidade elamita)
    Kurpi uninama = em minhas mãos
    Harriyama = em ariano (idioma)

A ordem das frases em elamita é substantivo + adjetivo:

Exemplo:

Sunkir pitir = rei inimigo

Appi 9 sunklip appa u bet hi hatima mauriya = estes são 9 os que nestes combates eu capturei
    Appi ruh mesh u dahuip = estes homens são os que me ajudaram
    Hameir ruh mesh appi u daumanlip = e neste momento estes homens colaboraram comigo
    Shiri umi = minha saúde
    Hi sunkime hi appa betippi = ele me outorgou esta realeza
    Hi u Bapili huhdda = isto fiz eu em Babilônia
    Hi parsirra = este um persa
    Libar eri = seu servo
    Hube u tingiya = isto eu recuperei

Obs: elamita também éra um doa idiomas oficiais no qual os escribas do colossal império persa redigiam os documentos reais, (o outro éra o aramaico)

Última edição: 27 Jun 2007
  9. Tisf

Tisf Delivery Boy

Nossa, muito foda! Qual a editora dele??

10. Thor_theOld

Thor_theOld Banned

Baixei ele da web, junto, com a gramática de elamita (em espanhol), eu possuo um programa especial para downloads, mas nem sei o nome certo deste programa, tenho um amigo que cuida da parte de informática para mim, sou muito leigo sobre softwares, etc, (é este o termo?). Irei gradualmente postando aqui partes do vocabulário contido nele e de vocabulários em elamita. Então quer dizer que você também gosta de idiomas da Mesopotâmia é? Legal, participe conosco. :D Eu estou interessado em egípcio antigo, você (ou alguém), poderia me sugerir alguns links interessantes sobre isto? Obrigado, abraços.

Última edição: 27 Jun 2007
  11. Tisf

Tisf Delivery Boy

Entendi!

Ah, veja com seu amigo depois e mande o link! Me interesso sim!

12. Thor_theOld

Thor_theOld Banned

Beleza, vou falar com ele hoje a tarde, aí te passo o link. :D

13. Elminster

Elminster Usuário

Valeu Lobo! :clap:

Gostei mesmo desse vocabulário, nos dá uma idéia superficial bem interessante.

14. Thor_theOld

Thor_theOld Banned

Sim. E tu não vai postar nada aqui sobre fenício, etc? Estou na expectativa, hein... :)

15. elijha

elijha Lord Pierrô, bufao com orgulho

Tambem estou curioso sobre o egipcio antigo, lobo.
    atualmente estou escrevendo uma historia e que me caberia bem saber algumas palavras em egipcio antigo, grego antigo, old-norse(creio que é assim que se fala), chines, japones e tupi-guarani...
    e vou comecar a acompanhar voces no que puder...

Compartilhar