• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Grupo de estudos/debates - Idiomas antigos do Oriente Médio e Palestina

Bem, este tópico é para debater e trocar informações sobre línguas, escritas, alfabetos, etc, dos povos da antiga Mesopotâmia e Canaã, ou Palestina, com foco de atenção especialmente voltado à escrita cuneiforme suméria, acádia (a mais antiga língua semita conhecida), ao fenício, e outras, como aramaico, hebraico, árabe, etc. Sabemos que o alfabeto fenício-cananeu é um dos mais antigos, e influenciou até mesmo o alfabeto grego. Tudo isto é muito interessante, e pretendemos aprofundar-nos mais em tais conhecimentos. No entanto este tópico é um tanto diferente dos demais "grupos de estudos", referentes a idiomas, pois aqui os assuntos serão tratados de uma maneira mais arqueológica, por assim dizer, e aos interessados, sugiro iniciarmos tratando justamente do cuneiforme, eu ando pesquisando o acádio, uma escrita cuneiforme derivada do sumério, devo admitir que o acádio tem semelhanças com o assírio-aramaico, e constato que ele foi a língua culta da mesopotãmia durante certo tempo, no começo da civilização. Em breve postarei aqui links de referência inúmeros sobre o assunto, e informações diversas, peço a todos os que porventura compartilharem algum interesse pelo tema, exponham aqui suas opiniões, idéias, conhecimentos, etc. Abraços. :D
 
Última edição:
Não acha demais todos os outros tópicos seus de linguas e mais esse? Quer dizer não vai se ocupar demais?
 
Não acha demais todos os outros tópicos seus de linguas e mais esse? Quer dizer não vai se ocupar demais?

Eu me ocupo disto durante grande parte de meu tempo. Para mim é algo antes divertido, do que enfadonho. No entanto, eu nunca tenho pressa, tomarei o cuidado básico de não deixar-me soterrar por tarefas, eu realmente tenho mesmo o costume de organizar-me levando em conta todas as minhas limitações. :think:
 
Lobo, você já tem alguma coisa que fale sobre a diferença do acádio pelo Sumério?

Sim. :yep: Eu vou organizar melhor antes de postar, mas veja-se que o sumério éra uma língua do tronco camito ou camítico, e o acádio éra do tronco semítico, ademais, a língua acádia é deveras semelhante ao aramaico, ou assírio-aramaico... Vou elaborar uma tabela comparativa, e reunir links com endereços de bons sites sobre o assunto... =)

Seu interesse é maior sobre o sumério, acádio, ou fenício?
 
Bem, é raríssimo. Eu já estudava o aramaico, e agora começo a aprofundar-me no acádio, sumério ainda é um mistério... Apesar de que algumas palavras são bem difundidas, mas apenas trechos isolados, etc. Se eu não me engano, o primeiro a conseguir decifrar o sumério, foi um linguísta-orientalista húngaro, não é? Mas infelizmente eu não lembro-me o nome dele...

Amanhã vou postar aqui um vocabulário de sumério, eu tenho um dicionário de sumério, com várias dezenas de palavras e verbetes. É muito legal, tem até o significado dos nomes de muitas cidades antigas da Suméria, como Eridu, Ur, etc. E mesmo não sendo uma língua semita, tem termos com uma fonética muito semelhante ao tronco semítico.
 
Bem, promessa dada, palavra cobrada, hehe. Conforme vos prometi, aqui vai um pequeno vocabulário de sumério e elamita, fazendo uma comparação entre ambos, observemos que ambos são línguas aglutinantes, semelhantemente ao japonês, húngaro, etc...

Vocabulário de Sumério:

Lugal-e e um-dru = o rei construíu a casa
Lugal ba-gen = o rei foi
Lugal = grande homem, rei
Til = viver
Kudda = literalmente “o que fala com a cauda”, ou seja, cachorro
Kun = cauda
Ada = falar, que fala
Akhkharu = vampiro
Edin na zu = vá para o deserto!
Lalartu = fantasma
Ma = e, mas
Kima = como, um(a)
Mala = muito mais
Lu = outro, ou, deixar
Ina = diante, o, através, em, no, na
-Su = ele, ela (adicionado a uma palavra)
Summa = se
U lu = ou
Su’ Ati = aquilo, aquele
Sunu = eles
Annu = aqueles
Ki’am = assim
Anna = até
Minu = quê?
Asar = onde
Ayyu = qual
Ayyumma = qualquer
Mannu = quem
Ammemi = porque
Wussuru = abandonar
Le’u = capaz
Anzillu = abominação
Elenu = acima de
Tiamatu = abismo, oceano
Eberu = acusar
Seru = voltar
Lemnu = mal
Lemnis = malvado
Sutinnu = morcego
Tahazu = batalha
Sidru = linha de batalha

O sumério é a mais antiga língua que se conhece, sua escrita éra cuneiforme (em forma de cunha, falando vulgarmente), e originou todos os outros sistemas de escrita conhecidos. Os sumérios são também a mais antiga civilização humana conhecida. Outra civilização quase tão antiga quanto os sumérios, éram seus vizinhos elamitas, (Elam correspondia a parte do atual Irã) ou “elamo-dravídicos”, ambos os idiomas éram aglutinantes, e não tem relação com nenhum idioma moderno, muito embora alguns pesquisadores suponham que tanto o sumério quanto o elamita sejam idiomas do tronco dravídico, teoria que eu acredito veraz, de facto.

Algumas palavras frases em Elamita antigo:

Hutta = fazer
Huttira = fazedor
Kaza = forjar
Kazira = forjador
Kikmuru = céu + terra = universo
Sittakmen = sit + takne = bem estar + vida = paz, prosperidade, vida boa
Madabe-ikki = junto aos medos
Ukku = sobre
Shutur-ukku = segundo a lei, (sobre + lei)
-na = (sufixo) de, para
Hurdu-anshanipa = as pessoas de Anshan (antiga cidade elamita)
Kurpi uninama = em minhas mãos
Harriyama = em ariano (idioma)

A ordem das frases em elamita é substantivo + adjetivo:

Exemplo:

Sunkir pitir = rei inimigo

Appi 9 sunklip appa u bet hi hatima mauriya = estes são 9 os que nestes combates eu capturei
Appi ruh mesh u dahuip = estes homens são os que me ajudaram
Hameir ruh mesh appi u daumanlip = e neste momento estes homens colaboraram comigo
Shiri umi = minha saúde
Hi sunkime hi appa betippi = ele me outorgou esta realeza
Hi u Bapili huhdda = isto fiz eu em Babilônia
Hi parsirra = este um persa
Libar eri = seu servo
Hube u tingiya = isto eu recuperei

Obs: elamita também éra um doa idiomas oficiais no qual os escribas do colossal império persa redigiam os documentos reais, (o outro éra o aramaico)
 
Última edição:
Amanhã vou postar aqui um vocabulário de sumério, eu tenho um dicionário de sumério, com várias dezenas de palavras e verbetes. É muito legal, tem até o significado dos nomes de muitas cidades antigas da Suméria, como Eridu, Ur, etc. E mesmo não sendo uma língua semita, tem termos com uma fonética muito semelhante ao tronco semítico.
Nossa, muito foda! Qual a editora dele??
 
Nossa, muito foda! Qual a editora dele??

Baixei ele da web, junto, com a gramática de elamita (em espanhol), eu possuo um programa especial para downloads, mas nem sei o nome certo deste programa, tenho um amigo que cuida da parte de informática para mim, sou muito leigo sobre softwares, etc, (é este o termo?). Irei gradualmente postando aqui partes do vocabulário contido nele e de vocabulários em elamita. Então quer dizer que você também gosta de idiomas da Mesopotâmia é? Legal, participe conosco. :D Eu estou interessado em egípcio antigo, você (ou alguém), poderia me sugerir alguns links interessantes sobre isto? Obrigado, abraços.
 
Última edição:
Tambem estou curioso sobre o egipcio antigo, lobo.
atualmente estou escrevendo uma historia e que me caberia bem saber algumas palavras em egipcio antigo, grego antigo, old-norse(creio que é assim que se fala), chines, japones e tupi-guarani...
e vou comecar a acompanhar voces no que puder...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo