1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Grima, Língua de Cobra

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Chuck Norris, 16 Jun 2006.

  1. Chuck Norris

    Chuck Norris Usuário

    Porque os conselhos de Grima, Língua de Cobra, tiveram aquele efeito sobre Théoden? Sei que ele possuí uma grande habilidade de convencer as pessoas, obter sua confiança, dominá-las, etc... Mas porque fez tanto mal a mente e ao corpo de Théoden? Teria sido por magia de Saruman, ou uma habilidade que ele mesmo possuí?
     
  2. Marco

    Marco may the force be with... wait

    Acredito que Grima possuia algum talento mágico, pois foi ele mesmo quem enfeitiçou Théoden com sugestões sublimanares e mais tarde algum tipo de hipnose, não fica muito explícito. Esse controle fica bem claro no trecho de "As duas Torres" no qual Gandalf fala sobre o controle de Grima sobre Théoden:

    "E sempre o susurro de Língua de Cobra estava em seus ouvidos, envenenando seus pensamentos, enrgelando seu coração, enfraquecendo seus músculos, enquanto outros viam tudo e não podiam dizer nada, pois sua vontade era controlada por ele."
     
  3. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Gríma era um homem comum, não havia nada de magia. Théoden era um rei velho, estava abalado com as batalhas contra os orcs e os terrapardenses. Com a morte de Théodred, foi ainda mais fácil para Gríma mexer com a cabeça do Rei.
    Na minha opinião Gríma era nada mais que alguém com grande habilidade com as palavras, capaz de manipular bem as pessoas por meio delas. Era um aprendiz de Saruman, né. E Saruman sim tinha "mágica" na voz.
     
  4. *Artanis*

    *Artanis* Siga as borboletas!

    Sempre achei q, além da habilidade em manipular as pessoas por meio de palavras q o Grima possuia, esse controle q ele tinha do Théoden sempre teve um dedo a mais do Saruman, mas não lembro de nenhuma passagem do livro q confirme isso... Talvez essa minha suspeita seja por causa da influência do filme, daquela cena de exorcismo q o Gandalf faz no Rei Théoden...
     
  5. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    É como o Panda disse. A lábia do Grima era 'sua magia', seu poder.

    E muito bem lembrado Artanis. Não podemos confundir com o que foi mostrado no filme, Théoden como um fóssil prostrado em seu trono e aquele exorcismo que Gandalf faz com ele. Aquilo é coisa do filme, não existe no livro.
     
  6. *Artanis*

    *Artanis* Siga as borboletas!

    é verdade Snaga, a chegada do Gandalf à Edoras no livro é bem mais sutil...
     
  7. Ulmo- o grande

    Ulmo- o grande Não quero + passear com esse

    Mas mesmo assim eu ainda acredito que haja um dedo de Saruman nisso tudo...acho que Saruman deve ter passado algumas liçoes com Grimma para que sua voz soasse mais persuaziva.,mesmo pq era o q Saruman queria, ter alguem que influenciasse o rei dentro do palacio, melhor ainda se fosse um conselheiro com mel na boca!!!
     
  8. Finrond

    Finrond Usuário

    como a magia na história do tolkien assume ares naturais, provavelmente grima lingua de cobra tinha um poder de persuasão semelhante a de Hitler e de seu ministro da propaganda(e mentor intelectual do holocauto) Goelbes, aliados eh claro a uma propaganda q n ajudava em nd, afinal so noticias ruins chegavam ao ouvido do rei
     
  9. Oropher

    Oropher Hmm... oi?

    Acho que o Gríma conseguia tanto por ter enorme confiança do rei (adquirida com o tempo), que via em suas palavras uma verdade quase irrefutável.

    Magia propriamente dita...acho que não. A persuasão é uma virtude bem humana, todo mundo tem...é só saber usar, eu acho. E Gríma fazia isso MUITO bem. O resultado nós sabemos...
     
  10. Larissa

    Larissa Usuário

    Eu acho que Grima, para ser um servo de Saruman, tinha que ter algo à oferecer, e o poder de persuasão era a melhor coisa que ele tinha. E Saruman valorizava isso. E ele usou isso pra "cegar" Théoden.
    É como uma pessoa que fica "cega de amor" e não enxerga que o parceiro(a) a está traindo, mesmo todos a alertando.
     
  11. litle

    litle Oooooooooooooola

    Mas tabém Gríma só tinha Saruman, mas chegou num mometo que ele não aguentou mais ser inxotado e ...
     

Compartilhar