1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Gríma era um Rohirrim?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Imrahil de Dol Amroth, 12 Jul 2004.

1. Imrahil de Dol Amroth

Imrahil de Dol Amroth Encantador de Vagalumes

Estava lendo a discussão "Gríma e Saruman" e me passou essa dúvida.
    Afnal, ele era totalmente diferente na aparência dos filhos de Eorl.
    Outro coisa é: Como Théoden confiaria num conselheiro que não fosse da sua "raça"?

2. Níniel

Níniel let's put a smile on that face

Essa coisa da raça... acho que não tem muito a ver! Ele podia confiar em Grima, como em qualquer outra pessoa de outra espécie... :roll:

SE assim fosse, não teria confiado em Aragorn! :wink:

3. Imrahil de Dol Amroth

Imrahil de Dol Amroth Encantador de Vagalumes

Realmente, isso não é um fator fundamental... houveram outros conselheiros em outras eras que não eram do mesmo povo... o fundamental é, toda vez que eles não o fossem, eles se diferenciavam, e tornavam-se famosos. Os apêndices no SdA mostram vários conselheiros de Gondor ou Arnor, que disputavam popularidade com o proóprio rei. :mrgreen:

Mas minha dúvida se refere ao fato de serem "tempos estranhos" em Rohan, e os forasteiros não serem bem aceitos lá... é claro que, é tudo uma questão de saber a cronologia de Rohan... eu não sei quando Gríma se tornou conselheiro do Rei Théoden.

Então, deixe-me complementar minhas perguntas :mrgreen:

1. Qual a idade de Gríma na época do SdA?
    2. Ele era um Rohirrim?
    3. E quando ele tornou-se o conselheiro do Rei Théoden?

Mais uma coisa só: Théodred aprovava Gríma?

4. Pandatur

Pandatur Usuário

Pouco se sabe acerca de Grima. Ele era filho de Gálmod, e nada mais se sabe. Pela cor dos cabelos de Grima, creio que ele tenha ascendência terrapardense.
    Não se sabe quando ele nasceu, ou quando se tornou conselheiro de Theoden, mas é dito que em 3014 Theoden adoecera e Grima começou a ter mais controle sobre o rei. Então é evidente que Língua-de-cobra tornara-se conselheiro antes de 3014, mas nada pode se concluir com absoluta certeza.

5. Níniel

Já agora, porquê Língua-de-Cobra? Em Portugal foi traduzido para Língua-de-Verme... Wormtongue... :wink:

6. Pandatur

Pandatur Usuário

Dá na mesma... Wormtongue é "Língua-de-verme" literalmente. Em português (pelo menos aqui no Brasil), língua-de-cobra dá uma melhor idéia de falsidade, de "pessoa venenosa", entende?
    Ah sim, e o termo "worm" não caracteriza somente verme, mas é usado (ou era) para designar dragões por exemplo. Tipo Scatha, que é chamado de "worm".

7. Níniel

Ah!! Não sabia... Em POrtugal as duas versões dão para entender bem a personalidade de Grima... :)

Muito obrigada Pandinha... :kiss:

8. Etyel

Etyel Usuário

Olha, eu reli o Senhor dos Anéis recentemente e tem uma hora que falam de Grima dando a entender que ele era conselheiro do Rei há muito tempo e que nem sempre foi mau. Mas eu absolutamente não lembro em que parte foi, então nem vou me atrever a procurar :roll:

9. Pandatur

Pandatur Usuário

Ah sim, ele provavelmente fora um bom conselheiro, mas acabou ludibriado pelas palavras de Saruman, tornando-se o verme que conhecemos em AdT.

10. Idril

Idril Usuário

Tanto que se arrependeu depois, chegando a matar Saruman no final de tudo.

11. Etyel

Etyel Usuário

Eu não creio que ele matou Saruman por arrependimento não. Parece ser mais raiva do que qq coisa. Ele parece que fica meio perturbado mentalmente no final do livro.

12. Minalcar

Minalcar Usuário

É interessante ver como a raiva e a mágoa transformam e aprisionam as pessoas: tanto Língua-de-Cobra como Gollum foram traídos e enganados e tiveram um fim terrível! Um por Saruman e outro pelo Um Anel.
    Como o ódio e o rancor são escravizantes, talvez fora por isso que Língua-de-Cobra tenha matado Saruman... uma tentativa de se libertar.
    Dá para se tirar muitas lições.

É minha humilde opinião! :mrgreen:

13. Pandatur

Pandatur Usuário

Só uma coisa quanto ao título do tópico:

O sufixo "rim" indica "povo", "hoste", se não me engano. Como exemplo temos Haradrim, Galadrim, e Rohirrim. Não sei qual seria o termo correto para "indivíduo de Rohan". Talvez fosse "Rohiradan" (baseando-me na suposição de que "homem de Harad" fosse "Haradan").

Resumindo a bagunça: creio não ser correto dizer "fulano era um Rohirrim", afinal "rim" indica vários indivíduos. Mas quem melhor pode sanar tal questão seja alguém com conhecimento mais aprofundado nas línguas Tolkienianas (o que não é o meu caso).

14. MoonWitch

MoonWitch Usuário

Na primeira lição do Curso de Sindarin tem um diálogo em que Arwen pergunta se Aragorn é de Rohan e lá tá como Rohir. :wink:

15. Pandatur

Pandatur Usuário

É, pode ser. Rohir vem de Roch (cavalo) + Hir (senhor), se não me engano. Daí temo rohir (senhor dos cavalos).
    Thanks, Moonwitch. :wink:

Compartilhar