• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gregório de Matos "Boca do Inferno"

Interessado sim, mas não acho que comprarei tão cedo, mesmo porque conheço pouco do Gregório. Se achasse por uma pechincha, claro, eu compraria. Et vous?

Também. Seria interessante se fosse lançado um box com todos os volumes por um preço convidativo. Vamos sonhar!
 
Foi lançado este mês o livro Musa Praguejadora: a vida de Gregório de Matos de Ana Miranda. Fiquei muito interessado.

livro_234l7R.jpg

Sinopse: Dos poucos registros confiáveis sobre Gregório e dos poemas atribuídos a ele, Ana Miranda constrói o arco da existência do poeta, uma vida cujas reviravoltas possuem a força de um enredo ficcional urgente. Nos deparamos com um artista dividido entre a influência da Igreja Católica e a sedução do universo popular. Participamos de seus estudos em Coimbra, onde o aprendizado convive com as primeiras aventuras amorosas. Voltamos com ele à Bahia e acompanhamos seu envolvimento com a política colonial. Quando seus versos ácidos e suas atividades políticas despertam a ira dos poderosos, vemos o poeta ser deportado para Angola, de onde só retornaria pouco antes de morrer – momentos relatados pela autora em algumas das páginas mais belas já escritas sobre Gregório de Matos.

Trabalho em que a autora combina rigor histórico – a pesquisa é espantosa – e lirismo singular, Musa Praguejadora é desde já um marco na literatura biográfica, capaz de renovar a compreensão do artista que melhor retratou uma época crucial da formação do Brasil.
 
fora esse livro da Ana Miranda tem outro intitulado 'O Boca do inferno' eu li.
Achei chatissímo,a mary del priore que é historiadora propriamente dita escreve de forma mais envolvente
 
fora esse livro da Ana Miranda tem outro intitulado 'O Boca do inferno' eu li.
Achei chatissímo,a mary del priore que é historiadora propriamente dita escreve de forma mais envolvente

@Alsende, não li esse livro mencionado por você, mas já comecei a ler a Musa Praguejadora e estou gostando muito, pois além de contar a vida do grande poeta baiano, a autora aborda o ambiente histórico e a sociedade da época, seus usos e costumes, tanto no Brasil como em Portugal.

Acho que vale muito a pena ler.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo