1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Grécia Antiga

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Thor_theOld, 25 Fev 2007.

  1. Thor_theOld

    Thor_theOld Banned

    É isto aí, um tópico para discutir história, opiniões e informações sobre a Grécia Antiga.
     
  2. Ishtar Lillith

    Ishtar Lillith Usuário

    "Política, as Cidades-estado

    A Grécia antiga não era um país, mas uma série de cidades-estado autogovernadas. De fato, no nosso mundo moderno ‘política’ vem de ‘polis’, a palavra grega para cidade-estado. Florescendo na Era Arcaica (800 a.C. – 300 a.C.), elas foram fundadas nos princípios da cidadania, com diferentes direitos e privilégios para os homens cidadãos, mulheres cidadãs, suas crianças, moradores estrangeiros e escravos. Todos os homens cidadãos, sem importar se forem pobres, tinham direitos políticos.

    Três das principais cidades-estado mais importantes foram Atenas, Esparta e Corinto. A mais avançada era Atenas, o lugar do nascimento da cultura e a democracia, lugar famoso no mundo antigo pela sua beleza geográfica.

    Esparta, no Peloponeso, ao Sul da Grécia, era o arqui-rival de Atenas. Esparta possuía uma temível potência militar com a melhor infantaria do mundo grego – não era de se estranhar, pois todos os meninos espartanos eram retirados das mães dos sete aos treze anos de idade para realizar o pesado treinamento militar. Os espartanos trocaram a cultura e a beleza por uma ‘Espartana’ de simplicidade e resistência.

    Corinto construiu a sua riqueza com manufaturas e comércio marítimo. Era bem conhecida através do mundo antigo como um centro de luxo e lugar de entretenimento dos ricos."

    Os cidadaos de Esparta viviam em funçao do Militar, como dito acima, e os recem-nascidos q apresentassem deficiencias eram mortos.
    Apesar de tudo foi isso q ocasionou a "Hegemonia Espartana", Esparta tinha o maior poderio bélico dentre as 3 cidades-estado, dominando varias cidades do Peloponeso, e aquelas que nao conseguiu dominar formou uma aliança denominada "Liga do Peloponeso".
     
  3. Elminster

    Elminster Usuário

    Nota sobre a educação espartana:

    Meninos lá pelos dez anos de vida eram retirados de suas famílias e levados para receber treinamento difícil. Aqueles que eram considerados fracos simplesmente eram mortos.

    Porém a gratificação era boa: Quando atingissem idade adulta eram considerados como a elite da sociedade, estes apenas cumpriam a função de exército e o resto do tempo era vago para festas ou cuidando de suas terras. Lembre-se que os hilotas (escravos) eram os que faziam quase todas as outras atividades físicas. Havia os Aqueus livres que não tinham direitos políticos mas por vezes eram requisitados para preencher o exército em tempos difíceis.

    Uma curiosidade que não ligo nem um pouco! : Nas guerras em que Macedônios partiram para conquistar a Grécia (ainda no tempo de Filipe, pai de Alexandre) existia uma unidade de duplas de homens nus unidos pelos braços que, dizia-se, eram temíveis. Bom eles que o digam :eek:
     
    Última edição: 25 Fev 2007
  4. Ishtar Lillith

    Ishtar Lillith Usuário

    aheiuoaheuiaheiaheiu o que será que eles tinham de atributo q os faziam taaaaaao temiveis? xP *a-ba-fa*
     
  5. Kainof

    Kainof Sr. Raposo

    Opa! Minha área! :joy:

    Gostou de criar tópicos né Lobo?

    Mulheres não eram cidadãs. Apenas homens adultos, nascidos na pólis e filho de cidadão eram considerados cidadãos e com direito à intervenção política.

    A prática de morte como punição não era comum entre os gregos. Onde tu leu isso?


    Somente cidadãos (a elite) era treinada como soldado. Já eram portanto, a "elite".

    Como todo grego aliás...

    Para aqueles que pudessem sustentar um escravo. escravos também tinham direitos, poucos, mas tinham.

    Os Aqueus eram um dos povos formadores da etnia grega. Somente Homero nomeava os gregos continentais de aqueus...

    Em tempos de guerra, era preferível mandar um escravo (patrocinado por um cidadão ou pela pólis) do que um estrangeiro.

    Lembrando que os instrumentos de guerra (cavalos, armas, armaduras) eram pagos pelo prórprio soldado. Muitos homens não podiam comprar uma armadura, então qual a diferença de se lutar pelado ou com uma frágil roupa de linho, não acha?
     
  6. Elminster

    Elminster Usuário

    Morte como punição á alguns era comum aos espartanos :eek:

    Principalmente meninos em idade de treinamento (não sei em que idade) que fossem revelados fracos eram mortos ou outra coisa ruim, e não só isso, alguns bebês que nasciam indesejados eram atirados em um abismo alto para morrerem.
     
  7. Kainof

    Kainof Sr. Raposo

    Pode me indicar sua fonte Elminster?
     
  8. Elminster

    Elminster Usuário

    Desculpe mas o que sei disto é que eu vi em documentário na TV e em um livro de história. Só cito fontes quando consulto mesmo
     
  9. Kainof

    Kainof Sr. Raposo

    Então diga quais foram. O documentário em qual canal, horário. Se for alugado, melhor.
    E o livro também.
    Se lembrar deles, claro. Eu mesmo costumo esquecer onde li as coisas...:loser:

    Não entendi...:eh:

    Peço a fonte porque fiquei realmente interessado, pois nunca li tal informação e a considero curiosa. Mas perdoe se soou como um inquérito bibliográfico, quando na verdade foi muito mais uma mania de estudante de História de querer consultar as fontes originais sempre que recebe uma informação desconhecida.
     
  10. Erick Van Pato

    Erick Van Pato Celta ácido que detesta um

    Bem, mes enfants não vou comentar muito por aqui ainda.

    No entanto eu escrevi um texto para o Jovem Nerd sobre Esparta para um especial sobre o filme 300.

    Está bem informal, e acredito que possa agradar a Gregos e troianos.

    aqui segue o link:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  11. Thor_theOld

    Thor_theOld Banned

    Sobre Esparta, eu sempre tive algumas dúvidas, são as seguintes: Esparta tinha dois reis, eles também éram obrigados a se submeter ao treinamento espartano, ou tinham um treinamento diferenciado? Com que idade eles subiam ao poder? Quantos soldados cada um poderia comandar, e até que ponto os éforos e gerontes limitavam o poder de cada um destes reis? E finalmente, cada um deles governava metade da cidade, ou um não podia fazer nada sem a aprovação do outro? E ainda mais uma questão: como reis, eles tinham uma vida luxuosa, ou igual aos demais soldados espartanos?
     
  12. Malaman

    Malaman Passion, what else?

    Se voçes falarem dos deuses gregos talvez eu possa entrar na conversa, porque quando me falam de historia da grécia so me vem os deuses a cabeça, nao sei porque, nao tenho nada contra os gregos...
    Mas tambem acho que os deuses e a materia mais facil e mais bacana que se possa falar...
    Ate no livro "os lusiadas" falam de deuses(mas os romanos)
    So tenho uma duvida...
    Os romanos "roubaram" os deuses aos gregos nao foi?
    *yams*
     
  13. Elminster

    Elminster Usuário

    Não, foi apenas um adaptação, tanto que os romanos reverenciavam os gregos depois deles mesmos.
     
  14. Thor_theOld

    Thor_theOld Banned

    Qual foi o rei espartano mais poderoso de todos?
     
  15. Kainof

    Kainof Sr. Raposo

    Cara, tô p***! escrevi um post gigante com muitas respostas e "deslogou". Preguiça de escrever tudo de novo, vou resumir.

    Cuidado com as anacronias, Lobo. Assembléias e reis são em períodos distintos. No Período Clássico (c. VII a IV a.C.) o sistema de governo era a Aristocracia. A monarquia se estende até o ínicio desse período de uma maneira geral. Antes do Período Clássico, a Grécia passou por uma crise civilizacional, em parte provocada por invasores indo-europeus. Alguns historiadores chamam esse período de Séculos Obscuros ou Idade das Trevas (em alusão à Medievalidade), exatamente pela excassez de documentação.

    Não acho que os reis gregos viviam no luxo, no sentido que consideramos essa palavra, mas acredito que possuíam um padrão de vida mais elevado sim.
    Governantes recebiam a mesma educação que todo cidadão (que eram poucos). Talvez algumas noções mais por ser da família governante no caso da monarquia.

    Não lembro de dois reis em Esparta, pelamordedeus, como pode? Pane!!! :ahhh:

    Os romanos absorveram muito da cultura grega é verdade, e a religião não foi excessão. Mas "roubo" é muito forte! A mitologia grega foi assimilada e transposta à mitologia romana. Os deuses principais tiveram sues nomes apenas latinizados, mas continuaram com os mesmos atributos.

    Entretanto, a mitologia roamana ainda manteve muito de sua autonomia: deuses importantes, como Jano e Flora, ou heróis como Rômulo. Via de regra, apesar das semelhanças gigantescas, as mitologias romana e grega são consideradas distintas.

    O texto é realmente bem claro, informal como pede a ocasião. Parabéns! :clap:
    Mas vi muito Heródoto ali, reprodução de conhecimento e tal...
     
  16. Thor_theOld

    Thor_theOld Banned

    1- Mas tinha uma monarquia dual sim (ou seja, uma "diarquía"), descendentes dos gêmeos Eurístenes & Procles, cujos filhos de cada um, Ágis & Eurípode, originaram as duas dinastias simultâneas dos Ágidas & Euripôntidas. Se não me engano, ambas as dinastias éram referidas em conjunto como Heráclidas. Mas, claro, tudo isto só após Licurgo e sua "Retra" (Lei Espartana)...

    2- Bem, é importante para minha curiosidade inesgotável... :lol: Eu acho que quem iniciou o imperialismo lacônio de facto, pode ter sido Agesilao, que me diz? Ou será que foi algum posterior? (o regente Pausânias talvez?)...

    -----------------------------------------------------------------

    Obs: sobre deslogar enquanto se escreve uma resposta muito demorada, sim, isto já aconteceu comigo também algumas vezes, agora eu sempre escrevo no word primeiro, e daí colo aqui, quando desejo postar uma resposta mais extensa... :D Té mais...
     
    Última edição: 23 Abr 2007
  17. Thor_theOld

    Thor_theOld Banned

    Revivendo este tópico de novo, hehehe... Um outro fator curioso sobre Esparta, é que ela só adquiriu tal caráter que a tornou famosa durante o decorrer da éra arcaica, com as primeiras campanhas na Messênia e Argólide, mas antes disto, a Esparta micênica nada tinha de muito diferente das outras pólis micênicas, sendo que os aqueus espartanos, até antes de serem sobrepujados pelos invasores dórios, não diferiam discrepantemente também a nível histórico de Atenas micênica por exemplo, (embora Atenas sempre tenha sido Jônica, mesmo na época Aquéia, e tenha milagrosamente sido a única pólis famosa a resistir aos Dórios, os Filhos de Hércules, que desceram do Norte). Se não estou equivocado, o célebre Menelau da Ilíada, foi o Penúltimo, ou antepenúltimo rei de esparta micênica. Eu tenho várias listas de reis de diversas pólis micênicas e arcaicas (pós-micênicas), vou organizá-las melhor, e aí posto aqui.
     
  18. Calimbadil Thálion

    Calimbadil Thálion We eat the wounded ones

    This is spartaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa(...)aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa(...)aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.
     
  19. Thor_theOld

    Thor_theOld Banned

    Ah, obrigado pelo esclarecimento, amigo Calim. :think:
     
  20. Kainof

    Kainof Sr. Raposo

    Sinto muito não poder te responder isso de memória. Sinceramente, não me esforço pra lembrar desse tipo de coisa, já que posso encontrar informações desse tipo em bons manuais. Mas posso fazer uma pesquisa sobre isso, bem como sobre a diarquia espartana, da qual não me recordo mesmo. :oops:

    A Argólida é uma região estreita e possuía diversas cidades-Estado, bem poderosas por sinal. Duvido que tenham estado sob a jurisdição de Esparta durante essa época.

    Sobre a fama guerreira de Esparta, muitos historiadores acreditam que essa característica é herdada do povo dório (indo-europeus extremamente belicosos). Provavelmente seja verossímil, mas não gosto de reduzir Esparta a um quartel-general. :tsc:

    Apesar de relamente achar que a produção cultural grega possa servir como fonte histórica autêntica, essa aproximação deve ser feita com extrema cautela. Esse tipo de afirmação categórica é muito prejudicial à construção do conhecimento histórico.

    Por favor. Essas listas de governantes tem pouca importância para a história, mas sempre são divertidas.
     

Compartilhar