• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Grandes Homens da Primeira Era

Qual o homem mais valoroso da Primeira Era?

  • Beren, que roubou a Silmarill

    Votos: 0 0,0%
  • Húrin, o maior dos guerreiros

    Votos: 0 0,0%
  • Tuor, mensageiro de Ulmo

    Votos: 0 0,0%
  • Turin, que matou Glaurung (o dragão, não o moderador)

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    417

Gildor

Usuário
Queria debater com vocês uma discussão que tive há um tempo atrás com o Glaurung, que depois levamos para a lista do Condado. Era basicamente a partir de qual seria o melhor conto do Silma, e quais os personagens mais legais. Restringindo o escopo da discussão aos homens, temos um belo tema que eu queria a opinião de vocês: qual seria, pra cada um, o melhor exemplo da raça humana da Primeira Era?

É interessante observar que, num livro considerado como "a História dos Elfos", Tolkien tenha se estendido tanto na sua admiração pelos humanos, simples mortais e efêmeros. Realmente, muitos dos humanos do Silmarillion são responsáveis por grande parte da beleza e grandiosidade da história. Minha opinião final varia entre dois grandes homens: Beren e Turin.

Túrin foi um grande guerreiro, talvez tão grande quanto seu pai, com uma bravura e personalidade muito notável, mas terrivelmente "azarado". Um julgamento justo a respeito dele é difícil, já que teve todo seu destino manchado pela maldade de Morgoth, junto com os terríveis males causados pelo dragão. Com uma perseguição tão insistente e uma história familiar tão sofrida, talvez qualquer um enlouquecesse. Por isso, não acho justa essa "antipatia" que tantos sentem por ele..

E sobre Beren? De certa forma, uma origem bem semelhante a de Túrin, com sofrimento para sobreviver, a perda e separação da família, a solidão nos ermos... Mas quem não se arrepiou ao ler sobre o terror que ele passou para atravessar as montanhas ao sul de Dorthonion, com as filhas de Ungoliant morando ali? Quem não se emocionou com o encontro dele com Lúthien, e o amor que nasceu entre os dois naquele momento? E pra concluir, quem não se admirou com a coragem (de um simples humano) para enfrentar um rei élfico arrogante e poderoso?

Nesse ponto as pessoas podem alegar: 'mas o Berén não conseguiu fazer nada sozinho, precisou da ajuda de todo mundo'. É verdade, se não fosse Huan, se não fosse Lúthien, se não fosse o nobre Finrod, ele não teria conseguido nada. Mas saber disso o desanimou? Não! Ele partiu em sua missão contando com mais alguém além de si mesmo? Não! O fato de saber que estava sozinho causou vontade de desistir? De jeito nenhum! Ele sabia que estava caminhando para morte certa, mas teve uma determinação inacreditável para seguir adiante, e morrer na tentativa de cumprir sua missão.

A comparação entre dois personagens tão diferentes pode ser, aparentemente, sem sentido. Mas a grande questão que coloco é essa: qual a melhor virtude a ser exaltada, nesses seres de vida tão curta mas tão valorosos? Qual exemplo de coragem e determinação é mais valioso, na visão de vocês, amigos?
 
BEREN MANETA!!!!

Votei nele... Tb gosto muito do Tuor!!! QUERO QUE AQUELE MANÉ DO TÚRINPERCA!!!

Tem que ser em 1°, Beren e em 2°, Tuor!
 
Turin Turambar, Senhor do Destino; Perseguido de Morgoth; Matador de Glaurung, o Dourado; Espada-Negra..

Embora tenha causado a Destruição de Nargothrond, ele fez muito contra Morgoth, tanto é que ele tinha medo do Elmo de Dór-Lomin....
Gurthang, o Espada Negra fez nada mais nada menos que matar a criatura que mais estragos fazia em Beleriand no momento, Glaurung ( nao o moderador..heheh ) .
 
Tuor simplesmente pra mim eh o mais corajoso dos homens! Aceitou a tarea de Ulmo, um dos Valar, o segundo mais podedroso... um gigante sai dos mares, fala com vc falar uma coisa, e ele ainda desafoiu o cara ded principio, putz... depois, buscou po Beleriand inteira, e enfim acha Gondolin, forcar os guardas e tal.. putz... d+!!! mas eu queria saber o resto da historia... :( :(
 
BEREN SEM DUVIDA...mas deveria ter mais personagens aí....uma pesquisa sobre qual o VALAR que vc + gosta seria boa...se ninguém já tiver feito isso antes... :roll:
 
Strider disse:
Tuor simplesmente pra mim eh o mais corajoso dos homens! Aceitou a tarea de Ulmo, um dos Valar, o segundo mais podedroso... um gigante sai dos mares, fala com vc falar uma coisa, e ele ainda desafoiu o cara ded principio, putz... depois, buscou po Beleriand inteira, e enfim acha Gondolin, forcar os guardas e tal.. putz... d+!!! mas eu queria saber o resto da historia... :( :(

Grandes coisas... e além de cumprir a tarefa de Ulmo, que mais ele fez? Casou com uma elfa legal e foi aceito no paraíso. Só coloquei ele na votação porque realmente tem algumas pessoas que, como você, também curtem esse cara por alguma razão que eu não entendo.

Foi corajoso por falar com Ulmo e seguir uma missão difícil? Corajoso pra mim é o cara que aceita caçar o demônio no território dele, sem nenhuma esperança de sucesso. Pra mim, isso é coragem! :twisted:

Halanor Erundulë disse:
BEREN SEM DUVIDA...mas deveria ter mais personagens aí....uma pesquisa sobre qual o VALAR que vc + gosta seria boa...se ninguém já tiver feito isso antes... :roll:

Vamos com calma! Ainta tem o melhor elfo, a melhor mulher, e outros a sugerir... cada coisa a seu tempo :wink:
 
Gildor, Pensa Rapido! Beren ou TuriN!? ? ? ?

Eu acho que o Tuor nao foi lá CORAJOSO...
Muito facil chegar um Vala, te dar todo o Apoio, falar que vai te por palavras na boca e te oferecer um guia......
Ele nao fez mais que andar... 8)

O Beren foi legal..Mas dependia muito dos outros...Huan, Finrod ( ou Fingon? nao lembro ), Luthien..

POR isso, TURIN TURAMBAR na cabeça!

E que o Elmo do Dragão para sempre lhe proteja:D
 
Bechara disse:
Gildor, Pensa Rapido! Beren ou TuriN!? ? ? ?

Beren, sem nem pensar muito 8)

Bechara disse:
O Beren foi legal..Mas dependia muito dos outros...Huan, Finrod ( ou Fingon? nao lembro ), Luthien..

POR isso, TURIN TURAMBAR na cabeça!

Não tiro o mérito do Turin, ele fez um feito realmente bravo e louvável, além de ser um personagem muito bem construído. Mas como herói, sou mais o Beren. Dependia muitos dos outros? Sim, claro que sim. Olha o tamanho da missão que ele tinha. Enquanto Turin matou um dragão, Beren tinha que ir até a fortaleza do próprio mestre do mal. Queria que o cara fizesse tudo sozinho? Nem um elfo, por mais potente que fosse, faria uma coisa dessas na força ou na surdina.

Mas sabe quel é o ponto que pra mim faz toda a diferença a favor do Beren? Na hora que ele peitou o mané do Thingol, aceitou o desafio na hora, mesmo sabendo que era uma tarefa semi-impossível. O tamanho do desafio não fez com que ele desistisse, e isso é que contou pra mim. Coragem equivalente a de Fingolfin, só que Beren era muito menos. 8)
 
Eu não ía falar de cada um, mas quando vi que ninguém concorda comigo, não resisti. Todos foram grandes, com certeza. Caso contrário não seriam lembrados mesmo após longas Eras...

Beren. Muitos gostam dele por sua grande coragem e determinação. Tá, não tem como negar isso. Mas sua história e seu sucesso estão intimamente ligados ao de Lúthien, filha de uma Maia, de Finrod Felagund, mais sábio dos Noldor na Terra-Média e que desafiou Sauron, e Huan, o cão de Orome. O que representaria Beren sem esses? Toda sua grande bravura é importante, mas e aí? O que ele faria sozinho?

Túrin não chegou tão longe como ele, mas sempre esteve sozinho. Só não entendo como era tão cabeça dura. Alguém imagina o que é ser criado por um Rei élfico, e que não era qualquer um, era Elwe Singollo! O cara teve isso e desperdiçou! Depois deu tudo errado mesmo, mas foi culpa dele, inconseqüente. Azarado? Sim, mas muito mais cabeça-dura...

Tuor. Confesso que foi uma das partes que mais gostei e o relato no Contos é fantástico. Mas dizer que é um grande mérito falar com um Vala... acredito que seja sim, não deve ser fácil encarar Ulmo nos olhos. Só que era Ulmo!, justamente por isso não vejo tanto mérito assim... ele nunca faria mal a Tuor, era um Vala bom. Conheço um Homem que também viu um Vala, só que não era bonzinho. E ele o desafiou. Cara-a-cara.

Pra ele é o meu voto. Húrin Thalion, o Inabalável, maior de todos os guerreiros dentre todos os homens a pisar na Terra-Média. Ele encarou Morgoth Bauglir, que foi o maior dos Valar e o desafiou! Esse sim foi azarado. Preso no inferno, em um pesadelo diário que durou décadas, obrigado a ver o sofrimento de seu povo e de seus filhos. Isso é algo tão absurdamente grande para mim que essa votação, na minha cabeça é pelo segundo lugar...
 
Jaqueira Dawson disse:
Quantos Balrogs o martelo de Tuor matou na Queda de Gondolin?

JD (.... "decried"...)

O martelo de Tuor não matou nenhum, mas Dramborleg, o machado de Tuor matou 5 balrogs.

Só que isso é uma versão antiga da história, da época em que na mitologia tolkeniana os balrogs eram menos poderosos(quase tropa de infantaria mesmo) e existiam aos montes.
Nas versões finais é que os Balrogs se tornaram demônios de terror (e foram reduzidos de centenas para apenas sete) :wink:

Agora se você acha que isso é grande coisa você não conhece a história de Húrin Thalion, O INABALÁVEL que conseguiu a marca de MATAR 70 TROLLS em batalha e mais algumas centenas de orcs.

Existe um texto bastante interessante que a Yavannildë traduziu pra dúvendor que conta melhor essa história dos Trolls e Húrin, tentando provar como Hurin teria enfrentado 70 trolls (que se transformariam em pedra durante o dia) 8O
Vou procurar o link e depois eu posto aqui.

Sorry, but Hurin wins in this case. :P

Quanto a Beren, sem dúvida foi muito corajoso, mas se não fosse Luthien, Huan e Finrod(que estava devendo salvar a vida do Beren pro Barahir que tinha salvo sua vida) ele nem teria chegado em Angband.
Beren é muito certinho, parece princípe encantado da Disney. :D

E é por isso que meu voto vai pra Turín Turambar, Master of doom by doom mastered.

Mesmo com a maldição de Morgoth o perseguindo durante todo o tempo ele foi capaz de fazer coisas que ninguém tinha coragem de fazer. As circunstâncias nunca estavam a seu favor e mesmo quando ele tentava fazer a coisa certa elas muitas vezes acabavam dando errado.
Foi o único com coragem de enfrentar o dragão (...heheheh) que espantava os elfos élficos que morriam de medo do grande Glaurung. :wink:
 
Jaqueira Dawson disse:
Daria até pra argumentar contra, mas é melhor eu ficar quieto.

JD (... decried...)

Por que não?
Aqui estamos expondo nossas opiniões sobre as personagens, ninguém aqui é dono da verdade e só estamos dizendo nossos pontos de vista.
Vamos lá, diga o que você acha das personagens em votação. :wink:
 
Fëanor morreu nas mãos de quem?

Ecthelion da Fonte matou, mas também morreu nas mãos de quem?

Glorfindel lutou contra quem?

Fracos? Não seria só uma época diferente em que altos poderes eram mais evidentes e mais costumeiros? Diferente da época do LOTR onde era raro ver uma série de coisas que eram normais na época do Silmarillion?

Jd (...decried...)
 
Jaqueira Dawson disse:
Fëanor morreu nas mãos de quem?

Um Balrog, não sei se foi do próprio Gothmog.

Jaqueira Dawson disse:
Ecthelion da Fonte matou, mas também morreu nas mãos de quem?

Esse sim foi morto por Gothmog.

Jaqueira Dawson disse:
Glorfindel lutou contra quem?

Outro Balrog

Jaqueira Dawson disse:
Fracos? Não seria só uma época diferente em que altos poderes eram mais evidentes e mais costumeiros? Diferente da época do LOTR onde era raro ver uma série de coisas que eram normais na época do Silmarillion?

Jd (...decried...)

Eu não sei a quem você está se referindo como Fraco, não ficou muito claro na sua mensagem, mas se for aos Balrog eles com certeza não eram fracos.
O que acontece é que na primeira versão do Silmarillion, os Balrogs eram uma simples tropa de cavalaria, a medida que Tolkien foi desenvolvendo sua obra os Balrogs deixaram de ser uma simples tropa de cavalaria e passaram ao status de demônios poderosos, contudo foram reduzidos em número. A parte dos H.O.M.E. que conta que Tuor matou 5 balrogs é antiga, na época que os Balrogs não eram tão poderosos. Note que ela nem é mencionada no Silmarillion, pois ficaria incoerente com a versão mais recente da mitologia.
 
Voltando ao foco da discussão:

Tuor pode ter matado esses cinco balrogs, mas não foi no Silma que eu li. Esse texto existindo em alguma versão mais antiga, como o Glaurung falou, tira um pouco do mérito do Tuor, por ele ter matado seres mais fracos que os que enfrenteram Fëanor e Glorfindel.

E pelo que eu li em algum lugar, "A queda de Gondolin" é um dos textos mais antigos escritos por Tolkien. Por ser antigo, deve ter sido bem reescrito. E como a versão mais recente é que vale... Tuor não merece esses pontos, na minha opinião 8)
 
"(...) Now the Orcs again take heart from the coming of the drakes, and they mingle with the Balrogs that pour about the breach, and they assail the Gondothlim grievously. There Tuor slew Othrod a lord of the Orcs cleaving his helm, and Balcmeg he hewed asunder, and Lug he smote with his axe that his limbs were cut from beneath him at the knee, but Ecthelion shore through two captains of the goblins at a sweep and cleft the head of Orcobal their chiefest champion to his teeth; and by reason of the great doughtiness of those two lords they came even unto the Balrogs.
Of those demons of power Ecthelion slew three, for the brightness of his sword cleft the iron of them and did hurt to their fire, and they writhed; yet of the leap of that axe Dramborleg that was swung by the hand of Tuor were they still more afraid, for it sang like the rush of eagle's wings in the air and took death as it fell, and five of them went down before it. (...)"

- The Fall of Gondolin, no The Book of Lost Tales 2.

O texto é de 1920.
 
Tilion disse:
"(...) Now the Orcs again take heart from the coming of the drakes, and they mingle with the Balrogs that pour about the breach, and they assail the Gondothlim grievously. There Tuor slew Othrod a lord of the Orcs cleaving his helm, and Balcmeg he hewed asunder, and Lug he smote with his axe that his limbs were cut from beneath him at the knee, but Ecthelion shore through two captains of the goblins at a sweep and cleft the head of Orcobal their chiefest champion to his teeth; and by reason of the great doughtiness of those two lords they came even unto the Balrogs.
Of those demons of power Ecthelion slew three, for the brightness of his sword cleft the iron of them and did hurt to their fire, and they writhed; yet of the leap of that axe Dramborleg that was swung by the hand of Tuor were they still more afraid, for it sang like the rush of eagle's wings in the air and took death as it fell, and five of them went down before it. (...)"

- The Fall of Gondolin, no The Book of Lost Tales 2.

O texto é de 1920.

Onde há a sugestão de que os Balrogs eram mais ou menos poderosos em textos de épocas distintas?

Onde é dito que o número deles diminuiu?

O que eu queria é que vocês me explicassem de onde tiraram que o poder dos Balrogs aumentou dos contos antigos pros novos... Só porque na narrativa do Silmarrilion não se fala que 5 tombaram e no Contos Inacabados diz que tombaram? Porque desconsiderar o texto mais antigo?

E antes que alguém desconfie da minha proteção ao feito do Tuor eu digo que votei no Hurin...

JD (...decried...)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo