• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Grande parte da Amazônia pode vir a desaparecer

O pesquisador Carlos Nobre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE),alertou que quase metade da floresta Amazônica poder vir a desaparecer até ao final do século.

Em nota ele diz, «boa parte da Amazônia pode desaparecer se houver um aumento global da temperatura de quatro graus centígrados, ou mais, até o final do século».

A probalidade que isso aconteça é de 40%. De acordo com as pesquisas realizadas, nos últimos 50 anos, a temperatura da Terra subiu 0,7 graus célsius e as observações climáticas apontam para um aquecimento nas regiões florestais.

Florestas tropícais precisam de chuva quase que diariamente para sobreviver, com a falta dela as floresta tropicais vão desaparecer.

O risco de desaparecimento da Amazônia deve-se ao uso dos recursos de modo não sustentável.

O especialista advertiu que o que se projeta para a Amazônia é uma savana empobrecida de espécies, que é diferente do que temos no rico cerrado na região central do Brasil que tem um período com muita chuva e grande biodiversidade.

O pesquisador ainda chamou atençâo para o fato de que a perda de florestas tropicais «aumenta o desaparecimento da biodiversidade» e pode ter consequências para o resto do Mundo, admitindo que «pode haver perda de um terço das espécies do planeta».


amazonia.jpg
seca_amazonia.jpg
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo