• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Grand Theft Auto: San Andreas

Personagem mais comico


  • Total de votantes
    408
Grand Theft Auto: San Andreas
PlayStation 2
"Você nunca sabe quando uma vítima de roubo de automóvel vai revidar com um taco de baseball..."

Grand Theft Auto: San Andreas

Fabricante:
Rockstar North

Lançamento: 26/10/2004

Distribuidora:
Rockstar Games

Suporte:
1-2 jogadores, Cartão de memória


Avaliação:
Imperdível

05/11/2004
da Redação

Existe cara nova na cidade. Carl Johnson - ou CJ para os outros membros da gangue - é o mais novo membro da família mafiosa de "Grand Theft Auto". Aliás, cidade não é o termo correto - San Andréas, diferentemente de Liberty City e Vice City, é um estado e esse salto é uma boa analogia para compreender a escala da mudança na mais nova obra-prima da Rockstar.

Assim como "Grand Theft Auto III" explorou o mundo de "O Poderoso Chefão" e "Vice City" revisitou a história de "Scarface", "San Andreas" não esconde sua inspiração nos filmes que retrataram a violenta situação das brigas de gangues na Califórnia dos anos 90. Surpreendentemente, CJ é provavelmente o mais honesto de todos os protagonistas da série: depois de passar cinco anos trabalhando em Liberty City, ele volta para Los Santos (inspirada em Los Angeles) para o enterro de sua mãe - e encontra os habitantes do bairro sofrendo nas mãos de outras gangues. A sua prioridade é, antes de mais nada, defender as famílias de Orange Grove, o que nem sempre é feito da maneira mais pacífica e educada possível.

Coisas para se fazer em Los Santos

Fãs da série vão imediatamente reconhecer a ação. Para os novatos (ainda existe algum?), o game traz uma série de missões que envolve algum tipo de transporte em veículos variados e/ou tiroteios. As primeiras horas de jogo seguem o tradicional sistema de tutorial da série, oferecendo breves explicações de texto. Elas serão importantes, já que o game é bem variedado: jogadores devem usar furtividade, participar de competições de dança, se exercitar e comer para manter o personagem em boa forma, invadir casas para roubar coisas, tentar a sorte no amor, vencer competições de low-riders (aqueles carros com suspensão modificada que saltam), personalizar CJ com roupas, tatuagens e penteados. Quando você acha que já viu de tudo, o game arremessa uma nova opção para dois jogadores ou uma cidade inteiramente nova. A quantidade de coisas para se fazer beira ao absurdo.

Variedade já era o tempero básico de "Grand Theft Auto", mas não é possível reforçar o suficiente como a nova leva de mudanças funciona com a mesma genialidade de antes. Pequenas alterações, como o ganho de experiência com armas, dirigindo ou se exercitando, torna o jogo mais acessível e dá ainda mais razões para gastar o dinheiro virtual conquistado. Quem jogou os títulos anteriores sabe: é possível passar horas só passeando pela cidade sem fazer nenhuma missão, e tentar vencer o jogo fazendo apenas o necessário pode levar trinta horas, mesmo para um jogador experiente. Mesmo assim você terá completado apenas metade das possibilidades.

Os objetivos são muitos, e a Rockstar soube aproveitar sua criatividade para produzir divertidas missões que vão colocar você em roubos a bases militares, saltos de pára-quedas, busca de informações, cobrir grafites de outras gangues, eliminar a tripulação de um barco e por aí vai. A produtora não economizou esforços na hora de abrir novas portas para a série. E não estamos nem falando da quantidade enorme de mini-games que vão de basquete a dardos, passando por videogames clássicos e outras surpresas. Os elementos de construção de império de "Vice City" voltam com força total, e ainda melhores. Afinal, você agora tem recriações de Los Angeles, São Francisco e Las Vegas para dominar.

Gangues de San Andreas

Dois elementos merecem destaque especial nesse game. O primeiro é o cuidado da Rockstar em criar um ambiente mais realista para o jogador. Assim como os pedestres estão espertos e reagem mais (e, em uma típica resposta de Los Angeles, você nunca sabe quando uma vítima de roubo de automóvel vai revidar com um taco de baseball ou até arma de fogo), a presença de diferentes gangues caracterizadas por roupas de determinadas cores ajudam a entender a presença de cada uma em determinadas áreas das cidades. Aliás, as pequenas diferenças entre os moradores dos bairros e cidades ajudam a criar um mundo mais imersivo para o jogador. Quem quiser estudar a rotina da vida urbana pode aprender as rotas de carros-fortes e descobrir novas maneiras de ficar rico facilmente.

A outra novidade digna de nota está diretamente relacionada à narrativa. Não apenas a Rockstar construiu uma trama ainda mais envolvente e com personagens muitos mais fortes, mas conseguiu reproduzir com surpreendente fidelidade a cultura dos guetos da Califórnia nos anos 90. Os personagens, seus diálogos e movimentos apenas ajudam o jogador a entrar ainda mais nessa guerra civil.

Problemas em um mar de diversão

Agora, se a pergunta é: a Rockstar corrigiu os defeitos dos games anteriores, a resposta é não. Com exceção da remoção do efeito de borrão luminoso, um excelente sistema renovado de mira para armas de fogo e uma melhora leve (mas significativa) no controle dos veículos, muitos pequenos problemas técnicos persistem: a polícia toma algumas atitudes injustas ao perseguir CJ, os postes de metal continuam caindo até com batidas lentas em motocicleta, os gráficos estão longe de ser os mais bonitos do PlayStation 2 e carros ficam presos em lugares bizarros. Mas tudo isso acaba se perdendo dentro de tudo que o game oferece de tão envolvente.

Apesar de ser conhecido dos antigos fãs, seria injusto não mencionar o magnífico trabalho da empresa no setor sonoro. Além da excelente dublagem, o game oferece no lugar de sua trilha sonora uma série de estações de rádio virtuais. Cada uma delas oferece uma grande variedade de músicas licenciadas de determinados estilos, completa com DJs (incluindo celebridades como George Clinton e Axl Rose) e propagandas hilariantes. É uma pena que o total domínio do inglês é essencial para poder aproveitar plenamente essa parte do game.

Devido ao seu conteúdo bastante adulto, envolvendo assassinatos, corrupção, assaltos, direção imprudente, prostituição, drogas e muitos outros elementos ainda mais pesados, esse jogo é recomendado apenas para maiores de 18 anos.

"Grand Theft Auto: San Andreas" é o clássico (e bastante raro no mundo dos games) exemplo de jogo no qual a soma das partes é muito maior do sua simples adição. O game tem a habilidade única de se adaptar a qualquer coisa que o jogador tenha vontade de fazer, sem economizar diversão. Se você já tem sua carteira de motorista, está esperando o quê?

fonte: UOL
 
Cansei de GTA....sempre a mesma coisa, sai uma nova versão e você se diverte por 1 semana com as armas, carros e lugares novos.....depois tudo fica cansativo e você desiste de jogar, aí fica ocupando espaço no HD....
 
Que isso Faramir, muito pelo contrário. Gta é a série de jogos mais divertidos que existe. Eu jogo o III até hoje e sempre me divirto com ele.

Eu to muito ansioso pra jogar esse San Andreas, deve ser muito legal pelo o que estão dizendo.
 
Ecthelion disse:
Quando você acha que já viu de tudo, o game arremessa uma nova opção para dois jogadores ou uma cidade inteiramente nova.

Quando esse jogo ganhar uma versão multiplayer decente, vai ser uma febre monstruosa. :lol:

legendary knight disse:
Que isso Faramir, muito pelo contrário. Gta é a série de jogos mais divertidos que existe. Eu jogo o III até hoje e sempre me divirto com ele.

O 3 é o melhor lançado até hoje, alias. Deixa o Vice City no chinelo.
 
San Andreas é incrível. De longe, o melhor jogo da série. E com certeza um dos melhores jogos da geração 128 bits.

Pode parecer brincadeira para quem não jogou, mas esse novo GTA está um patamar acima de qualquer outro jogo. O estado de San Andreas é gigantesco, monstruoso - e de longe o maior mapa já feito para um jogo. E tudo isso sem nenhum loading! Da ponta de Los Santos até a ponta de Las Venturas são mais de vinte minutos de carro, por entre florestas, desertos, praias...

Liberdade é tudo nesse jogo. Vamos ver: dá para você jogar sinuca, basquete, videogame, dá para nadar (finalmente!), afundar, voar (e com aviões mesmo - pegue o dito no Los Santos Internacional no final da tarde e veja o pôr-do sol a uns 800m de altura com nuvens quase douradas :grinlove:), malhar, colocar tatuagens, mudar sua roupa, seu cabelo, tunar o carro, jogar para dois, namorar, sair por aí dominando territórios, pular a mais de 1000m de pará-quedas, disputar rachas, roubar casas... Arf, e nem citei metade das possibilidades. :obiggraz:

É claro que o jogo tem seus pontos fracos, mas é tudo tão viciante, tudo tão lindo, que eu nem vou perder tempo citando-os. :mrgreen:

Eu já estou em San Fierro (a segunda cidade do jogo), e posso dizer que há muito tempo um jogo não me viciava tanto quanto este. É literalmente imperdível, tanto para fãs ou novatos na série.

Eu ainda acho que MSG3 será o jogo do ano (ainda mais agora que as notas da EGM saíram na IGN - 90, 95, 100), mas tenho que admitir que esse jogo superou em muito as minhas expectativas. A Rockstar mostrou mais uma vez porque de uma empresa de garagem se tornou uma das grandes no ramo - ousadia, pura e simplesmente. Até mesmo na proxima geração será dificil encontrar jogos como este.

Lindo, gigantesco e revolucionário. Nada mais.
 
Lukaz Drakon disse:
O 3 é o melhor lançado até hoje, alias. Deixa o Vice City no chinelo.

Também prefiro muito mais o III ao Vice City. O bom do Vice City é que o carinha fala, dá mó raiva aquele cara caladão do III hehehehe

Heceldamar disse:
Lindo, gigantesco e revolucionário. Nada mais.

OK, eu preciso jogar esse jogo.
Alguém sabe quando lança pra pc?
 
San Andreas é um jogo super divertido. As guerras entre gangues são demais. As outras funções novas tambem.

É claro que muitas missões parecem com aquelas qeu já jogamos tanto no Vice city quanto no III, mas mesmo assim San Andreas detona, e é com certeza o melhor da serie.

Eu simplesmente adoro andar no campo com um sanchez escutando K-DST.

Pena que ainda não abri o mapa inteiro, ainda não posso visitar nem Las Venturas nem o deserto, mas tudo bem, pelo menos assim o jogo dura mais.

E jogar de 2 é muito engraçado. Outro dia tava jogando com o player 2 e o meu amigo tava me enchendo o saco, ai quando eu peguei o carro eu ficava acelerando assim que ele chegava perto para entrar :lol: depois ele tentou atirar em mim mas a mira não travava em mim ai eu atirei com o lança-chamas nele :lol: :lol: .
 
As guerras entre gangues são demais.

Espero que não seja que nem no GTA III, que as gangues te reconhecem mesmo você passe dentro de um carro a 200km/h. Isso pode ser bem chato, quando a máfia por exemplo resolve te explodir :disgusti:

E jogar de 2 é muito engraçado. Outro dia tava jogando com o player 2 e o meu amigo tava me enchendo o saco, ai quando eu peguei o carro eu ficava acelerando assim que ele chegava perto para entrar depois ele tentou atirar em mim mas a mira não travava em mim ai eu atirei com o lança-chamas nele .

Como é o esquema de dois jogadores? É com o mesmo teclado e tal ou tem que ligar dois pcs em rede?
 
legendary Knight disse:
As guerras entre gangues são demais.

Espero que não seja que nem no GTA III, que as gangues te reconhecem mesmo você passe dentro de um carro a 200km/h. Isso pode ser bem chato, quando a máfia por exemplo resolve te explodir :disgusti:
você pode passar despercebido por uma zona inimiga, mas claro, não invente de passear nem de fazer besteira por lah, os caras vão correr atras de você para te matar.

agora, o C.J. aqui ta com muscle no max e fat na metade, com respect ainda baixo (o porra dificil de ganhar), mas tou com mais de 12000 de caixa (por sinal, muito dificil consegiur grana... a não ser que vc faça o macete dos drug dealers)

mas só uma coisa, os graficos a primeiro olhar são feios. realmente não é um grande eye candy, mas os detalhes que foram feitos em sacrificio da qualidade são extremamente justificaveis.
 
mas só uma coisa, os graficos a primeiro olhar são feios. realmente não é um grande eye candy, mas os detalhes que foram feitos em sacrificio da qualidade são extremamente justificaveis.

mas pelo menos são melhores do que os do Vice?
Ninguém sabe mesmo quando sai pra pc?
se saír qntos cds será que vao ser?
ou talvez quem sabe um Dvd? seria bom...
 
GTA:SA Breaking Records

GTA:SA Breaking Records

GTA : San Andreas is on its way to creating one of the most impressive sales records ever achieved for the whole of the entertainment industry. Over its first weekend in the U.K., the controversial title sold 677,000 copies at GBP 35.45. These figures mean that the game generated total revenue of GBP 4 million, the best opening weekend for a movie in the U.K. was achieved by Harry Potter and the Prisoner of Azkaban, earlier this year, which brought in GBP 23.88 million.

The impressive U.K. figure however, is by no means the limit of San Andreas' success. Although official worldwide figures have not yet been released, GTA:SA is reported to have sold really well in the rest of Europe and the U.S. as well. A very basic and relatively accurate estimate suggests that European sales of GTA:SA must have matched those of the U.K. so total European sales should be close to 1.5 million. If the U.S. is also doing as well as expected the grand total might be close to 3 million units sold, an extremely impressive figure.

In order to help readers realise the importance of Grand Theft Auto : San Andreas we have to consider that Sony planned the launch of its new slimline PS2 around the release of Rockstar's game and it was right to do so. The so called, PSTwo was the driving force behind a significant hardware sales increase in the U.K. last week which led to the console outselling XBox, its main rival, by more than 2:1, even though XBox enjoyed a 7 per cent increase in sales. During the same period the new PS2 outsold GameCube by 17:1. It would be foolish to isolate the increase in PS2 sales from the release of GTA:SA, an event which defined the launch of the revamped PSTwo console.

GTA:SAs potential cannot be underestimated and with 6 weeks left until Christmas, all records seem to be fair game for Rockstar's Welcome to the Jungle title. The latest target is the GBP 69 million that Titanic grossed in U.K. theatres. It might seem a long way away yet but GTA has proved itself to be a record breaking kind of game.

Fonte: Megagames.com
 
Depois de tudo que Heceldamar disse, vou tentar dar uma passadinha na locadora e jogar um pouco do San Andreas (isso se tiver lá), se eu gostar, volto aqui e conto pra vocês.... :wink:
 
Olha... já comprei o jogo.

Caraleo. MUITO BOM! Tipo... até agora fiz bem poucas missões. Fico a maior parte do tempo explorando a cidade, fazendo 'extras' (grafitar, achar as 'ostras'). E Sanchez na roça escutando K-DST r000x... mas eu so mais Radio X. O jogo é muito bom mesmo. Nadar eh mto loko. Revolucionou GTA na minha opinião. O jatinho então... r000x... agora quero ver coisas que eu não abri ainda, tipo pular de paraquedas e as novas regiões. E de boa... o mapa tá MONSTRUOSO!

Jogar de 2 players é legalzinho até, mas tem muitas limitações. Por exemplo:
- A tela não se divide, então não pode ficar muito longe um do outro.
- Os dois tem que usar necessariamente um mesmo veículo
- Não da pra ver detalhadamente o mapa no modo de 2

Ah... sobre a versão para PC, pelo que sei só será lançada 1 ano após o lançamento da versão de PS2.
 
Comprei hoje o jogo e achei realmente muito bom, e o primeiro GTA que eu jogo então não sei nada direito, eu queria saber como recuperar vida e como conseguir dinheiro e onde compramos coisas, malhamos etc hahaa.
Nem salvar eu sei, como que faz?
:lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo