1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Gramática de Sindarin: breve em LIVRO!

Tópico em 'Comunicados, Tutoriais e Demais Valinorices' iniciado por Tilion, 9 Jun 2004.

  1. Tilion

    Tilion Administrador

    Não, desta vez não é um livro da Valinor nos moldes do projeto do Curso de Quenya, mas mesmo assim é um marco.

    O lingüista e sindarinista David Salo, que escreveu todos os diálogos nas línguas tolkienianas para a trilogia de Peter Jackson, lançará em outubro desse ano seu livro
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ("Um Portal de Entrada para o Sindarin: Uma Gramática de um Idioma Élfico do Senhor dos Anéis de J. R. R. Tolkien").

    O livro terá 550 páginas em capa dura, publicado pela University of Utah Press, ao preço inicial de U$49,95 (fora o frete).

    O trabalho de Salo em tal material já era de conhecimento da comunidade lingüística tolkieniana (pelo menos dos assinantes da lista de discussões Elfling), mas muitos já questionavam quando ocorreria sua publicação, que parecia cada vez mais distante. Provavelmente impulsionado pelo sucesso da trilogia cinematográfica, o livro finalmente estará disponível.

    O "marco" de tal lançamento se deve ao fato de que nunca antes um projeto tão ambicioso fora publicado (ocorreram no máximo tentativas - muitas vezes equivocadas - de publicar resumos das línguas de Tolkien), o que já gera e ainda irá gerar muito mais polêmica acerca da "autenticidade" de tal gramática, matéria constante de discussão entre os dois principais grupos de lingüistas tolkienianos: os "puristas", que detêm-se no estudo do material deixado por Tolkien e apenas a ele, rejeitando quaisquer tentativas de reconstrução da língua; e os "reconstrucionistas", que são a favor e praticam tal reconstrução, além de criarem textos próprios em tais línguas e tentarem tornar as línguas "utilizáveis" o máximo possível.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ("Um Portal de Entrada para o Sindarin: Uma Gramática de um Idioma Élfico do Senhor dos Anéis de J. R. R. Tolkien"), de David Salo.

    Mais informações em breve!
     
  2. Thais Tûk

    Thais Tûk (avulsa)

    UAU, que bacana! Eu realmente esperava por um lançamento desses, que por sinal tem a cara das publicações da Martins Fontes! Quem sabe num futuro próximo? :pray:
     
  3. Gandalf The Black

    Gandalf The Black Vivo-Vivo

    U$49,95... Quem dera... :roll:
     
  4. Durin-o grande??

    Durin-o grande?? Usuário

    alguem ai sabe se tem alguma previsão(bem otimista)de sair uma edição brasileira disso essa ano....
     
  5. Nob

    Nob Usuário

    Eu só não vejo interesse da Martins Fontes em lançar esse livro em português.

    Um livro sobre uma língua como essa atrairia os que se interessaram mais nesse ramo da obra, mas não faria sucesso entre os fãs que não se aprofundaram na mitologia.
     
  6. Elfo de Valinor

    Elfo de Valinor Usuário

    hum.... muito difícil a Martins Fontes lançar um livreco desses por aqui, heim? E mesmo que saísse, qual seria a garantia da qualidade 100% ? E se viesse com problemas como foi com os livros de SDA? :x
     
  7. Erick Van Pato

    Erick Van Pato Celta ácido que detesta um

    se viesse problemas..alguem descobriria ...e conseqüentemente NÓS..por tanto...tomara que publiquem aqui sim! :mrgreen: :mrgreen:
     
  8. Chiaroscuro

    Chiaroscuro Usuário

    David Salo faz parte de qual dos dois grupos?
     
  9. Tilion

    Tilion Administrador

    Dos "reconstrucionistas", como pode ser visto pelos diálogos nos filmes: fora as falas que foram tiradas diretamente dos livros (como a Declaração de Elendil repetida por Aragorn em sua coroação), todas as outras são reconstruções de Salo.
     
  10. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Uma curiosidade minha é com relação aos direitos sobre as línguas tolkienianas, se é que existe algum. O Tolkien Estate tem algum direito ou algo do tipo sobre publicações de material que envolvam as línguas criadas por Tolkien (como Sindarin e Quenya), ou pode-se publicar material como o livro de Salo sem entrar em contato com eles? Ao meu ver parece que eles não detém nada além do direito dos livros, já que existe a idéia de lançar o curso de Quenya em livro aqui, e o único contactado foi seu criador, o cara do Ardalambion (que me fugiu o nome agora).
     
  11. Tilion

    Tilion Administrador

    O nome do cara do Ardalambion é Helge Fauskanger.

    Sobre os direitos autorais, leia a seção homônima na Introdução do Curso de Quenya. Há uma explicação a respeito.
     
  12. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Eu até li há um bom tempo... mas esqueci... :doh:
    Pode deixar, Tilion... vou dar uma lida lá de novo... thanks :wink:
     
  13. Ele será traduzido?
     
  14. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Se você pergunta se a Martins Fontes irá traduzi-lo, a resposta é 99,99% de chance de não lançarem aqui, já que visa um mercado tão restrito...
     
  15. Thais Tûk

    Thais Tûk (avulsa)

    Algo que me diz que o próximo livro a ser traduzido pela MF será o Letters.
     
  16. Tilion

    Tilion Administrador

    A MF não tem os direitos autorais do Letters e parece que não estão interessados em adquirí-los.

    Quanto à tradução da Gramática do Salo, sem chance da MF traduzir... o que não significa que o livro não será traduzido e lançado por aqui de outra forma. 8-)
     
  17. *Artanis*

    *Artanis* Siga as borboletas!

    E qual seria o conteúdo do livro
    curso de Sindarin? E como o Tilion disse q ele é reconstrucionista
    teria textos própios dele para uma expansão e explicação da lingua cinzenta?
    Então Salo é um dos fans de Tolkien q colaborou com o filme?
    q legal...
     
  18. Tilion

    Tilion Administrador

    Não. O livro é uma gramática da língua, o que é bem diferente de um curso: nesse último, a gramática geralmente é inserida e explicada através de exercícios práticos, muitas vezes de forma "diluída" para facilitar o aprendizado; já uma gramática expõe as regras da língua tal como elas são, sem exercícios.

    É provável, mas só saberemos quando o livro for lançado (e eu o tiver em mãos :mrgreen: ).

    Sim, ele foi o colaborador lingüístico dos filmes.
     
  19. Erick Van Pato

    Erick Van Pato Celta ácido que detesta um

    então quando o livro sairá mesmo?
     
  20. Tilion

    Tilion Administrador

    Como está escrito na notícia, outubro desse ano. :roll:
     

Compartilhar