• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gramática de Sindarin: breve em LIVRO!

Tilion

Administrador
Não, desta vez não é um livro da Valinor nos moldes do projeto do Curso de Quenya, mas mesmo assim é um marco.

O lingüista e sindarinista David Salo, que escreveu todos os diálogos nas línguas tolkienianas para a trilogia de Peter Jackson, lançará em outubro desse ano seu livro A Gateway To Sindarin: A Grammar of an Elvish Language from J. R. R. Tolkien's Lord of the Rings ("Um Portal de Entrada para o Sindarin: Uma Gramática de um Idioma Élfico do Senhor dos Anéis de J. R. R. Tolkien").

O livro terá 550 páginas em capa dura, publicado pela University of Utah Press, ao preço inicial de U$49,95 (fora o frete).

O trabalho de Salo em tal material já era de conhecimento da comunidade lingüística tolkieniana (pelo menos dos assinantes da lista de discussões Elfling), mas muitos já questionavam quando ocorreria sua publicação, que parecia cada vez mais distante. Provavelmente impulsionado pelo sucesso da trilogia cinematográfica, o livro finalmente estará disponível.

O "marco" de tal lançamento se deve ao fato de que nunca antes um projeto tão ambicioso fora publicado (ocorreram no máximo tentativas - muitas vezes equivocadas - de publicar resumos das línguas de Tolkien), o que já gera e ainda irá gerar muito mais polêmica acerca da "autenticidade" de tal gramática, matéria constante de discussão entre os dois principais grupos de lingüistas tolkienianos: os "puristas", que detêm-se no estudo do material deixado por Tolkien e apenas a ele, rejeitando quaisquer tentativas de reconstrução da língua; e os "reconstrucionistas", que são a favor e praticam tal reconstrução, além de criarem textos próprios em tais línguas e tentarem tornar as línguas "utilizáveis" o máximo possível.

A Gateway To Sindarin: A Grammar of an Elvish Language from J. R. R. Tolkien's Lord of the Rings ("Um Portal de Entrada para o Sindarin: Uma Gramática de um Idioma Élfico do Senhor dos Anéis de J. R. R. Tolkien"), de David Salo.

Mais informações em breve!
 
UAU, que bacana! Eu realmente esperava por um lançamento desses, que por sinal tem a cara das publicações da Martins Fontes! Quem sabe num futuro próximo? :pray:
 
Eu só não vejo interesse da Martins Fontes em lançar esse livro em português.

Um livro sobre uma língua como essa atrairia os que se interessaram mais nesse ramo da obra, mas não faria sucesso entre os fãs que não se aprofundaram na mitologia.
 
hum.... muito difícil a Martins Fontes lançar um livreco desses por aqui, heim? E mesmo que saísse, qual seria a garantia da qualidade 100% ? E se viesse com problemas como foi com os livros de SDA? :x
 
se viesse problemas..alguem descobriria ...e conseqüentemente NÓS..por tanto...tomara que publiquem aqui sim! :mrgreen: :mrgreen:
 
Dos "reconstrucionistas", como pode ser visto pelos diálogos nos filmes: fora as falas que foram tiradas diretamente dos livros (como a Declaração de Elendil repetida por Aragorn em sua coroação), todas as outras são reconstruções de Salo.
 
Uma curiosidade minha é com relação aos direitos sobre as línguas tolkienianas, se é que existe algum. O Tolkien Estate tem algum direito ou algo do tipo sobre publicações de material que envolvam as línguas criadas por Tolkien (como Sindarin e Quenya), ou pode-se publicar material como o livro de Salo sem entrar em contato com eles? Ao meu ver parece que eles não detém nada além do direito dos livros, já que existe a idéia de lançar o curso de Quenya em livro aqui, e o único contactado foi seu criador, o cara do Ardalambion (que me fugiu o nome agora).
 
O nome do cara do Ardalambion é Helge Fauskanger.

Sobre os direitos autorais, leia a seção homônima na Introdução do Curso de Quenya. Há uma explicação a respeito.
 
Eu até li há um bom tempo... mas esqueci... :doh:
Pode deixar, Tilion... vou dar uma lida lá de novo... thanks :wink:
 
Se você pergunta se a Martins Fontes irá traduzi-lo, a resposta é 99,99% de chance de não lançarem aqui, já que visa um mercado tão restrito...
 
A MF não tem os direitos autorais do Letters e parece que não estão interessados em adquirí-los.

Quanto à tradução da Gramática do Salo, sem chance da MF traduzir... o que não significa que o livro não será traduzido e lançado por aqui de outra forma. 8-)
 
E qual seria o conteúdo do livro
curso de Sindarin? E como o Tilion disse q ele é reconstrucionista
teria textos própios dele para uma expansão e explicação da lingua cinzenta?
", como pode ser visto pelos diálogos nos filmes: fora as falas que foram tiradas diretamente dos livros (como a Declaração de Elendil repetida por Aragorn em sua coroação), todas as outras são reconstruções de Salo.

Então Salo é um dos fans de Tolkien q colaborou com o filme?
q legal...
 
*Artanis* disse:
E qual seria o conteúdo do livro
curso de Sindarin?

Não. O livro é uma gramática da língua, o que é bem diferente de um curso: nesse último, a gramática geralmente é inserida e explicada através de exercícios práticos, muitas vezes de forma "diluída" para facilitar o aprendizado; já uma gramática expõe as regras da língua tal como elas são, sem exercícios.

E como o Tilion disse q ele é reconstrucionista
teria textos própios dele para uma expansão e explicação da lingua cinzenta?

É provável, mas só saberemos quando o livro for lançado (e eu o tiver em mãos :mrgreen: ).

", como pode ser visto pelos diálogos nos filmes: fora as falas que foram tiradas diretamente dos livros (como a Declaração de Elendil repetida por Aragorn em sua coroação), todas as outras são reconstruções de Salo.

Então Salo é um dos fans de Tolkien q colaborou com o filme?
q legal...

Sim, ele foi o colaborador lingüístico dos filmes.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo