• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Graduação à Distância

Não me agrada a ideia de cursos de graduação à distância, para minha área (exatas) isso é impensável, dada a necessidade de aulas práticas laboratoriais. Embora não duvide que alguma FAFUNQ (Faculdade fundo de quintal) já disponibilize.
O fato é que independente de presencial ou não o que importa é o objetivo do estudante. Se for para trabalhar em cargos públicos de qualquer esfera, pouco importa o método e o local de formação, desde que tenha aval do MEC e eventualmente dos conselhos de classe tá valendo, ou ainda se o sujeito faz a faculdade à distância simplesmente como complemento a alguma outra graduação.
Agora na iniciativa privada (não sei como funciona com cursos de humanas), em exatas principalmente em multinacionais / grandes empresas ainda existe a preferência de candidatos com formação em faculdades públicas. Isso considerando neófitos (recém-formados) no mercado, obviamente que quem já tem rodagem e experiência possivelmente suplante o fator instituição formadora.


Vestibular não deveria existir em lugar algum.

Concordo, porém qual seria a alternativa, uma vez que a oferta é menor que a demanda (falando de universidades públicas)?
 
Em relação à reconhecimento no mercado, acredito que haja, se não (ou senão?) um preconceito contra o ensino à distância, uma preferência ao ensino presencial.

Em relação ao aprendizado, ao menos no meu curso - economia em universidade federal, creio que não haja diferença em como você estude. Sinceramente o nível da UFPR no meu curso foi ridículo, e você aprende muito mais lendo livros e conversando com colegas (único diferencial) do que com professores. No meu caso, creio que nem precise de faculdade para se desenvolver no assunto, mas apenas força de vontade para ler livros correlatos. E é isso que estou fazendo para aprender matemática aplicada.

Só que acho que isso vale apenas para quem já experimentou o ensino presencial, ou seja, a primeira graduação eu recomendo ser presencial, por toda a experiência emocional que ela envolve.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo