1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Grados X Hobbits do Condado

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Edrahil, 27 Mai 2004.

1. Edrahil

Edrahil Usuário

Ontem assisti novamente RDR, e uma questão me veio à cabeça: seriam os Grados mais passíveis de corrupção pelo Um Anel?

Sei que alguém já dirá: " :x Aqui não é o lugar para discutir os filmes! :evil: :disgusti: "

E não quero mesmo! Lembro-me que no livro há a citação de que Deagol viu o Um Anel e "apaixonou-se" por ele. Smeagol, quando o viu, também "apaixonou-se" por ele.

Sei que os Grados gostavam de ouro, mas tratando-se do Um Anel, acredito que este exerceu seu poder neles para ser encontrado e retirado do fundo do rio.

Levando-se em consideração que essa sedução foi algo como "amor a primeira vista", e que os hobbits do condado somente tiveram os efeitos da sedução após passado algum tempo, fiquei me perguntando se os Grados não eram mais passíveis de corrupção pelo Um Anel!?!

O que acham?

2. Swanhild

Swanhild Usuário

Opa. Merry, um Brandybuck, tinha ascendência dos Grados e nem por isso ele foi atraído pelo Anel. Por tudo o que sabemos através dos livros, o Anel atraiu Déagol e Sméagol pela fraqueza do caráter de ambos.

Onde que aparece que os Grados gostavam de ouro, Edrahil?

3. Edrahil

Edrahil Usuário

É aí que entro: será que os hobbits do concado não seriam uma evolução ao se comparar com os grados?

Estou sem o livro agora, mas vou procurar quando chegar em casa.

SE ALGUÉM PUDER AJUDAR, POR FAVOR, POSTE AÍ!

4. Swanhild

Swanhild Usuário

Não consigo ver por que, Edrahil. Na verdade tem muita mistura entre as três tribos dos Hobbits; uma breve olhada no Apêndice C pode mostrar isso. Frodo por exemplo, embora seja mais fácil de se associar aos Pés-peludos, tem ascendência Cascalva e Grada também. Não dá para associar pela ascendência os hobbits do Condado exclusivamente com esta ou aquela tribo simplesmente porque nenhuma das tribos sobreviveu em forma pura (exatamente como não existem raças puras entre nós, mas sim etnias, que se caracterizam não apenas pela ascendência mas também pela sua cultura, que sofre várias influências). Se alguma associação é possível, tem que ser pelos hábitos de cada família, ou pelo tipo dos nomes dos membros.

Então, não vejo como os hobbits do Condado poderiam ser uma evolução dos Grados, exatamente por causa de todas essa mistura que houve. E mesmo assim, os costumes dos Grados se mentiveram de certa forma segregados na região do Marish e em Buckland.

Sobre Déagol e Sméagol, sendo mais clara, acho que o fato deles terem caído na do Anel não tem nada a ver com o fato deles serem Grados. O fator Grado entra na história apenas no fato deles terem achado o Anel dentro de um rio.

5. Skywalker

Skywalker Great Old One

Pois é, é aí que entra a minha muito inaceitada teoria sobre o Um Anel. O Anel tem vontade própria. Ele escolhe a quem corromper, mas também às vezes corrompe aqueles à sua volta. O Anel queria voltar para Sauron. Ele viu o alvo (Déagol) e o "chamou para si". O Sméagol foi dominado não pela vontade direta do Anel, mas pela sua característica inerente de corrupção. É mais ou menos que nem com o Frodo. A sedução do Anel foi relativamente fraca durante toda a jornada. Por quê? Porque ele estava fazendo a vontade do Anel. Ele estava indo para Mordor. Quando o Anel percebeu que ia se dar mal, ele, de pronto, seduziu Frodo, que desistiu de lançá-lo no vulcão.

6. Minduim

Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

Sim, ele tem vontade própria, mas apesar disso, ainda é a vontade de Sauron, já que o único propósito do Anel era voltar pra Sauron o quanto antes. Mas não acho que ele escolha quem corromper. Ele seduz todos á sua volta, e o que tiver a vontade ou o caráter mais fraco, acaba corrompido.

7. MaxDirty

MaxDirty Firefox Enthusiast

o Frodo e o Bilbo ñ eram grados tb???

8. Minduim

Não, eles eram Bolseiros! :D

9. Edrahil

Edrahil Usuário

Achei que tinha lido isso em algum lugar! Acho que enganei: sorry! :oops:

Meu caro, eu tenho a mesma opinião que você aí! Acho que ele escolhia seus alvos.

Aí nós divergimos! Acho que Frodo ainda conseguia resistir ao poder do anel, não que a sedução fosse fraca!

10. MaxDirty

MaxDirty Firefox Enthusiast

perai, os hobbits se dividem em grados, cascalvas e pés-peludos certo???
    então, o bilbo e frodo ñ era dessa "sub-raça"???

11. Minduim

Na verdade eles tinham sangue das três tribos. Quando os hobbits chegaram ao Condado, as 3 tribos se miscigenaram. Então não dá pra saber qual é qual. Mas acho, assim como a Swanhild disse, que eles tinham mais sangeu dos Pés-peludos.

12. Skywalker

Skywalker Great Old One

Acho que não. Duvido que qualquer mortal pudesse resistir ao Anel.

13. MoonWitch

MoonWitch Usuário

Acredito que no fim, não resistiriam. Mas alguns têm mais poder de resistência que outros e poderiam suportar por mais tempo o Fardo. Frodo era um desses.

E, para o Anel, seria melhor que os Nazgûl o recuperassem.

14. Lasgalen

Lasgalen Usuário

Vamos por partes:

1) Bolseiro era uma família, um sobrenome - não uma facção da raça dos hobbits.

2) Déagol não sucumbiu ao Anel. Ele apenas o achou, talvez por um daqueles acasos que o Gandalf adorava.

3) Déagol só se recusou a entregar o Anel a Smégol pela arbitrariedade deste. Até eu que sou mais boba não entregaria: " Você achou, mas ele é meu!". Francamente.

4) Sméagol se sente imediatamente atraído pelo Anel. Aí temos duas hipóteses: uma, é a maldade praticamente " inata" que existia em Sméagol, e que o tornaria mais suscetível ao Anel ( assim como qualquer ser fraco ou naturalmente tendente para o mal foi facilmente corrompido por Melkor ou Sauron).

5)E a segunda hipótese seria de que o Anel realmente teria escolhido alguém. Alguém fraco, pronto a obedecer suas vontades. Mas aí ... o Anel teria cometido dois erros terríveis: um com Gollum, que acabou o enterrando numa caverna, outro com Bilbo, que o deixou apagado por tanto tempo. Então, entra na questão se o Anel era assim tão independente ( e esperto) mesmo.

6) Frodo, com menos de 20 anos de posse do Anel, e destes apenas um de uso ou proximidade efetiva , sucumbe totalmente a ele. Certo que ele chegou às chamas da Orodruin, onde quanto mais perto o Anel ficava mais poderoso. Mas ele sucumbiu, assim como Gollum... que ficou séculos com ele ....

7) Sei não. Não acredito nesta teoria de que haveria raças mais ou menos influenciáveis pelo Anel. Prá mim, é tudo uma questão de tempo, situação, acaso, destino, ou seja lá o que chamam isto.

15. Tauron

Tauron Usuário

Acho que depende mais do hobbit. No caso do Sméagol, botou os olhos no Anel e o desejou e acabou matando seu primo pra consegui-lo. Ele o usava para por falta de um termo melhor "serviços sujos" e o usava bastante, e tbm acho que devido a ter sido banido pelos outros hobbits o tornou mais vulnerável ao poder do Anel.
    Bilbo o acha e usa-o não direi honestamente mas o usou muito pouco comparado a Gollum e mesmo assim fica raivoso somente com a idéia de ter que abandona-lo mas o faz. Já Frodo quase não o usa porém sua atração pelo Anel vinha do fato que ele estava indo em direção ao desejo do Anel e com isso o poder do Anel começava a agir mais fortemente sobre ele tornando-o quase como Sméagol.

16. Lordpas

Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

Concordo em genero, numero e grau... Para mim isso resolve a questao...

17. Felipe Took

Felipe Took Usuário

Sempre achei que o Anel tem vontade propria. Ele escolhe a quem seduzir , a quem acha-lo e a quem pertencer. Inclusive pode abandonar alguem quando lhe parecer propicio ( vide Isildur e Gollum ). Portanto o Anel escolheu ser encontrado por Déagol simplesmente porque para Ele , parecia propicio vir a tona naquele momento. Mas imagino que Sméagol era mais suscetivel ao mal , e portanto acabou sendo seduzido mais facilmente pelo Anel.

Já Bilbo e Frodo não ficaram TÃO seduzidos pelo Anel como Sméagol , mas em lugar algum fala que eles foram menos suscetiveis que Déagol. Bilbo quando achou o anel fez o mesmo que Déagol , ou seja , o pegou. E Frodo foi seduzido pelo Anel de modo mais forte , quando este achou necessário.

Tem uma carta de Tolkien que trata justamente desse tema. A carta 246 ( inclusive tem ela aqui na Valinor ) diz:

Eu não penso que o de Frodo foi um fracasso moral. Na última hora a pressão do Anel alcançou seu máximo - impossível, eu deveria ter dito, para qualquer um resistir, especialmente depois de tão longa possessão, meses de crescente tormento, e já faminto e exausto. Frodo tinha feito o que ele pôde e se esgotou completamente (como um instrumento da Providência) e tinha criado uma situação na qual o objetivo de sua missão poderia ser alcançado. Sua humildade (com a qual ele começou) e seus sofrimentos foram recompensados justamente pelo honra mais alta; e o seu exercício de paciência e piedade para com Gollum ganhou sua Misericórdia: seu fracasso foi reparado.

Portanto de modo algum Frodo falhou na sua missão , simplesmente porque era impossível para qualquer um resistir. Recomendo a leitura dessa carta , ela esclarece vários pontos sobre esse aspecto.

18. Para qualquer mortal e imortal eh impossivel resistir ao poder do anel.Lembre q nem Galdalf nem Galadriel ñ queriam nem encostar no Um anel.

19. Ar-Alkaiser

Ar-Alkaiser Usuário

Mas o Frodo realmente resistira "bem" ao anel. Como o proprio Gandalf falara, ele se surpreendera com a coragem e a resistência dos hobbits.

Compartilhar