• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

~Graciliano Ramos

~ Qual obra de Graciliano que vc gosta mais?

  • Caetés

    Votos: 0 0,0%
  • São Bernardo

    Votos: 0 0,0%
  • Angústia

    Votos: 0 0,0%
  • Vidas Secas

    Votos: 0 0,0%
  • Insônia

    Votos: 0 0,0%
  • Alexandre e Outros Heróis

    Votos: 0 0,0%
  • Memórias

    Votos: 0 0,0%
  • Infância

    Votos: 0 0,0%
  • Memórias do Cárcere

    Votos: 0 0,0%
  • Linhas Tortas

    Votos: 0 0,0%
  • Viventes das Alagoas

    Votos: 0 0,0%
  • Viagem

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    0

Artanis Léralondë

Ano de vestibular dA

A literatura da época


Após a revolução artística, fruto das novas tendências modernistas, no período de 1922 a 1930, surge uma Literatura Brasileira de caráter social e de um realismo regionalista. Essa nova tendência brasileira surgiu depois do famoso Congresso Regionalista de Recife, em 1926, organizado por Gilberto Freire, José Lins do Rego e José Américo de Almeida. Esse congresso tinha como proposta básica organizar uma literatura comprometida com a problemática nordestina: a seca, as instituições arcaicas, a corrupção, o coronelismo, o latifúndio, a exploração de mão-de-obra, o misticismo fanatizante e os contrastes sociais.
Nessa literatura, chamada de Prosa Regionalista de 1930, devemos incluir José Américo de Almeida, Rachel de Queiroz, José Lins do Rego, Jorge Amado, Graciliano Ramos e Érico Veríssimo, este último com a retratação do Rio Grande do Sul.


Vida

Graciliano Ramos nasceu no dia 27 de outubro de 1892, na cidade de Quebrângulo, Alagoas, filho de Se-bastião Ramos de Oliveira e de Maria Amélia Ferro Ra-mos. Dois anos depois, a família muda-se para Buíque, Pernambuco, e logo depois volta para Alagoas, morando em Viçosa e Palmeira dos Índios ate 1914. Graciliano estuda, então, e trabalha na loja do pai comerciante.
Em 1914, vai para o Rio de Janeiro, onde mora du-rante um ano e trabalha como jornalista. No ano seguinte, volta para Palmeira dos Índios e se casa com Maria Au-gusta Barros, que morre cinco anos depois. Graciliano já, nessa época, escreve para jornais e trabalha com comér-cio.
Seu segundo casamento, com Heloísa Medeiros, ocor-re em 1928, no mesmo ano em que e eleito prefeito de Palmeira dos Índios, cidade que seria palco de seu primei-ro romance Caetés.
Em 1930, renuncia à prefeitura e vai para Maceió, onde e nomeado diretor da Imprensa Oficial, mas demite-se no ano seguinte, voltando em seguida para Palmeiras dos Índios, onde funda uma escola e escreve o romance São Bernardo.
Em 1933, é nomeado diretor da Instrução Pública de Alagoas e volta a Maceió. Sua carreira e interrompida em 1936, quando é demitido por motivos políticos. Nesse mesmo ano, publica o romance Angústia e acaba sendo preso e enviado ao Rio de Janeiro. Dessa fase em que passa preso resultaria, mais tarde, seu livro Memórias do Cárcere.
Ao sair da prisão, em 1937, passa a morar no Rio de Janeiro, onde escreve para jornais. No ano seguinte, pu-blica a obra Vidas Secas, escrita num quarto de pensão (Legal =D). Em 1939, e nomeado Inspetor Federal do Ensino.
Somente em 1945, Graciliano entra para o Partido Comunista Brasileiro e, sete anos depois, faz uma viagem a Tchecoslováquia e à União Soviética.
Graciliano Ramos morre em 20 de março de 1953 sem nunca ter retratado uma paisagem do Rio de Janeiro. Conta-se que certa vez andava com um de seus filhos, a pé, pela cidade. Chegaram a Laranjeiras, onde moravam. O filho parou de repente e exclamou: "Como isso aqui e bonito! ". Graciliano ficou surpreso e perguntou se ele achava aquela cidade tão bonita assim. Para Graciliano, Alagoas era seu único universo.


http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2/sub.php?op=resumos/docs/vidassecas

graciliano_ramos.jpg

20040308graciliano_ramos.jpg

graciliano+ramos+by+willian.jpg



Depois que li São Bernardo e Vidas Secas comecei a prestar mais atenção em Graciliano, ainda não consegui formar uma opinião concreta sobre as suas obras, Vidas Secas eu gostei muito já São Bernardo não me agradou muito, logo ainda estou num impasse. Mas, pretendo reler São Bernardo com mais calma e outras obras dele como Angústia que despertou-me grande interesse após ler o tópico da Anica.
Todavia parece que ele tem um estilo singular para cada obra, não? Por exemplo Vidas Secas é uma linguagem tranqüila, São Bernardo já merece maior concentração e Angústia (q ñ li) mas vi alguns comentários é ainda mais difícil de ler. Então, não tem como dizer Graciliano escreve assim...digamos que ele não é um escritor padrão – que escreve sempre no mesmo estilo.
O que vocês acham dele?

GracilianoRamos.jpg
 
Votei em Angústia, que li a pouco tempo e gostei bastante. Fora esse, li apenas Vidas Secas no colégio, e na época não gostei muito. Achei bem maçante na verdade. Mas ler um post lá do ImagineBird me fez ter vontade de ler novamente.
 
Pena que a obra infanto "Terra dos Meninos Pelados" não entrou na enquete!
Votei em Vidas Secas!Na época de ensino médio eu não gostei desse livro, mas tive que ler em duas fases diferentes na faculdade!E em ambas eu gostei muito!Gostei também do filme antigão(preto e branco) desse livro! :lendo2:
 
Recomendo para quem não leu Alexandre e Outros Heróis, muito divertido.
Graciliano Ramos é um de meus autores brasileiros preferidos.
 
Votei em Angústia, porque gostei muito. Mas só li São Bernardo, Angústica e Vidas Secas...
A pergunda que não quer calar... quando eu era estudante, minha professora sempre dizia que Sinhá Vitória tinha traído Fabiano com o dono da fazenda - pois ela sempre sonhava em ter uma cama como a dele, e só se pode achar uma cama boa se já a tiver experimentado...será que isso é verdade?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo