• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Governo proíbe envio de e-mails comerciais do tipo spam

Minduim

Suburban Kid w/ Biblical Name
Comissão do Senado aprova regras para envio de mensagens eletrônicas comerciais e quem descumprir a lei pode levar multa de entre 50 e 1 mil reais.

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou nesta quarta-feira (05/04) o projeto de lei que permite a usuários da internet bloquear mensagens eletrônicas comerciais - os chamados spams - recebidas por e-mail sem consentimento.

Pela proposta, fica proibido o envio de mensagens eletrônicas não solicitadas. Também fica proibido o envio de mensagens para endereços obtidos por meio de programas de computador geradores de endereços eletrônicos ou a partir da coleta automática de endereços feita pela internet.

O descumprimento da lei poderá resultar em multa que varia de 50 reais a 1 mil reais. O critério para aplicação da multa analisará a quantidade de mensagens enviadas, a reincidência do envio, os prejuízos causados às redes de comunicação, a extensão do dano experimentado pelo usuário e o benefício auferido pelo remetente do spam.

De acordo com o projeto, o remetente tem que enviar o endereço físico ou eletrônico na mensagem e a forma de o usuário cancelar seu recebimento, se assim o desejar.

Os proprietários de bancos de dados de endereços eletrônicos ficam também proibidos de divulgar informações pessoais sem consentimento do usuário. O projeto agora será analisado na Comissão de Ciência e Tecnologia.

Com informações da Agência Brasil

Fonte: Computerworld

Por um lado é um bom sinal, já que vai virar crime de verdade o envio de spam. Agora, as multas pra quem enviar são tão irrisórias que eu tenho certeza de que os spammers vão cagar e andar pra isso.
 
O fato de ter uma lei ou não é irrelevante, e não vai mudar em absolutamente nada a situação. Mesmo que fosse uma multa alta, como vão fiscalizar e punir?

O Spam vai acabar quando não fizer mais efeito. Quando não tiver mais ninguém que responda aos anúncios enviados.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo