• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Governo Lula: avaliação

Qual a sua opinião sobre o governo Lula?

  • a) Foi um ótimo governo

    Votos: 5 13,5%
  • b) Foi um bom governo

    Votos: 14 37,8%
  • c) Foi um governo regular

    Votos: 8 21,6%
  • d) Foi um governo ruim

    Votos: 3 8,1%
  • e) Foi um governo péssimo

    Votos: 4 10,8%
  • f) O governo Lula não se encerra, ele continuará ditando a política de governo do PT através de Dilm

    Votos: 3 8,1%

  • Total de votantes
    37

Éomer

Usuário
Após oito anos o mandato do presidente Lula chega ao seu final. Qual a sua avaliação sobre o mesmo e por quê você pensa assim?
 
Última edição:
te coisas boas sim e tenho q dar o braço a torcer quanto a isso.
mas eu DETESTO a política de miseráveis que o PT faz... quer governo assim, muda pra cuba po**a!

Ta indo pelo caminho de Cuba, Cadastro único, limitação e governo de pessoas... to até com medo de onde essa m**da vai parar! De verdade!
 
Ja discuti várias vezes sobre isso, não to com saco para ouvir e falar as mesmas coisas de sempre.

Foi um bom Governo e ponto.
 
Acho que foi um bom governo, não é política de miseráveis, é governo de esquerda e não um governo neo-liberal do salve-se quem puder, é bom para a economia.
 
esquerda.
direita.
Ruim.
Bom.

É ruim ajudar os miseráveis?
É ruim ajudar os banqueiros e endinheirados?
Você pensa na sua classe, ok? Então vai ser ruim e vai ser bom.
Me sinto satisfeito (embora saiba que falta um grande caminho pela frente...) com o governo atual. Estou deixando muitas picuinhas de lado, cagadas sim.
Talvez tentando deixar de lado aquela velha mania de falar mal de qualquer um que vista o manto de presidente.
 
Creio que, de forma geral, foi um bom governo, que prezou pelo social e pelos interesses da população, embora houveram alguns pontos em que este governo pecou, como no mensalão, dossiês, equívocos na politica externa e tal...
Mas ainda assim, um bom governo. Até porque nada é perfeito, não seria diferente com o Estado.
Porém, sinto que a esquerda deixou de ser aquela esquerda de antigamente. Acho que essa percepção de esquerda e direita, ficou ainda mais "diluída" e a maioria de nós continua descontente com os políticos.
 
Eu votei em regular.

Mas a última opção, sobre a Dilma, também tá valendo! O governo Lula vai continuar através da dislexa gaga.

É ruim ajudar os miseráveis?
É ruim ajudar os banqueiros e endinheirados?
Sim e não.

Depende de como você ajuda. O problema é dar dinheiro de graça, seja pros miseráveis ou pros banqueiros.

Com tanta bolsa por aí, os miseráveis vivem de mamar nas tetas do governo. Mas emprego e, principalmente, educação, pra melhorar de verdade, isso nada!

O mesmo vale pros banqueiros. Como empresas privadas, que se sustentem sozinhos.
(Obviamente que isso exclui os comentários de alguns candidatos dizendo que o governo não deveria pagar suas dívidas com os bancos. Afinal se ele assumiu dívida, que pague da maneira correta.)
 
O problema de político investir em educação, é que o resultado não vai aparecer em 4, ou 8 anos. Só dá resultado quando essas crianças que puderam ter um bom estudo cheguem ao mercado de trabalho, coisa de no mínimo 15 anos. E ninguém quer "dar ao próximo" presidente os frutos de seu trabalho. Preferem investir em obras/projetos que dão resultado logo, como o bolsa-fazedor de filho do nordeste.
 
Creio que, de forma geral, foi um bom governo, que prezou pelo social e pelos interesses da população, embora houveram alguns pontos em que este governo pecou, como no mensalão, dossiês, equívocos na politica externa e tal...

Se você se refere ao Irã, não acho que foi equivocado não, os EUA é que não aceitaram que outro fosse bem sucedido no que eles falharam.

Com tanta bolsa por aí, os miseráveis vivem de mamar nas tetas do governo. Mas emprego e, principalmente, educação, pra melhorar de verdade, isso nada!

Não é assim não, para manter o Bolsa Família as crianças não podem faltar às aulas, assim garante-se que elas pelo menos estarão lá, mas óbvio que só por estarem lá não quer dizer que a escola vai ensinar o que deve e elas vão aprender.

O mesmo vale pros banqueiros. Como empresas privadas, que se sustentem sozinhos.
(Obviamente que isso exclui os comentários de alguns candidatos dizendo que o governo não deveria pagar suas dívidas com os bancos. Afinal se ele assumiu dívida, que pague da maneira correta.)

Concordo, mais ou menos, se os bancos quebrarem, muitos irão perder o emprego, e aí o governo é que vai arcar com o prejuizo.
 
Para mim foi regular.

Não teve mudança na política econômica, sendo mantida a do governo anterior. Levou vantagem em ter tido apenas uma grande crise econômica mundail, e já quando a nossa já estava estabilizada. Manteve a taxa de juros alta, ainda que sempre defendesse (quando oposição) que deveria baixar.

Quanto aos aspectos sociais, ajudou e não ajudou. Sim, beneficou muitos, mas com caráter de assistencialismo. Por um lado foi bom, pois muitos realmente precisavam dessa ajuda, mas por outro lado não teve nenhum projeto que ajudasse esse povo a melhorar de vida.

Saúde ... desculpa, mas nada mudou, e confesso que o Serra fez um bom trabalho como ministro da saúde, o que não foi mantido pelo governo atual.

Educação ... aqui tem meta de campanha parcialmente cumprida. Com o programa PROJOVEM muitos foram atendidos, e tiveram verdadeiras oportunidades de ensino, inclusive com material no mínimo decente nas mãos. Mas quem não estava neste projeto, ficou na mesma porcaria. Digo isto baseado em uma conversa com um professor gaúcho que conheci em uma viajem, que trabalha tanto no PROJOVEM quanto em outras escolas, e ele disse que a diferença é absurda. Assim, fora o PROJOVEM, o resto ficou na mesma ... coitadas das universidades.

Segurança ... sempre temos a impressão que hoje está mais violento que há alguns anos atrás. E está. Não apenas por culpa do governo (seja federal estadual ou municipal), mas estes contribuiram (por atos ou omissões) para que isso ocorresse. Falta estrutura, falta melhoria salarial.

Emprego ... desculpa, mas muitos números divulgados são utilizados para campanha eleitoral. Esse negócio de que houve crescimento do número de empregos formais, desculpa, mas é balela. O mercado de trabalho aumenta em determinados períodos sim, mas em virtude de necessidade transitória (por exemplo, Natal, dia das crianças, etc.). Muitos são contratados de forma temporária, e a imensa maioria não é efetivada depois.

Enfim, a popularidade do Lula é grande devido ao seu excelente trabalho de marketing. Teve méritos para chegar à presidência???? Sem dúvida!!! Conseguiu resistir a um dos maiores escândalos no governo (mensalão)??? Sim.

Mas não entendo que tenha sido um grande governo. Regular, sem dúvida.
 
Educação ... aqui tem meta de campanha parcialmente cumprida. Com o programa PROJOVEM muitos foram atendidos, e tiveram verdadeiras oportunidades de ensino, inclusive com material no mínimo decente nas mãos. Mas quem não estava neste projeto, ficou na mesma porcaria. Digo isto baseado em uma conversa com um professor gaúcho que conheci em uma viajem, que trabalha tanto no PROJOVEM quanto em outras escolas, e ele disse que a diferença é absurda. Assim, fora o PROJOVEM, o resto ficou na mesma ... coitadas das universidades
Não é o que eu tenho ouvido de alguns professores universitários, em especial os da UFRGS. Alguns inclusive classificam a universidade em A.L e D.L. Principalmente no que diz respeito ao incentivo à pesquiza.
 
Na educação, e observando bem a competência que é diretamente federal (o ensino superior), vejo a atuação do governo petista como regular, tendendo mais a positiva. Ele restaurou as condições das universidades federais aos níveis pré-FHC. Este sim, estagnou as Federais e extinguiu CEFETs, e educação foi o maior demérito do governo tucano, na minha opinião.

Afora o Prouni, que considerando longe de ser o melhor dos mundos, mas que vem rendendo resuoltados positivos. E o Reuni era um programa necessário, mas que está sendo pessimamente executado, privilegiando por muito o quantitativo ao invés do qualitativo.

No que compete de forma direta aos Estados e Municípios, houve a criação de algumas metas, mas muito mal cobradas.

Quanto ao emprego, melhorou de forma significativa, mas grande parte do mérito pertence à reforma macroeconômica, cujo começo foi dado pelo Fernando Henrique, quando era ministro da Fazenda do Itamar. A espiral de informalidade foi contida nos últimos anos. E considero o instituto de estatística do Brasil bom, digno de alguma confiança.

De toda forma, há um mérito na economia: Meirelles e Mantega são melhores que Fraga e Malan, respectivamente, e conseguiram calibrar melhor o sistema financeiro, tendo a equipe do governo muitos méritos em conduzir o Brasil durante a crise.

E a saúde, de todas as políticas sociais, foi a mais mal conduzida. Simplesmente não andou. O governo peessedebista deixa a ver navios neste aspecto.
 
Votei em regular.
Mais além eu posto uma impressão mais completa.

No mais, acho que a opção f) (O governo Lula não se encerra, ele continuará ditando a política de governo do PT através de Dilma) ficou desconexa com a proposta do tópico. Se a idéia é avaliar o governo Lula, torna-se irrelevante se ele vai continuar com o corpo da Dilma ou não. O que, aliás, pode ser assunto para debate em outro tópico.
 
Eu votei na última opção porque não tinha na enquete a opção: "Não é Lula quem está no governo, mas Gramsci e o relativismo" Não só no governo do Brasil, mas do mundo.

Não foi um governo péssimo, mas sem dúvida, isso não foi mérito do nosso ex-metalúrgico.
A campanha da Dilma tá sendo medíocre em comparar as conquistas do período do FHC com as do governo Lula. O Lula nunca que conseguiria manter essa pose toda se tivesse que enfrentar a época em que a inflação anual chegou a 700%. O mundo está [ou estava, até a crise] num clima de calmaria e prosperidade. Assim é fácil.
 
Tem a opção de "Governo Fraco"?
Se for pra resumir o Governo Lula, resumiria nisso: Governo Fraco.
 
Preferem investir em obras/projetos que dão resultado logo, como o bolsa-fazedor de filho do nordeste.


Não é só do Nordeste. É praticamente do Brasil inteiro e principalmente do sudeste. Vc vai na periferias dos grandes centros e vai encontrar essa realidade.

Quando as coisas são muito dadas ninguém valoriza, e é o que está acontecendo nos últimos anos.

O importante é o país a cada momento criar infraestrutura em todas as áreas. Precisamos educar de verdade e com qualidade, criar mais e mais cursos técnicos para que todos possam ter a oportunidade de um trabalho. Melhorar as estruturas das escolas, capacitar os professores, investir no social. A instituiçao familia está falida, e precisamos de politicas publicas voltadas para a familia.

Como eu trabalho para o governo e viajo, estou vendo que recursos e determinadas polticas estão chegando para regiões onde nunca tinham chegado. Isso é um avanço muito grande. Precisa melhorar? Sim, precisa. Precisa capacitar os mais excluídos de verdade para que essas bolsas escolas, famílias e o escambal a quatro sejam eliminados com o tempo.

Nada contra o José Serra, mas acredito que ainda não é o momento de ter a alternância no poder, pois o PT está conseguindo fazer no governo federal, coisas que antes nunca essas elites do PSDB, DEM e Cia Ltda nunca fizeram em 500 anos.

É interessante a Dilma dar continuidade aquilo que o governo Lula aplicou nos últimos oito anos.
É importante a redução da corrupção e a punição exemplar desses políticos bandidos.

Corrupção sempre existiu no Brasil, e esse monte de escandalos que está surgindo agora na mídia mostra outra realidade de nossa sociedade.
Na época dos governos Collor, Sarney, FHC e ditadura militar sempre houve milhões de falcatruas, ladroagem, mas que a mídia em certos casos ocultava da população, coisa que não está acontecendo no governo PT. Isso é muito bom!
 
Deveria ter a opção mais do mesmo. Em oito anos não fez a reforma tributária e política, centralizou ainda mais os recursos da União, as estradas são um lixo nos níveis federais e estaduais e sem falar em investimentos em infraestrutura... ou seja, nada mudou desde o período Sarney.

Teve avanços? Esporadicamente aqui e ali para cativar o eleitorado, mas nada de impactante nos quesitos citados acima.
 
Impactante? ummmmm que tal 30 milhões de pessoas passarem para a classe média? e 20 milhões deixarem a linha da pobreza?

acho que isso por sí só já coloca a balança pendente para o lado de bom. no mínimo.
 
Impactante? ummmmm que tal 30 milhões de pessoas passarem para a classe média? e 20 milhões deixarem a linha da pobreza?

acho que isso por sí só já coloca a balança pendente para o lado de bom. no mínimo.

Lá vem o Mestre dos Magos das estatísticas furadas e que precisa um dia viajar pelo verdadeiro Brasil que ainda não conhece.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo