• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

CPI da Covid

Tô pra ver um governo com um misto tão grande de bundamolismo e autoritarismo. Se bem que acho que isso não devia surpreender ninguém.
 
E o Pazuello, gente, que meteu um atestado médico pra adiar sua convocação? :lol:
É poltrão que fala?
Inventou que esteve em contato com gente contaminada e precisaria ficar de quarentena hahaha.

Bunda-mole. Maricas. Covardão. :raiva:

Patético.
Quero ver esse cara sendo pulverizado na CPI. Vai ser aquele Meteoro de Pégasus, com golpes na velocidade do som.
Para além disso, torço para que a vida dele se torne um inferno judicial. E tome processo por, no mínimo, improbidade administrativa.

Enquanto isso:

 
É um filho de uma puta, eles vão ficar batendo nessa tecla contra evidência de estudo sério enquanto ainda puderem se manter no poder. É aquela coisa da justificação moral, os sujeitos acham mesmo que existe uma conspiração global chinesa e isso valida todo tipo de sandice e posição extremada, isso pra não falar do comprometimento logístico e financeiro real do Bolsonaro com a cloroquina.
 
Sim. Na verdade, já tinha motivo de sobra para impeachment muito antes.
Mas, se o Maia sentou nos processos e o Lira não parece disposto a analisá-los também, talvez o Senado tome alguma providência pra tirar esse cuzão da cadeira presidencial.

Acho que já comentei isso em algum outro momento. Acho que o problema, no caso do Maia, é que se ele desse o start em qualquer dos pedidos de impeachment, o Bolsonaro pós-costuras com o Centrão teria os votos necessários para barrá-lo. E politicamente, isso poderia ter o efeito oposto, fortalecendo-o.

O problema é, a essa altura, com todos os descalabros a que assistimos, não haver ainda clima pra impeachment. É de cair o cu da bunda. Não fossem as restrições impostas pela pandemia, acho mesmo que os protestos de rua contra o governo já teriam massificado e isso teria dado o tom no Legislativo. Mas não é a nossa realidade atual.

Torço para que a CPI, pelo menos, consiga criar esse clima no legislativo. Mas não sou muito otimista.
E pra complicar o caso, além do fator Lira, há o fator Aras. Não temos PGR nessa caralha de país, porque o titular parece ter esperança de ser nomeado para o Supremo e aí já viu, né?!

Em paralelo, Bolsonaro está desesperado e está doido pra ter condições de escalar o golpe. As manifestações do 1º de maio, com o mote "Eu autorizo, Bolsonaro!", são claramente orquestradas.
 
Mas o golpe vai ficar só nos sonhos molhados dele. Não há nenhum apoio das Forças Armadas pra isso. Só lunáticos do zapzap na rua não fazem um golpe. Felizmente.
 
Mas o golpe vai ficar só nos sonhos molhados dele. Não há nenhum apoio das Forças Armadas pra isso. Só lunáticos do zapzap na rua não fazem um golpe. Felizmente.

Não confio tanto assim na lealdade das FA's à Constituição e à legalidade.
Acho que, pelo que vimos no caso recente, com os Chefes das Três Armas que entregaram os seus cargos, é que o núcleo duro do comando das FA's não daria esse suporte a uma aventura golpista.

Mas pra dar golpe, não precisa que as FA's unanimemente apoiem a aventura. Basta que um segmento das FA's apoie. Em 1964, por exemplo, o III Exército ficou ao lado do Jango...

Eu acho improvável sim e não vejo o Bolsonaro forte o suficiente pra escalar o golpe (embora isso não o impeça de tentar, não é verdade? rs). Mas não confio o suficiente na lealdade das FA's pra dizer que seja impossível.
Os militares se atolaram até os joelhos quando embarcaram nesse governo e agora se vêem na contingência de ter um general da ativa respondendo pela necropolítica da pandemia.
 
Última edição:
Não é tanto pelo amor das FA à Constituição, claro; mas porque (1) não tem clima nenhum que justifique um golpe em 2021, nenhum inimigo, verdadeiro ou imaginado, que sirva de desculpa como em 1964, sem falar que ainda hoje pesa o estigma daquele período sobre a instituição e os olhos do mundo todo estariam voltados para nós, em caso de uma ruptura assim tão discrepante do que é a norma no Ocidente hoje; (2) não se sujeitariam a bater continência para um capitãozinho desqualificado como o Bozo, que foi escorraçado do Exército. Ele já tem o poder, é a própria situação... Vai dar um autogolpe preventivo contra o quê? A volta do Lula? :lol:
 
Não é tanto pelo amor das FA à Constituição, claro; mas porque (1) não tem clima nenhum que justifique um golpe em 2021, nenhum inimigo, verdadeiro ou imaginado, que sirva de desculpa como em 1964, sem falar que ainda hoje pesa o estigma daquele período sobre a instituição e os olhos do mundo todo estariam voltados para nós, em caso de uma ruptura assim tão discrepante do que é a norma no Ocidente hoje; (2) não se sujeitariam a bater continência para um capitãozinho desqualificado como o Bozo, que foi escorraçado do Exército. Ele já tem o poder, é a própria situação... Vai dar um autogolpe preventivo contra o quê? A volta do Lula? :lol:

O ponto é esse. O bolsonarismo ganhou a tropa e mesmo uma parcela expressiva do oficialato. Não há clima para golpe em 2021, mas os bolsonaristas estão doidos para criar esse clima, não é? As falas reiteradas do Bolsonaro de que apenas aguarda um sinal do povo e as manifestações em torno do mote "Eu autorizo, Bolsonaro!" dão esse tom. Os inimigos são inventados: o STF e o Congresso, que supostamente não deixariam que Bolsonaro governasse.

O estigma sobre os militares, decorrente da Ditadura Militar, deveria ser muito mais pesado do que na verdade é. Evidência disso é o próprio fato de um defensor da ditadura, inclusive no que ela teve de pior (torturas, assassinatos, etc), ter sido eleito presidente da República. E uma das narrativas-força da extrema direita desde que o PT ainda era governo era exatamente essa tentativa de reabilitar moralmente a ditadura militar. Ainda hoje, o Clube Militar tem soltado uma nota golpista por semana, quase. Não sei o que acontece com esses oficiais, que quando vão pra Reserva, são mordidos por esse monstro do golpismo. Será que os da ativa são tão diferentes assim?

Eu acho que eles já se sujeitaram a bater continência para o capitãozinho desqualificado, @Béla van Tesma . O problema é esse. Recentemente até vimos alguns movimentos de tentativa de distanciamento, do EB dizendo "Não temos nada com isso!", mas parte da obra é deles também.

O autogolpe dos sonhos do Bolsonaro seria exatamente para tentar eliminar os constrangimentos do sistema de freios e contrapesos. É o que ele tem feito desde que assumiu o governo, em 2019. Sempre criando inimigos: "Fora Maia! Fora STF!", etc.

Mas como eu disse, eu também acho isso tudo tremendamente improvável e, mesmo que o golpe fosse dado, também acho que seria difícil de sustentá-lo. Só que... (1) isso não impede o Bolsonaro de tentar e de atuar sistematicamente pra tentar criar clima pra isso; (2) embora eu ache realmente que as FA's não embarcariam numa aventura golpista, não confio o suficiente nas três armas como garantidoras da legalidade, pra bater o martelo e dizer que elas jamais dariam suporte a uma escalada golpista.
 
O sonhado golpe que os bolsonaristas desejam não se sustentaria, não pelo fato das forças armadas estarem tão constrangidas pelo capitão terrorista, ou pelo apelo popular esta enfraquecido, mas pelo fato que a elite brasileira não o deseja mais, eles ganharam bastante com a pandemia, mas ao mesmo tempo o Bolsonaro já cumpriu seu papel, a elite brasileira sempre fazes as mesmas estratégias, sempre que percebem que estão perdendo lugar ao poder, eles lançam um palhaço, alguem para chamar atenção, e fazer tanta bagunça, que na eleição seguinte apelam para que os velhos políticos retornem ao poder, foi assim que os diversos golpes foram dados dentro desses 522 anos, mas com a pandemia, é possível que a estratégia da elite não funcione, Luciano Hulk e Doria seus maiores pilares não são bem visto pela maioria, em uma discussão a umas semanas atrás notasse que Luciano Hulk não tem ideia de como se funciona um país, o que faz a elite apostar em Doria que com a pandemia até tem se saído bem, se compararmos ao Bolsonaro, mas não tem força alguma para chegar a presidência. Com o andar dessa ar, ainda aposto que a elite novamente se juntara a Lula para voltar ao poder, mas não sei se Lula chegara ao seu fim de mandato, se se unir a eles.
 
Se rolasse um golpe (coisa que não vai rolar), ele não duraria nem três dias, e terminaria com os cabeças todos presos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo