• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Status
Fechado para novas mensagens.
Tentando compreender aqui com os meus botões como foi que o Tolkien e o bordão ancap entraram na conversa... :ahhh:

Dica: procure um tópico mais adequado para cada um desses assuntos, se você quiser discuti-los em profundidade; e se não houver, crie. E nem responderei aqui às afirmações feitas para não prolongar o off-topic. :byebye:
 
O detalhe é que:

São vários sub-fóruns tolkenianos nos "andares de cima" do fórum e que pra quem tá começando, entrou na página inicial do fórum, mas se esqueceu de um detalhe que é deslocar a barra de rolagem do navegador que permite descobrir o restante do seu conteúdo (pois sem fazer isso fica a forte impressão inicial de estar num fórum exclusivamente sobre Tolkien) e aí visualizou aquele retângulo a direita "Novas Mensagens", onde aparece os títulos dos últimos tópicos comentados, isso até dá margem de pensar que esse tópico não se encaixava no fórum. Provavelmente deve ter sido que aconteceu.

Acho que o @Strassburger , agora viu que o fórum é bem mais amplo do que imaginava inicialmente. Agora só relaxar e curtir de boa.
 
Última edição:
O detalhe é que:

São vários sub-fóruns tolkenianos nos "andares de cima" do fórum e que pra quem tá começando, entrou na página inicial do fórum, mas se esqueceu de um detalhe que é deslocar a barra de rolagem do navegador que permite descobrir o restante do seu conteúdo (pois sem fazer isso fica a forte impressão inicial de estar num fórum exclusivamente sobre Tolkien) e aí visualizou aquele retângulo a direita "Novas Mensagens", onde aparece os títulos dos últimos tópicos comentados, isso até dá margem de pensar que esse tópico não se encaixava no fórum. Provavelmente deve ter sido que aconteceu.
Acho que o @Strassburger , agora viu que o fórum é bem mais amplo do que imaginava inicialmente.

Sim kkkk, entrei ontem. Salve galera, fórum Top, gigante, têm muita coisa. @Thresh sou uma pessoa volátil lol
 
Última edição:
Mas cara, ninguém aqui tá politizando o Tolkien. Em alguns aspectos Tolkien era conservador, em outros era um pouco mais complicado, como por exemplo ele ser monarquista mas ao mesmo tempo se identificar como anarquista, o que não é uma posição de direita (ele diz isso à seu filho Christopher numa carta de 1943*) e em outros sentidos ele simplesmente odiava política. Em relação à religião ele era sim conservador. Em política ele não era nem conservador nem liberal. Amava a Rainha e odiava o Churchill. Ele era um patriota no sentido de amar a Inglaterra, mas era contra o Imperialismo Britânico (colonização e tudo mais). E Tolkien não tem nada a ver com Bolsonaro, já que mesmo que Tolkien fosse 100% conservador (em termos de política) o fato é que conservadores não são todos iguais entre si. Aqui no fórum alguns apoiam o Bolsonaro, outros criticam, mas eu pelo menos nunca vi alguém aqui tentando politizar o Tolkien ou sua obra pra fazer parecer com que ele apoiaria esse ou aquele político.

*
Trecho de uma carta de Tolkien à seu filho Christopher de 29 de novembro de 1943:

"My political opinions lean more and more to Anarchy (philosophically understood, meaning abolition of control not whiskered men with bombs) – or to ‘unconstitutional’ Monarchy."

Mas esse "anarquismo" do Tolkien, ligado à crítica ao Estado, não é algo estranho à direita. Está presente no anarcocapitalismo, que tem se tornado relativamente popular, e também algo similar aparece em ideologias conservadoras anti-liberais, como o patrianovismo, carlismo e regressismos do tipo, que tendem a criticar o Estado (liberal, social ou até o absolutista) em favor de uma monarquia com menos poderes e valorização das localidades, o que é algo próximo do ambiente medieval... ainda que não sejam anarquistas em um sentido estrito, até porque Tolkien não parecia sê-lo, como ele mesmo diz (a anarquia aqui é "philosophically understood") e conforme fica claro na carta completa. Não vejo nesse dito anarquismo nenhuma dificuldade em enquadrá-lo totalmente na direita. Muito menos em odiar Churchill ou o "imperialismo britânico".

Aliás, Tolkien odiava Churchill mesmo? Eduardo Stark da Tolkien Brasil fez aqui um compilado das falas de Tolkien sobre Churchill, e não me parece ser o caso...

Aqui no Fórum Valinor ninguém politiza Tolkien mesmo, porque ninguém tem feito muita coisa em relação a Tolkien (quer dizer, falta Tolkien e não politização :rolleyes:), mas na internet tem muita gente vendendo que O Senhor dos Anéis, como outras obras nerds (HP, SW, etc.) tem um conteúdo inerentemente anti-direita ou ao menos anti-Bolsonaro. O que não acho que seja verdade, especialmente no caso de Tolkien, que se fosse pra ser politizado, o seria para o lado direito do espectro político. O texto do Imrahil foi um exemplo de manifestação desse tipo e deu gatilho para várias outras.
 
Mas esse "anarquismo" do Tolkien, ligado à crítica ao Estado, não é algo estranho à direita. Está presente no anarcocapitalismo, que tem se tornado relativamente popular, e também algo similar aparece em ideologias conservadoras anti-liberais, como o patrianovismo, carlismo e regressismos do tipo, que tendem a criticar o Estado (liberal, social ou até o absolutista) em favor de uma monarquia com menos poderes e valorização das localidades, o que é algo próximo do ambiente medieval... ainda que não sejam anarquistas em um sentido estrito, até porque Tolkien não parecia sê-lo, como ele mesmo diz (a anarquia aqui é "philosophically understood") e conforme fica claro na carta completa. Não vejo nesse dito anarquismo nenhuma dificuldade em enquadrá-lo totalmente na direita. Muito menos em odiar Churchill ou o "imperialismo britânico".

Aliás, Tolkien odiava Churchill mesmo? Eduardo Stark da Tolkien Brasil fez aqui um compilado das falas de Tolkien sobre Churchill, e não me parece ser o caso...

Aqui no Fórum Valinor ninguém politiza Tolkien mesmo, porque ninguém tem feito muita coisa em relação a Tolkien (quer dizer, falta Tolkien e não politização :rolleyes:), mas na internet tem muita gente vendendo que O Senhor dos Anéis, como outras obras nerds (HP, SW, etc.) tem um conteúdo inerentemente anti-direita ou ao menos anti-Bolsonaro. O que não acho que seja verdade, especialmente no caso de Tolkien, que se fosse pra ser politizado, o seria para o lado direito do espectro político. O texto do Imrahil foi um exemplo de manifestação desse tipo e deu gatilho para várias outras.

Acho importante ressaltar o fato de que o anarcocapitalismo não seja necessariamente uma política direitista. No resto concordo contigo.
 
até porque Tolkien não parecia sê-lo, como ele mesmo diz (a anarquia aqui é "philosophically understood") e conforme fica claro na carta completa. Não vejo nesse dito anarquismo nenhuma dificuldade em enquadrá-lo totalmente na direita.
Sim, ele era "anarquista" do tipo intelectual. Mas Tolkien não confiava em quase ninguém em política, e não se encaixa nas definições de esquerda ou direita na forma como esses termos são usados no Brasil atualmente. Como eu disse, em religião ele era conservador, em política não muito (mas não era liberal nem esquerdista, nem de longe). Como um apaixonado pela natureza, membro de uma minoria religiosa (católicos são e eram minoria na Inglaterra) e com um forte senso moral (julgando sempre as pessoas pelo seu caráter) ele dificilmente seria do tipo que vota cegamente em alguém só por ser desse ou daquele partido ou por se identificar com essa ou aquela ideologia no espectro político, sendo ele definido como conservador ou não (o que pouco importa).

--------------------------------------------------------------------------------------
Desvirtuamos geral esse tópico aqui.
 
Que tópico interessante.

Oito meses de governo, o que vocês têm achado das indicações estritamente técnicas e sem nenhum viés ideológico do governo Bolsonaro?
** Posts duplicados combinados **
Eu sou perseguido pela @Pim :no: Até uma inocente pergunta avaliando os primeiros oito meses de governo, e sofro uma brutal avaliação.
 
Acho que é uma forma inovadora de argumentar.

Oh não! Acho que eu também tomarei um.

Acho prático. Adoro quando vem seguido de um "Não tenho mais paciência para debater com quem não está aberto a mudanças" ou algo do tipo. A pessoa está disposta a perder tempo lendo e avaliando, mas não argumentando. :wall:

___________________

Mas enfim, no balanço dos oito meses vejo um desgaste maior do que o habitual para um primeiro mandato. Um governo que começou com um apoio massivo do congresso e da população, apresenta uma fragilidade grande para um primeiro ano, muito por conta da total incapacidade do presidente de ser articulador de algo. Para um homem que ficou 30 anos no congresso, é impressionante como ele não sabe como lidar com a câmara. Em algumas decisões trabalha como se fosse algum tipo de monarca, sem levar em consideração nada além da sua própria vontade.

A reforma da previdência é o maior feito até o momento, e toda a articulação de votos foi feita pela bancada do DEM e pelo Maia, Bolsonaro só liberou as verbas um dia antes da votação (numa prática que ele sempre criticou, vale lembrar). Fora isso, não vejo muito o que se comentar a favor do governo. O desemprego continua igual, a economia completamente estagnada, e o Bolsonaro segue com discursos pitorescos e agindo como se ainda estivesse em campanha.

Isso sem contar a indicação bizarra do filhinho pra embaixada do Brasil nos EUA, o uso de helicóptero da FAB pelos seus familiares, a forma mal educada como lida com qualquer jornalista que não seja da Record, e como ele xinga a Globo ao mesmo tempo em que aumenta as verbas publicitárias para a emissora carioca. Enfim, o presidente meme segue dando ótimos memes, mas nenhum resultado esperado no que realmente importa. A impressão que passa é que ele esperava que as coisas fluíssem no automático, como se tudo que o Brasil precisasse era de um governo de direita, e mais nada, como se não precisasse de competência, plano de governo, planejamento e articulação com câmara e senado.
 
Eu sou perseguido pela @Pim :no: Até uma inocente pergunta avaliando os primeiros oito meses de governo, e sofro uma brutal avaliação.

Soh cai nessa quem nao te conhece.

Acho que é uma forma inovadora de argumentar.

Oh não! Acho que eu também tomarei um.

Certamente tomou, mas mais por essa provocacao ridicula de quinta serie! E voce acha que vou perder tempo em argumentar com voce ou o @Neithan, chefes do culto Lula Livre ?
 
Então a coisa é mais patética do que eu imaginava. Porque se lesse os posts do Eriadan, ou o que eu posto desde a época da campanha, veria que nós somos muito mais Ciristas do que #LulaLivre. Inclusive sendo xingados por petistas e psolistas, por dizer o óbvio: Lulismo tá morto e o Lula pra política também.

Chamar de petista quem acha o Bolsonaro ridículo não tem sentido algum. Se assim for, até liberais como Ranza e Fëanor serão taxados de petistas.
 
O que nao tem sentido sao esses ataques pessoais seus contra mim. Nem to te reconhecendo mais.
 
@Neithan, o Glenn te ligou? O Araraquara conseguiu novos áudios. Tô saindo do encontro do Foro e te encontro às 8 na casa da Gleisi.

Migx hoje não dá, tenho que ir pro acampamentx do MST em Curitiba, gritar Lula Livre, meu turnx acaba só amanhã às 12:00h, mas a gente se encontra e te levx um pão com mortadela.

#ELENAO #NAOPASSARAO :abraco:

O que nao tem sentido sao esses ataques pessoais seus contra mim. Nem to te reconhecendo mais.

Ataque não, reação. Entro no fórum e recebo uns 10 "Péssimo" sem nenhuma justificativa, comportamento tosco e desnecessário. Se quiser debater política de fato, estamos aí, como fiz com o @Haran Alkarin que tem ideologia quase que oposta à minha, com um carinho todo especial pelo Ciro Gomes, como faço com @fcm também de outro espectro, e @Fúria da cidade e qualquer outro usuário do fórum. Mas ficar com "AIN DISLIKE" do nada só porque a opinião diverge da sua é zuado sim, oras. :kiss:
 
, como faço com @fcm também de outro espectro,
24231810_1501873966526410_1436056250421165981_n.jpg



Brinks... :abraco:
 
Pra mim a indicação do Bozo Filho é o o retrato dos problemas do governo: burrice, egocentrismo e teimosia. Egocentrismo porque o Bolsonaro se vê como dono e personificação do Estado brasileiro: o embaixador em Washington serve representar ele, não o Brasil. Burrice porque a indicação pode até passar no Senado, mas pra isso o governo vai ter que gastar um capital político que ele poderia empregar em outras coisas depois, como tentando passar uma reforma tributária dou o pacote anti-crime do Conje. Se fosse indicado algum embaixador de carreira com a linha que o governo quer seguir, o Bolsonaro conseguiria o resultado que ele quer muito facilmente, e sem esse degaste. Mas ele precisa provar que tá certo, né... Sem contar que ano que vem tem eleição nos EUA, e é bem possivel que os Democratas ganhem e o Dudu tenha que voltar.
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo