1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Governo anuncia inscrição para 12,5 mil bolsas de graduação no exterior

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por ricardo campos, 13 Dez 2011.

  1. ricardo campos

    ricardo campos Debochado!

    13/12/2011 12h04 - Atualizado em 13/12/2011 13h47

    Priscilla Mendes
    Do G1, em Brasília

    O governo federal anunciou nesta terça-feira (13) a abertura das inscrições para 12,5 mil bolsas de graduação em seis países diferentes. Em cerimônia no Palácio do Planalto sobre a regulamentação do Ciência Sem Fronteiras, que visa incentivar brasileiros a estudarem no exterior, a presidente Dilma Rousseff lançou o edital para as inscrições.
    Este é o segundo edital do Ciência Sem Fronteiras, já
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , e que prevê 101 mil bolsas até 2014, das quais 75 mil financiadas pelo governo e 26 mil pela iniciativa privada.


    Os interessados poderão se candidatar a bolsas por meio de chamadas públicas, coordenadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). As inscrições começam nesta terça-feira (13) e vão até 15 de janeiro de 2012. O início das atividades docentes será entre agosto e setembro de 2012.


    As bolsas são para graduação na modalidade sanduíche em instituições de ensino superior dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Itália e França. No caso do Canadá, serão oferecidas 500 vagas para o curso tecnólogo sanduíche (parte no Brasil e parte no exterior), voltado para estudantes de instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica que terão oportunidade de estagiar naquela país.
    Segundo o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), que coordena o programa, a previsão é que, a partir de março de 2012, os estudantes selecionados estejam nos países para os quais se candidataram a fim de iniciarem curso de idioma.O ministro Aloizio Mercadante disse que, a pedido da presidente Dilma, os alunos selecionados poderão fazer três meses de curso do idioma do país de destino antes de embarcar e outros seis meses de estágio na língua já fora do Brasil.
    “Serão ainda de 6 a 8 meses de cursos preparatório – a depender da complexidade da língua - antes do curso docente para aprendizado da língua daquele país”, explicou o ministro.

    O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse ainda que o Capes vai oferecer uma remuneração complementar a professores e pós-graduandos que se disponham a oferecer aula de idiomas aos graduandos interessados em se inscreverem no programa Ciência sem Fronteiras.
    A intenção, segundo Haddad, é “nivelar o jovem da escola pública e o da classe média, que já teve oportunidade de estudar uma língua estrangeira durante sua vida escolar”. O ministro afirmou que o governo tem “cuidado de garantir que esse programa atinja todas as camadas sociais”.

    A presidente Dilma disse que o Ciência sem Fronteiras é um dos principais programas do seu governo e que se “orgulha” da iniciativa.
    Ela afirmou o intercâmbio acadêmico “cumpre um papel essencial de abrir o Brasil para o mundo”.
    “Somos de fato um país muito rico [...], mas o que temos certeza que vamos precisar nos próximos anos é de homens e mulheres muito bem preparados, muito bem capacitados e que tenham condições de permitir que nosso país adentre à economia do conheci sendo capaz de produzir ciência, inovar, absorver tecnologia e transformar”.

    Desempenho no Enem

    A intenção, segundo afirmou a presidente, é que, até 2013, todas as universidades federais possam oferecer curso de idioma – tanto regulares como de férias – para estudantes que tenham atingido ao menos 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e tenham intenção de se candidatar.
    “Isso pode permitir que a gente afirme que esse é um programa que tem na sua base critérios essenciais: primeiro, de mérito e, segundo, para aqueles que atingem o mérito, vamos dar as mesmas oportunidades para assegurar o acesso e domínio de uma segunda língua”, afirmou.

    O ministro Mercadante anunciou que todos os selecionados receberão um computador, notebook ou tablet, o que deverá facilitar os estudos e o contato com a família no Brasil. Ele afirmou ainda que os candidatos não escolhidos poderão se inscrever para futuras chamadas, sem prejuízo na sua inscrição.
    Dentre as vagas oferecidas pela inciativa privada, a Petrobras vai arcar com 5 mil bolsas; a Vale, 1 mil; a Eletrobrás, 2,5 mil; a Confederação Nacional das Indústrias, 6 mil; a Febraban, 6,5 mil e a

    Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústria de Base, 5 mil bolsas.
    O presidente da Capes, Jorge Guimarães, disse que o programa “não para em quatro anos”. “Esse programa não vai ficar limitado aos 4 anos, dado o grande interesse mundial e grande expectativa que criou nos nossos jovens, certamente ele não vai parar em 4 anos”. Segundo Guimarães, o interesse mundial no Ciência sem Fronteira “tem muito a ver com o estágio econômico atual que o Brasil passa”.

    Primeira chamada

    Nesta terça-feira, a presidente anunciou os 1.500 selecionados na primeira chamada pública – lançada em agosto de 2010 - que cursarão graduação nos EUA. Destes, 841 embarcam em janeiro de 2012 e, os demais, em julho de 2012.

    Fonte:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     

Compartilhar