• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Governo anuncia inscrição para 12,5 mil bolsas de graduação no exterior

ricardo campos

Debochado!
In Memoriam
13/12/2011 12h04 - Atualizado em 13/12/2011 13h47

Priscilla Mendes
Do G1, em Brasília

O governo federal anunciou nesta terça-feira (13) a abertura das inscrições para 12,5 mil bolsas de graduação em seis países diferentes. Em cerimônia no Palácio do Planalto sobre a regulamentação do Ciência Sem Fronteiras, que visa incentivar brasileiros a estudarem no exterior, a presidente Dilma Rousseff lançou o edital para as inscrições.
Este é o segundo edital do Ciência Sem Fronteiras, já anunciado pela presidente em julho, e que prevê 101 mil bolsas até 2014, das quais 75 mil financiadas pelo governo e 26 mil pela iniciativa privada.


Os interessados poderão se candidatar a bolsas por meio de chamadas públicas, coordenadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). As inscrições começam nesta terça-feira (13) e vão até 15 de janeiro de 2012. O início das atividades docentes será entre agosto e setembro de 2012.


As bolsas são para graduação na modalidade sanduíche em instituições de ensino superior dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Itália e França. No caso do Canadá, serão oferecidas 500 vagas para o curso tecnólogo sanduíche (parte no Brasil e parte no exterior), voltado para estudantes de instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica que terão oportunidade de estagiar naquela país.
Segundo o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), que coordena o programa, a previsão é que, a partir de março de 2012, os estudantes selecionados estejam nos países para os quais se candidataram a fim de iniciarem curso de idioma.O ministro Aloizio Mercadante disse que, a pedido da presidente Dilma, os alunos selecionados poderão fazer três meses de curso do idioma do país de destino antes de embarcar e outros seis meses de estágio na língua já fora do Brasil.
“Serão ainda de 6 a 8 meses de cursos preparatório – a depender da complexidade da língua - antes do curso docente para aprendizado da língua daquele país”, explicou o ministro.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse ainda que o Capes vai oferecer uma remuneração complementar a professores e pós-graduandos que se disponham a oferecer aula de idiomas aos graduandos interessados em se inscreverem no programa Ciência sem Fronteiras.
A intenção, segundo Haddad, é “nivelar o jovem da escola pública e o da classe média, que já teve oportunidade de estudar uma língua estrangeira durante sua vida escolar”. O ministro afirmou que o governo tem “cuidado de garantir que esse programa atinja todas as camadas sociais”.

A presidente Dilma disse que o Ciência sem Fronteiras é um dos principais programas do seu governo e que se “orgulha” da iniciativa.
Ela afirmou o intercâmbio acadêmico “cumpre um papel essencial de abrir o Brasil para o mundo”.
“Somos de fato um país muito rico [...], mas o que temos certeza que vamos precisar nos próximos anos é de homens e mulheres muito bem preparados, muito bem capacitados e que tenham condições de permitir que nosso país adentre à economia do conheci sendo capaz de produzir ciência, inovar, absorver tecnologia e transformar”.

Desempenho no Enem

A intenção, segundo afirmou a presidente, é que, até 2013, todas as universidades federais possam oferecer curso de idioma – tanto regulares como de férias – para estudantes que tenham atingido ao menos 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e tenham intenção de se candidatar.
“Isso pode permitir que a gente afirme que esse é um programa que tem na sua base critérios essenciais: primeiro, de mérito e, segundo, para aqueles que atingem o mérito, vamos dar as mesmas oportunidades para assegurar o acesso e domínio de uma segunda língua”, afirmou.

O ministro Mercadante anunciou que todos os selecionados receberão um computador, notebook ou tablet, o que deverá facilitar os estudos e o contato com a família no Brasil. Ele afirmou ainda que os candidatos não escolhidos poderão se inscrever para futuras chamadas, sem prejuízo na sua inscrição.
Dentre as vagas oferecidas pela inciativa privada, a Petrobras vai arcar com 5 mil bolsas; a Vale, 1 mil; a Eletrobrás, 2,5 mil; a Confederação Nacional das Indústrias, 6 mil; a Febraban, 6,5 mil e a

Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústria de Base, 5 mil bolsas.
O presidente da Capes, Jorge Guimarães, disse que o programa “não para em quatro anos”. “Esse programa não vai ficar limitado aos 4 anos, dado o grande interesse mundial e grande expectativa que criou nos nossos jovens, certamente ele não vai parar em 4 anos”. Segundo Guimarães, o interesse mundial no Ciência sem Fronteira “tem muito a ver com o estágio econômico atual que o Brasil passa”.

Primeira chamada

Nesta terça-feira, a presidente anunciou os 1.500 selecionados na primeira chamada pública – lançada em agosto de 2010 - que cursarão graduação nos EUA. Destes, 841 embarcam em janeiro de 2012 e, os demais, em julho de 2012.

Fonte:

http://g1.globo.com/vestibular-e-ed...-125-mil-bolsas-de-graduacao-no-exterior.html
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo