• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gótico Mexicano (Silvia Moreno-Garcia)

Melian

Período composto por insubordinação.
1618422128063.png


UM MAL INOMINÁVEL. UMA MANSÃO IMERSA NAS TREVAS. E UMA MULHER CAPAZ DE ENFRENTAR SEUS MAIS PROFUNDOS PESADELOS

Noemí Taboada é uma jovem independente e chique que mora na fervilhante Cidade do México. Entre as manhãs de estudo na faculdade e as noites glamourosas de festas e bailes, ela gosta de passear em seu carro conversível, ouvir música e sonhar com um futuro onde as mulheres possam fazer suas próprias escolhas — e viver grandes aventuras.

A rotina de Noemí muda drasticamente quando seu pai recebe uma carta de sua prima Catalina, recém-casada com um inglês. A carta é, na verdade, um pedido desesperado de socorro, pois Catalina acredita que corre perigo em High Place, a mansão isolada onde vive confinada com o marido e a família dele. Convocada a investigar o mistério na cidadezinha de El Triunfo, Noemí parte com seu batom vermelho, seus melhores looks e uma dose extra de coragem. Mas nem mesmo nossa intrépida heroína estava preparada para os horrores que a esperavam em uma mansão assombrada por um mal abominável.

Em Gótico Mexicano, um dos lançamentos mais aguardados da marca DarkLove, a escritora Silvia Moreno-Garcia combina elementos reconhecíveis do legado gótico — a mansão imponente e assombrada, a paisagem envolta em uma densa neblina, o cemitério gélido e fantasmagórico — com o colorido vibrante de uma protagonista corajosa que desafia o estereótipo da mocinha frágil, à espera de um salvador que a resgate do perigo.

Embora a trama se passe na década de 1950, a escrita de Moreno-Garcia aborda e problematiza pautas contemporâneas, como o combate à influência nociva do patriarcado, discriminação racial, xenofobia e relacionamentos abusivos. Na trama de Gótico Mexicano, também há espaço para a desconstrução da representação caricatural dos personagens latinos que, segundo a autora, “em geral são representados como imigrantes sofridos e incultos”.

Finalista do Bram Stoker Awards 2020, eleito o melhor livro de horror no Goodreads Choice Awards 2020, escolhido como um dos favoritos do ano de publicações como New Yorker, Washington Post, Book Riot, Library Journal, Electric Lit, Vanity Fair, Marie Claire, além de best-seller do New York Times, Gótico Mexicano vai virar série de tv pela Hulu, com produção executiva da própria autora.

Silvia Moreno-Garcia, que tem uma dissertação de mestrado sobre H.P. Lovecraft e já editou antologias inspiradas em sua obra, prova que um romance de horror adulto pode ser, ao mesmo tempo, fiel ao legado dos clássicos e original. Neste livro, ela presta homenagem a clássicos como O Morro dos Ventos Uivantes, Rebecca, Jane Eyre e a obra de Lovecraft, e nos conduz por um universo soturno permeado por mistérios, pesadelos vívidos e ameaças monstruosas absolutamente originais. Uma leitura intensa e inesquecível.

Fonte.


Li comentários animadores sobre o livro, que parece ter muita coisa pela qual eu me interesso. Acontece que o preço é um cadinho salgado, e ainda tem o frete. Por isso, não é algo que eu vá comprar num futuro próximo, porque não vou fazer nenhuma conta até receber meu primeiro pagamento.

Alguém aqui já leu? Pretende ler? Tô muito interessada, mesmo, no livro.
 
A última vez que comprei um livro assim no impulso, pelo hype, foi o Lovecraft Country.
Nem li ainda, mas a série me deixou com pouca vontade. De Lovecraft não tinha nada :lol:

Prefiro esperar o seu veredito.
 
A última vez que comprei um livro assim no impulso, pelo hype, foi o Lovecraft Country.
Nem li ainda, mas a série me deixou com pouca vontade. De Lovecraft não tinha nada :lol:

Prefiro esperar o seu veredito.
Sério? Eu eu com vontade de assistir a série só por ser do mundo Lovecraft.
 
Sério? Eu eu com vontade de assistir a série só por ser do mundo Lovecraft.
Tem nada de Lovecraft naquilo rs.
Não digo que seja uma série ruim; talvez você até curta. Só não vá esperando algo lovecraftiano. Tem uma seita maluca que lida com magia, viagem no tempo e uma criatura mitológica (?) japonesa.
 
Óia aí, @Melian , uma resenha sobre o livro. Eu sei que é meio inútil quando já se está determinado a comprar e ler o livro, mas em todo caso fica a sugestão para quem ainda está em dúvida:


(Parece ser um blogue bacaninha também; ao menos é bem escrito, o que já é muito em se tratando de blogues de resenhas rs)
 
Acabei de efetivar a compra, gente. :amor:
Se eu não tomar cuidado, vou precisar parar de comer para comprar meus livrinhos, porque o trem fica muito fácil com esse negócio de pagar com pix. Misericórdia, Senhor!
 
Como eu leio uns dez livros ao mesmo tempo, sempre demoro para atualizar os trem tudo. Acontece que, neste fim de semana, tô lendo um cadinho de Gótico Mexicano (tá, amanhã, eu começo a reler Drácula), e não é que tô gostando? Ainda tô no início, mas a atmosfera gótica tá lá, e a protagonista começa a ganhar profundidade, por intermédio dos diálogos que tece, assim que chega à casa da prima.
 
E lá vamos nós, de novo, com o Gótico Mexicano. O livrinho não aguenta mais ser preterido, coitado. E, não, ele não tem ficado de lado por ser ruim, é por causa da minha mania de começar a ler um tanto de livro ao mesmo tempo. Ontem, reli o primeiro capítulo do livrinho da Silvia Moreno-Garcia. Agora, vai, minha gente! :issoaih: #FimDeSemanaTrevoso.
 
li no ano passado e gostei bastante. :yep:

em nota relacionada, dia desses estava procurando um livro da minha infância* e acabei cruzando com um artigo escrito pela silvia moreno-garcia defendendo a ideia de que o noir doméstico (girl on the train, gone girl e todas as outras girls) é meio que uma derivação dos romances góticos da década de 60. vou deixar um link aqui porque dá uma visão boa do que a autora entende como gótico >> https://crimereads.com/gothic-romance-domestic-noir/

____________
*contei a história numa thread no twitter tem uns dias >>
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo