1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Gothmog tinha Asas?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Gothmog, 24 Abr 2005.

1. Gothmog

Gothmog Usuário

Gothmog tinha asa?

vejam o inicio da minha duvida:

nun texto da sessão Arda diz o seguinte:

Gothmog - Senhor dos Balrogs
    Datas: Entrou em Arda em seu início; morto em 510 (Primeira Era)
    Raça: Ainur
    Divisão: Maiar (do tipo conhecido como Balrogs)
    Títulos: Alto-capitão de Angband, Senhor dos Balrogs

Alto-capitão de Angband e Senhor dos Balrogs, Gothmog foi o assassino de Fëanor e de Fingon. Ele foi destruído durante a Queda de Gondolin por Ecthelion.

Já um outro texto diz o seguinte:

Sim, Balrogs têm asas... de cerca de 1940 em diante.

Sim, Barlog voam... pelo menos desde 1940 em diante, talvez 1948 em diante, ou possivelmente de 1952 ou perto disso em diante.

Afinal Ele tinha Asas ou ñ?

2. Shantideva

Shantideva Adoro elfos ruivos!

Ao lado da questão sobre quem é Tom bombadil, a questão se Balrogs têm ou não asas, é uma das mais controversas e discutidas pelos fãs do mundo inteiro....

Aí vai um link interessante...

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

E vale procurar mais na seção de textos e ensaios da Valinor:

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Seja bem vindo! :D

3. Excluído028

Excluído028 Excluído a pedido

Voltamos à velha questão:" Balrogs têm asas?" Olha Gothmog, eu não posso te afirmar com certeza que sim ou que não. Eu, particularmente, acredito que sim, embora não pudessem voar, assim como algumas aves como o avestruz têm asas e não voam. Pois se tivessem asas, diriam alguns, por que aquele balrog que lutou com Gandalf não voou? Ou eles tinham asas mas não podiam voar ou Gandalf poderia ter impedido.
    Espero que não tenha ficado confuso. :roll:

4. Gothmog

Gothmog Usuário

eu pergintei exatamente por acriditar que não pq ele é de um +- 1400 anos anytes de os balrogs terem asas segundo o texto

5. Arnostalion ¥

Arnostalion ¥ Usuário

Aiya

Você poderia me dizer onde viu aqueles trechos que dizem que os Balrogs tem asas? Não lembro de ter visto em nenhuma obra de Tolkien.

6. Nilmë

Nilmë Usuário

Bom eu nunca vi em nenhum texto de tolkien ou em suas obras c balrogs tinham asas, mais acredito que n possuiam ou possuiam e n podiam usalas eh uma pergunta q nunca será respondida ao menos que achem algum texto de tolkien revelando c balrogs tinham ou n asas :o?:

7. Estranho

Estranho Dancer

Eu me pergunto por que tantas pessoas se perguntam se Balrogs tem ou não asas. Afinal, se eles têm asas ou não, não importa, eles não voam. Se eles as tinham, elas não eram funcionais... Nenhum texto do Professor mostrava os Balrogs voando ou coisa parecida. Aliás Gothmog, onde você viu essas informações sobre os balrogs terem asas?

É por isso que eu sempre lembro de uma frase que eu vi no extinto site JovemNerd:

"Para todos os efeitos, eu sou uma galinha flamejante"
    Balrog de Moria para Gandalf.

8. Imadofus

Imadofus Banana Hammock!

Na verdade esse texto que ele citou no post dele é do Michael Martinez, não é 100% válido com Tolkien.

Eu pessoalmente acredito que Gothmog, assim como todos os outros Balrogs, não tinham asas, mas essa questão é muito controversa e nem eu nem niguém pode dar uma palavra definitiva.

9. Fëanor

Fëanor Fnord Usuário Premium

10. Peregrino

Peregrino Estrela de Valinor

11. Aldamar

Aldamar Creating a shining future...

Acho que Balrogs não voam não, no texto A Queda de Gondolin fala que eles ficaram esperando fora dos portões, se eles pudessem voar eles teriam simplesmente voado... e o Balrog de Moria não teria caído, teria só voado.

12. Morpheu

Morpheu Chato

En Taro Adun!

Realmente não faz o menor sentido os balrogs poderem voar e não o fazerem em Moria e também no Cirith Thoronath.

Quanto a trechos que falam de asas, tem um bem confuso no SdA, A Sociedade do Anel, Livro II, Capítulo V: "O inimigo parou outra vez, enfrentando-o, e a sombra à sua volta espalhou-se como duas grandes asas." E depois: "Avançou devagar para a ponte, e de repente saltou a uma enorme altura, e suas asas se abriram de parede a parede..."

Ou seja, não é possível determinar exatamente, creio eu, se "asas" eram o formato da sombra do balrog ou se ele realmente tinha asas. Porque não faz sentido eles terem asas se não podem voar, já que são Maiar em forma corpórea. Talvez tenha algo sobre o assunto nos escritos de Tolkien...

Abraços,

Turkáno Erutur

13. Elrond Meio-Elfo

Elrond Meio-Elfo Usuário

Pra mim faz muito sentido. Primeiro que em Moria o Balrog simplesmente não queria voar. Quando se tem dois inimigos imortais super-poderosos lutando um contra o outro, a última coisa que eles vão se preocupar é salvar a própria pele. Um queria era a destruição do outro. No final os dois se destroem.
    E segundo que no ataque a Gondolin se os Balrogs chegassem voando tal qual uma "tempestade de fogo" aí a invasão não seria uma invasão surpresa concorda? Os Noldor poderiam matar os Balrogs e fugir antes que os orcs chegassem. Mas não, eles se aproximaram de Gondolin e cercaram a cidade enquanto estavam todos festejando e despreocupados com a vida. Depois que começou a invasão quem pode dizer que um Balrog ou outro não entraram voando para dentro da cidade? Por que não? :wink:

14. Shantideva

"Avançou devagar para a ponte, e de repente saltou a uma enorme altura, e suas asas se abriram de parede a parede..."

Esse trecho pra mim não deixa dúvidas que pelo menos o balrog de moria tinha asas, e se não vôou é pq não quis. Mas os de Gondolin, ninguém sabe, talvez não tivessem, já que a queda de Gondolin foi um dos primeiros contos de toda a mitologia Tolkieniana...acho que Tolkien pode simplesmente ter mudado de idéia em relação aos Balrogs...

15. Fingolfin

Fingolfin Feitiço de Áquila

Ah se tudo fosse simples assim. Um estudo mais detalhado sobre esta frase mostra que possivelmente não passou de uma metáfora.

Mas quem sou eu pra defender isso... eu creio q os balrogs tem asa.

16. Morpheu

Morpheu Chato

En Taro Adun!

Seu raciocínio para mim não tem lógica, porque bastava o balrog voar para fora do abismo e deixar Gandalf despencar, e, se não morresse na queda, ia morrer perdido nos caminhos profundos de lá. O balrog flamejante teria de ser muito tolo para querer continuar lutando num lugar molhado e que só ele conhecia (Gandalf só conseguiu sair de Moria seguindo o próprio balrog), e os balrogs são muito espertos, pelo que se pode depreender das outras citações deles, cf. O Silmarillion, Capítulo XX: "E [Fingon] lutava com Gothmog até que outro balrog veio por trás e lançou um círculo de fogo à sua volta. Gothmog então o atingiu com o machado negro."

E não é da invasão de Gondolin que eu estou falando, mas da luta entre Glorfindel, líder da Casa da Flor Dourada de Gondolin, com um balrog na Cirith Thoronath (Fenda das Águias), na qual Glorfindel se atirou com o Balrog para dentro do abismo que margeava a passagem, cf. O Silmarillion, Capítulo XXIII.

Mas preste atenção na citação imediatamente anterior que eu fiz: "O inimigo parou outra vez, enfrentando-o, e a sombra à sua volta espalhou-se como duas grandes asas." Pode ser apenas uma metáfora, como diz Fingolfin (o do Fórum... :gotinha:)

Abraços,

Turkáno Erutur

17. Fëanor

Fëanor Fnord Usuário Premium

Na verdade, há duas perguntas distintas nisso. A primeira é: Os Balrogs tinham asas?
    A segunda é: Os balrogs voavam?

Para a primeira questão, eu creio que sim.
    Para a segunda, eu tenho praticamente certeza que não

Mas nada disso pode ser comprovado com 100% de certeza, como já é sabido.

18. Shantideva

Eu prestei atenção na citação sim, a primeira frase parece uma metáfora, mas a segunda não. E isso é muito claro.

Na segunda frase é dito com todas as letras e sem dúvidas: " Avançou devagar para a ponte, e de repente saltou a uma enorme altura, e suas asas se abriram de parede a parede..." isso pra mim não parece uma metáfora, nem a 1km de distancia.....

Já a primeira frase parece uma metáfora: "O inimigo parou outra vez, enfrentando-o, e a sombra à sua volta espalhou-se como duas grandes asas." . O como que vc fez tanta questão de evidenciar é o "x" da questão, tanto pode significar que uma sombra se espalhou pelas costas do balrog e assim parecia(deu a antender) que ele tinha asas, ou então ele realmente tinha asas, e quando elas se abriram pareciam 2 grandes sombras(como se nao fossem reais).

O q me faz acreditar que este balrog tinha asas, é que apesar da primeira frase dar apenas uma "sugestão" de que o balrog tivesse asas, a segunda diz claramente que ele as tinha..

19. Haran Alkarin

Haran Alkarin Usuário

Sem falar que nesse trecho o narrador pode assumir a visão das personagens, pois o que elas viam não eram duas asas, e sim a sombra de duas asas. Isso não diz necessariamente que não se tratavam de duas asas.

Alias, não creio nessa de criar uma sombra para assustar. Se ele tivesse esse dom, ele assumiria sombras muito mais assustadoras do que duas asas, como membros múltiplos ou várias outras possibilidades.

20. Lordpas

Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

Bom, vou fazer algo que possa dar um "upgrade" na questão "asas"...

Trata-se de um texto postado na Lista de Discussão Valinor por Mr. Enerdhil e diante da situação creio que ele não se importará de eu usa-lo aqui:

(Recomendo aos que tiverem paciência lerem... é um texto beeeem interessante)

Compartilhar