• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gothmog era homem ou orc?

Se fosse um humano, não seria possível Sauron usar um dos primeiros anéis feitos pelos elfos de Eregion para controlá-lo? Gandalf diz não saber o paradeiro desses anéis, acho possível que Sauron, após invadir Ost-in-Edhil, tenha tomado posse dos "anéis-teste", na falta de denominação melhor.

Como ninguém sabe exatamente o que esses anéis-teste faziam, é possível que Sauron tenha os corrompido e dado à alguns homens, talvez um para o Boca de Sauron e outro para Gothmog, caso este fosse um humano.

Enfim, só suposições XD
 
Mas se eles eram apenas "protótipos" não seria plausível que eles fossem mais fracos que os Nove?

E se eram mais fracos não é plausível que Gothmog fosse mais fraco que Khamûl?

E se Gothmog era mais fraco que Khamûl não era plausível que Khamûl fosse o segundo?
 
Mas Khamûl estava em Dol-Guldur nessa época, haviam quatro ou cinco nazgûl no Pelennor, se minha memória não falha.

Não imagino o motivo de Gothmog ser o segundo com outros nazgûl por lá, a não ser que esses outros nazgûl não fossem tão "independentes" quanto Khamûl e o Rei-Bruxo, ou seja, não tivessem a mente tão livre para tomar decisões como os dois nazgûl líderes, esses outros nazgûl poderiam se virar sozinhos, mas não seriam bons comandantes, isso explica a necessidade de um Gothmog com anel protótipo na retaguarda "tomando conta" dos homens com machados, variags e outros servos.
 
Mas Khamûl estava em Dol-Guldur nessa época, haviam quatro ou cinco nazgûl no Pelennor, se minha memória não falha.

Certeza?

Olha aqui:
Thain's Book disse:
Nothing further is known about Khamul's individual actions during the War of the Ring. The Nazgul took part in the siege of Minas Tirith and the Battle of the Pelennor Fields, where the Lord of the Nazgul perished on March 15, 3019. Khamul most likely became the leader of the Nazgul at that time.

----------------
Now playing: AC/DC - Problem child
via FoxyTunes
 
Por fim, ele poderia ser um ainu corrompido mas não acredito que um maia corrompido se contentaria em servir (Servant in heaven, king in hell). Dessa forma Sauron possivelmente evitaria isso por medo de um possível rival.

Alguns pequenos Maiar, ainda no tempo de Morgoth, utilizaram corpos de Orcs para viverem. Imagina que um deles tinha sobrevivido até ao tempo de Sauron! Este poderia facilmente leva-lo a servi-lo como tinha servido o mestre... É uma possibilidade...

Se fosse um humano, não seria possível Sauron usar um dos primeiros anéis feitos pelos elfos de Eregion para controlá-lo? Gandalf diz não saber o paradeiro desses anéis, acho possível que Sauron, após invadir Ost-in-Edhil, tenha tomado posse dos "anéis-teste", na falta de denominação melhor.

Tá aí uma explicação que gostei! :)
Realmente, os tais anéis teste poderiam ser o que fazia o (possivelmente) humano, ser controlado.

Quanto à discussão sobre Khamûl! Se formos a pensar por aí, todos os espectros eram mais poderosos que quaisquer outros servos de Sauron! Se um morresse, o segundo (Khamûl) subiria ao poder! E depois da queda deste, outro, e por aí adiante até acabarem os espectros! :lol:

Se pensarmos assim, Gothmog poderia ser outro nome para um Espectro, ou mesmo para Khamûl, apesar de eu acreditar que este estava em Dol Guldur ou até mesmo no Norte, observando a Batalha de Dale.

Siegfried disse:
Falha de memória, enfim, valeu por me corrigir =P

Bem, minhas teorias acabaram, enfim.

Cara, num acho que aquela citação te tire a razão! NADA É DITO! Mas podemos imaginar que alguém ficaria em Dol Guldur ou no Norte, e muito provavelmente, seria um Espectro!
 
Khamûl era o guardião de Dol Guldur e se não estiver enganado, acho que não estava na Batalha dos Campos de Pelennor.

É dito que todos os nazgûl estavam em Pelennor?

Dúvido muito que homens sejam subordinados de orcs, cada raça tinha seus comandandes, mas Gothmog era o comandante geral de Minas Mórgul e líder dos exércitos de Sauron em Pelennor. Se o Rei Bruxo foi morto, porque outro nazgûl não tomou o controle dos exércitos? Fica claro aí que ele (Gothmog) não era espectro e sim um homem, um possível númenoriano negro como foi Boca de Sauron, um homem númenoriano corrompido.
 
Mas com o poder vem a ganância e o desejo de mais poder.

Um dia Sauron não teria mais moeda de troca.

E aí?

E aí Sauron utilizaria o medo! Sim... duvido que um de seus servos se rebelasse contra o Senhor do Escuro.


Mas voltando ao assunto do tópico, pelos argumentos já apresentados, eu acredito que Gothmog seja um cruzamento entre humanos e orcs.
 
Talvez um cruzamento de huamno e uruk e com um anel teste, o cruzamento facilitara ainda mais o corrompimento total da criatura.

Enfim, to começando a viajar demais nesse tópico :roll:
 
Não acho que fosse um orc mas sim um homem ou se for algo mais, talvez um daqueles seres corrompidos por Melkor no início dos tempos. Mas esta hipótese também é difícil de afirmar pois não consigo ver um maia servindo a outro maia.
 
O medo não impedia os orcs de xingarem Sauron sempre que podiam.

Com certeza não impediria alguém mais poderoso de se revelar contra ele.

Thalion, eu acho que o medo de Sauron poderia manter seus servos sob controle. Os orcs não xingariam seu mestre se acreditassem que seriam punidos e que ele, invariavelmente, saberia que fora xingado (o olho que tudo vê).

Certamente se alguém mais poderoso se levantasse contra Sauron, este certamente tremeria. Mas será que este ser "mais poderoso" se levantaria contra Sauron? Será que este ser mais poderoso estaria tão confiante assim de si mesmo a ponto de tomar uma atitude tão audaciosa?

Não é incomum alguém fraco manter o poder sobre seres mais fortes, desde que o senhor, o líder, pareça ser forte e mantenha punho firme.

Sauron poderia governar a todos desde que mantivesse a fama de mau!
 
Thalion, eu acho que o medo de Sauron poderia manter seus servos sob controle. Os orcs não xingariam seu mestre se acreditassem que seriam punidos e que ele, invariavelmente, saberia que fora xingado (o olho que tudo vê).

Certamente se alguém mais poderoso se levantasse contra Sauron, este certamente tremeria. Mas será que este ser "mais poderoso" se levantaria contra Sauron? Será que este ser mais poderoso estaria tão confiante assim de si mesmo a ponto de tomar uma atitude tão audaciosa?

Não é incomum alguém fraco manter o poder sobre seres mais fortes, desde que o senhor, o líder, pareça ser forte e mantenha punho firme.

Sauron poderia governar a todos desde que mantivesse a fama de mau!



Faço das suas palavras,as minhas...
Se a "propaganda" não é tudo, é quase tudo!
 
Thalion, eu acho que o medo de Sauron poderia manter seus servos sob controle. Os orcs não xingariam seu mestre se acreditassem que seriam punidos e que ele, invariavelmente, saberia que fora xingado (o olho que tudo vê).
Mas, sinceramente, acho que eles sabiam sim. E que Sauron sabia e usava isso como uma forma de extravasar... De aquela raiva não ficar muito tempo guardada e acabar sendo canalizada de forma a ser mais perigosa que simples xingamentos.

Certamente se alguém mais poderoso se levantasse contra Sauron, este certamente tremeria. Mas será que este ser "mais poderoso" se levantaria contra Sauron? Será que este ser mais poderoso estaria tão confiante assim de si mesmo a ponto de tomar uma atitude tão audaciosa?
Com toda certeza todos os servos de Sauron tinham plena certeza que, sozinhos, nunca iriam derrotar seu senhor. Mas e se eles conseguissem juntar mais um bom número de oprimidos, que já tinham uma certa raiva de Sauron, e o enfrentassem?
Seria difícil, tanto dessa rebelião efetivamente acontecer quanto de Sauron ser derrotado, mas acredito que isso poderia, sim, acontecer.
 
Será que foi um erro de Tolkien não especificar a raça de Gothmog?
Já pesquisei sobre isso mas não fala nos livros a raça de Gothmog, mas achop que ele não é um Orc, por que ele ja existia antes de Sauron criar o ezercito de Orcs.
Não estou falando que só depois de Sauron que os Orcs comessaram a aparecer, mas Gothmog é do tipo de perssonagem que tem sua historia e tao, já os Orcs, poucos são importantes.
 
Mas, sinceramente, acho que eles sabiam sim. E que Sauron sabia e usava isso como uma forma de extravasar... De aquela raiva não ficar muito tempo guardada e acabar sendo canalizada de forma a ser mais perigosa que simples xingamentos.


Com toda certeza todos os servos de Sauron tinham plena certeza que, sozinhos, nunca iriam derrotar seu senhor. Mas e se eles conseguissem juntar mais um bom número de oprimidos, que já tinham uma certa raiva de Sauron, e o enfrentassem?
Seria difícil, tanto dessa rebelião efetivamente acontecer quanto de Sauron ser derrotado, mas acredito que isso poderia, sim, acontecer.

Concordo plenamente, Thalion! Se todos se unissem, certamente Sauron cairia!

É dito em O Retorno do Rei que as fortalezas de Mordor não tinham a intenção de manter os inimigos fora dos domínios de Sauron, mas sim manter os escravos lá dentro.

É inegável que os escravos do Senhor do Escuro poderiam se rebelar e, se dominassem os poucos servos que atendiam aos chamados de Sauron por "prazer", digamos assim, eles seriam vencedores.
 
Eu acho estranho ver um orc como líder supremo depois do Rei Bruxo de Angmar das forças de Minas Mórgul, Harad e Khând.

Vejo Gothmog como um númenoriano negro assim como Boca de Sauron.

Já no achismo, poderia ser um dos nazgûl, mas é algo fora de cogitação.
 
Será que foi um erro de Tolkien não especificar a raça de Gothmog?
Já pesquisei sobre isso mas não fala nos livros a raça de Gothmog, mas achop que ele não é um Orc, por que ele ja existia antes de Sauron criar o ezercito de Orcs.
Não estou falando que só depois de Sauron que os Orcs comessaram a aparecer, mas Gothmog é do tipo de perssonagem que tem sua historia e tao, já os Orcs, poucos são importantes.


Tipo, achei meio confuso o teu post, Andrenui, acho que esse Gothmog que tu citou que existia antes de Sauron criar o exército de orcs é o Gothmog senhor dos balrogs de Morgoth, o Gothmog servo de Sauron é outro, pois o Gothmog balrog foi morto por Ecthelion durante o cerco de Gondolin, na Primeira Era.

Enfim, se dei uma de autista, me indiquem pra prêmio FAIL do segundo semestre do ano =P
 
será que ele poderia ser um Maiar...corrompido na época de Melkor...e que 'usava um corpo' de Orc?e por esse motivo ser um importante comandante de Minas Morgul?

ou eu to viajando muito ? =]
 
Última edição:
Tipo, achei meio confuso o teu post, Andrenui, acho que esse Gothmog que tu citou que existia antes de Sauron criar o exército de orcs é o Gothmog senhor dos balrogs de Morgoth, o Gothmog servo de Sauron é outro, pois o Gothmog balrog foi morto por Ecthelion durante o cerco de Gondolin, na Primeira Era.

Enfim, se dei uma de autista, me indiquem pra prêmio FAIL do segundo semestre do ano =P

Trechos retirados do Silmarillion:

(...) Ali, nos confins de Dor Daedeloth, a terra de Morgoth, Fëanor foi cercado, com poucos amigos a seu lado. Lutou por muito tempo, sem desanimar, embora estivesse envolto em chamas e com muitos ferimentos. Finalmente, porém, foi derrubado por Gothmog, Senhor dos balrogs, que Ecthelion mais tarde matou em Gondolin.

(...) Foi um encontro sinistro. No final, Fingon estava só, com sua guarda toda morta ao redor. E lutava com Gothmog até que outro balrog veio por trás e lançou um círculo de fogo à sua volta. Gothmog então o atingiu com o machado negro, e uma chama branca saltou do elmo de Fingon quando se partiu. Assim caiu o Rei Supremo dos noldor.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo