1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Gostei desta notícia

Tópico em 'Idiomas Tolkienianos' iniciado por Lingwilóke, 21 Mar 2004.

  1. Lingwilóke

    Lingwilóke Usuário

    Gostei desta notícia que li em um site da Galiza (a região da Espanha cuja língua é uma irmã mais velha da nossa):

    "No Colégio Técnico Turves Green de Birmingham os estudantes podem agora receber aulas da língua élfica criada por J. R. R. Tolkien para a sua conhecida obra 'O Senhor dos Anéis'. Com isso pretende-se, segundo afirma a coordenadora do curso Zainab Thorp, promover a autoestima dos rapazes desenvolvendo algumhas habilidades complexas. E tudo polo simples prazer de aprender um novo idioma, umha vez que este tipo de ensinanças nom parece ter grande demanda no mercado laboral.
    Tolkien, filólogo de formaçom e especialista em línguas antigas, delineou várias línguas artificiais para os diferentes povos que aparecem nas suas sagas, sendo a língua dos elfos a mais conhecida de todas. O élfico conta com dous dialectos, o sindarin, que é a variedades ministrada no centro e que está inspirada no galês, e o quenya, sendo este último de carácter mais formal e mais relacionado com o finês. As pessoas interessadas neste curioso idioma tenhem à sua disposiçom um curso de élfico sindarin em língua portuguesa: Sindarin - a Língua Nobre."


    Quem me dera estudar nessa escola...
     
  2. Turgon

    Turgon 孫 悟空

    ohhh quem me dera estudar ai tb...seria bom aprender uma lingua dessas eu estou tentando aprender por conta essas linguas mas com um prof seria melhor mesmo.... :mrgreen:
    o bom dessa lingua que naum é injuativa como o ingles.....o lingua chata...... :x :x
    jah pensou falar como um elfo seria muito loko........ :mrgreen: :mrgreen:
     
  3. Heruhyarmen

    Heruhyarmen Usuário

    Q rox... Muito doido... se eu fo dono de uma escola alguma vez tb vo fazer isso aí... Seria legal se eles aplicassem esse sistema mais amplamente... Já imagino? Seria muito legal. :mrgreen:
     
  4. Ephemera

    Ephemera Usuário

    Gente eu nao acho isso muito legal naum, é uma coisa fora do real... eu ia gostar claro porque me interesso por tolkien mais acho q isso é meio falta de noçao desses lugares, nao tem mais o que fazer vamos ensinar elfico, uma llingua que nao é usada e nem mesmo completa! :o?:
     
  5. Tauraherion

    Tauraherion The eyes of truth

    Latim tb não é mais usada....
     
  6. FendiOrc

    FendiOrc Usuário

    Hehehehe...

    Bela iniciativa, será que vai ser adotada por mais alguma escola?

    FendiOrc
     
  7. Thais Tûk

    Thais Tûk (avulsa)

    Bom, se fosse só por isso, nenhum de nós estaria aqui. :)

    Acho que a cultura jamais é inútil. O acúmulo de conhecimentos só faz bem, especialmente com assuntos que gostamos. Essa coisa de "utilidade" faria de nossa vida um inferno, se resolvêssemos apenas ver por esse lado tudo. Não existiriam músicos, atores, circenses, poetas.. Porque "não dá dinheiro". Minha avó sempre me diz: "Pra que você lê tantas vezes esses livros?" - Pode não ter nenhuma "utilidade" pra ela, ou no dia a dia, mas me faz um bem danado. Logo... :obiggraz:

    Se quisermos fazer só o que é "útil", ficaremos loucos.
     
  8. Little Fairy

    Little Fairy Usuário

    Concordo...Além do mais, eles estudam tbém para desenvolver a afinidade lingüística, não só para entrar no mercado de trabalho ou coisa parecida...
    Só acho que aqui no Brasil, não daria certo pq,malas escolas dão inglês direito...Sou até a favor da volta doLatim nas escolas...Quem dirá outros idiomas...
     
  9. FendiOrc

    FendiOrc Usuário

    Se for por aí...

    Latim é uma língua que ninguém mais fala também, mas eu acredito que seria muito bom se fosse reimplantado nas grades curriculares escolares.

    E outra, o élfico está sendo ensinado para desenvolver a capacidade linguística e de raciocínio dos alunos, se apoiando em um provável interesse maior dos mesmo devido à natureza do idioma, que foi criado para servir à obra, tamanha era a atenção à riqueza de detalhes do autor que, antes de qualquer coisa, era um grande filólogo.

    FendiOrc
     
  10. Thorondil

    Thorondil Usuário

    Putz... Falou e disse. :wink: :clap:
    Antes de eu começar a estudar um pouco do Sindarin, achava que as palavras não tinham as suas próprias origens. Com o élfico eu aprendi muito quanto à composição das palavras, nomes, e tudo mais. Não acho necessário que incluam a língua no currículo, mas acho que o aprendisado dessa língua está, pelo menos pra mim, somente no prazer de conhecê-la, interpretá-la, e dominá-la (no meu caso, ainda um pouco longe :) ).

    Navaer, mellyn-e-laim! :wink:
     
  11. Lingwilóke

    Lingwilóke Usuário

    Se só o que tem "uma importância real" você levado em conta, as ciências, inclusa a Lingüística, não avançariam.
     
  12. guespectro

    guespectro Usuário

    putz se na minha escola tivesse aula de quenya eu so tiraria dez... hehehe e nao essas notas que geralmente custumo tirar... sorte de quem esta naquela escola... :mrgreen: so que nos tambem podemos estudar quenya !!! pela valinor... hehehe 8-)
     
  13. Fëanor

    Fëanor Fnord Usuário Premium

    Teriamos de agradecer aos Valar se pudessemos ter uma chance dessas..... e para completar daí soh faltaria uma universidade ensinando a linguistica geral de Tolkien, entre outras koisas! isso naum eh apenas sonho... ha uma dessas na Nova Zelandia!! :D ahh... kem me dera! :roll:
     

Compartilhar