1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Eleições 2006 Golpismo???

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Edrahil, 30 Out 2006.

  1. Edrahil

    Edrahil Usuário

    Há um certo movimento para que o Lula não seja empossado. Alguns chamam de golpismo, outros dizem que seria a mais pura aplicação da legislação eleitoral.

    Para começar, devemos ver como seria a situação:

    1. Se fosse o caso de se aplicar a legislação eleitoral em algum caso específico, e em razão disso a candidatura ser cassada, não vejo como golpismo, mas sim aplicação da regra do jogo.

    2. Se for o caso de se criar algo para que ele não assuma, aí sim é golpismo.

    Mas temos um grande problema. O Lula teve grande votação, e a poplação não votou na ignorância, votou consciente de todos os erros cometidos pelo presidente e pelo seu partido (e aliados).

    Então, a população aceitou tudo isso quando votou nele. Apesar da regra do jogo (processo eleitoral) ter punições para aqueles que não a segue, acho que impedir a posse do Lula teria cheiro de golpismo, já que a população que votou nele aceitou o modo de proceder.

    Ou seja, na minha opinião não acredito que seria legítimo impedir a possse do sujeito, eis que quem votou nele o fez de sabendo do risco.

    A questão que fica é: nesse caso, em havendo a cassação da candidatura, tu acha que seria golpismo?
     
  2. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

    acho que tu pode perder as esperanças. :lol:
     
  3. Tisf

    Tisf Delivery Boy

    Mas ele seria cassado pelo quê?
     
  4. Edu

    Edu Draper Inc.

    É, também não entendi.
     
  5. Jango

    Jango Branca! Branca! Branca!

    Estado de direito.
    Cumpra-se a lei.
    O que o juiz decidir está decidido.
    Para o bem ou para o mal.
     
  6. Edrahil

    Edrahil Usuário

    Na verdade, prefiro que não ocorra. Tu não leu direito?

    Existe um certo movimento com o intuito de que Lula não seja diplomado, em função das acusações envolvendo o dossiê. A alegação seria de que como membros da campanha dele estavam envolvidos, e ainda, dependendo da origem do dinheiro, a candidatura poderia ser cassada.

    Sim, isso é verdade. Mas nesse caso, não seria estranho?
     
  7. Vovin

    Vovin Steve Vai, The Mars Volta

    Aprendam a perder.
     
  8. Jango

    Jango Branca! Branca! Branca!

     
  9. Alanië

    Alanië Usuário

    Não é essa a questão.

    A questão é de se fazer justiça, independente de quem quer que seja.
     
  10. Silenzio

    Silenzio Visitante

    Bora para o tapetão
     
  11. Fafa

    Fafa Visitante

    Se conseguissem impugnar o mandato de Lula, o que é improvável, só as instituições burguesas (como a Justiça) e a pseudo-democracia sairiam deslegitimadas, o que é bom.


    Desde de que estejam contidas no Livro Vermelho de Mao.
     
  12. pug

    pug Usuário

    Não tem essa. Foi uma péssima escolha, mas a vitória em si foi legítima. Torçamos para que o desastre seja o menor possível, etc.

    Democracia no Brasil só vai funcionar quando combrarem uns 500 reais por voto. "Quer dar palpite é, sabichão? Passa quinhentinhos aí."
     
  13. Edu

    Edu Draper Inc.

    Para simplificar a coisa, poderia ser assim: "Você tem uma Jacuzzi em casa? Ok então, pode passar! E você? Ah, você toma banho na bica?!Não pode passar. Vai alí estacionar o carro daquele senhor de terno Armani. Rápido! Rápido, seu amarelo desgraçado!".
     
  14. pug

    pug Usuário

    Ou então ter um tipo de teste, sei lá, uma prova escrita. É no mínimo estúpido que alguém que não tenha o mínimo conhecimento de política vote por obrigação e acabe anulando talvez um voto inteligente e bem pensado.

    Voto pago é exagero, mas pelo menos evitava aberrações do tipo Clodovil e Lula.
     
  15. Edu

    Edu Draper Inc.

    Aberração é pagar mais ainda, além de impostos e o etcétara todo, pra nego qualquer, não necessariamente Lula, me governar.
     
  16. pug

    pug Usuário

    Se tu se importa com o governo tu paga. A lógica é essa.
     
  17. Krebain

    Krebain Banned

    Isso, afinal pobre não tem opinião nem importancia :D E de que adianta ajudar e tentar melhorar a vida deles? Eles não votam mesmo, não faz diferença...
     
  18. pug

    pug Usuário

    Ajudar os pobres é uma consideração ética. Qualquer um devia ter iniciativas nesse assunto, não só o governo. Esse é um problema urgente a ser sanado SIM, mas não votando em presidente corrupto.

    O que eu quero dizer é que a fome não pode ser a única coisa que estimula um voto, porque um cara que vota pra comer não tá nem aí se vai afundar o país e fazer com que mais pessoas no futuro passem fome como ele devido a anos de má administração que só sabiam dar esmola em troca de votos e acabaram perpetuando diretamente esse vício de votar em gente que dá comida e acaba invariavelmente gerando posteriores famintos pq eles vão se multiplicando em progressao geométrica e sempre serão maioria e sempre ganharão na democracia porque o governo precisa dar cada vez mais comida e nao tá nem aí pro progresso real, e etc.

    É triste, mas pobre não tem a mínima visão a longo prazo, não sabe o que é privatização e no que acarreta, não entende nenhuma proposta mais elaborada, não tem uma visão mais profunda de nada. E essas ignorâncias dificultam o progresso que talvez proporcionasse uma futura extinção da classe, que, pelo contrário, tende a aumentar indefinidamente.
     
    Última edição: 31 Out 2006
  19. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Hmmmm...
    Ainda faltando 2 meses e pra quem fez pose de arrogante invencível durante toda a campanha... tudo pode acontecer.
     
  20. Edrahil

    Edrahil Usuário

    Fallen, tu continua uma piada para mim.

    Ah, e como vai o Warcraft???

    Clodovil é realmente uma coisa bizarra, já que não defendeu nada e foi muito bem votado.

    Se bem que ele deve ter sido votado porque é um cara que gosta de cair de boca nos problemas.

    Já o Lula tem seu eleitorado. Então, não pode ser considerado aberração. Um erro sim.
     

Compartilhar