• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Golpes on-line invadem jogo de RPG World of Warcraft

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
Fanáticos por RPG devem ficar atentos às ameaças virtuais que vêm se espalhando pelo WoW (World of Warcraft). Com mais de 11,5 milhões de assinantes, o jogo desenvolvido pela Blizzard Entertainment tornou-se um dos mais populares do mundo e, consequentemente, alvo de criminosos. Diante disso, a Trend Micro, empresa especializada em segurança virtual, fez uma pesquisa para descobrir algumas das fraudes que mais acometem o game.

A mais comum é uma mensagem que chega pelo sistema de chat do WoW para oferecer presentes virtuais ao jogador, como animais de estimação, montarias e veículos que fazem parte do jogo. Para adquirir esses prêmios, o usuário deve se registrar em um website incluso na mensagem, que na verdade é um site de phishing ("pescaria" em inglês, site feito para capturar dados pessoais), criado para roubar da vítima suas credenciais no Battle.net; domínio de jogos online da Blizzard.

10148235.jpeg

Ilustração de Cataclysm, expansão de World of Warcraft; jogo tem vários golpistas on-line​

Outra nova abordagem observada é a utilização do sistema postal do WoW. Neste truque, URLs de phishing são enviadas pelo correio do game e aparecem nas caixas de entrada dos jogadores. A mensagem combina vários elementos de outros lançamentos da Blizzard, como Starcraft 2, e a próxima expansão do WoW, o Cataclysm. Para aumentar ainda mais a credibilidade, a URL maliciosa contém as palavras worldofwarcraft e uma abreviação de Cataclysm.

MANIPULAÇÃO

Criminosos que atuam no WoW também se utilizam de uma tática que consiste em se passar por uma autoridade. Simulam ser funcionários da Blizzard, e ameaçam suspender as contas dos jogadores caso estes não se registrem em um website incluso numa mensagem do chat. Como o link direciona a um site muito parecido com o original, o usuário pode ser levado a crer que esta URL tenha relação com o WoW Armory, um site oficial com informações sobre personagens e itens do jogo. Porém, da mesma maneira que o ataque mencionado anteriormente, o jogador é conduzido a um site de phishing.

Para proteger seus clientes, a Blizzard intensificou sua campanha informativa na página sobre segurança do Battle.net. Além disso, a empresa fornece maneiras bastante acessíveis dentro do jogo para denunciar usuários que abusam dos sistemas de chat e de correio.

Fonte
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo