• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gollum

Witchking

Usuário
estava eu relendo as duas torres dia desses e encontrei uma pasagem q me intrigou...
"-Sssim, sssim. Não! - gritou Gollum - Uma vez, foi por acaso, não foi, Precioso? Sim, por acaso. Mas não vamos voltar, não, não! - Então, de repente, sua voz e sua língua mudaram, e ele emitiu um soluço gutural, e falou, mas não para eles..."(AS DUAS TORRES, SMÉAGOL DOMADO, 225).
gostaria de discutir (saber c algum d vcs sabe) q outra lingua e essa q ele fala? Gollum naum falava elfico com certeza, ja q odiava elfos; a passagem se refere a quando ele esteve em Mordor.. sera q ele sabe algumas palavras na lingua negra?
 
Não sei, seria realmente uma língua o que Gollum pronunciou nesta passagem? Acho que o trecho dá margens para considerarmos que ele pode ter apenas ter dado o soluço bizarro dele: "Gollum!" =]

E, Whitchking, vc postou sem querer duas vezes o mesmo tópico. Vai em um deles (o outro, no caso) e apaga, se um moderador não fizer isso antes. :mrgreen:

edit. Ah sim, pra apagar é só clicar em Editar, e daí Apagar mensagem. ;)
 
Última edição:
naum eh viagen naum TT1, eh dito claramente q sua lingua mudou, e eu acredito q esse lingua foi usado com o unico objetivo d linguagem...e o "soluço gutural" foi escrito separado, depois q "sua lingua mudou"...e eu sinceramente naum duvido q Gollum tenha podido aprender uma otra lingua em suas longas andanças pela terra-media; esperteza para isso, ele tinha, com certeza...
 
Não, Witchking. Tolkien diz que a língua de Gollum mudou porque os hobbits (que relatam o trecho) não conhecem aquela estranha palavra.:think:
No entanto, ela não está presente em vernáculo algum. O novo nome de Sméagol, Gollum, não passa de uma onomatopéia do ruído de sua garganta - semelhante a um engasgamento.:blah:
Entendeu? :mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo