1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)
  1. Witchking

Witchking Usuário

estava eu relendo as duas torres dia desses e encontrei uma pasagem q me intrigou...
    "-Sssim, sssim. Não! - gritou Gollum - Uma vez, foi por acaso, não foi, Precioso? Sim, por acaso. Mas não vamos voltar, não, não! - Então, de repente, sua voz e sua língua mudaram, e ele emitiu um soluço gutural, e falou, mas não para eles..."(AS DUAS TORRES, SMÉAGOL DOMADO, 225).
    gostaria de discutir (saber c algum d vcs sabe) q outra lingua e essa q ele fala? Gollum naum falava elfico com certeza, ja q odiava elfos; a passagem se refere a quando ele esteve em Mordor.. sera q ele sabe algumas palavras na lingua negra?

2. Eriadan

Eriadan Bears. Beets. Battlestar Galactica. Usuário Premium

Não sei, seria realmente uma língua o que Gollum pronunciou nesta passagem? Acho que o trecho dá margens para considerarmos que ele pode ter apenas ter dado o soluço bizarro dele: "Gollum!" =]

E, Whitchking, vc postou sem querer duas vezes o mesmo tópico. Vai em um deles (o outro, no caso) e apaga, se um moderador não fizer isso antes. :mrgreen:

edit. Ah sim, pra apagar é só clicar em Editar, e daí Apagar mensagem. ;)

Última edição: 28 Dez 2005
  3. TT1

TT1 Dilbert

Voce tá viajando, Witchking... ele apenas fez o seu "Gollum"

4. Witchking

Witchking Usuário

naum eh viagen naum TT1, eh dito claramente q sua lingua mudou, e eu acredito q esse lingua foi usado com o unico objetivo d linguagem...e o "soluço gutural" foi escrito separado, depois q "sua lingua mudou"...e eu sinceramente naum duvido q Gollum tenha podido aprender uma otra lingua em suas longas andanças pela terra-media; esperteza para isso, ele tinha, com certeza...

5. Marreco Herunolë

Marreco Herunolë Temporada de Coelho!

Não, Witchking. Tolkien diz que a língua de Gollum mudou porque os hobbits (que relatam o trecho) não conhecem aquela estranha palavra.:think:
    No entanto, ela não está presente em vernáculo algum. O novo nome de Sméagol, Gollum, não passa de uma onomatopéia do ruído de sua garganta - semelhante a um engasgamento.:blah:
    Entendeu? :mrgreen:

Compartilhar