• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gollum

Skywalker

Great Old One
Eu estou traduzindo um trecho dO Hobbit que foi alterado após a publicação do SdA de uma edição comentada... um dos comentários me chamou muito a atenção... sabiam que Gollum é uma palavra em nórdico arcaico que significa "precioso"? 8O
 
Vivendo e aprendendo...
E Tolkien continua nos surprendendo.
Por um acaso essa é aquela edição dO Hobbit em que Gollum oferece o Anel a Bilbo como prêmio pelo jogo de charadas? :o?:
 
Bom, o que gostaria de saber é se há maneira de se comprovar que "gollum" é uma palavra escandinava que quer dizer "precioso", pois a estória me parece um tanto mal contada.
 
Uma surpresa legal, uma boa alusão com relação ao fato de Gollum chamar o Um Anel de precioso tambpem. :)
 
Insisto que não se pode crer neste tipo de fato sem provas, sem a palavra original e um esclarecimento acerca do seu sentido. Se eu dissesse que "gollum" quer dizer "tosse" numa língua escandinava vocês também acreditariam?
 
Eu também pensava que Gollum era só o barulho daquela tosse que ele fazia.

Lingwilóke, eu acredito no que Skywalker disse. Que motivos ele teria para mentir?
 
Gollum_SDA, não é uma questão de "que motivos ele teria para mentir". A questão é:
A pessoa que escreveu os comentários dessa versão de O Hobbit teria embasamento lingüístico para fazer tal afirmação?

Tudo que queremos saber é de onde o cara tirou essa informação, não de onde o Skywalker a tirou.
Sky, se puder, cole o texto em inglês mesmo por aqui.


Tenn' enomentielva!
 
Lingwilóke disse:
Insisto que não se pode crer neste tipo de fato sem provas, sem a palavra original e um esclarecimento acerca do seu sentido. Se eu dissesse que "gollum" quer dizer "tosse" numa língua escandinava vocês também acreditariam?


Mas vc é São Tomé mesmo né? eu não acho nada difícil ser verdade, Tolkien era filólogo, e esse tipo de "pegadinha" deveria diverti-lo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo