1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Gollum

Tópico em 'Idiomas Tolkienianos' iniciado por Skywalker, 7 Out 2004.

1. Skywalker

Skywalker Great Old One

Eu estou traduzindo um trecho dO Hobbit que foi alterado após a publicação do SdA de uma edição comentada... um dos comentários me chamou muito a atenção... sabiam que Gollum é uma palavra em nórdico arcaico que significa "precioso"? 8O

2. Tauraherion

Tauraherion The eyes of truth

não sabia não. :)

3. Shantideva

Shantideva Adoro elfos ruivos!

Tolkien como sempre é surpreendente! :D

4. Cësárin

Cësárin Usuário

Adoro essas surpresas! O Tolkien sempre consegue relacionar tudo a tudo, é o máximo!

5. Lingwilóke

Lingwilóke Usuário

Você poderia citar o trecho onde se afirma isso?

6. Vivendo e aprendendo...
    E Tolkien continua nos surprendendo.
    Por um acaso essa é aquela edição dO Hobbit em que Gollum oferece o Anel a Bilbo como prêmio pelo jogo de charadas? :o?:

7. Ephemera

Ephemera Usuário

Q isso! Doido demais ...eu queria ver o trecho onde se afirma isso.
    Gollum=precioso, só Tolkien mesmo

8. thunderbreaker

thunderbreaker Usuário

pena q ele nao valia nda :lol: :lol: :lol:

9. Skywalker

Skywalker Great Old One

O trecho é de um comentário do cara que comentou O Hobbit comentado (que frase que ficou terrível! :) )

10. Lingwilóke

Lingwilóke Usuário

Bom, o que gostaria de saber é se há maneira de se comprovar que "gollum" é uma palavra escandinava que quer dizer "precioso", pois a estória me parece um tanto mal contada.

11. Flamner

Flamner Usuário

Que legal, mas Gollum, de precioso não tem nada.
    :twisted: :twisted: :twisted:
    Em qual trecho esta isso?

12. Idril

Idril Usuário

Uma surpresa legal, uma boa alusão com relação ao fato de Gollum chamar o Um Anel de precioso tambpem. :)

13. Lingwilóke

Lingwilóke Usuário

Insisto que não se pode crer neste tipo de fato sem provas, sem a palavra original e um esclarecimento acerca do seu sentido. Se eu dissesse que "gollum" quer dizer "tosse" numa língua escandinava vocês também acreditariam?

14. eu pensava que gollum era só o ruído que ele fazia qdo tussia :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

15. Gollum_SDA

Gollum_SDA Usuário

Eu também pensava que Gollum era só o barulho daquela tosse que ele fazia.

Lingwilóke, eu acredito no que Skywalker disse. Que motivos ele teria para mentir?

16. Slicer

Slicer Não estava vivo no Dilúvio, mas pisei na lama.

Gollum_SDA, não é uma questão de "que motivos ele teria para mentir". A questão é:
    A pessoa que escreveu os comentários dessa versão de O Hobbit teria embasamento lingüístico para fazer tal afirmação?

Tudo que queremos saber é de onde o cara tirou essa informação, não de onde o Skywalker a tirou.
    Sky, se puder, cole o texto em inglês mesmo por aqui.

Tenn' enomentielva!

17. Gollum_SDA

Gollum_SDA Usuário

Você tem razão.

18. Portos Cinzentos

Portos Cinzentos Usuário

Nossa, nunca imaginava que Gollum poderia significar "Precioso". :P

19. Gollum_SDA

Gollum_SDA Usuário

Pois é, como disseram lá em cima, o Tolkien sempre está nos surpreendendo!

20. Shantideva

Shantideva Adoro elfos ruivos!

Mas vc é São Tomé mesmo né? eu não acho nada difícil ser verdade, Tolkien era filólogo, e esse tipo de "pegadinha" deveria diverti-lo.

Compartilhar