1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)
  1. Curufinwë ¥

    Curufinwë ¥ Usuário

    sabendo que Gollum era um hobbit e que possuiu o anel por mais de 500 anos, até onde iria a sua longevidade sem o anel?



    obs: ele já estava sem o anel a mais de 60 anos e não morreu de "velhice", ele caiu na montanha da perdição. se ele não tivesse caído e tivesse continuado a viver nas sombras do mundo, até que idade ele iria?
     
  2. Acho meio dificil dizer isso, e se dizer vou estar inventando...mas achgo que nao duraria muito mais nao...afinal de contas ele era um hobbit, e sem o anel ia definhar em pouco tempo eu acho
     
  3. Ivan

    Ivan Vai passar do joelho

    Difícil de dizer. Mas acredito que ele iria envelhecer mais rapidamente que o normal a partir do ponto que parou. Não deveria viver muito mais do que viveu.
     
  4. Decipher

    Decipher Usuário

    Acho que Gollum não viveria mais do que viveu. Como vc disse já tinha vivido 60 anos sem o anel, acho que não viveria muito mais não. :D
     
  5. Finrond

    Finrond Usuário

    sem o anel ele ja estava definhando sumindo e n conseguia viver sem o anel, talvez na guerra do anel ele ja estava nos seus ultimos dias, pois como tolkien escreveu quando gollun chegou na montanha da perdiçao, sua aparencia estava ainda mais acabada, ou seja o fim estava proximo. :lily:
     
  6. Bellcross

    Bellcross Ei, Ó o Auê aí ó !

    Eu acho que se ele estivesse com o anel em seu poder o tempo de vida dele seria indeterminado.
    Aproveitando o topico... como o gandalf sabia da historia da vida de Gollum ?? Estava registrado em algum lugar aonde e em que circunstancias ele conseguiu o anel ??
     
  7. Myself

    Myself Usuário

    Gandalf sabia da vida de Gollum, pq ele havia capturado Gollum junto de Aragorn, proximo da floresta das trevas, cerca de um ou dois anos antes dele retornar ao condado, quando frodo partiu para Valfenda...Voltando ao Gollum, eu acredito q ele viveria muito tempo sem o anel...Pensem no envelhecimento q Bilbo sofreu...Bilbo ficou 60 anos com o anel, e, apenas um ano longe dele, ele envelheceu muito. Já gollum, ficou 500 anos com o anel, 61 anos sem o anel, mas continuou mantendo boas condiçoes físicas e mentais...No momento em que ele estava na fenda da perdição, ele estava magro pois ficara muitos dias sem comer adequadamente, apenas roubando dos Orcs de Mordor...Mas não existe maneira de respondermos essa pergunta com certeza...
     
  8. Ephemera

    Ephemera Usuário

    Cara o fato do gollum estar vivo sem o anel na minha opinião é a propria falta do anel, nao acham? O que o mantinha vivo era a busca desesperada pelo anel. Acho que se ele nao tivesse caido ele se jogava :lol: To brincando ! Eu acho que se ele nao tivesse caido ele ia morrer de desgosto ao ver seu precioso sumir para sempre dentro das lavas do orodruin!
     
  9. Eu acho que não... acho que ele ia ficar bonzinho e morrer de velhice...
     
  10. Ephemera

    Ephemera Usuário

    Fala ssserio ta me zuando né??? :lol: Nao maisss eu acho mesmo, o Gollum nao viveria muito depoisss de ver sseu preciosssso sumindo para sssempre, pra mim era a unica coisssa que o mantinha aqui, com aquele sotaque sss genial :lol:
     
  11. Ivan

    Ivan Vai passar do joelho

    Eu acho que ele pularia mesmo. Gollum tinha dependência absoluta pelo Anel.
     
  12. Andiara

    Andiara Usuário

    A longevidade de Gollum é um problema sério, já tentaram explicar isso até c/ uma teoria de que ele tinha virado um meio-espectro(eu concordo) mas essa teoria ñ tem fundamento sólido na obra, só um comentário de Gandalf sobre os ANÉIS ÉLFICOS e ñ sobre Um anel, mas pela surra que ele deu no Frodo lá no final ñ tava nas últimas de jeito nenhum, se o anel ñ fosse destruido ele ainda ia longe, mas como está citado no fim do RdR depois da destrição do Um anel tudo que tinha sido feito pelo poder dos anéis (aí o Um tbm entra) estava definhando e morrendo, assim o Gollum tbm ñ iria muito longe... mas acho que duraria + que o Bilbo se os 2 ficassem na TM, o bicho estava feio mas estava mais conservado :lol:
     
  13. Bom, devo dizer que é realmente uma questão bem complicada e difícil de resolver. De qualquer forma, me inclino à concordar com a amiga Guinevere: que Gollum só se manteve tanto tempo vivo sem o Anel, unicamente porque sua NECESSIDADE de tê-lo o instigava a continuar vivo...
     
  14. Thais Tûk

    Thais Tûk (avulsa)

    Essa coisa da longevidade da vida com a posse do anel me é intrigante.

    Se o anel de Sauron na verdade só serve a ele e corrompe as pessoas, apenas, dando-lhes ilusão de falso poder, como pode alterar algo tão significante quanto a vida e a morte?

    Uma pessoa poderia morrer em posse do anel? Sim, não?

    Que poder há no anel capaz de realizar tal feito? Ele não servia apenas à Sauron e só sobre ele "fazia efeito"?

    Se o anel então poderia alterar fatos imutáveis como o prolongamento da vida, então também poderia alterar muitas coisas.. Como dar poder a Frodo, se ele ficasse de verdade com o anel. Não é?
     
  15. Ivan

    Ivan Vai passar do joelho

    O Anel dava sim poder. Invisibilidade, contia o tempo, ampliava a vontade, etc. De acordo com a estatura. A ilusão é de que alguém poderia superar Sauron usando o Anel, o que só é verdade em seres de igual estatura, como Gandalf.

    Claro que pode. O Anel não dá nenhuma proteção física. E a morte (humana) é algo que o Anel (nem nada no mundo) não pode alterar.

    Uma coisa, o prolongamento da vida não é algo imutável, como nos mostram os numenorianos. E Frodo realmente ganha poder quando sucumbe ao Um. Poder sobre os outros anéis, no mínimo.
     
  16. Thais Tûk

    Thais Tûk (avulsa)


    Aaai, socorro.. Estou ficando confusa! Porque eu já tinha lido em outros tópicos que o anel não dá poder a ninguém, só a Sauron. Que os portadores do anel tem uma ILUSÃO de que têm poder, e por isso há essa cobiça e tudo o mais.

    Aí disseram: "Mas eu ouvi dizer que se o Gandalf pegasse o anel ele seria super-hiper-mega-poderoso". No que responderam: "Não tem nada a ver com o anel. Imagine um Gandalf bonzinho, assim como ele é. Agora imagine um Gandalf ambicioso, com sede de mortes".

    Afinal, tem ou não tem poder?
     
  17. Túrin Gorthol

    Túrin Gorthol Usuário

    Acredito na teoria de que o anel só daria reais poderes para o próprio Sauron (na verdade não dariam poderes, somente devolveriam já que grande parte do poder de Sauron foi colocado no anel por ele mesmo na hora da criação do anel) e que no máximo faria com que Gandalf tivesse cobiça sobre o anel. Os aneis prolongam a vida, e não dao a vida eterna, isso somente Erú poderia dar.
     
  18. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Bom... só uma correção... Sauron não ficava mais forte com o Um Anel... nem ficava mais fraco sem a posse do mesmo.

    O Um Anel apenas ampliava o alcance do poder de Sauron e controlava quem usava os outros aneis do poder.

    Mas veja bem... ampliava o alcance e não a força do poder... ou seja... sem o anel ele não controlaria os demais aneis de mordor... mas com o Um ele conseguiria isso.
     
  19. Túrin Gorthol

    Túrin Gorthol Usuário

    Valewz :D
     
  20. Ivan

    Ivan Vai passar do joelho

    Vamos à fonte de tanta confusão, à 246:

    Portanto a ilusão não é de poder, e sim de poder supremo. Em especial, ilusão de superar a vontade dominante de Sauron e submeter completamente o Um à sua vontade. Esse era o erro que Boromir, Galadriel ou Elrond poderiam sucumbir, achar que poderiam se tornar Senhores dos Anéis pela mera posse do Um. Mas o Anel continuava uma "arma devastadora", mesmo nas mãos de Frodo:

    Portanto o Anel dava poder sim, mesmo aos menores, se estes buscassem isso, como Frodo fez no fim. O que não era possível era alguém menor que Sauron vencê-lo diretamente e tomar o Anel verdadeiramente para si. Mas Gandalf poderia fazer isso, derrotar Sauron direta e totalmente, fazendo com que o Anel servisse agora à ele, e não à Sauron. O que ele não poderia evitar é que o Anel continuaria mau, e distorceria a visão de Gandalf de forma que esse visse o mundo com olhos viciados, caindo à tirania, tentando fazer o bem, mas só gerando mal.

    É por isso que Gandalf seria um pior Senhor do Escuro que Sauron, pois confundiria o bem e o mal, fazendo o bem detestável.
     

Compartilhar