1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

GOLLUM "um mal necessário?"

Tópico em 'O Senhor dos Anéis - os Filmes' iniciado por patrah, 13 Mai 2004.

  1. patrah

    patrah Usuário

    Não sei se já teve algum tópico parecido...mas aí vai.

    Gollum, foi um "mal necessário"??
    No no primeiro filme da trilogia, durante um dialogo entre Frodo e Gandalf, Frodo pergunta o porquê de não acabar c/a criatura Gollum, e Gandalf, responde que ele Gollum poderia ter um papel importante no destino da sociedade do anel (mais ou menos isso)....
    O que vocês acham disso?
    O que aconteceria se Gollum não tomasse o Um de Frodo, no momento final da história?
    Voces considerariam Gollum um herói injustiçado??
    Um mal necessário?
    Ou Sam poderia reverter o final, tomar o Um de Frodo, se não fosse Gollum?
    É famosa história do "SE"...
     
  2. Smaug

    Smaug Cacho

    Logicamente é dificil decidir esse assunto num momento tão decisivo da história, assim como outras coisas do E SE...

    Frodo teria pego o Anel no final e sairia com ele, logo depois os capatazes de Sauron o pegariam e a TM estaria dominada por Sauron...

    Enfim, coisas ruins teriam acontecido... :(
    Gollum foi sim um mal necessário


    esse tópico não podia estar em de fã p/ fã ? seria melhor lá...
    mas... :roll:
     
  3. Décimo

    Décimo The Swanson Code

  4. Unedë

    Unedë Usuário

    sim ^-^
    sem ele o anel ainda estaria no rio, e quem sabe oq poderia acontecer??? 8O
     
  5. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    O Saruman tinha-o achado.
     
  6. Unedë

    Unedë Usuário

    não nescessariamente.
    Poderoia ser qqr um, até o bilbo.
     
  7. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    O Bilbo?
    Pouco provável.
    Ele vivia a milhas daquele lugar.
    Era um dauqeles hobbits que jamais poria os pés num rio.
    E o Saruman como é dito nos apêndices, fez buscas exaustivas no rio Isen. Ele inclusive achou o corpo do Isildur ( não se sabe o que fez com ele, mas imagina, não é, e quendo digo corpo digo os ossos ). Se ninguém o achasse o Saruman ficava com ele e adeus Sauron...
     
  8. Hansi

    Hansi Usuário

    Quando Sauron forjou o Um Anel, sabia que ninguém teria força de vontade suficiente para destruí-lO, mas sim sentiria um grande desejo de tomá-lO para si. E estava certo, pois Frodo não agüentou a tentação, e não conseguiria destruir o Anel.
    Veja o trecho, quando ele finalmente chega às Fendas:

    "Cheguei - disse ele - Mas agora minha escolha é não fazer o que vim aqui para fazer. Não vou realizar esse feito. O Anel é meu!"

    Não fosse por mero acidente, o Anel não seria destruído, logo a participação de Gollum foi essencial.
    E acredito que Sam não teria força para tomá-lO de Frodo, e mesmo que tivesse, não conseguiria, assim como Frodo, destruí-lO.
     
  9. Hansi

    Hansi Usuário

    Saruman ou Sauron O achariam, pois ambos estavam vasculhando o Rio à procura do Anel, já que sabiam que fora ali que Isildur fora morto e que portanto o Anel devia estar por ali. A sorte é que quando eles começaram a procurar o Anel já tinha sido achado havia muito :mrgreen:
     
  10. Nob

    Nob Usuário

    Essa é uma das coisas onde não se é possível dar precisão. No caso, seria se Saruman ou Sauron achariam o Anel antes que alguém outro achasse.

    E eu acho que ninguém que não fosse um dos Maiar citados acima acharia o Anel. Afinal, ele ficou ali, por centenas de anos, escondido do mundo, e foi um acaso Déagol ter o achado.

    Mas tem outra questão: Saruman e Sauron achariam o Anel? Talvez a corrupção, o tempo e as forças dos homens impossibilitariam o achado deste objeto tão cobiçado.
     
  11. Resumindo, Gollum foi sim um "Mal necessário"

    Talvez até o "Grande heroi" :think:
     
  12. patrah

    patrah Usuário

    :)
    Valeu sr. O 10º membro da Sociedade, pela dica do texto. Nossa, muito bom mesmo!!! Eu preciso entrar mais na parte de Textos e Ensaios, (mas num ter computer em casa é uma droga, meio que impede ter mais acesso)



    *The Ring is Mine* (Frodo)
     
  13. 655321

    655321 Usuário

    Hum... uma vez eu abri um tópico bem parecido com esse. Era sobre a destruição do Anel, nós comentavamos sobre a destruição do Anel, e o que teria acontecido se Gollum não tivesse tomado o Anel do Frodo. Ou seja, o tópico era bem parecido.
    Como me disseram naquele tópico, o Gollum foi um "acaso dirigido" na destruição do Anel.
    Se ele não tivesse tomado o Anel do Frodo, a TM estaria perdida. Se ele tivesse usado o Anel, idem.
    Não acho q Gollum foi um herói injustiçado(afinal ele destruiu o anel por acaso), mas com certeza ele foi um mal necessário.
     
  14. Nob

    Nob Usuário

    Como um mal necessário? Alguém com boa índole, como Boromir, poderia ter realizado este feito. E, mesmo sendo um mal, não apenas Gollum poderia fazer isso. Era o mais indicado, mas não o único.
     
  15. Hansi

    Hansi Usuário

    Um dos dois provavelmente acharia o Anel rapidamente, visto que haviam enviado muitos servos à procura dele. Quanto à corrupção, acredito que mesmo que algum servo que eventualmente achasse o Anel fosse corrompido, seria fácil pra Saruman ou Sauron tomá-lO , e valia a pena correr o risco dessa corrupção, tendo somente como outra alternativa deixar o Anel no Rio, o que era de total desinteresse dos dois.
     
  16. Nob

    Nob Usuário

    Os três fatores que apresentei poderiam acabar ou ignorar esse número, ou não. Não existe uma forma de dar certeza a nenhum deles.

    Não seria tão fácil. Você está ignorando os outros fatores, os quais podem haver além dos que eu citei.

    Correr o risco? Sauron e Saruman não tinham nada a perder se o Anel ficasse no Rio. E ele não ficaria, pois a corrupção levaria à mostra do Anel para outras pessoas, o que poderia, mesmo que não fosse a vontade do Anel, dificultar o achado de Sauron ou Saruman.
     
  17. Hansi

    Hansi Usuário

    Você apresentou corrupção, tempo e a força dos homens.
    A corrupção não é discutida aqui; é justamente sobre o tempo que falei, pois sendo o número de servos à procura alto, o tempo necessário para se achar o Anel é menor; quanto à força dos homens, você se refere a que exatamente ? Acredito que seja muito pouco provável que alguém tomasse a iniciativa de atacar Sauron, e, em todo caso, ele já estava "preparado" pra voltar pra Mordor. E quanto a atacar Saruman, não teria sentido, pois ninguém sabia sequer que ele tinha passado para o outro lado. E quanto a haver guerras perto do local, atrapalhando a busca, seria menos provável ainda.

    O que poderia fazer um único servo ou um grupo deles (o que beira o impossível, pois todos O desejariam exclusivamente para si) contra um enorme contigente de servos de Sauron ou Saruman, ou contra o própro Sauron e o próprio Saruman ? Mais fácil ainda para Sauron, visto que o Anel desejava voltar a ele.

    Eles conseguiriam o domínio da Terra-média, caso conseguissem o Anel. Acho que seria uma boa pra eles achá-lO, portanto.

    Por que dificultar ?
     
  18. Nob

    Nob Usuário

    É sim. Corrupção ocasiona mortes.

    Às tropas de homens.

    Não ele próprio, e sim seus servos.

    A mesma coisa que o que eu disse acima.

    Pode não haver guerras, mas pode haver combates. Aquela região não era de todo abandonada. E os orcs poderiam não chegar lá, pois eles saem de Mordor e não das Montanhas Sombrias.

    Não falei de um único servo. E o Anel não ficaria à mostra de todos. As pessoas podiam esconder coisas, sabia?

    Eles não. Ou um ou outro.

    Uma coisa fica bem mais difícil de achar quando as pessoas a roubam, escondem e matam por isso.
     
  19. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Não, não...
    :stop: :nope:
    Não foi isso que Tolkien disse!!!!
    Veja isto aqui e depois comente:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  20. 655321

    655321 Usuário

    Foi um acaso. Gollu tomou o Anel e tropeçou. E se ele não tivesse tropeçado?
    Gollum não fez nada. Quem fez foi o tropeço dele. Ninguém ia destruir o Anel por livre e espontânea vontade.

    Como eu tinha dito, em outro tópico a gente tb comentava sobre isso:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    .
    E lá tinha
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , que era a carta 246.
    A gente comentava mais sobre a destruição do anel, e não sobre o Gollum.
    Pro link fica certo eu editei umas 4 vezes :mrgreen: .
     

Compartilhar