• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

GOLLUM "um mal necessário?"

patrah

Usuário
Não sei se já teve algum tópico parecido...mas aí vai.

Gollum, foi um "mal necessário"??
No no primeiro filme da trilogia, durante um dialogo entre Frodo e Gandalf, Frodo pergunta o porquê de não acabar c/a criatura Gollum, e Gandalf, responde que ele Gollum poderia ter um papel importante no destino da sociedade do anel (mais ou menos isso)....
O que vocês acham disso?
O que aconteceria se Gollum não tomasse o Um de Frodo, no momento final da história?
Voces considerariam Gollum um herói injustiçado??
Um mal necessário?
Ou Sam poderia reverter o final, tomar o Um de Frodo, se não fosse Gollum?
É famosa história do "SE"...
 
O que aconteceria se Gollum não tomasse o Um de Frodo, no momento final da história?

Logicamente é dificil decidir esse assunto num momento tão decisivo da história, assim como outras coisas do E SE...

Frodo teria pego o Anel no final e sairia com ele, logo depois os capatazes de Sauron o pegariam e a TM estaria dominada por Sauron...

Enfim, coisas ruins teriam acontecido... :(
Gollum foi sim um mal necessário


esse tópico não podia estar em de fã p/ fã ? seria melhor lá...
mas... :roll:
 
O Bilbo?
Pouco provável.
Ele vivia a milhas daquele lugar.
Era um dauqeles hobbits que jamais poria os pés num rio.
E o Saruman como é dito nos apêndices, fez buscas exaustivas no rio Isen. Ele inclusive achou o corpo do Isildur ( não se sabe o que fez com ele, mas imagina, não é, e quendo digo corpo digo os ossos ). Se ninguém o achasse o Saruman ficava com ele e adeus Sauron...
 
Quando Sauron forjou o Um Anel, sabia que ninguém teria força de vontade suficiente para destruí-lO, mas sim sentiria um grande desejo de tomá-lO para si. E estava certo, pois Frodo não agüentou a tentação, e não conseguiria destruir o Anel.
Veja o trecho, quando ele finalmente chega às Fendas:

"Cheguei - disse ele - Mas agora minha escolha é não fazer o que vim aqui para fazer. Não vou realizar esse feito. O Anel é meu!"

Não fosse por mero acidente, o Anel não seria destruído, logo a participação de Gollum foi essencial.
E acredito que Sam não teria força para tomá-lO de Frodo, e mesmo que tivesse, não conseguiria, assim como Frodo, destruí-lO.
 
Unedë disse:
sim ^-^
sem ele o anel ainda estaria no rio, e quem sabe oq poderia acontecer??? 8O

Saruman ou Sauron O achariam, pois ambos estavam vasculhando o Rio à procura do Anel, já que sabiam que fora ali que Isildur fora morto e que portanto o Anel devia estar por ali. A sorte é que quando eles começaram a procurar o Anel já tinha sido achado havia muito :mrgreen:
 
Essa é uma das coisas onde não se é possível dar precisão. No caso, seria se Saruman ou Sauron achariam o Anel antes que alguém outro achasse.

E eu acho que ninguém que não fosse um dos Maiar citados acima acharia o Anel. Afinal, ele ficou ali, por centenas de anos, escondido do mundo, e foi um acaso Déagol ter o achado.

Mas tem outra questão: Saruman e Sauron achariam o Anel? Talvez a corrupção, o tempo e as forças dos homens impossibilitariam o achado deste objeto tão cobiçado.
 
:)
Valeu sr. O 10º membro da Sociedade, pela dica do texto. Nossa, muito bom mesmo!!! Eu preciso entrar mais na parte de Textos e Ensaios, (mas num ter computer em casa é uma droga, meio que impede ter mais acesso)



*The Ring is Mine* (Frodo)
 
Hum... uma vez eu abri um tópico bem parecido com esse. Era sobre a destruição do Anel, nós comentavamos sobre a destruição do Anel, e o que teria acontecido se Gollum não tivesse tomado o Anel do Frodo. Ou seja, o tópico era bem parecido.
Como me disseram naquele tópico, o Gollum foi um "acaso dirigido" na destruição do Anel.
Se ele não tivesse tomado o Anel do Frodo, a TM estaria perdida. Se ele tivesse usado o Anel, idem.
Não acho q Gollum foi um herói injustiçado(afinal ele destruiu o anel por acaso), mas com certeza ele foi um mal necessário.
 
I am Gandalf disse:
Não acho q Gollum foi um herói injustiçado(afinal ele destruiu o anel por acaso), mas com certeza ele foi um mal necessário.

Como um mal necessário? Alguém com boa índole, como Boromir, poderia ter realizado este feito. E, mesmo sendo um mal, não apenas Gollum poderia fazer isso. Era o mais indicado, mas não o único.
 
Nob disse:
Mas tem outra questão: Saruman e Sauron achariam o Anel? Talvez a corrupção, o tempo e as forças dos homens impossibilitariam o achado deste objeto tão cobiçado.

Um dos dois provavelmente acharia o Anel rapidamente, visto que haviam enviado muitos servos à procura dele. Quanto à corrupção, acredito que mesmo que algum servo que eventualmente achasse o Anel fosse corrompido, seria fácil pra Saruman ou Sauron tomá-lO , e valia a pena correr o risco dessa corrupção, tendo somente como outra alternativa deixar o Anel no Rio, o que era de total desinteresse dos dois.
 
Hansi disse:
Um dos dois provavelmente acharia o Anel rapidamente, visto que haviam enviado muitos servos à procura dele.

Os três fatores que apresentei poderiam acabar ou ignorar esse número, ou não. Não existe uma forma de dar certeza a nenhum deles.

Quanto à corrupção, acredito que mesmo que algum servo que eventualmente achasse o Anel fosse corrompido, seria fácil pra Saruman ou Sauron tomá-lO

Não seria tão fácil. Você está ignorando os outros fatores, os quais podem haver além dos que eu citei.

e valia a pena correr o risco dessa corrupção, tendo somente como outra alternativa deixar o Anel no Rio, o que era de total desinteresse dos dois.

Correr o risco? Sauron e Saruman não tinham nada a perder se o Anel ficasse no Rio. E ele não ficaria, pois a corrupção levaria à mostra do Anel para outras pessoas, o que poderia, mesmo que não fosse a vontade do Anel, dificultar o achado de Sauron ou Saruman.
 
Nob disse:
Os três fatores que apresentei poderiam acabar ou ignorar esse número, ou não. Não existe uma forma de dar certeza a nenhum deles.

Você apresentou corrupção, tempo e a força dos homens.
A corrupção não é discutida aqui; é justamente sobre o tempo que falei, pois sendo o número de servos à procura alto, o tempo necessário para se achar o Anel é menor; quanto à força dos homens, você se refere a que exatamente ? Acredito que seja muito pouco provável que alguém tomasse a iniciativa de atacar Sauron, e, em todo caso, ele já estava "preparado" pra voltar pra Mordor. E quanto a atacar Saruman, não teria sentido, pois ninguém sabia sequer que ele tinha passado para o outro lado. E quanto a haver guerras perto do local, atrapalhando a busca, seria menos provável ainda.

Nob disse:
Não seria tão fácil. Você está ignorando os outros fatores, os quais podem haver além dos que eu citei.

O que poderia fazer um único servo ou um grupo deles (o que beira o impossível, pois todos O desejariam exclusivamente para si) contra um enorme contigente de servos de Sauron ou Saruman, ou contra o própro Sauron e o próprio Saruman ? Mais fácil ainda para Sauron, visto que o Anel desejava voltar a ele.

Nob disse:
Correr o risco? Sauron e Saruman não tinham nada a perder se o Anel ficasse no Rio.

Eles conseguiriam o domínio da Terra-média, caso conseguissem o Anel. Acho que seria uma boa pra eles achá-lO, portanto.

Nob disse:
E ele não ficaria, pois a corrupção levaria à mostra do Anel para outras pessoas, o que poderia, mesmo que não fosse a vontade do Anel, dificultar o achado de Sauron ou Saruman.

Por que dificultar ?
 
Hansi disse:
Você apresentou corrupção, tempo e a força dos homens.
A corrupção não é discutida aqui;

É sim. Corrupção ocasiona mortes.

quanto à força dos homens, você se refere a que exatamente ?

Às tropas de homens.

Acredito que seja muito pouco provável que alguém tomasse a iniciativa de atacar Sauron

Não ele próprio, e sim seus servos.

E quanto a atacar Saruman, não teria sentido, pois ninguém sabia sequer que ele tinha passado para o outro lado.

A mesma coisa que o que eu disse acima.

E quanto a haver guerras perto do local, atrapalhando a busca, seria menos provável ainda.

Pode não haver guerras, mas pode haver combates. Aquela região não era de todo abandonada. E os orcs poderiam não chegar lá, pois eles saem de Mordor e não das Montanhas Sombrias.

Nob disse:
Não seria tão fácil. Você está ignorando os outros fatores, os quais podem haver além dos que eu citei.

O que poderia fazer um único servo ou um grupo deles (o que beira o impossível, pois todos O desejariam exclusivamente para si) contra um enorme contigente de servos de Sauron ou Saruman, ou contra o própro Sauron e o próprio Saruman ? Mais fácil ainda para Sauron, visto que o Anel desejava voltar a ele.

Não falei de um único servo. E o Anel não ficaria à mostra de todos. As pessoas podiam esconder coisas, sabia?

Eles conseguiriam o domínio da Terra-média, caso conseguissem o Anel. Acho que seria uma boa pra eles achá-lO, portanto.

Eles não. Ou um ou outro.

Nob disse:
E ele não ficaria, pois a corrupção levaria à mostra do Anel para outras pessoas, o que poderia, mesmo que não fosse a vontade do Anel, dificultar o achado de Sauron ou Saruman.

Por que dificultar ?

Uma coisa fica bem mais difícil de achar quando as pessoas a roubam, escondem e matam por isso.
 
Hansi disse:
Quando Sauron forjou o Um Anel, sabia que ninguém teria força de vontade suficiente para destruí-lO, mas sim sentiria um grande desejo de tomá-lO para si. E estava certo, pois Frodo não agüentou a tentação, e não conseguiria destruir o Anel.
Veja o trecho, quando ele finalmente chega às Fendas:

"Cheguei - disse ele - Mas agora minha escolha é não fazer o que vim aqui para fazer. Não vou realizar esse feito. O Anel é meu!"

Não fosse por mero acidente, o Anel não seria destruído, logo a participação de Gollum foi essencial.
E acredito que Sam não teria força para tomá-lO de Frodo, e mesmo que tivesse, não conseguiria, assim como Frodo, destruí-lO.

Não, não...
:stop: :nope:
Não foi isso que Tolkien disse!!!!
Veja isto aqui e depois comente:
http://www.valinor.com.br/kb.php?mode=article&k=8&o=1
 
Como um mal necessário?
Foi um acaso. Gollu tomou o Anel e tropeçou. E se ele não tivesse tropeçado?
Alguém com boa índole, como Boromir, poderia ter realizado este feito. E, mesmo sendo um mal, não apenas Gollum poderia fazer isso. Era o mais indicado, mas não o único.
Gollum não fez nada. Quem fez foi o tropeço dele. Ninguém ia destruir o Anel por livre e espontânea vontade.

Como eu tinha dito, em outro tópico a gente tb comentava sobre isso: http://forum.valinor.com.br/viewtopic.php?t=29319&highlight=.
E lá tinha esse link, que era a carta 246.
A gente comentava mais sobre a destruição do anel, e não sobre o Gollum.
Pro link fica certo eu editei umas 4 vezes :mrgreen: .
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo