1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)
  1. Sempre tive uma duvida com relação ao Gollum e q se intensificou qd vi aquele flash-back no Retorno do Rei ... antes de possuir o anel, ele já tinha uma dupla personalidade, ou melhor ja existia um Gollum dentro do Sméagol???
     
  2. Lothiriel

    Lothiriel Usuário

    Nao, smeagol era smeagol :D o gollum 'surgiu' apenas (como se fosse pouca coisa 8O ) pela influencia e seducao do anel.
     
  3. Fëanor_Tilion

    Fëanor_Tilion Usuário

    O Gollum apareceu depois que Sméagol viu o anel e o desejou.
    Mas já existem tópicos suficientes sobre isso...
     
  4. no trecho em q gandalf conta a historia de Gollum para Frodo tem o seguinte trecho:
    " Dê isso para nós, Déagol, meu querido", disse Sméagol sobre o ombro do amigo"
    ... esse foi o motivo da minha dúvida...
     
  5. FrOdO_dO_cOnDaDo

    FrOdO_dO_cOnDaDo Usuário

    só depois que smeagol ficou um tempo com o anel ele começou a esquecer seu nome e se tornou smeagol!!!!!
     
  6. Ao q parece Lúthien, o Smeagol sempre sofreu de dupla personalidade uma má e e outra boa, por isso o pronome no plural...... mas precisou do aparecimento e do desejo dele ara com o Um Anel para q o seu lado mau ficasse mais forte...... tanto é verdade q após Frodo começar a tratar smeagol bem, o seu lado bom começa a crescer novamente como se pode ver tanto no livro qto no filme em q numa noite as duas personalidades lutam e a boa acaba expulsando a má do seu corpo... (até é claro o gollum achar q frodo o traiu lá no lago proibido...)
     
  7. Irmo

    Irmo Usuário

    Sméagol naun tinha dupla personalidade antes de ter o anel... e a dupla personalidade naun surgiu desde q ele viu pela primeira ver o Um, como mostra erradamente no filme... :wink:
     
  8. eu acho meio impossivel o smeagol ter visto o Um e jah ter adiquirido uma dupla personalidade... eh mais provavel q ele sempre teve mas com o aparecimento do Um a personalidade má se intensificou......
     
  9. DarkRider

    DarkRider Só uma torturazinha.

    Acho que o filme não estava errado, porque no livro, Gandalf diz que Sméagol já usava o "nós" quando viu o Um. Mas talvez isso tenha sido apenas um lampejo do Gollum que estava por vir :lol:.

    Mas quando o Gollum REALMENTE "dominou" o Sméagol pra valer?
     
  10. Irmo

    Irmo Usuário

    naun... ele realmente naun adquiriu "Gollum" de uma hora pra outra, e sim com apenas 500 anos vidrado nele... nada d mais... magina... enloukesse qualquer um... :lol:
     
  11. Acho q foi no momento antes dele matar o Deágol....... a partir dai o gollum totalmente dominou e o smeagol soh apareceu em momentos... como quando bilbo apareceu na caverna e puxou conversa e tb quando frodo o tratou bem
     
  12. ...minha opinião...acho que esta parte ficou sem profundidade no livro, Smeagol simplesmente mata o melhor amigo pq ele não quis dar o anel para ele, e é só, não deu a entender que ele era um tipo "mal elemento" antes de acontecer o aparecimento do anel, simplesmente ele o vê e mata para obtê-lo, achei esta parte da histório muito ruinzinha. :aham:
     
  13. DarkRider

    DarkRider Só uma torturazinha.

    Eu não achei tão ruim essa parte não. Pelo contrário, acho que Tolkien quis mostrar que aqueles com mente fraca (ou seja, Sméagol) sucumbiam facilmente ao poder.
     
  14. Irmo

    Irmo Usuário

    ruinzinha? nem... é q Sméagol, como foi dito aki, tinha mente bem fraca... e talvez ele era um mal elemento sim... nun se sabe... :wink:
     
  15. Quando disse ruinzinha, quis dizer que ficou muito no "ar" , não dá para saber o que levou a smeagol matar tão rapidamente - tudo bem, vá lá, era "O ANEL"..., os hobbits primitivos eram tão fracos assim? Acho que esse pedaço poderia ser melhor aprofundado, tipo: smeagol era assim, assim, assado, Deágol era trelelelê... a comunidade dos dois era... acho que era simples ter escrito mais alguns parágrafos sobre quem era Smeagol ou colocado algumas linhas a mais para dar um porquê do matar para obter o Um anel, poxa, ele simplesmente matou o melhor amigo e um membro de sua família. Não dá para simplificar dizendo apenas que sua mente era fraca. :|
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  16. Shagrath

    Shagrath Usuário

    Ele passou a ser chamado gollum pois ele ficava falando isso enquanto andava e todos no povoado dele passou a chamar ele assim e não mais de smeagol....
     
  17. DarkRider

    DarkRider Só uma torturazinha.

    Eu acredito que dá. Todos nós sabemos que o Um Anel era o poder tentador. Sméagol simplesmente sucumbiu facilmente a esse poder, assim como Isildur, por exemplo. O porque de matar pelo Anel era para obtê-lo, para obter o poder, para obter "o precioso" (tá bom, essa daí foi brincadeira). Quem tinha o Anel era Déagol, e Sméagol o queria, mesmo que para isso tivesse de matá-lo (Déagol). O amigo não quis dar a ele, e pronto, Sméagol vai ataca, e lá vai mais um pra junto de Eru...
    Além do mais, devemos ver o tempo. Era o aniversário de Sméagol, e em algumas pessoas, aniversário é sinônimo de presente. Isso atrai a cobiça, e voalá! Essa cobiça se manifestou com o Anel, que mexe com os sentimentos das pessoas.

    E quanto a não haver uma explicação sobre quem e onde moravam esses dois hobbits, lá vai: Eles eram Grados, e sua vila ficava nas margens do Anduin. Sméagol era neto de uma senhora rica, e quando ele ficou com o Anel, começou a roubar, até ser expulso. Isso implica que ele tinha uma tendência a maldade (mas não total) desde o começo.
     
  18. The NIGHT ELF

    The NIGHT ELF Usuário

    sméagol naum tem culpa de nada inclusive eu acho q ele deveria terminar vivo e Frodo se jogar com o anél,(sméagol e Bilbo deveriam acabar juntos para sempre com uma tentadora vontade de encostar no anél novamente!!!!)
     
  19. Khalmyr

    Khalmyr Usuário

    Bom Gollum apareceu depois de algun tempo sendo mal tratado

    ele tinha duas personaldiades, mas como viva digamos em terras felizes a boa prevalecia, ate o momento qeu ele é tentado a ter o Um anel então a sua outra personalidade(a má) que foi mais facilmente influenciada pelo poder do anel entra em ação, ele mata o Deagol e após isso ele começa a ser maltrada e expulso de onde morava dai a sua outra personalidade prevalece, e com muito tempo passando por essa tristeza nasce gollum
    aquela rapida transformação dele no filme demorou séculos creio eu
     

Compartilhar