• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gollum = Semi-nazgûl?

Gollum não era um hobbit. Gandalf diz que ele não devia ser muito diferente dos hobbits, mas tinha algumas diferenças. Podemos ver nisso no a vontade que Gollum mostrava dentro de agua, algo de que os hobbits não gostava. Quando Gollum matou o primo eles tinham ido pescar de barco. Por isso Gollum era de um raça parecida com os hobbits, mas não era um hobbit.
 
Entendam, Gollum ERA UM HOBBIT! Isso é indiscutível, ele era um dos grados, que viviam no Anduin e depois foram ao Condado, dando origem, se não me engano, aos brandebuques. A fala de Gandalf induz ao erro por ser de um estilo muito arcaico, mas ele sabia que Gollum era um hobbit.
 
Ele é um ancestral dos hobbits como Turín era um dos homens de antigamente...

Nesse caso, até a distância de tempo era menos drástica, já que o encontro entre Gollum e o anel data do princípio da terceira era, aproximadamente uns 2500 anos antes da guerra do anel.
 
Gollum pertencia a uma especie em muitos ponto semelhante aos hobbits, mas não era hobbit. Por exemplo, mesmo magro, sem alimentos e cansanço, Gollum tem envergadura sificiente para lutar e quase ganhar (nao fosse a espada de Frodo) uma luta corpo a corpo com dois hobbits adultos e bem constituidos. Outro dos pontos de diferença com os hobbits e que a avo de Gollum (que era uma grande senhor em sua terra e por isso exemplo) tinha uma casa e não um buraco. Para alem disso os hobbits tinham grandes e peludos pés que tanto quanto tolkien nos descreve (e ele e muito preciso na discrição de Gollum) Gollum não tinha. Se estudarmos mais atentamente a figura e a história de Gollum perceberemos que ele não é um hobbit.
 
Samwise Português, Gollum não lutou com os dois hobbits ao mesmo tempo. E ele era um hobbit endurecido pela vida que ele havia tido, enquanto que Frodo e Sam eram bem menos experientes em luta, e além disso ele era o único que estava se alimentando conforme o seu tipo, naquela viagem; ele enfraqueceu bastante em Mordor, quando foi privado de sua comida predileta, os peixes. Alguns hobbits construíam casas mesmo no Condado, acho que isto está dito no Prólogo; e a casa de Crickhollow era uma casa (oh my) e não um buraco. O detalhe da anatomia eu não me lembro, mas como já disseram, a anatomia peculiar a um hobbit pode mudar um pouco depois de se viver 500 anos usando o Anel e ainda por cima passar-se uma temporada na Barad-dûr. Nem todos os cachorros são iguaizinhos, as raças podem diferir um bocado na anatomia, mas mesmo assim todos eles pertencem à mesma espécie.

Estava pensando umas coisas aqui, acho que dá para mostrar que Gollum tem que ser um hobbit usando argumentos de sistemática. Mais tarde, quando eu puder dar uma olhada nos meus livros, eu posto alguma coisa sobre isso.
 
Respondeu bem, Swanhild. A diferenças físicas não podem ser consideradas, Gollum tem mais de seiscentos anos, quinhentos dos quais vivendo em buracos escuros, se rastejando e possuindo o Um. Até Frodo perderia seus pelos dos pés. Os grados tinha alguns costumes diferentes dos hobbits do Condado, como gostar de água (aliás, como os seus descendentes, da terra dos buques), mas isso se deu pela distância dos muitos anos afastados dos cascalvas e pés-peludos.
 
Aquele meu argumento que eu tinha falado no final do meu post anterior não funciona. A observação que eu ia fazer é que, se os Harfoots+Fallohides e os Stoors se separaram c. 1150 TE e voltaram a se reunir mais tarde, no Condado, c. 1630, havendo pelo que se sabe intercasamentos entre essas três famílias no Condado, então em +/-500 anos os Stoors de Dunland não evoluíram para formar uma espécie diferente das outras duas familias, mas sim todos continuaram sendo da mesma espécie. E nesse caso, não é provável que nesse período os Stoors do Ângulo (que mais tarde deram origem ao povo de Gollum) tivessem se diferenciado dentro desse período. Mesmo assim, o período de tempo que o povo de Gollum viveu isolado de outras tribos hobbits foi de pelo menos 1100 anos, mais do que o dobro. :disgusti:

Isso é claro supondo que haja evolução na TM. Se não houver (eu acho que não há, mas tem alguns detalhes que desmentem essa suposição), não há nem questão que Gollum tem que ser um hobbit.
 
Mesmo havendo evolução, Swanhild, o tempo é curtíssimo, e tudo na TM demora muito. Gollum era um hobbit.
 
ta doido é???

claro que não!!!

os nazgul são atraidos pelo Um, Gollum procura o Um....

Frodo controlava Smeagol, mas Deagol ainda existia.... Deagol queria o anel, Smeagol não sabia o que queria....
 
volteryus, naum entendi nada do q vc disse....
concordo com Ringil, Gollum era um hobbit, msm q separado a mto tempo, mas continuava um hobbit, deem uma olhada no conto dos anos na pag. 1103 terceiro paragrafo, la diz q os Grados fugiram do Ângulo, alguns desse voltaram para o Campo de Lis, onde se tornaram um povo robeirinho, se eu naum me engano Gollum vinha de la certo??
 
Vinha sim.

Frodo controlava Smeagol, mas Deagol ainda existia.... Deagol queria o anel, Smeagol não sabia o que queria....

O Déagol não existia não. As duas personalidades eram Gollum e Sméagol. Déagol era o primo do Gollum, que achou o Anel. :wink:

A discussão é mais se o processo que deformou Gollum foi o mesmo, ou próximo, ao que 'espectralizou' os possuidores dos Nove.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo