Não apresentei nada como fato, pois nunca faço isto a não ser que esteja expresso dentro da obra. Ex: Elrond era Senhor de Valfenda.
Aqui que eu expressei minhas opiniões pessoais. Para mim, os portadores do Anel são iguais em posse do Um e apresentam comportamentos uniformes, vários traços que os ligam.
O que acontece é o jogo de situações diversas que passou com eles, sendo que, esta variação de situações nos dá um leque de resultados diferentes.
Só faltou dizer isso antes de iniciar seus argumentos, então. Veja bem, quando se escreve algo você sabe quais são suas intenções, o leitor não tem qualquer obrigação de o saber. Talvez tenha faltado um "Na minha opinião..." no começo então
Espero que você entenda que o que coloco aqui (e nos comentários a seguir) tem mais a ver com esse posicionamento de certo/errado, que nada tem a ver com concordar ou não com uma argumentação. Até o momento, eu não concordo com a sua e estou te tratando com o maior respeito, ao contrário do que você começou a fazer neste seu último post.
Mas isso é meio que óbvio. Pelo fato de ter esta convicção pessoal é que eu tomo partido e, baseado nas obras, defenderei determinada posição. Assim como todos aqui na esmagadora maioria das vezes. Raro é o post onde você só coloca algo em relação a obra desprovido de qualquer teor subjetivo.
Bom, eu estou citando a obra, já você, só vi se basear em uma defesa subjetiva. "Acho que", "Não acredito que". Eu e o Aracáno deixamos claro, através do que aconteceu com o Gollum, que se Tolkien pensasse que ele era digno de absolvição, ele não teria morrido (obra). No meu outro post, citei um capítulo do livro. E você, o que fez até agora? Baseou seus argumentos em opiniões pessoais apenas.
Não estou dizendo que isso invalida o que você está dizendo, mas que você deveria deixar claro que os seus argumentos são puramente subjetivos quando outras pessoas estão usando argumentos objetivos.
Por qual razão não dá para comparar? Explique.
Você tanto esbravejou e isso é que é impor o que pensa. Simplesmente me explique por que "não dá para comparar".
Expliquei no próprio post, mais no fim. Se você acha que roubar e matar estão no mesmo patamar, deusolivre eu chegar perto de você algum dia.
Eu, dentro de meus argumentos, tentei expor que eles foram colocados em situações diferentes com iguais ou similaríssimas condições e é aqui que tu erra:
Parabéns, você acaba de mostrar que é exatamente o caso do qual falei para o Gildor, do sujeito que só quer provar que está certo.
Se você está só querendo ser o certo aqui, me avise que eu nem perco mais tempo respondendo seus posts, ok?
ao dizer que fazer e estar apto é diferente e puxa esta característica para o campo subjetivo.
Negativo, não foi para o campo subjetivo. Estou lidando com
fatos dentro da obra: bilbo e frodo não mataram ninguém, sméagol o fez. Bilbo e Frodo obviamente foram influenciados pela longa exposição ao anel, mas em nenhum momento elaboraram um plano para levar alguém até Laracna, por exemplo.
Não, é no campo dos acontecimentos que a variação ocorre e não nas personalidades dos Hobbits em questão.
Bom, se você ficar distorcendo as coisas para adaptar ao que está dizendo, vai começar a ficar difícil argumentar com você
Como expliquei acima, eu usei citações de ações, estou contrapondo o que foi feito por bilbo e frodo contra o que foi feito por gollum.
O que defendo é que, todos eles estavam aptos a fazer (matar, roubar, atos nefastos, etc) só que não foram colocados em situações onde era necessário fazer isto.
Não mesmo? Bilbo poderia ter matado Frodo para recuperar o Anel em Valfenda. Tá entendendo o que quero dizer?
Suposições é o que mais fazemos aqui, não é só no "E se" que podemos supor.
Sim, eu sei. Como disse anteriormente, só faltou a você ter a humildade de assumir que estava só supondo, e não jogar sua opinião como se fosse uma verdade.
Éééé, estou achando que você só quer mostrar que é o 'certo' aqui.
De onde você tirou que para ser corrompido pelo Anel você deve utilizá-lo?
Se qualquer um fosse corrompido, Pippin e Merry, por exemplo, seriam os verdadeiros heróis da trilogia, já que não deram a menor bola para o Anel.
Não foram vários os casos de sedução e corrupção de indíviduos sem sequer terem o visto o Anel Governante? Pergunto: Boromir utilizou o Anel?
O caso de Boromir foi diferente: ele via no Anel uma arma para utilizar para defender seu povo. Ele não compreendia que ele deveria ser destruído, o preço que seria pago se ele continuasse a existir.
Eu sinceramente acho que (opa, viu a diferença? Baseada em minha leitura,
eu acho) há uma diferença entre ser de fato influenciado pelo anel (como Frodo o foi, sobretudo no final da jornada) e ver no anel uma oportunidade para vencer os inimigos.
Sméagol não era mal, tinha ido pescar com seu colega em seu aniversário e até aquele momento tinha vivido nos Grados como qualquer um de seu povo, normalmente. Isto, me desculpe, definitivamente não é ser mal por natureza.
Olha você distorcendo de volta o que eu disse
Eu não falei em momento algum que ir pescar com o amigo fosse um sinal de maldade. Os sinais de maldade que dei foram a cobiça (porque ele se interessou pelo ouro, não pelo Anel em si - isso está escrito no livro, caso queira conferir) e pelo assassinato (para roubar o anel).
Aqui entra o ponto principal pelo qual estamos discordando: você acha que o anel já estava influenciando Sméagol, eu acho que não e que ele já era propenso ao mal. Se for isso mesmo, não acho que adianta um ficar argumentando com o outro, porque nunca chegaremos a um consenso além deste: não concordamos sobre os efeitos do anel.
Sabemos que o Anel consegue direcionar sua vontade e causar visões. Ele (o Anel) pode ter identificado em Sméagol uma vítima mais fácil a ser corrompida. Você vai dizer que aqui eu me contradigo que por ele ser mais seduzido pelo Anel já podemos identificar traço de maldade.
Eu não digo nada. Como já disse, acho que Sméagol viu ali um objeto precioso e só. Não acredito na influência do anel neste momento.
No entanto, questiono, os homens, de conhecida fraqueza e fácil sedução pelo Um, seriam maus por natureza portanto? Poderíamos tachar eles como o "povo do mal" por sua sucumbência ao esmagador poder de malícia do Um?
Acredito que uma das coisas que Tolkien pinta muito bem no Boromir (já que você citou) é justamente o fato de a humanidade não ser perfeita, ser falha, e portanto suscetível a atos "maus". Mas olha, eu grifei o acredito, só para lembrar que não estou impondo nada e apenas mostrando qual é minha visão da obra
E eu rebato, Sméagol se não tivesse topado com o Um continuaria sendo Sméagol e não Gollum.
Não disse que ele se tornaria Gollum mesmo sem o Anel.
Não posso afirmar que ele não se tornaria mal e nem você pode dizer que ele se tornaria, contudo, não tinha ele vivido como um dos Grados até então?
Não. Na narrativa, Tolkien deixa claro que ele não era igual aos outros. Eu sei que isso não é pré-requisito para a maldade, mas com certeza responde o fato de que ele não viveu "como" os Grados até então.
A tendência é que ele tocasse a vida como havia feito até então. Aqui já estamos para o "E se" mas acho que até cabe a sustentáção.
Bom, dentro da sua visão da obra, sim. Dentro da minha, não. Acho que é uma das belezas de qualquer livro: ele nunca é o mesmo
Sim, de fato, roubar e matar são atos, ao meu ver e como ao seu, de teores muito diferentes
Sim.
(e veja, você usou sua opinião e convicção pessoal para seguir determinada linha de raciocínio).
Obviamente.
Todavia, em nenhum momento afirmei algo em contrário.
Sim, afirmou quando usou como argumento principal o fato de que todos eles praticaram maldades quando sob influência do anel, e que portanto eram todos iguais (e, justamente por isso, os níveis de maldades eram iguais).
Afirmei que Bilbo, Frodo e Sam (com mais tempo em posse do UM) também chegariam ao extremo de matar e praticar todo tipo de ato nefasto. E por que a eles seria concedida graça e não à Gollum.
Bom, entre todos os citados, o único que matou ANTES de estar em posse do anel e ANTES de muito tempo sob efeito do anel foi o Gollum. Volto a insistir ao ponto principal de divergência: você acha que Sméagol já sofria influência, eu acho que ele fez o que fez por maldade.
Mais uma vez, você usa da leitura que fez em Tolkien, traz para o campo subjetivo e concorda (acha, acredita, pensa que) assim deveria ser.
Pelo menos estou trazendo a leitura, ao contrário de você que só usou de achismos
Sei que vocês tem a carta de Tolkien dizendo isto, e, eu, realmente, não posso desconsiderar este fato. Até, por favor, peço que façam a citação para enriquecer o debate caríssimos colegas.
Agora, vocês tem de convir comigo que em Tolkien é muito difícil chegarmos à pacificação de determinado assunto, pois, nosso caro professor, muitas vezes se contradiz e é controverso na obra como nas cartas. Vide Balrogs, Magia, Orcs e etc..
Sim, como eu disse, provavelmente eu e você não concordaremos jamais, já que temos visão totalmente diferente da obra. Isso acontece, só insisto para os pontos em que você se refere a termos como 'erro' e 'errado'. No campo da especulação no qual nos encontramos, simplesmente não há isso.
Por deus, não estou dizendo que Tolkien está errado pois isto é inconcebível, entretanto, me aproveito de brechas na obra, porque elas existem, para pautar minha arguição.
So do I, com a diferença que você diz que minha argumentação está "errada" e eu apenas deixo claro que não concordo com sua argumentação.