• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gollum... por que tão odiado?

Não vejo Gollum como merecedor de ódio... Como já foi dito aqui por vários, eu o vejo como mais uma vítima, que como todas as outras, teve seus traços negativos magnificados pelo efeito do Um.

Smeagol não era uma criatura de caráter exemplar, de postura correta e honra, então, depois de centenas de anos preso em uma caverna com o Um Anel, não podíamos esperar que ele se transformasse em alguém honroso e maravilhoso.

A divisão do "eu" de Gollum é algo chocante. A tentativa constante do lado frágil e bondoso de Smeagol de obter piedade e clemência com Gollum para si próprio e até mesmo para Frodo e Sam, consegue trazer à tona empatia e pena... Entretanto, o lado impiedoso, ganancioso e egoísta de Gollum, apela para o lado negro existente em todos os seres humanos e quando isso é retratado de forma tão crua, como por Tolkien, incomoda a todos que lêem e assistem.

:think:
Vejo um pouco Gollum como a visão de Personalidade de Jung, com a noção de Sombra:

Para sermos mais precisos quanto à natureza da sombra, podemos dizer que se assemelha a variadas constelações, cada uma delas constituindo um “complexo psíquico”. Por sua vez, cada complexo é composto por um conjunto organizado de imagens, palavras e emoções, formando uma estrutura autónoma e dissociada do eu consciente. Esta estrutura constitui uma “sub-personalidade” comparável a uma “personagem” de uma peça de teatro, autónoma, independente do encenador e dotada da sua própria personalidade.

Estes complexos surgem muitas vezes nos sonhos do homem. Por vezes exercem sobre ele uma influência tão forte que ele se sente literalmente possuído. Desta forma, o homem faz o que não quer e não pode fazer aquilo que desejaria, como lamenta S. Paulo ao falar do “homem velho” que há em si(*).

(*) Carta de S. Paulo aos Romanos 7, 19.

Um pouco mais sobre o conceito de Sombra:
A Sombra representa aquilo que consideramos inferior em nossa personalidade e também aquilo que negligenciamos e nunca desenvolvemos em nós mesmos. Em sonhos, a Sombra freqüentemente aparece como um animal, um anão, um vagabundo ou qualquer outra figura de categoria mais baixa.

A Sombra é mais perigosa quando não é reconhecida pelo seu portador. Neste caso, o indivíduo tende a projetar suas qualidades indesejáveis em outros ou a deixar-se dominar pela Sombra sem o perceber. (Dominação de Smeagol por Gollum, IMO) Quanto mais o material da Sombra tornar-se consciente, menos ele pode dominar. Entretanto, a Sombra é uma parte integral de nossa natureza e nunca pode ser simplesmente eliminada. Uma pessoa sem Sombra não é uma pessoa completa, mas uma caricatura bidimensional que rejeita a mescla do bom e do mal e a ambivalência presentes em todos nós.

Lidar com a Sombra é um processo que dura a vida inteira, quando acreditamos que conseguimos compreendê-la, ela aparece de uma nova forma.
 
Última edição:
Eu não odeio o Gollum acho ele bem interessante e cheiio de misterios, apezar dele ser feio esquizito ele ficou bem colocado no filme teve otimas participações sem ele frodo nao teria ido tao longe, ele queria passar pelo portão negro o filme nao seria o mesmo sem ele.
 
Não diria "Odiar Gollum". Pois ele é apenas mais uma vítima do Anel.

Então dizer que odeia Gollum apenas por ele ter traído Frodo não é algo "justificável", Gollum é movido pela ambição, ele é um ser dominado pelo anel, cujos os Atos voltam-se para o "Precioso".

Ele não pode ser a coisinha mar linda da Terra-Média, mesmo assim teve suas utilidades. Imaginem se Bilbo o tivesse matado, a história seria muito diferente, uma espécie de Efeito Borboleta ("efeito Gollum").
 
é, eu tambem não odeio o Gollum..o anel fez a cabeça dele, não vejo nada de mais ele ter traido o Frodo. Como alguns disseram , ele foi vitima, e sem ele muita coisa não aconteceria..Frodo levaria milênios pra achar onde estava Sauron e a montanha onde ele deveria destruir o anel..
 
Gollum para mim, (ao ler os posts desse topico, confesso) cheguei a conclusão de que ele é a perfeição mais imperfeita do livro xD
Tolkien o descreve de uma forma admirável e como disse My, ele é uma necessidade. Eu diria um mal necessário ao livro.
Seu fim não foi dos mais dignos, fato. Entretanto necessário, como já deve ter sido discutido em algum outro tópico...No fim ele salva Frodo de seu destino, perdendo a si próprio, se bem que nessas horas duvido que ele ainda tivesse salvação após 500 anos de isolamento e solidão...Faltou mais gentileza por parte dos hobbits, principalmente de Sam (meu personagem favorito...T_T)
Tinha o caráter duvidoso, acredito que desde antes da influência do Um, que só acentuou as características de seu caráter. Já senti pena dele, mas nunca raiva, ao meu ver, Gollum parecia (desculpe pela comparação) um drogado. Não havia limites para suas mentiras, trapaças e submissão quando se tratava do Anel...também 500 anos junto do 'precioso'...
 
Eu tambem tenho pena de Gollum ele simboliza perfeitamente a maldição do anel.

Só n gosto dele na parte em que matou o seu melhor amigo pelo anel.
 
Smeagol não era uma criatura de caráter exemplar, de postura correta e honra, então, depois de centenas de anos preso em uma caverna com o Um Anel, não podíamos esperar que ele se transformasse em alguém honroso e maravilhoso.

A divisão do "eu" de Gollum é algo chocante. A tentativa constante do lado frágil e bondoso de Smeagle de obter piedade e clemência com Gollum para si próprio e até mesmo para Frodo e Sam, consegue trazer à tona empatia e pena... Entretanto, o lado impiedoso, ganancioso e egoísta de Gollum, apela para o lado negro existente em todos os seres humanos e quando isso é retratado de forma tão crua, como por Tolkien, incomoda a todos que lêem e assistem.

Não diria "Odiar Gollum". Pois ele é apenas mais uma vítima do Anel.

Então dizer que odeia Gollum apenas por ele ter traído Frodo não é algo "justificável", Gollum é movido pela ambição, ele é um ser dominado pelo anel, cujos os Atos voltam-se para o "Precioso".

Ele não pode ser a coisinha mar linda da Terra-Média, mesmo assim teve suas utilidades. Imaginem se Bilbo o tivesse matado, a história seria muito diferente, uma espécie de Efeito Borboleta ("efeito Gollum").

Como muitos já disseram Gollum é apenas mais uma vítima do Anel, e não merece ser odiado por isso.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo