• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gollum... por que tão odiado?

Muitos odeiam o, mas ele é dominado pelo anel.
E só um pobre logo longe da nação...
O fato é que ele lutou pelo o que acreditou. De um jeito estranho, mas lutou.
Quando o vejo sinto pena... o fto de ele gostar do Frodo e dpois querer leva-lo para a aranha... isso é muito estranho.

Tolkien sabe das coisas...
um ser despresivel como Gollum deve um participação incrivel na história... Frodo deve muito a ele...

Gandalf disse uma vez que Gollum teria algo de bom e ruim pra fazer... e os dois ele fez.
Ele é um personagem importande... mesmo sendo horrivel e esquecido não odeio ele... mas também não morro de paixão.
 
Não tenho certeza se o odeio...ele teve papel importante, mesmo que ele não tenha tido a intenção, ele ajudou e muito no desfecho "feliz" da historia. Ele tem motivos para ser odiado apenas por que ele se mostra muitas vezes bem traiçoeiro...matar o amigo daquele jeito, depois ter traido de muitas formas o Frodo....isso é que não gosto nele, mas creio ser a representação do que os proprios homens fazem quando estam em busca de poder, transformam-se nos piores seres em busca de se darem bem...isso é asqueroso...mas se tem algo a ser odiado que se odeie a humanidade que é o "real" Gollum que Tolkien, creio eu, quis demostrar.
 
Odeio pelo seu cinismo, e por ter sido fraco de espírito quando não conseguiu lutar contra sua própria ganância, o anel só ressaltou o que ele tinha de pior.
 
Não chego a sentir odio por ele, somente uma certa pena pois ele foi dominado pelo anel e uma criatura que viveu tao deploravelmente aprendeu a sobreviver do jeito que pode afinal de contas gollum foi rejeitado por todos , quando Frodo teve um pouco de bondade com o ser, ele ate se mostrou feliz e prestativo em relação ao hobbit. Tem certos fatos como o assasinato de seu primo que são de extrema frieza porem acho que teve influencia do um anel.
Concluindo so acho Gollum uma criatura muito imcopreendida e digna de pena.
 
Odeio pelo seu cinismo, e por ter sido fraco de espírito quando não conseguiu lutar contra sua própria ganância, o anel só ressaltou o que ele tinha de pior.
O Anel Resalta o que todos temos de pior...Mas passar quase 500 anos ao lado de um Anel Superpoderoso, dentro de uma caverna escura, e sozinho já é dose para deixar qualquer um louco de pedra.

Mas eu não diria odiado, e sim mal interpretado, ele amava ao Um acima de tudo, e faria qualquer coisa por ele, era a unica razão do viver dele, o Um era seu "...Pão e sua Comida...". Então não devemos sentir raiva dele...e sim dó.
Mas não nego que seu cinismo e fraqueza seja de raiva mesmo:disgusti:
 
A parte que eu fico com mais pena é quando ele vê Frodo dormindo, quase se arrepende e Sam logo chega e "espanta" ele. Quem sabe se Sam fosse menos agressivo o livro tivesse uma história diferente? Sam teve uma parcela de culpa no fato da Gollum ter sido "mau" no fim do livro.
 
Para mim não é uma questão de odiar ou não. às vezes eu sinto raiva dele, pelas coisas que ele fez. Mas outras vezes não dá pra não sentir compaixão porque, talvez, ele tivesse seguido outro caminho se entre Laracna e a Montanha da Perdição Gollum não alcançasse Frodo. Porque, uma vez o anel destruído, acho que certos laços com o mal seriam quebrados.
Pode até ser que Gollum morresse então, já que o poder do anel se foi.
 
Ódio eu não sinto, pelo contrário, sinto pena dele, pois teve a chance de se redimir, mas deu ouvidos à sua parte má na história passada. Gollum teve a oportunidade de mudar. Entretanto, seria uma espécie resultante de um passado muito remoto, desde quando era um "hobbit" que vivia nas margens do Grande Rio.

Desde aquela época tinha uma tendência a atitudes desvirtuosas e, quando cometeu assassinato conseguiu dar espaço aquilo que Tolkien sempre trabalhou em suas obras: a luta contra o bem e o mal, dando espaço para este último.

Gollum nunca foi odiado por muitos inclusive pelos sábios da Terra média como Legolas, Gandalf, Aragorn, Thranduil dentre outros. Infelizmente sua ânsia pelo Um Anel o dominou de tal forma que sua identidade plena foi morta dando lugar ao que nós conhecemos de sua história mais recente.

As vezes ele me dava raiva, pois este danado teve a faca e o queijo na mão e a desperdiçou.

Mesmo assim, eu o considero um herói derrotado, mas que acima de tudo, se eu fosse senhor da justiça e da lei estudaria o seu caso com carinho e talvez, o perdoaria pelos seus atos, pois se Melkor fez o que fez no início do mundo e teve o perdão dos Valar com o consentimento de Ilúvatar, porque não o Gollum.
 
Última edição:
Bem... pra começar ódio é a coisa que menos sinto por Gollum. O acho admirável! Meu personagem favorito sem sombra de dúvidas.
Acho a personalidade dele uma das coisas mais inteligente inventadas por Tolkien. O lado bom ofuscado pela ganância e pelo desejo, que não passavam de uma forma de sufocar a tristeza ou agonia de ter deixado de ser um eruhin nornal e ter se criado a criatura dependente e rastejante. Renegada e odiada como era.
Gollum é incrível. Dotado de inteligência, astúcia, malicia e maldade juntos à Personalidade de Sméagol onde ainda tinha ingenuidade e bondade e talvez uma certa necessidade de redenção...
Não odeio... traiçoeiro sim, no máximo digno de pena, o q talvez seja pior q ódio, mas acho interessantíssimo!
 
Acho a personalidade dele uma das coisas mais inteligente inventadas por Tolkien. O lado bom ofuscado pela ganância e pelo desejo, que não passavam de uma forma de sufocar a tristeza ou agonia de ter deixado de ser um eruhin nornal e ter se criado a criatura dependente e rastejante. Renegada e odiada como era.
Gollum é incrível. Dotado de inteligência, astúcia, malicia e maldade juntos à Personalidade de Sméagol onde ainda tinha ingenuidade e bondade e talvez uma certa necessidade de redenção...


Concordo plenamente, Gollum é com certeza é umas das personagem mais interessante criada por Tolkien,eu particularmente não gosto dele e tenho nojo dele, pois ele é um traidor,um sujo e só não mato o hobbits por falta de oportunidade, ele é inteligente ele tem um papel fundamental na trajetoria do Anel e no decorrer dos fatos,ele fez um plano quase perfeito enganando os hobbits, também é muito "habilidoso" escapo dos elfos da floresta,se virava sozinho, conhecia muitos lugares e atalhos que quase ninguém conhecia, e ele é muito determinado, a vontade dele ter o Anel , a gana com que ele fala do Anel supera qualquer coisa na Terra-Média acho que ele queria mais o Anel que o próprio Sauron, ele se sujeito aos hobbits só para pegar o Anel depois.Como já falei antes eu não gosto dele e nunca vou gostar mas ele é brilhante e muito interessante
 
Gollum é o personagem mais ambíguo de Tolkien.
A gente não sabe se sente pena ou raiva, carinho ou repulsa.
Ele é a síntese completa da maldição do Um e também nos remete a algo muito subjetivo: enquanto Sméagol representa a pureza, a inocência e a integridade, Gollum é tudo isso, até que se prove o contrário: a parte obscura, a sombra e a maldade que vive em cada um de nós.
Todos somos passíveis de sermos postos à prova, cair ou não em desgraça.
Com Gollum foi assim.
E eu não o odeio, só acho que ele foi mais uma vítima.
 
Não odeio o pobre Gollum, até adimiro ele pelo fato dele ser a amostra que Tolkien deixou para refletir-mos sobre o nosso modo de ser: todo homem tem duas personalidades, dois modos de pensar diante de situações diferentes.

Todo homem é legal, interessado e prestativo, mas quando o propósito da situação interfere no seu modo de definir o certo e o errado, o homem vira outra pessoa e se torna corrupto, cinico e traiçoeiro.


Pode até parecer complicado, mas é desse modo que encaro a personagem Gollum, criado pelo grande e eterno mestre Tolkien.
 
Odiado só para quem não sabe de suas origens, quando vivia às margens do Anduin 500 anos antes da Guerra do Anel. É claro que, o primeiro impulso de Sméagol a ver que Déagol encontrou o Um foi matá-lo friamente. Ainda não sei se ele fez aquilo por que já tinha alguma maldade latente ou foi por influência do Anel (não se pode confiar na versão de PJ para o episódio :mrgreen:).

O personagem é tão ambíguo, como já foi relatado, que fica difícil não sentir raiva e pena ao mesmo tempo.
 
Bem... pra começar ódio é a coisa que menos sinto por Gollum. O acho admirável! Meu personagem favorito sem sombra de dúvidas.
Acho a personalidade dele uma das coisas mais inteligente inventadas por Tolkien. O lado bom ofuscado pela ganância e pelo desejo, que não passavam de uma forma de sufocar a tristeza ou agonia de ter deixado de ser um eruhin nornal e ter se criado a criatura dependente e rastejante. Renegada e odiada como era.
Gollum é incrível. Dotado de inteligência, astúcia, malicia e maldade juntos à Personalidade de Sméagol onde ainda tinha ingenuidade e bondade e talvez uma certa necessidade de redenção...
Não odeio... traiçoeiro sim, no máximo digno de pena, o q talvez seja pior q ódio, mas acho interessantíssimo!
Os comentários sobre Gollum estão tão ótimos, que tive dificuldades para postar este comentário, pois gostaria de quotar todos! :mrgreen:
Mas faço das palavras da Indily as minhas! Gollum é o meu personagem favorito fora da Comitiva do Anel em O Senhor dos Anéis.
Também sinto todo este misto de sentimentos por eles: a raiva, a pena, o medo, a compaixão, um certo carinho... e é por isso que gosto tanto dele, pois nenhum outro personagem consegue me envolver de tantas maneiras diferentes como Smeágol.
Ele é um retrato franco das nossas fraquezas, e isso me intimida, me angustia mas também me deixa maravilhada. Como canta-se em Gollum's song, ele só é alguém que se perdeu e que jamais poderá voltar para casa.
:(
 
Não odeio Gollum , tenho um sentimento de pena por ele ..

ele é apenas uma vitima do anel q o corrompeu ,
ele tem um papel importantissimo na historia do anel
um personagem fantastico ...
 
Ele é um retrato franco das nossas fraquezas, e isso me intimida, me angustia mas também me deixa maravilhada.

Eu já acho que o retrato franco das nossas fraquezas foi Boromir, que além de ser como nós, um humano, morreu com honra, coisa que serve como exemplo. Já Gollum passou longe de morrer com honra.

Sim, ele era digno de pena, acima de tudo, compaixão tbm, mas creio que Boromir é um exemplo muito maior para nós, pois ele demonstra exatamente as mesmas fraquezas e qualidades que nós, diferente de uma raça como a dos Grados, incompatível com a nossa, humana.

Gollum era mau caráter...não dá pra admirar um mau caráter...dá para admirar o personagem em si, que foi genialmente criado por Tolkien.

Mas Boromir é bem mais digno de admiração, pois no final se redimiu. Gollum não!
 
Olá!

Primeiramente, acho que este é o primeiro post em mais de um mês, rs. No momento, to com dificuldades de acessar o fórum. Além de corrido (comecei a facul e tal, passo a maior parte do dia ocupada e à noite dormindo), não tenho mesmo conseguido 'abrir' a página, enfim... sei que sinto falta daqui, rs.

Ódio do Gollum...? Não, não o odeio. Não o amo também. Aliás, acho que não tenho um sentimento definido por ele. A meu ver ele foi indispensável, sim, para o desenvolvimento e o 'bom fim' da história criada por Tolkien, mas não é um personagem pelo qual eu criei algum afeto (ou desafeto). Ele simplesmente foi necessário. E, veja bem, se não tivesse sido ele, por exemplo, a 'encontrar', ou a 'dominar' o Anel (porque bem sabemos que não foi ele que encontrou ou dominou - Déagol encontrou e o Anel foi quem dominou o Gollum, não o contrário), teria sido outro. Sim, teria, pra mim não resta dúvida quanto a isso. Senão, o Anel teria sido 'esquecido' e ficaria 'perdido' para sempre (se isso fosse possível), e não existiria O Senhor dos Anéis.

Então, tenho pra mim que, não só o fato de ter 'dado cabo' da tarefa do Frodo, mas pelo fato de ter trazido o Anel à 'vida' novamente, depois que ele foi perdido, e ter possibilitado (não digo permitido ou ocasionado, note bem) que houvesse o levante de Sauron e a consequente luta contra ele (Guerra do Anel, etc...), é que não odeio Gollum/Sméagol. Tolkien soube encaixá-lo de uma forma perfeita e exemplar na obra, fazendo-o parte indispensável (até mesmo mais que Frodo e todos os outros, arrisco dizer) de todo SdA. Mas que não foi o motivador de emoções. Talvez, da primeira vez que li, Gollum tenha despertado em mim algum asco (não ódio) e repulsa, mas hoje já não penso assim, e o vejo simplesmente como uma pobre e infeliz criatura, tão essencial e ao mesmo tempo 'sem sal nem açúcar'.

É isso aí, rsrs. Espero ter conseguido me fazer entender.
 
Eu já acho que o retrato franco das nossas fraquezas foi Boromir, que além de ser como nós, um humano, morreu com honra, coisa que serve como exemplo. Já Gollum passou longe de morrer com honra.

Sim, ele era digno de pena, acima de tudo, compaixão tbm, mas creio que Boromir é um exemplo muito maior para nós, pois ele demonstra exatamente as mesmas fraquezas e qualidades que nós, diferente de uma raça como a dos Grados, incompatível com a nossa, humana.

Gollum era mau caráter...não dá pra admirar um mau caráter...dá para admirar o personagem em si, que foi genialmente criado por Tolkien.

Mas Boromir é bem mais digno de admiração, pois no final se redimiu. Gollum não!
Roy, compreendo o que dizes e tenho que concordar contigo! Acho que aquele trecho não ficou claro. :)
Boromir é sim aquele que melhor nos retrata e é um personagem admirável. Eu o adoro. Eu me identifico todo o tempo com ele, pelas suas incertezas e tentativas, além de ter minha admiração por sua coragem em expor seus pensamentos, mesmo contrariando a todos, de certa forma, e pelo exemplo de caráter e honra demonstrados em seus últimos momentos em vida.

Minha intenção fora dizer que Gollum é o resultado de como a perversidade pode dominar alguém a partir de suas próprias fraquezas, se assim a permitir. Boromir, apesar de suas incertezas, sempre fez prevalecer seu caráter e dignidade.
Smeágol não media consequências para alcançar o queria, pois não conseguia lidar com o sentimento de perda - uma fraqueza. Como já havia comentado em outro tópico, antes mesmo de ficar sobre o domínio do Um por 500 anos, Smeágol apresentava desvios de caráter, e isso aliado às suas fraquezas, fez com ele que não admitisse que Déagol tivesse encontrado o Anel e, portanto, matou o primo.

Também não admiro mau caráter, nem aprecio meios desonestos para se alcaçar obetivos, longe de mim, não gostaria de ser mal interpretada! :no: Por isso, fazendo referência a tua fala,
dá para admirar o personagem em si, que foi genialmente criado por Tolkien.

Mas Boromir é bem mais digno de admiração, pois no final se redimiu. Gollum não!
Se avaliar a essência do personagem, Boromir tem mesmo maior admiração minha, disparadamente na frente. Além disto, como falei, Gollum é meu favorito tirando os personagens da Comitiva (e lá está o Boromir :)) e também não falei que ele é quem mais tem minha admiração ou algo do tipo.
Mas eu gosto do Gollum por isso que ele representa, pelo misto de tantas coisas que ele nos provoca e que ele é, fora toda a genialidade com que Tolkien o desenvolveu. E aí eu tomei a maior lição de sabedoria da minha vida:

Muitos que vivem merecem a morte. E alguns que morrem merecem viver. Você pode dar-lhes vida? Então não seja tão ávido para julgar e condenar alguém à morte. Pois mesmo os muito sábios não conseguem ver os dois lados.
(O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, p. 61)
 
Última edição:
Bom, humildemente falando, então uma pessoa para se admirar seria o Tolkien, que sintetizou de forma tão abrangente os pontos fortes e fracos, admiraveis e odiosos, belos e asquerosos de nós humanos, em personagens tão fantasticos e atraentes. Nós, que somos divisiveis em tantas formas e modos de ser, quanto as incontaveis estrelas no céu.

Etaaaaa.......Viajei pra caramba nessa.....por favor não liguem.....rs.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo