• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gollum, o camaleão.

Josuë

Usuário
Uma das dúvidas que sempre tive a respeito de Gollum era sobre a cor da pele. No início e meio do SdA, ele é descrito como um sujeito branquelo, pálido. Isto condiz com a realidade, pois ele passou centenas de anos debaixo das montanhas. Porém, no final do livro todos descrevem Gollum como um sujeitinho preto. Alguém consegue interpretar este enigma ? Seria um erro do autor que passou despercebido ? Ou temos um Gollum camaleão :D ?

Abraços.
 
Gollun era pálido quando era uma espécie de Hobbit,depois ele viveu muitos anosnas profundezas da caverna e mudou d forma pelo fato d ele não morrer por causa do anel.
 
Bagrong disse:
Gollun era pálido quando era uma espécie de Hobbit,depois ele viveu muitos anosnas profundezas da caverna e mudou d forma pelo fato d ele não morrer por causa do anel.


:nope: Gollum sempre foi pálido. A deformação não teve nada a ver com sua cor.

Acho que deveria ser bem o branco dele que se tornava preto em certos lugares, como no interior das montanhas, ou Cirith Ungol, por exemplo. Ali o branco não recebia luz pra ficar "branco" e enegrecia.
E talvez a palavra "negro" seja mais uma figuração.
 
DarkRider disse:
Bagrong disse:
Quer dizer que quando Gollun acompanha Frodo e Sam,ele é pálido,ñ negro como no filme?

Ué? Eu achei o Gollum do filme pálido......


Gollun_retorno.jpg



Sabe que olhando bem ele não é escuro mesmo...eu é que imaginava ele muito preto...hehehehehe...
 
Esse efeito é por causa da ausência de luz como eu já disse. Mas o Gollum, tanto nos livros como nos filmes, é pálido.
 
DarkRider disse:
E talvez a palavra "negro" seja mais uma figuração.

Sim, Tolkien usa muitas vezes essa palavra, e embora usada várias vezes, o significado é duplo: negro no sentido escuro de cor, e negro no sentido de mal, um corpo "pesado" de mal, daí já entra as teorias de Tolkien racista ou não... mas deixa p/ lá...

E Gollum foi retratado no filme como no cartaz acima, já alguns ilustradores colocam de outra forma, como :

http://www.valinor.com.br/gallery/displayimage.php?album=11&pos=3 Se vc perceber, o rosto de Gollum esta escuro no sentido cor mesmo.
 
O negro de Tolkien não tem nada a ver com a raça negra, portanto, não tem nada de racismo ai !!
Assim como o Cachopa eu acho que quando tolkien se referia a Gollum como negro não estava falando somente de sua aparencia mas tbm de seu coração !!
 
Realmente!Tolkien não tinha nada de racista!O negro jamais se referia a raça,falar que o negro é ruim e que o branco é bom...isso é uma representação....as trevas e a luz,sab,ñ racismo!
 
Eu tive essa mesma dúvida quando li o SdA a primeira vez, mas lendo a 2ª vez cheguei a coclusão de que o Gollum era pálido sim. Se não me engano, o Tolkien o descreve como negro em Moria, qdo ele segue a comitiva, então a gente podia pensar q esse negro é por causa do escuro absurdo lá de dentro. Quanto ao q foi retratado no filme, acho q não serve muito de parâmetro pq no livro Gollum tem uma luz verde no olhar e no filme seus olhos são azuis...
Só mais uma coisa, Tolkien racista? De onde vcs tiraram isso? Uma coisa q eu achei bem estranha no filme do PJ é q os orcs são negros e se eu bem me lembro, nos livros os orcs são amarelados... Onde está o racismo? :eek:
 
Sim, Gollum sempre foi pálido, tanto sendo Hobbit e pelo tempo (um bom tempo) que ele vivia nas cavernas, sem receber a luz do Sol.
Mas vocês não levam em conta o tempo que ele passou viajando? Não é possível que ele tenha passado mais de um ano sem nem sujar o pé?! :eek:
 
Alatáriel disse:
Quanto ao q foi retratado no filme, acho q não serve muito de parâmetro pq no livro Gollum tem uma luz verde no olhar e no filme seus olhos são azuis...

Sim, Tolkien a todo momento quando narra sobre o Gollum (na maioria das vezes no escuro) ele esta com "um brilho verde em seus olhos"

Alatáriel disse:
Só mais uma coisa, Tolkien racista? De onde vcs tiraram isso? Uma coisa q eu achei bem estranha no filme do PJ é q os orcs são negros e se eu bem me lembro, nos livros os orcs são amarelados... Onde está o racismo? :eek:

Como eu disse no meu post acima, não era p/ desviar nesse assunto, apenas fiz uma citação... mas como perguntaram: a discussão esta sendo feita num outro tópico, lá no Obras, mas de qualquer forma o motivo é que Tolkien narra sempre com o peso das palavras Branco e Negro... bem, sei lá, vao lá no tópico p/ discutir isso:
(Encontrei 2 tópicos)
Racista ?
Racismo nas obras Tolkien ?

Mith disse:
Mas vocês não levam em conta o tempo que ele passou viajando? Não é possível que ele tenha passado mais de um ano sem nem sujar o pé?! :eek:

Gollum banhava-se em rios e lugares com água... e é claro que se ele anda daki p/ lá se sujando, é porque ele se adaptou ao ambiente, por isso como um (ex ?) Hobbit ele tinha a couraça de seu pé adaptada... não esqueça disso...

:obiggraz:
 
Sr. Cachopardo disse:
Mith disse:
Mas vocês não levam em conta o tempo que ele passou viajando? Não é possível que ele tenha passado mais de um ano sem nem sujar o pé?! :eek:

Gollum banhava-se em rios e lugares com água... e é claro que se ele anda daki p/ lá se sujando, é porque ele se adaptou ao ambiente, por isso como um (ex ?) Hobbit ele tinha a couraça de seu pé adaptada... não esqueça disso...

:obiggraz:
Ele ainda continuava sendo um Hobbit. (?)
Eu sei que ele se banhava em rios e lagos (ex: o Lago Proibido), mas ele se sujava no percurso e Tolkien falava como ele estava naquele exato momento. Acho que ele não quis fazer lembretes ao leitor de que ele sempre foi pálido.
 
Mith disse:
Sr. Cachopardo disse:
Mith disse:
Mas vocês não levam em conta o tempo que ele passou viajando? Não é possível que ele tenha passado mais de um ano sem nem sujar o pé?! :eek:

Gollum banhava-se em rios e lugares com água... e é claro que se ele anda daki p/ lá se sujando, é porque ele se adaptou ao ambiente, por isso como um (ex ?) Hobbit ele tinha a couraça de seu pé adaptada... não esqueça disso...

:obiggraz:
Ele ainda continuava sendo um Hobbit. (?)

Se continuava a ser um hobbit ? Bem, não exatamente poderia ser considerado um hobbit ou chamado de hobbit, mas seu gênero, espécie, tipo ou sei lá o q era Hobit mesmo, dos Pardos, se não me engano :think: ... Na verdade ele era um hobbit definhado... ou dê a dominação que vc achar melhor :roll:

:wink:
 
Eu vejo isto de um modo figurado... O seu ar enegrecido devia-se à sua maldade, ao que mais escuro ele tinham em si, na sua personalidade, não na cor da sua pele, suja ou não... :roll:
 
Ah, eu sei q devia discutir o racismo em outro tópico, mas tô com preguiça :P Além disso, não tenho o q discutir, Tolkien usa "negro/preto" e branco como mau e bom, não por ser racista, mas representando trevas, escuridão, coisas escusas e torpes e o branco como a luz, a pureza, o bem e tal... figuras sempre usadas mas nunca com tom racista... É como a gente diz q fulano ficou vermelho indicando q ele ficou com raiva ou vergonha... nada contra o vermelho! :wink:
 
Pra mim Gollum é pálido! Mas pode ser que no final do livro, depois dele ter andado o que andou, passando maus bocados, o bicho tenho ficado sujo, daí preto!
É uma teoria besta, mas é uma teoria... :tsc:
 
Sr. Cachopardo disse:
Mith disse:
Sr. Cachopardo disse:
Mith disse:
Mas vocês não levam em conta o tempo que ele passou viajando? Não é possível que ele tenha passado mais de um ano sem nem sujar o pé?! :eek:

Gollum banhava-se em rios e lugares com água... e é claro que se ele anda daki p/ lá se sujando, é porque ele se adaptou ao ambiente, por isso como um (ex ?) Hobbit ele tinha a couraça de seu pé adaptada... não esqueça disso...

:obiggraz:
Ele ainda continuava sendo um Hobbit. (?)

Se continuava a ser um hobbit ? Bem, não exatamente poderia ser considerado um hobbit ou chamado de hobbit, mas seu gênero, espécie, tipo ou sei lá o q era Hobit mesmo, dos Pardos, se não me engano :think: ... Na verdade ele era um hobbit definhado... ou dê a dominação que vc achar melhor :roll:

:wink:
Ele ainda continuava sendo um Hobbit sim, mas bem diferente.
E era da família dos Grados.

Mas eu acho que Tolkien não tinha em mente uma idéia de racismo, até sendo um católico fervoroso. :wink:
 
Acho que é como uma lagartixa numa caverna... dentro da caverna ela é escura...pois não possui luz própria...mas quando vai os tiozinho do globo reporter e filma a lagartixa dentro da caverna...a luz bate e mostra como ela é pálida...e fica um branco bem forte...dando até pra ver os orgãoszinhos da bichinha :mrgreen: !
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo