• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gollum Em Moria: Discussão

Talvez sim, talvez nao
Ele conhecia o terreno muito bem, quando a SOCIEDADE entrou
ele passou alguns anos la, pois nao conseguia sair pelo portão Oeste
 
Bem, temos alguns fatos a relevar, só para completar as colocações dos meus caros amigos:

Gollum fora capturado por Aragorn em 3.017 e levado até Thranduil, na Floresta das Trevas. Lá foi interrogado por Gandalf, e assegurado pela vigia dos elfos.
Em 3.018, em junho, mais exatamente no dia 20, houve um ataque das forças de Sauron a Osgiliath, apenas para testar o poderio de Gondor, e foi rechaçado pelas tropas comandadas por Boromir.
Porém, ao mesmo tempo, orcs invadem a Floresta das Trevas tornando possível a fuga de Gollum.
Após isso, ainda em 3.018, seria ele capturado por orcs e levado até Sauron, para interrogatório; tudo que disse foi, "Bolseiro...Condado"; e após verem que nada mais teriam dele, foi liberto.
Quando sai de Mordor, pelo Leste, entra em Moria; impelido pelo medo, tentando esconder-se, e ainda remoendo os nomes "Bolseiro" e "Condado".
Acaba não "achando" a saída, talvez devido às mudanças ali ocorridas, e pelo grande número de orcs ali presente; de fato ele conhecia Moria, habitou por centenas de anos as raízes das Montanhas Sombrias.

Quanto a ele escalar as paredes dos Salões de Moria, concordo, ele era apenas um humano (Grado), isso não seria possível, mas, como bem disseram, haviam muitos outros caminhos, e ele os conhecia.
Provavelmente não saiu de Moria devido à "infestação" de orcs, e à presença de seres como o recém despertado Balrog.

Creio que Gollum não soubesse da Sociedade do Anel, nem teria como saber, porém, sabia que um Bolseiro o portava, e talvez por isso tenha entrado em Moria, pensando também em dirigir-se ao Condado.
Temos uma grande coincidência, pois, a Sociedade iria por Caradhras, e não por Moria, mas o duplo traidor Saruman barrou a passagem por Caradhras, o que coincidentemente os coloca no caminho de Gollum, e acabam salvando-o, ajudando-o a sair, e não morrer de fome.
Ele não chega a passar anos em Moria, mas passa um bom tempo em condições difíceis, sob perigo e com fome.

Creio que seja esse um exemplo do que Gandalf chama de "virada da maré", pequenas "coincidências" que foram essênciais para o desfecho da Sociedade, lembrando que sem Gollum a falha de Frodo ao fim da jornada seria mais atenuada.

Abraços.
 
Prefiro não especular muito a respeito desse assunto, mas tava lendo o livro e achei um trecho que pode ser elucidativo para alguns, ou não.
No livro "As Duas Torres" da Martins Fontes, 2ª Edição de novembro de 2000, na página 221, sexto parágrafo está escrito:

"Descendo a face de um precipício, íngreme e quase lisa ao que parecia no luar pálido, uma pequena figura negra vinha com suas finas perns abertas. Talvez suas mãos e pés moles e pegajosos estivessem encontrando fendas e apoios que um hobbit jamais pedoria ter visto ou usado, mas parecia que eles estava semplesmente descendo com patas viscosas, como algum bicho grande à espreita, semelhante a um inseto. E estava descendo de cabeça para baixo, como se farejasse o caminho."

É claro que nesse trecho não é confimado claramente se ele podia realmente "grudar" na parede como um inseto, ou se ele estava escalando uma parede lisa, mas deixa a possibilidade de que estivesse fazendo isso. Contudo Gollum com certeza tinha uma habilidade muito grande de escalar lugares, afinal ele estava descendo uma encosta íngreme de cabeça para baixo.

Na minha opinião, ele realmente não poderia "grudar" na parede, mas sua habilidade em escalar paredes era muito grande.

P.S.: Ele não era um hobbit, era aparentado, tinha uma raiz em comum com os hobbits. E isso faz uma enorme diferença, ainda mais pelo longo tempo que ele ficou debaixo da montanha que eu acredito, mudou muito ele.
 
Taí uma pergunta que levanta muitas dúvidas! Gollum não pôde ter seguido a comitiva o tempo inteiro, já que seria praticamente impossível ele sobreviver ao ataque de Caradhras. Ou ele já estava em Moria, quando Gandalf decidiu arriscar atravessar os Portões, ou o Hobbit entrou pela entrada do Khelêd-zaram, com a permissão de Sauron.

E Sméagol era atraído pelo poder do Um, onde quer que ele estivesse, mesmo no labirinto de Khazâd-dum ele encontraria o "rastro" do Anel.
 
Duvido de foi com a ajuda de Sauron. Não deveria ter nenhuma serventia a Sauron deixar com que Sméagol continua-se a seguir a comitiva mais de esse eu sei muito pouco então não vou arriscar muitos palpites.
 
Tudo bem que o cavernoso é um hobbit, e os hobbits, por natureza ja sao peritos em andar a espreita, mas quando a sociedade fugia pelos saloes, pelo menos UM Orczinho Nojento daquela HORDA inteira, podia ver ele, mas vamos continuar a discussão, como Gollum passou por Moria sem ser visto ?
Posso estar enganada, mas o Sméagol nunca foi um hobbit. Segundo a Enciclopédia:
Kuduk[/URL], bastante similar a dos Hobbits, porém não igual, era amigo de Sméagol (Gollum).
[/COLOR]

(procurei por Sméagol, mas a página foi apagada8-O )
Mas isso aqui não tem nada a ver com a pergunta do tópico:cerva: é só pra ajudar quem for chegando no fórum, pra não se confundir :hanhan:

Taí uma pergunta que levanta muitas dúvidas! Gollum não pôde ter seguido a comitiva o tempo inteiro, já que seria praticamente impossível ele sobreviver ao ataque de Caradhras. Ou ele já estava em Moria, quando Gandalf decidiu arriscar atravessar os Portões, ou o Hobbit entrou pela entrada do Khelêd-zaram, com a permissão de Sauron.

E Sméagol era atraído pelo poder do Um, onde quer que ele estivesse, mesmo no labirinto de Khazâd-dum ele encontraria o "rastro" do Anel.

Eu concordo com quase tudo Elring, só queria saber porque Gollum não pode passar por fora da montanha. Caradhras estava atacando só a comitiva, não? E além disso Gollum é uma criatura muito mais resistente. Acredito que enfrentaria muito bem o frio e alguns dias sem alimento.:think:

_______
Tópico muito interessante! Faz a gente pensar com mais atenção no Gollum e como ele foi perseverante na sua jornada particular.:yep:
 
Gollum não sabia ao certo para onde a comitiva se dirigia, então os seguiu de perto, acho que esta é a explicação por ele ter ido por Moria ao invéz de Caradhras. Além do mais, não vamos nos esquecer que Gollum era sorrateiro e traiçoeiro, ele podia muito bem ter ido pelas encostas das paredes ou escalado em lugares onde orcs não o vissem bem, e se algum deles viesse a encontra-lo ele poderia meter os dedos na garganta do outroou fugir (como é de costume do fedegoso).
 
Mas Peonia, pense como o Gollum...

... Você prefere atravessar as Montanhas Sombrias por um local escuro e úmido ou por um local frio e e claro?

Além disso, seus anos de experiência provavelmente contaram na hora de achar os caminhos de Moria.

Mas eu me pergunto o pq dele ter ficado preso em Moria tanto tempo... ele é capaz de achar caminhos para Mordor, ora bolas...
 
Mas Peonia, pense como o Gollum...

... Você prefere atravessar as Montanhas Sombrias por um local escuro e úmido ou por um local frio e e claro?

Além disso, seus anos de experiência provavelmente contaram na hora de achar os caminhos de Moria.

Mas eu me pergunto o pq dele ter ficado preso em Moria tanto tempo... ele é capaz de achar caminhos para Mordor, ora bolas...
Agora eu entendi:yep:
Gollum que viveu muitos anos escondido numa caverna ia preferir ir por baixo mesmo!
Valeu!:obiggraz:
 
Nussa como cresceu o topico, mas tudo que foi exposto aqui já se pode formular um conclusão, no entanto ainda são hipoteses e hipotesse essas muito interessantes.

Para mim, o gollum é mais forte que um orc simples ou fraco goblin, no entanto ele tinha um inteligência acima da inteligência das criaturas as quais ele conviveu durante sua estadia e moria e essa inteligência somada a a suas habilidades adquiridas com o tempo como escalar, furtividade e luta também, fez com que esse se mantesse vivo lá em moria com todos aqueles orcs e globlins.
 
Não enciclopédia diz que kuduk é aparentado aos Hobbits?
Kuduk significa Hobbit em westron, usada por eles ao mencionarem o que os demais povos que usavam o westron chamavam de banakil, pequeno.

De onde tiraram essa noção torpe?
Um hobbit é um humano, basta analisar a descrição em Contos Inacabados, são ramificações humanas, e não uma raça diferente.
Thrahald (o nome de Sméagol em sua língua nativa, significa "Aquele que se entoca") era do povos dos Grados, uma das ramificações humanas similares aos Hobbits, mas chamá-lo de kuduk para diferenciar é um erro, pois kuduk é a palavra usada pelos Hobbits em westron adaptada.

Abraços.
 
Não enciclopédia diz que kuduk é aparentado aos Hobbits?
Kuduk significa Hobbit em westron, usada por eles ao mencionarem o que os demais povos que usavam o westron chamavam de banakil, pequeno.

De onde tiraram essa noção torpe?
Um hobbit é um humano, basta analisar a descrição em Contos Inacabados, são ramificações humanas, e não uma raça diferente.
Thrahald (o nome de Sméagol em sua língua nativa, significa "Aquele que se entoca") era do povos dos Grados, uma das ramificações humanas similares aos Hobbits, mas chamá-lo de kuduk para diferenciar é um erro, pois kuduk é a palavra usada pelos Hobbits em westron adaptada.

Abraços.
Então Arácano, é assim que está lá na Enciclopédia... eu lembro que nós já havíamos discutido em outro tópico que os hobbits vieram da raça dos homens, mas mesmo assim Gollum não era um hobbit, da forma que conhecemos os hobbits do Condado, ou era?:think:
 
Bom, me disculpem por talvez estar errado... Mas acredito que o Tolkien, em toda a sua geniosidade pode sim, ter esquecido de um pequeno detalhe ao descrever Moria. Talvez ele tenha decidido apenas focar a aventura nessas cavernas o lado da sociedade, o que eles passaram. Mas também sei que se o Tolkien tivesse se lembrado de citar a saída de gollum das cavernas, teria sim, escrito um ou dois parágrafos bem convincetes: o fato de não ter relatado isso, pode significar um pequeno descuido da parte do escritor.
Porém, eu não me importo. Senhor os Anéis sobre qualquer defeitinho, é a melhor história de todos os tempos. E que a saída de gollum das minas seje criada por nossa imaginação!
 
Gollum pode ter entrado por qualquer buraquinho na parede, aposto que alguma fenda abriu nos salões de Moria em todos os séculos desde que foi construído, talvez Orcs fizeram buracos para entrarem. Aí, era só ele ficar colado nas sombras, Gollum vivia na caverna, é possível que já era perito em ficar escondido, e de seguir suas 'presas', neste caso a Comitiva.
 
Como ele entrou, dá para dar asas à imaginação e bolar teorias e tals...mas...como ele saiu de Moria? Questão interessante... :think:

Só tinha aquela saída ligada pela ponte? Se sim, será que dá pra deduzir que os orcs ficaram meio que trancados lá dentro?
 
Creio que a entrada Leste ficava aberta. Gollum provavelmente entrou por lá sim, vindo de Mordor.
 
Sim, mas tipo, se Gollum seguia a Comitiva, logicamente ele estava atrás. E se a Comitiva passou pela ponte, e esta se quebrou, como será que ele saiu? A saída da porta oeste estava bloqueada por causa do desmoronamento; e a leste estava bloqueada porque a ponte caíra. :think:

Com certeza ele passou um perrengue lá...
 
Última edição:
Sim, mas tipo, se Gollum seguia a Comitiva, logicamente ele estava atrás. E se a Comitiva passou pela ponte, e esta se quebrou, como será que ele saiu? A saída da porta oeste estava bloqueada por causa do desmoronamento; e a leste estava bloqueada porque a ponte caíra. :think:

Com certeza ele passou um perrengue lá...

Eu disse que ele nao escalava parede lisas, mas concerteza
tinha paredes rochosas ao lado da ponte =)
 
interssante
nunca nem pensei nesse assunto
Moria tinha muitas passagens q subiam ou deciam em labirintos interminaveis mas aparentemente (a não ser q se interrogue um anão morto numa sessão espirita) um único portão conhcido ao leste.
Saídas comerciais como a do Portão de Ithildin ao oeste de Moria usada comercialmente poderiam existir em tempos antigos para contato com elfos da Floresta das Trevas...
Outra coisa pode ser as escavações Orcs terem dado origem a uma nova saida-não acredito q eles tenha deixado Moria intocada a pás e picaretas-
(a comitiva se afastou bastante depois com o intuito de se distanciar de olhos orcs e despistar possiveis perseguidores. Alguns dias depois uma tropa foi vista vindo de Moria e gollum logo após foi visto na Floresta das Trevas com alguns deles em seu encalço)
ou ainda Gollum ser ninja com habilidades do McGiver tendo se esgarçado pelos cantos rochosos do salão da ponte- ele escalaria mt bem por lá eu acredito (o q consumiria tempo e justificaria sua relativa demora em alcançar a comitiva)
hauhauha
esse bixo da trabalho e ter certeza quanto a algo q ele fez aí é luxo q não me arrisco a ter!
 
Certamente haviam outras saída de Moria além das mais conhecidas. Os anões (ótimos construtores) não cometeriam o erro juvenil de ficar presos caso as duas "entradas" fossem tomadas pelo inimigo. Gollum pode até mesmo ter saído por um dos dutos que levavam ar e luz lá para baixo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo