• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gollum e seus mais de 500 anos!!!

Swanhild disse:
Maglor, os Nazgûl não eram escravos do Portador do Anel. Eles só obedeciam a Sauron. Se Frodo tentasse controlá-los usando o Anel, ele seria apenas iludido: carta 246.

Claro, eu expliquei muito mal mesmo, mas disse Sauron ali. Foi mais uma tentativa de não repetir palavras e deixar o texto confuso. Escrever correndo dá nisso. Naquele contexto do que eu escrevi, o "Portador do Anel" era Sauron.

(...) Gandalf lhe disse que aquela faca o teria transferido permanentemente para o reino das Sombras se a ponta não tivesse sido extraída em tempo. Então, não eram apenas os Anéis que transformavam alguém num espectro.

Mas o Um que era o instrumento feito por Sauron para dominar os povos livres à força. Será que pela faca amaldiçoada o Frodo seria tornado um escravo de Sauron? Eu imagino que ele talvez viria apenas e fazer parte daquele outro mundo, e sofreria demais com aqueles estado anti-natural, mas tenho muitas dúvidas se ele seria um servo como eram os nazgûl: não houve nenhum processo de dominação naquela punhalada do Rei-Bruxo. Não que eu me lembre, pelo menos.

Agora, tem uma diferença na maneira como eles três usavam o Anel em relação ao modo como os Nazgûl usavam os Anéis deles. Os Nazgûl os haviam usado direto por muito tempo, sabendo o que eles eram. Os hobbits (inclusive Gollum) jamais usaram o Anel direto, creio, por mais do que alguns dias de cada vez (imagine Gollum se escondendo de algum bando de orcs estacionado nas suas proximidades), e nunca souberam do perigo que corriam.

E qual dos reis, senhores e guerreiros de antigamente usou um anel élfico por centenas e centenas de anos, mesmo que interruptamente? Por mais resistente que o Gollum fosse (enquanto hobbit) e por espaçados que fossem os seus usos do Um, ele passou muito tempo com o Um. Várias e várias vezes o período de vida que seria tido como natural para um hobbit.

(...) Acho que se ele tivesse usado o Anel de outro jeito, ele poderia ter virado um espectro. Não vejo sentido em admitir que os Nove fizessem os Portadores virarem espectros e o Um não, sendo ele mais forte.

A grande diferença nesse caso não é no poder individual dos anéis, mas nas naturezas e características deles. Os anéis élficos foram feitos com um propósito, e o Anel Governante com um outro completamente diferente: Sauron tentou escravizar os outros anéis através do seu. O Um era um instrumento de dominação, através dele Sauron buscou dominar os povos da TM, estando ligado aos outros anéis de poder. Não faz sentido que o Anel responsável pelo controle e pela dominação seja o que tranforma seu usuário em escravo. Ora, espectro-escravo de quem se ele próprio é o usuário (ainda que sem controle) do anel?
 
Depois q o anel foi destruído (levando Sauron no bolo), o que aconteceu com as almas daqueles que haviam se tornado espectros?
 
Passaram a não viver mais entre os dois mundos e passaram para o lado além da vida! Foram destruídos naquela forma que nós os conhecíamos. Minha pergunta vai um pouco mais além: acredito que aquelas almas condenadas não iam para Aman, pois tinham de ser julgadas por ((era Mandos???))... Provavelmente seriam condenadas, e seriam depois disso destruídas para sempre?!

PS: desculpem pela minha falta de memória, mas faz tempo que não tenho contato com as Obras e não me lembro direito sequer o que acontece com as almas que vão para além-mar!
 
No caso dos espectros do anel, eles foram p/ um destino desconhecido como todos de sua raça, pois só Eru podia tirar essa dádiva deles, não cabia aos Valar decidir.
 
Nops. Não se sabe o destino dos fëar dos homens após a vida. É sabido que eles ficam por um tempo em Mandos, mas depois que saem de lá só Eru sabe pra onde vão.
 
Se eles ficam um tempo em Mandos, não deve ser a toa. Me soa como se fosse um lugar para se redimir e refletir sobre a vida, ou então "pagar seus pecados". Logo, não deve ser um preparatório para o Fim; me parece um pouco sem sentido a idéia de "reflexão para o Nunca-mais" !! É dito em algum lugar que os homens não reencarnam, não é??
 
!! É dito em algum lugar que os homens não reencarnam, não é??

Pelo menos em arda não.
Eru tem outros designios para os homens, que são completamente desconhecidos.

EU ACHO que Tolkien não deixou nada sobre o destino dos homens após a morte pq ele não queria contrariar os pensamentos da igreja. Por isso a incognita, assim como nós não sabemos nosso destino após a morte os seres humanos em Arda tbm não sabem.
 
É, pode ser. Ninguém mais sabe se é citado em algum lugar o destino dos homens após a morte e o salão da Mandos?? Eu me lembro de ter lido algo a respeito!! :o?:
 
Porque era o poder do Anel que mantinha Gollum vivo, assim como Bilbo era mantido jovem e a Barad-dûr mantida de pé. Enquanto o poder do Anel não fosse anulado (com este sendo destruído), tudo isso continuava a ser daquele jeito.

Sim, mas o Bilbo envelheceu qdo perdeu o Anel, mesmo antes de o mesmo ter sido destruído.
 
Sim envelheceu, mas quem disse que Gollum não envelheceu?? Envelheceu sim. Mas a força que o mantinha vivo por tanto tempo era a ambição de possuir novamente o Anel.

Vale a pena ressalvar que Gollum ficou muito mais tempo com o Anel do que Bilbo, sofrendo muito mais sob seus poderes e tendo mais vontade de possuí-lo de novo.
 
Exatamente...por isso ...esse tempo tão longo fez com que gollun se transformace naquilo......sei la oq aquilo se parece acho q leva pro lado de um zumbi...algo assim...hehe
 
Gollum poderia ter vivido muito mais, na minha opinião...ele ficou muito tempo com o anel..demais mesmo...isso faria ele viver muito mais do que ele viveu, acredito eu.

ate mais...
 
Não entendi sua última mensagem, Elessar!!

Elessar escreveu:
"Gollum poderia ter vivido muito mais, na minha opinião...ele ficou muito tempo com o anel..demais mesmo...isso faria ele viver muito mais do que ele viveu, acredito eu.

ate mais..."

Por favor me explique!! :o?:
 
vinialoe6,

Quis dizer que se ele não tivesse caido na Montanha da Perdição, teria vivido muito mais....porque o Anel tinha influencia sobre ele ainda e isso poderia fazer com que vivesse muitos anos...
Ele ficou 500 anos com o Anel...acreditou que isso gerou algo anormal entre ele e o UM...tanto que o UM transformou-o no que ele era. :)

ate mais...
 
Ah agora entendi!! :wink:
Eu acho que não, Elessar. Acredito que com a destruição do Anel Gollum deixaria de viver em pouco tempo, pois o poder do Anel seria anulado. Mas se o Anel não fosse destruído, aí sim, acho que você tem razão!!
Abraços...
 
vinialoe6 disse:
Ah agora entendi!! :wink:
Eu acho que não, Elessar. Acredito que com a destruição do Anel Gollum deixaria de viver em pouco tempo, pois o poder do Anel seria anulado. Mas se o Anel não fosse destruído, aí sim, acho que você tem razão!!
Abraços...

entendi..e concordo tb..com o Anel destruido, acho que ele mesmo não iria querer mais viver..já que ele vivia em função do UM!

ate mais...
 
Enquanto procurava o Um Anel, Gollum parecia estar buscando oxigênio (algo essencial para a vida), como que sua vida dependesse daquilo para continuar e a possibilidade de tê-lo novamente o deixava vivo. Caso o Um fosse destruído e Gollum não, acho que ele padeceria por não ter mais um motivo para continuar vivo.

Também me inculca o fato de, mesmo exercendo tal poder sobre Gollum o Um ter escolhido ficar escondido nas montanhas com ele por tanto tempo, pois poderia facilmente ter influenciado Gollum a vagar rumo a Mordor, onde esperaria o renascimento de Sauron e a formação da nova horda a seu serviço. Afinal, não lembro de ter lido sobre algo que poderia ameaçar o poder do Anel dentro de Mordor.
 
Gollum foi capturado pelos orcs de Mordor..não é isso??

Nessa epoca ele não estava mais com o Um Anel...estava com bilbo...

Não acredito que, mesmo com o Um, Gollum teria vagado para Mordor..matariam ele...

E concordo que, caso o anel fosse destruido e ele não, com certeza ele não teria mais motivo para viver...

ate mais...
 
Eu entendi sua pergunta Massimo. Acredito que o que impedia Gollum de sair da Montanha é o fato do desejo pelo Anel seuperar sua vontade em vagar(mesmo que essa vontade seja fruto do Anel). Não pensar em nada mais, a não ser no próprio Anel e ficar contemplando-o era a rotina de sua vida.
E depois de algum tempo acredito que ele próprio já não sabia mais o caminho para "sair da toca".
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo