• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gollum e seus mais de 500 anos!!!

Minalcar

Usuário
Estava lendo os Contos dos Anos no Apêndice do Sda III e fiquei com a pulga atrás da orelha:

em 2463 da 3ª Era Sméagol toma o Anel de Déagol. Aí, em 3019 ele cái com o Um Anel no fogo da Montanha da Perdição. Então, pelas minhas contas o pobre Gollum tem um pouco mais de 556 anos!!!!
Como ele viveu tnato se nem os homens vivem tanto tempo!!!!!! :o?:
 
Efeito da posse do Anel por tão longo tempo. O Anel prolongava a vida do usuário. E Gollum ficou com a jóia maldita por anos e anos. Foi um prodígio que ele não tenha se tornado um espectro como os 9 Homens que se transformaram em Nazgûl.
Bilbo também sofreu os efeitos do Anel. Logo no primeiro capítulo de SdA é dito que ele parecia não envelhecer (chamavam-no de bem conservado e tal). O mesmo ocorreu com Frodo, que, com seus 50 anos parecia ainda estar na "vintolescência".
E olha que Frodo e Bilbo ficaram de posse do Anel por longos anos a menos que Sméagol...
 
Prolongava a vida, mas não impedia a degeneração do corpo. Se Bilbo ou Frodo ficassem por muito mais tempo com o Anel, fatalmente suas aparências seriam parecidas com a de Gollum. O Anel poderia até prolongar a vida do usuário/portador, mas no máximo retardava a degeneração do corpo. Bilbo diz no começo do SDA que "se sentia como um pedaço de manteiga que fora espalhado num pedaço grande demais de pão".
 
alguem naum leu o livro.... :roll:

hehe to brincando... o Anel prolongava a vida dos seus usuarios. O corpo comeca a ficar fraco mas qm tem o Anel não morre. A principal duvida em relaçao a isso é que como o Gollum, quando "perdeu" o Anel para o Bilbo, não virou poeira?...mas já tem um topico sobre isso... :)
 
Por falar no Gollum, alguém sabe exatamente quando ele nasceu? Poxa, já que comemoramos o aniversário do Frodo e do Bilbo, temos que comemorar o do Gollum, que é o verdadeiro destruidor do anel. :D
 
Legolas Greenleaf disse:
Por falar no Gollum, alguém sabe exatamente quando ele nasceu? Poxa, já que comemoramos o aniversário do Frodo e do Bilbo, temos que comemorar o do Gollum, que é o verdadeiro destruidor do anel. :D

Gollum

Sabe-se segundo esse texto que ele nasceu em 2440, mas só apareceu por volta de 2463, baseando-se que ele tinha 25 anos quando matou seu irmão.... :wink:
 
Acho que vc não leu direito o SDA.
O um anel prolonga a vida de quem o possui.
Ele dá longevidade sobrenatural... NÃO LEMBRA!!!! :eek:
 
O efeito do anel, físicamente falando, era diferente em cada raça.

Bilbo e Frodo provavelmente ficariam com a mesma aparecia de Golum se continuassem com o anel em seu poder.

Foi um prodígio que ele não tenha se tornado um espectro como os 9 Homens que se transformaram em Nazgûl.

Não sabemos se o anel causaria esse efeito nos hobbits...
No caso dos Nazgul, não se sabe se eles ficaram invisiveis pelo efeito (Indireto) do anel ou se foram envenenados pelo mesmo veneno que continha na lamina de morgul.
 
Astoraut disse:
Acho que vc não leu direito o SDA.
O um anel prolonga a vida de quem o possui.
Ele dá longevidade sobrenatural... NÃO LEMBRA!!!! :eek:

:gotinha:

O que é que eu disse ? Eu vou ter culpa do texto ser assim? Foi a Valinor que traduziu, coloca culpa neles :mrgreen:

&

uma coisinha: como eu disse (por casa do texto) que: Sabe-se segundo esse texto que ele nasceu em 2440, mas só apareceu por volta de 2463, baseando-se que ele tinha 25 anos quando matou seu irmão.... , como que ele ia ter 25 anos se a contagem da 23 ? por acaso a Valinor errou na tradução ? ou o texto original esta errado?

.... :o?: .....
 
Sr. Cachopardo disse:
post de Sr. Cachopardo

Ele se referiu ao post do tópico, provavelmente.

Ah, o texto traz estimativas somente, então tanto 2440 quanto 25 são valores aproximados.

Na verdade, 2440 é baseado na informação de que ele teria aproximadamente 25 anos em 2463. Provavelmente, o autor preferiu "arredondar" para um número mais fácil de calcular.
 
Sr. Cachopardo disse:
uma coisinha: como eu disse (por casa do texto) que: Sabe-se segundo esse texto que ele nasceu em 2440, mas só apareceu por volta de 2463, baseando-se que ele tinha 25 anos quando matou seu irmão.... , como que ele ia ter 25 anos se a contagem da 23 ? por acaso a Valinor errou na tradução ? ou o texto original esta errado?

Vai ver ele apareceu dois anos antes de matar Déagol... :roll:
 
MoonWitch disse:
Sr. Cachopardo disse:
uma coisinha: como eu disse (por casa do texto) que: Sabe-se segundo esse texto que ele nasceu em 2440, mas só apareceu por volta de 2463, baseando-se que ele tinha 25 anos quando matou seu irmão.... , como que ele ia ter 25 anos se a contagem da 23 ? por acaso a Valinor errou na tradução ? ou o texto original esta errado?

Vai ver ele apareceu dois anos antes de matar Déagol... :roll:

Na verdade, quando ele aparece é com o trecho que cita seu assassinato.
 
Pandatur disse:
Foi um prodígio que ele não tenha se tornado um espectro como os 9 Homens que se transformaram em Nazgûl.

Será que o Um Anel transformaria alguém em espectro? Eu não sei, acho que não. O poder do Um era controlar todos os outros, e através destes escravizar os seus usuários.

The Bersek disse:
No caso dos Nazgul, não se sabe se eles ficaram invisiveis pelo efeito (Indireto) do anel ou se foram envenenados pelo mesmo veneno que continha na lamina de morgul.

Segundo o Dos Anéis de Poder e da Terceira Era, os Nazgûl eram mesmo aqueles reis, guerreiros e senhores que recebram os nove anéis élficos.
 
Maglor, o Anel estava prolongando a vida de Bilbo do mesmo jeito que os Nove prolongavam a vida dos Nazgûl. Bilbo se sente "esticado", e isso é um sintoma da transformação. Todo mortal que usa um Anel de Poder acaba virando um espectro, pois eles foram feitos para uso dos imortais e um dos seus efeitos era justamente a conservação e a suspensão do efeito do tempo sobre o Portador. Só que um mortal tinha um tempo curto de vida, então criava-se uma tensão entre o efeito prolongador de vida do Anel e a mortalidade humana.
 
Concordo com o Nob. O livro traz muitas datas incertas, aproximadas. As contas feitas, portanto, devem ter resultado maleável para se adequar a tais distorções, e a margem de erro aí está em um mísero ano. Acho que deve-se deixar passar.

Quanto à pergunta inicial, foi por causa do anel q ele não morreu, embora seu corpo tenha mudado muito com o passar dos anos (não digo envelhecido, pq embora sua aparência esquisita, Gollum possuía bom vigor físico). Tem a questão do pq ele não decaiu ao perder o anel, né!! Mas ja tem outro forum sobre isso.

Quanto ao fato de nao ter se tornado um espectro, acho q nao ocorreu pq o Um Anel não é destinado a isso. Isso era missão dos outros anéis.
 
Swanhild disse:
Maglor, o Anel estava prolongando a vida de Bilbo do mesmo jeito que os Nove prolongavam a vida dos Nazgûl. Bilbo se sente "esticado", e isso é um sintoma da transformação. Todo mortal que usa um Anel de Poder acaba virando um espectro, pois eles foram feitos para uso dos imortais e um dos seus efeitos era justamente a conservação e a suspensão do efeito do tempo sobre o Portador. Só que um mortal tinha um tempo curto de vida, então criava-se uma tensão entre o efeito prolongador de vida do Anel e a mortalidade humana.

Verdade, mas todos os espectros de que temos notícia surgiram dos anéis élficos, aqueles que estavam subjugados ao Um, e não do anel dominante. Os nazgûl são exatamente os "Espectros do Anel", eram servos da vontade que estava no Um. Como poderia surgir um espectro, que em teoria é um servo subjugado à força pela poder do Um, se ele usava o próprio Um? O Anel de Sauron era o dominante, no caso o espectro seria dominado por quem?

Por isso eu fico pensando se o caso do Bilbo e do Gollum era o mesmo caso dos Nazgûl; por enquanto eu acho que não, mas não tenho certeza disso. Os hobbits resistiam por mais tempo aos efeitos dos anéis, mas não "pulavam etapas", por assim dizer. Não sabemos de nada que diga sobre os usuários dos Nove sendo "esticados" como os hobbits, só que "eles caíam sob a escravisão do anel que portavam e sob o domínio do Um, que era o de sauron. E se tornavam invisíveis para sempre, menos para ele, que usava o Anel Governante, e passavam para o reino das sombras."
 
Isso vai acabar dando pano para uma discussão Obreira das boas, acerca se o Um transformaria ou não seu portador em um espectro... :D
 
E a invisibilidade? Os 9 não deixavam seus portadores invisíveis quando estes os receberam? Acho que se tornar um espectro vem do fato de ficar por muito tempo invisível, ficando no "mundo invisível" pra sempre. Acho que se alguém que portasse o Um abusasse da invisibilidade, fatalmente ficaria preso no "mundo invisível" pra sempre.
 
E a invisibilidade? Os 9 não deixavam seus portadores invisíveis quando estes os receberam?

Levando em conta as qualidades dos outros aneis (7 & 3) eu não acho que os 9 dados aos homens deixavam invisivel.
Os homens naquela época procuravam acima de tudo a vida eterna, Sauron garantiu isso a eles de certa forma, mas como consequencia viraram escravos do anel até a eternidade.
No SDA fala que se Frodo não se tratasse logo na casa de Elrond o veneno da lamina mortal de morgul o deixaria igual aos espectros. Talvez esse seja o real motivo pela invisibilidade deles.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo