1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Gollum e os Elfos

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Archbalt, 23 Abr 2006.

  1. Archbalt

    Archbalt Saruman

    Por que gollum tem aversão a elfos? E por que a corda criada por eles "queimam" o gollum?

    Ele não era normal antes?

    Se o uso do anel faz isso, então Bilbo também seria "queimado", ao tocar nessa corda?
     
  2. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Gollum passou a ter aversão por qualquer criatura, praticamente. Depois que os Elfos o mantiveram cativo na Floresta das Trevas, então sua aversão a eles aumentou ainda mais.
    Não sei se "queimar" seria o termo correto para a sensação causada pela corda em Gollum. Gollum não batia muito bem da cabeça. Mas como a corda élfica tem um pouco da essência de seu criador nela (o lance da sub-criação), Gollum devia ser capaz de sentir a origem da corda, de forma que isso lhe trouxesse lembranças do tempo que ficou preso na floresta. O fato então de estar amarrado por uma corda élfica e lembrando-se dos dias de cativeiro poderiam despertar nele essa sensação de dor/ódio/queimação e tudo mais. Psicológico mesmo, eu diria.
     
  3. Shantideva

    Shantideva Adoro elfos ruivos!

    Eu sempre pensei que esse "queimar" fosse por causa de Gollum já está impregnado com a essência maligna do Anel. Eu também acho que Gollum era capaz de sentir o poder sub-criativo dos elfos nos objetos feitos por eles, e essa dor que queimor deveria ser por causa disso.
     
  4. Laninha

    Laninha Usuário

    Eu não sei se esta certo mais as vezes Gollum parece tão impregnado de maldade e inveja que certas coisas boas o fazem mal, a comida dos elfos por exemplo, Frodo diz que seria bom para ele se ele comesse daquela comida mais ele se recusa. Será que não é um pouco de inveja devido a sua atual situação ele se esquivar de tudo o que é bom e bonito?
     
  5. Hadriallë Malva

    Hadriallë Malva Usuário



    Concordo. Gollum já não era como Smeagol fora e os muitos anos que o anel exerceu seu poder sobre ele tornou-o mal. Portanto seria aceitável que ele se sentisse incomodado por coisas que elfos e pessoas de bem tivessem feito. Não sei se queimaria a pele dele, mas poderia causar a sensação de ardor...
     
  6. Amanditas

    Amanditas Apaixonável

    como o panda disse, deve ser mesmo psicologico essa aversão a quase tudo que é bom e bonito.... o Anel corrompeu tanto ele que ele ficou doidinho...
     
  7. Chuck Norris

    Chuck Norris Usuário

    Seja o que for, é fato que ele odiava os Elfos. Então, adicionado aos motivos que já foram citados a cima o fato da corda simplismente ter sido feita por eles, já é um bom motivo para Gollum ter tanta repulsa em relação a ela. Quanto a queimá-lo, talvez tenha sido a palavra que ele usou para representar o ódio, e dor e as piores senssações que poderia sentir ao ser tocado pela corda. Porque não acho que ele fosse, literalmente, queimado ou mesmo ferido (a não ser quando Sam apertava e puxava a corda).
     
  8. Bagrong

    Bagrong RaG

    Eu também não creio que a corda o queimasse de verdade. A corda havia sido criada pelos elfos, mas não era um objeto abençoado (como as Silmarils, por exemplo), para queimar pessoas más que a tocassem.

    A aversão veio porque ele ficou cativo pelos elfos, como já explicou o Panda. Só tem mais uma coisa: depois de morar durante tantos anos numa caverna escura, molhada, sem ninguém e tudo o mais, é muito normal que ele goste das coisas que tinha lá, a gente se acostuma até ao que é ruim.

    Talvez por isso Gollum não quisesse a comida dos elfos e não gostasse das coisas belas criadas por eles: eram diferentes, anormais para alguém que vive numa caverna. Talvez uma pessoa melhor visse essas coisas como fantásticas, boas, mas Gollum era mau e rancoroso, ele não gostaria de algo assim tão fácil.
     
  9. Amrod Fefalas

    Amrod Fefalas Rei Sob a Montanha

    Eu acho que é por que ele é maluco mesmo.
     
  10. Loth Dur

    Loth Dur Usuário

    Eu sempre imaginei que fosse por causa da "magia" que os elfos usam para fabricar não coisas.
    Não seria exatamente uma Magia...mas..Ah...deu pra entender
     
  11. Asca

    Asca Usuário

    Também pensei que fosse magia e por causa da raiva que ele passou em quanto era cativo.
     

Compartilhar