• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Golden Globe 2015

Não há treta.
Porque ele está errado.
Viu?
Nenhuma treta.
:-P

Falando sério.


O que sempre comento é que expectativa e o gosto pelo filme são diferentes da sua qualidade.
Entendo que você talvez quisesse conflitos mais dramáticos, mas é diferente do filme não os ter. Ele inclusive é todo picotadinho em conflitos maiores entre personagens para criar os ciclos de amadurecimento do protagonista e fazer o filme andar. A estrutura de filmes clássicos de amadurecimento está ali, mas não em formato de alegorias exageradas como normalmente são colocadas. É só tentar visualizar essa família como real, o garoto teria que ser bem sortudo em crescer num ambiente tão amplo assim com um pai artista, carismático, ausente mas presente, uma mãe persistente, trabalhadora, que de fato consegue vencer profissionalmente, mas casa com um cara bêbado quase vilão, depois com um ex-veterano depressivo de guerra. É uma variedade que normalmente não se encontra rodeando todos a mesma pessoa.
Os diálogos não são "interessantes" pois só em hollywood de fato crianças de 8 anos fazem um discurso filosófico, mas o Linklater emenda com coerência o caráter dos personagens, que é esse o objetivo do roteiro. De novo, o filme não ir na direção que você quer não significa que não tenha uma direção. E todos os filmes do Linklater usualmente são assim com diálogos mais smalltalk em contraponto às conversas sempre nerds de roteiros por exemplo do Tarantino.
O objetivo dos diálogos desse filme é estabelecer as relação entre os personagens, não oferecer punchlines pro expectador.

O filme é vendido com esse rótulo de filme feito durante 12 anos, etc. Mas o filme claramente não explicita e não joga isso na cara em nenhum momento. 2 pontos fortes do filme estão justamente aí, a direção e a montagem do filme. Em 12 anos de filmagens daria perfeitamente para o filme acabar inconscientemente mostrando isso, seja em estilo, seja em tecnologia, seja em ritmo. Mas o filme se mantém coeso do início ao fim, e isso é um dos principais papéis do diretor, planejar, projetar, decupar o filme, para que não seja apenas uma colagem aleatória de cenas. E a montagem do filme foi escolhido para justamente fazer o filme fluir sem expor que entre dois planos a diferença é de 1 ou 2 dias na vida dos atores mas em outra cena se passou 1 ano real na vida dos atores. Só teve acho que uma cena em que eles optam por uma elipse colocando o protagonista pedalando, movendo a câmera para a bicicleta e quando retorna ao personagem ele está diferente com cabelos mais compridos e claramente mais velho. Foi o único ponto em que eles, por alguma razão, optaram por explicitar.

A fotografia é comum. Não há o uso corriqueiro de cores que o Scorsese adora fazer, ou filmando sempre na hora mágica como um Malick.
Mas é o propósito. Não fazer uma fotografia super chamativa que fosse completamente em contraponto ao filme em si. Tipo um Lincoln do Spielberg.
Só que um enquadramento que o Linklater adora e é fantástico são justamente nas cenas de diálogos em que ele opta por uma profundidade de foco total num close em 2 personagens conversando, coloca os personagens para se movimentar e abre o plano aos poucos. É um plano lindo em que ele consegue expor fisicamente a transposição temporal da conversa entre os personagens. Nesse filme eles aparecem mais escondidos em comparação a Antes da Meia Noite, mas ainda está lá.

A atuação do garoto eu concordo. Ele adolescente é um pouco travado, e por entrevistas aparentemente ele realmente apenas atuou como ele é, voz baixa em resmungos, cabeça baixa. Eu até achei que casou com o fato dele ser um personagem não histérico em contraponto a irmã, mas concordo que não foi um grande trabalho dele.
Mas a Arquette faz um trabalho fenomenal, inclusive em optar por de fato envelhecer durante o período do filme em vez de querer tentar se mostrar como uma mãe de hollywood sempre gostosa mesmo com 10 filhos e 60 anos de idade.
eu confesso que já passei por várias vontades e "desvontades" de assistir esse filme, tenho muito medo de achar um filme chato (coisa que acontece muito pra mim com filmes que são ganhadores de premiação, talvez por eu ser leiga nesses conceitos todos que o "rapaz do nick complicado" tão bem comentou) mas nossa, cara! tu conseguiu me ganhar, eu já tinha encontrado o filme pra download e provavelmente devo assistir até final de semana, depois eu vou lá no tópico dele pra comentar se valeu a pena toda a propaganda me conquistar ou não! :dente:
 
na verdade eu não tinha expectativa nenhuma com o filme em especial. Só pequei pra ver porque alguém me indicou e eu vi sem nem nem assistir o trailer (aliás assisti 10s do trailer e decidi ver o filme).

Ainda sim, em qualquer filme que vejo eu espero alguma das coisas que eu citei e não encontrei no filme. Paciência, pode ser simplesmente um gênero que eu não goste. Simplesmente achei chato. Igual um gênero musical que eu não goste: mesmo se for a música mais top de metal, por exemplo, eu não vou gostar, porque não gosto de metal. Realmente não gosto de ver filmes sobre vidas comuns, onde tudo é comum, como não gostei de acompanhar 2 horas e meia a história da evolução de um garoto comum se tranformando num adolescente comum, contada de maneira comum.

Sobre os diálogos, achei os diálogos mais interessantes quando ele ainda tava na infância. Em especial quando o pai vai sair com os filhos e eles começam a responder "por obrigação", daí ele para o carro e tenta mudar. Todos os outos foram... comuns.
 
eu confesso que já passei por várias vontades e "desvontades" de assistir esse filme, tenho muito medo de achar um filme chato (coisa que acontece muito pra mim com filmes que são ganhadores de premiação, talvez por eu ser leiga nesses conceitos todos que o "rapaz do nick complicado" tão bem comentou) mas nossa, cara! tu conseguiu me ganhar, eu já tinha encontrado o filme pra download e provavelmente devo assistir até final de semana, depois eu vou lá no tópico dele pra comentar se valeu a pena toda a propaganda me conquistar ou não! :dente:
Eu sou péssimo para recomendações individuais, já deixo adiantado. :lol:

Inconscientemente já recomendei uma amiga assistir Melancolia tipo uns 3 ou 4 dias antes da menina casar. o_O
Ela veio pra mim revoltada em como raios eu recomendei um filme com uma noiva depressiva que despreza o noivo e depois o mundo acaba. :lol:
Eu só disse que recomendei o ultimo bom filme que eu tinha assistido quando ela me perguntou, nem tinha me ligado pra isso.


Mas como disse e de novo repito, gostar ou não do filme é pessoal. Depende se o filme tem pontos que conectem subjetivamente com você ou não.
Eu tava discutindo mais a questão da qualidade do filme.
 
Eu sou péssimo para recomendações individuais, já deixo adiantado. :lol:

Inconscientemente já recomendei uma amiga assistir Melancolia tipo uns 3 ou 4 dias antes da menina casar. o_O
Ela veio pra mim revoltada em como raios eu recomendei um filme com uma noiva depressiva que despreza o noivo e depois o mundo acaba. :lol:
Eu só disse que recomendei o ultimo bom filme que eu tinha assistido quando ela me perguntou, nem tinha me ligado pra isso.


Mas como disse e de novo repito, gostar ou não do filme é pessoal. Depende se o filme tem pontos que conectem subjetivamente com você ou não.
Eu tava discutindo mais a questão da qualidade do filme.
eita! uma amiga recomendou esse Melancolia pra mim no final de semana o_O
de toda forma, a mãe também quer assistir o Boyhood e já combinamos de assistir no final de semana, vamos ver no que vai dar, se rolar um "mãe dormindo e eu bufando" conto aqui depois :rofl:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo