• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Godard afirma: ''Acho o trabalho de Tarantino nulo"

Orion

Jonas
texto e trechos tirados da entrevista concecida por Godard à revista Época. o material de apoio sobre o cineasta pode ser visto no site da revista, e está muito bem escrito, por sinal.

Godard acima do bem e do mal

image002.jpg

foto colocada por mim

O mais importante, amado e odiado cineasta em atividade ataca Tarantino e fala da incapacidade de usar tanto as palavras quanto as imagens

A metralhadora verbal de Godard continua atirando em todo mundo. Depois de martelar o documentarista Michael Moore (Fahrenheit 11 de Setembro) e o cineasta Gus Van Sant (Elefante), Quentin Tarantino é o atacado da vez. Godard também não tem poupado Hollywood de sua artilharia. Em Elogio ao Amor, um personagem diz que o cinema americano está contando a história de todos os povos e, assim, altera os contextos conforme necessidades de ocasião. Em Nossa Música, volta à bateria. Alguém afirma que ganha as guerras quem ganhar o relato sobre elas.

segundo a revista, Jean-Luc Godard é o último grande contestador do cinema.

ÉPOCA - O nome da produtora de Quentin Tarantino é Band a Part, título de um de seus filmes. O que pensa dele?

Godard - Eu acho o trabalho dele nulo. Ele escolheu o título de um dos meus piores filmes para dar nome a sua produtora. Isso não me surpreende em nada.

ÉPOCA - Godard é um mito?

Godard - De jeito nenhum. As pessoas assistem pouquíssimo a meus filmes e mesmo assim eu sou um pouco conhecido. Um mistério.

ÉPOCA - As imagens estão muito parecidas hoje?

Godard - Todo mundo é parecido no cinema. Se alguém filma um carrasco nazista em um campo de concentração e filma sua vítima, vai filmá-los da mesma maneira. É o que as pessoas chamam de democracia.

''Perdemos a capacidade de usar a palavra. Falamos muito hoje, mas isso é sinal de impotência. A palavra não está mais ligada ao pensamento e à reflexão''

"Spielberg e A Lista de Schindler
''Não o conheço, mas não sou muito admirador de seus filmes. Critiquei-o muito quando ele decidiu reconstruir Auschwitz em cenário. Acho que não é uma coisa que se deva fazer, sob o risco de transformar o gás mortal que saía dos chuveiros numa espécie de fonte da juventude. Achei que era meu dever apontar o dedo para ele.''

site da revista - http://revistaepoca.globo.com/
url da entrevista e material extra - http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,,EPT917190-1661,00.html
 
Muito do que ele disse faz sentido, e é concordante com meu próprio modo de ver essa babaquice de padronização de pensamentos do mundo de hoje.

Por outro lado, ainda assim ele é um chato, e seus filmes são chatos, não consegue vender o peixe dele, e a vida dele não me parece muito divertida.

(Dizem que a gente enxerga nossos piores defeitos nos outros, então eu fico irritada com ele porque ele é um porre e eu me odeio percebo que sou igual assim! :mrgreen:)
 
Essa entrevista foi bem fraca. Deviam ter pegado alguém que realmente saiba fazer perguntas.
 
Orion disse:
A entrevista em si foi razoável. O material de apoio está ótimo.

O Godard só diz coisas óbvias (mesmo porque não havia muito o que falar com perguntas como "Existem imagens justas?" e "Godard é um mito?").
 
Eu também não assisti nenhum ainda.

Mas posso já dizer que o Alphaville é bem cotado sempre. Numa loja de discos lá perto da minha escola tem o DVD pra vender, tô pensando em comprar mesmo sem ter visto, devido até a minha dificuldade de encontrar o filme pra alugar.
 
Eu só vi três.

Alphaville, Uma Mulher é Uma Mulher e Acossado.

Os dois primeiros são obras primas; Alphaville é um de meus favoritos. Acossado é sensacional.
 
Obras primas do Godard?
Bom, te digo que praticamente todos os filmes que eu assisti dele receberam de minha parte uma nota maior que 80.

Mas meus favoritos?
Uma Mulher é uma Mulher, Viver a Vida, Acossado, Alphaville, Weekend à Francesa, Je Vous Salue, Marie.

Imprescindiveis.


PS: Adorei o material extra dessa reportagem!
 
Eu não vi nenhum.


Saber criticar é uma coisa.... ser boçal da maneira como ele foi é outra totalmente diferente.
 
Outro dia li que o Godard atualmente prefere futebol a cinema. 8-)

Hm, dos que vi, os cinco melhores são O Demônio das Onze Horas, A Chinesa, Alphaville, O Desprezo e Acossado. Também assisti a Uma Mulher é uma Mulher e Nossa Música; todos absolutamente geniais, IMO.

Esse mês vai passar Bande à Part e Weekend à Francesa no TV5, canal francês. Pelo que lembro onde li (precso confirmar!) vão ser quinta-feira, o primeiro dia 10 e o outro dia 24, 20h30. Espero que legendas sejam em português.
 
Apenas assisti Acossado dele e acho que penso o mesmo que todos que citaram ao dizer que é genial.

Preciso ver mais coisas dele,etc.
 
eu não vi nenhum que mancada...
Mas na minha locadora não tem nenhum desses que falaram aqui, só vi um que chama "Nouvelle Vague", com o Mastroiani.
 
Strider disse:
Esse mês vai passar Bande à Part e Weekend à Francesa no TV5, canal francês. Pelo que lembro onde li (precso confirmar!) vão ser quinta-feira, o primeiro dia 10 e o outro dia 24, 20h30. Espero que legendas sejam em português.

É com legenda em português sim.

Porém, chegou-me aos ouvidos que a NET está em vias de tirar o TV5 do ar.
 
O Bande à Part é aquele filme que passa no Os Sonhadores que o trio tenta quebrar o recorde correndo pelo Louvre :obiggraz:
 
e a referência à Acossado em Os Sonhadores é aquela cena em que a Eva Green grita "New York Herald Tribune! New York Herald Tribune!"

BoutSoufle4.jpg
 
Quisito disse:
Strider disse:
Esse mês vai passar Bande à Part e Weekend à Francesa no TV5, canal francês. Pelo que lembro onde li (precso confirmar!) vão ser quinta-feira, o primeiro dia 10 e o outro dia 24, 20h30. Espero que legendas sejam em português.

É com legenda em português sim.

Porém, chegou-me aos ouvidos que a NET está em vias de tirar o TV5 do ar.

Agora tô com medo. Ontem passou um filme do Chabrol (Nas Garras do Vício/Le Beau Serge) no TV5, na mesma mostra da nouvelle vague e tava sem legendas. Espero que reclamem ou coisa que valha antes do filme do Godard. Vou checar hoje também, que o mesmo fillme de ontem vai reprisar 02h27.
 
Pegando esse tópico mesmo, eu vi esses dias Alphaville (nunca tinha visto Godard antes).

Eu achei o filme bem interessante, visualmente bem-feito, roteiro bem-bolado, mas não achei nada demais não.


Não consegui ver o que acharam de tão bom no filme.
 
alphaville é demais, no meu caso, não são as qualidades do filme em sí, é mais o sentimento que eu tive quando vi o filme, um aperto no peito, uma incomodação que posso comparar a 2001
acossado eu achei médio a primeira vez que vi, gostei bem mais da segunda :)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo