1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Godard afirma: ''Acho o trabalho de Tarantino nulo"

Tópico em 'Cinema' iniciado por Orion, 1 Mar 2005.

1. Orion

Orion Jonas

texto e trechos tirados da entrevista concecida por Godard à revista Época. o material de apoio sobre o cineasta pode ser visto no site da revista, e está muito bem escrito, por sinal.

Godard acima do bem e do mal

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

foto colocada por mim

O mais importante, amado e odiado cineasta em atividade ataca Tarantino e fala da incapacidade de usar tanto as palavras quanto as imagens

A metralhadora verbal de Godard continua atirando em todo mundo. Depois de martelar o documentarista Michael Moore (Fahrenheit 11 de Setembro) e o cineasta Gus Van Sant (Elefante), Quentin Tarantino é o atacado da vez. Godard também não tem poupado Hollywood de sua artilharia. Em Elogio ao Amor, um personagem diz que o cinema americano está contando a história de todos os povos e, assim, altera os contextos conforme necessidades de ocasião. Em Nossa Música, volta à bateria. Alguém afirma que ganha as guerras quem ganhar o relato sobre elas.

segundo a revista, Jean-Luc Godard é o último grande contestador do cinema.

ÉPOCA - O nome da produtora de Quentin Tarantino é Band a Part, título de um de seus filmes. O que pensa dele?

Godard - Eu acho o trabalho dele nulo. Ele escolheu o título de um dos meus piores filmes para dar nome a sua produtora. Isso não me surpreende em nada.

ÉPOCA - Godard é um mito?

Godard - De jeito nenhum. As pessoas assistem pouquíssimo a meus filmes e mesmo assim eu sou um pouco conhecido. Um mistério.

ÉPOCA - As imagens estão muito parecidas hoje?

Godard - Todo mundo é parecido no cinema. Se alguém filma um carrasco nazista em um campo de concentração e filma sua vítima, vai filmá-los da mesma maneira. É o que as pessoas chamam de democracia.

''Perdemos a capacidade de usar a palavra. Falamos muito hoje, mas isso é sinal de impotência. A palavra não está mais ligada ao pensamento e à reflexão''

"Spielberg e A Lista de Schindler
    ''Não o conheço, mas não sou muito admirador de seus filmes. Critiquei-o muito quando ele decidiu reconstruir Auschwitz em cenário. Acho que não é uma coisa que se deva fazer, sob o risco de transformar o gás mortal que saía dos chuveiros numa espécie de fonte da juventude. Achei que era meu dever apontar o dedo para ele.''

site da revista -
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

url da entrevista e material extra -

2. ombudsman

ombudsman O Eto'o brasileiro

Ele pode 8-)

3. Primula

Primula Moda, mediana, média...

Muito do que ele disse faz sentido, e é concordante com meu próprio modo de ver essa babaquice de padronização de pensamentos do mundo de hoje.

Por outro lado, ainda assim ele é um chato, e seus filmes são chatos, não consegue vender o peixe dele, e a vida dele não me parece muito divertida.

(Dizem que a gente enxerga nossos piores defeitos nos outros, então eu fico irritada com ele porque ele é um porre e eu me odeio percebo que sou igual assim! :mrgreen:)

4. Nob

Nob Usuário

Essa entrevista foi bem fraca. Deviam ter pegado alguém que realmente saiba fazer perguntas.

5. Orion

Orion Jonas

A entrevista em si foi razoável. O material de apoio está ótimo.

6. Nob

Nob Usuário

O Godard só diz coisas óbvias (mesmo porque não havia muito o que falar com perguntas como "Existem imagens justas?" e "Godard é um mito?").

7. Olifante

Olifante O Rei dos Bretões

Alguem me indique o melhor filme do Godard.

8. Thico

Thico The Passenger

Eu também não assisti nenhum ainda.

Mas posso já dizer que o Alphaville é bem cotado sempre. Numa loja de discos lá perto da minha escola tem o DVD pra vender, tô pensando em comprar mesmo sem ter visto, devido até a minha dificuldade de encontrar o filme pra alugar.

9. Orion

Orion Jonas

Eu só vi três.

Alphaville, Uma Mulher é Uma Mulher e Acossado.

Os dois primeiros são obras primas; Alphaville é um de meus favoritos. Acossado é sensacional.

10. ombudsman

ombudsman O Eto'o brasileiro

Obras primas do Godard?
    Bom, te digo que praticamente todos os filmes que eu assisti dele receberam de minha parte uma nota maior que 80.

Mas meus favoritos?
    Uma Mulher é uma Mulher, Viver a Vida, Acossado, Alphaville, Weekend à Francesa, Je Vous Salue, Marie.

Imprescindiveis.

PS: Adorei o material extra dessa reportagem!

11. Dirhil

Dirhil Olha, Schroeder...

Eu não vi nenhum.

Saber criticar é uma coisa.... ser boçal da maneira como ele foi é outra totalmente diferente.

12. Strider

Strider Usuário

Outro dia li que o Godard atualmente prefere futebol a cinema. 8-)

Hm, dos que vi, os cinco melhores são O Demônio das Onze Horas, A Chinesa, Alphaville, O Desprezo e Acossado. Também assisti a Uma Mulher é uma Mulher e Nossa Música; todos absolutamente geniais, IMO.

Esse mês vai passar Bande à Part e Weekend à Francesa no TV5, canal francês. Pelo que lembro onde li (precso confirmar!) vão ser quinta-feira, o primeiro dia 10 e o outro dia 24, 20h30. Espero que legendas sejam em português.

13. Pips

Pips Old School.

Apenas assisti Acossado dele e acho que penso o mesmo que todos que citaram ao dizer que é genial.

Preciso ver mais coisas dele,etc.

14. Hobbit Bonzinho

Hobbit Bonzinho Usuário

eu não vi nenhum que mancada...
    Mas na minha locadora não tem nenhum desses que falaram aqui, só vi um que chama "Nouvelle Vague", com o Mastroiani.

15. Quisito

Quisito GOD

É com legenda em português sim.

Porém, chegou-me aos ouvidos que a NET está em vias de tirar o TV5 do ar.

16. Tisf

Tisf Delivery Boy

O Bande à Part é aquele filme que passa no Os Sonhadores que o trio tenta quebrar o recorde correndo pelo Louvre :obiggraz:

17. Orion

Orion Jonas

e a referência à Acossado em Os Sonhadores é aquela cena em que a Eva Green grita "New York Herald Tribune! New York Herald Tribune!"

18. Strider

Strider Usuário

Agora tô com medo. Ontem passou um filme do Chabrol (Nas Garras do Vício/Le Beau Serge) no TV5, na mesma mostra da nouvelle vague e tava sem legendas. Espero que reclamem ou coisa que valha antes do filme do Godard. Vou checar hoje também, que o mesmo fillme de ontem vai reprisar 02h27.

19. Fosco

Fosco Usuário

Pegando esse tópico mesmo, eu vi esses dias Alphaville (nunca tinha visto Godard antes).

Eu achei o filme bem interessante, visualmente bem-feito, roteiro bem-bolado, mas não achei nada demais não.

Não consegui ver o que acharam de tão bom no filme.

20. Cain

Cain Usuário

alphaville é demais, no meu caso, não são as qualidades do filme em sí, é mais o sentimento que eu tive quando vi o filme, um aperto no peito, uma incomodação que posso comparar a 2001
    acossado eu achei médio a primeira vez que vi, gostei bem mais da segunda :)

Compartilhar