1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

GOBLINS e sua origen!!

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Erion Storm eyes, 7 Dez 2007.

  1. Erion Storm eyes

    Erion Storm eyes Usuário

    Gostaria de saber se os Goblins citados no senhor dos anéis tbm são elfos corrompidos por Morgoth?? Alguem sabe dizer com certeza sobre suas origens??:think:
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  2. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Goblins são Orcs amigo. Nada mais que isso. Não são uma espécie nova, são apenas uma raça, assim como os Uruk-Hai.

    São mais ou menos como "orcs das montanhas".
     
  3. Erion Storm eyes

    Erion Storm eyes Usuário

    Disso eu sei caro amigo!! Mas pq são menores que os outros??:mrgreen:
     
  4. Lyvio

    Lyvio Usuário

    Bem, é como o neithan disse os goblins são ocs menores, mais ágeis, experts em escalada, em maior numero, porem mais fracos, e por serem orcs tambem são elfos corrompidos.
     
  5. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Lyvio, esse lance de "Maior número" vem de qual trecho? Aonde diz que eles eram mais numerosos que outras raças?
     
  6. andreftm

    andreftm Usuário

    Acho que a diferença entre eles e os orcs, fisicamente falando, seja no fato de que eles (goblins) serem adptados para viver na escuridão das cavernas, tipo olhos maiores, e sentidos mais aguçados. Esou tomando com exemplo própria natureza, pois animais que vivem na escuridão são especialmente adaptados para viver nela...
     
  7. Lyvio

    Lyvio Usuário


    mais numerosos que os orcs normais, ta lá naquela discurssãozinha que to tai querendo achar eu lembro dela.
     
  8. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Mas, em qual trecho de qual livro diz isso? Duvido muito.
     
  9. Lyvio

    Lyvio Usuário

    não, isso saiu na discurssão lá, eu também não encontrei no livro...
     
  10. Creio então que isso deva ser apenas uma suposição, eventualmente por influência do filme...

    Já que o assunto pendeu um pouco para o lado de raças de orcs, e pra não precisar abrir outro tópico, quantas raças de orcs existem?
     
  11. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Não sei se é descrito o número de raças, mas, temos os Uruks, os Goblins, os Orcs do norte e (creio eu que sejam diferentes) os de Mordor.
     
  12. andreftm

    andreftm Usuário

    Concordo com vc Mago do Alvejante, nesta questão de quantidade, o filme acaba influenciando mesmo. A comitiva, logo após derrubarem o Troll na tumba de Balin e saírem fugindo pelas galerias, foram encurralados em pouquíssimo tempo por incontáveis goblins que saíam de todos os cantos, mas tudo isso no filme. No fim, depende da interpretação de cada um, Peter Jackson colocou no filme a interprtaçaõ dele para essa parte da história, é claro que cada um tem a sua...
     
  13. Bagrong

    Bagrong RaG

    Se não me engano, os Goblins estão ligados às diferenças entre raças que existem em relação a diversas obras de Tolkien. Por exemplo, em O Silmarillion, orcs são geralmente mostrados como criaturas horrendas e desorganizadas, quase animalescas. Essa, provavelmente, foi a primeira idéia de Tolkien em relação a essa espécie.

    Depois, em O Hobbit, aparecem os goblins, criaturas organizadas em sociedade, com capacidade intelectual, habilidades e organização social. Esses orcs são feitos para um livro infantil, que não necessariamente iria seguir o legendarium à risca.

    Ainda surge a trilogia, com orcs quer ficam no meio termo, entre a bestialidade e a organização. Esses são, talvez, a idéia mais madura dos orcs.

    Pelo que eu li, Tolkien nunca chegou a ajustar todos os orcs em um único padrão, por isso fala-se em Goblin como raça. As raças são os diferentes tipos de orcs escritos por Tolkien, ou são diferentes tipos de orcs criados dentro da própia história.

    Se eu tivesse que dar um palpite, diria que a origem dos Goblins remete ao própio processo de composição dos livros, ou seja, eles entraram em O Hobbit porque Tolkien ainda não havia definido se esse livro seria uma sequüência dentro do legendarium, nem havia definido um padrão-orc para todos os seus livros.

    E vale deixar registrado que isso eu disse com base em estudos que li e em minha interpretação da obra, não creio que seja uma verdade registrada pelo professor himself.

    Edit: Olha, dois textos sobre isso:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    Última edição: 7 Dez 2007
    • Ótimo Ótimo x 1
  14. Engraçado, eu sempre achei que, nas obras de Tolkien, orcs e goblins fossem sinônimos, assim como hobbits e halflings (pequeninos).
     
  15. lukazjau

    lukazjau Usuário

    Sempre achei que os Goblins fosse uma raça de Orcs, uma evolução, ou talvez um antecessor dos Orcs de Mordor.
    Eram desenvolvodos para serem mais ageis na hora de caçar algo!!
     
  16. Deriel

    Deriel Administrador

    • Ótimo Ótimo x 1
  17. Senhor_de_Gondor

    Senhor_de_Gondor Usuário

    Eu tenho uma idéia própria a respeito dos goblins: seriam orcs só que menores e mais ágeis, enfim tudo mais o que Andreftm disse, olhos grandes para se adaptar à escuridão pois viviam mais em cavernas e em locais escuros em geral, seriam o oposto dos Uruk-hai, fraquinhos e pequenos, mas seriam como ''a peste'' se assim posso dizer, atacavam em grande número, a ídeia de Tolkien sobre os orcs foi se dessenvolvendo a certo ponto que deu a esse entendimento a respeito dos goblins, claro, essa é minha interpretação sobre eles.
     
  18. madalena

    madalena Uma Rosa Para

    bom elfos corrompidos eu não tenho certeza, eles deveriam ser uma mistura de humanos, elfos e hobits, acho que é isso :hanhan:
     
  19. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    "É, porém, considerado verdadeiro pelos sábios de Eressëa que todos aqueles quendi que caíram nas mãos de Melkor antes da destruição de Utumno foram lá aprisionados e, por lentas artes de crueldade, corrompidos e escravizados; e assim Melkor gerou a horrenda raça dos orcs, por inveja dos elfos e em imitação a eles, de quem eles mais tarde se tornaram os piores inimigos."

    "os trolls são apenas imitações, feitas pelo Inimigo na Grande Escuridão, à semelhança dos ents, como os orcs foram feitos à semelhança dos elfos"

    Esses são trechos das Obras....esses são os Orcs.

    Agora sobre Goblins, eu penso que:

    1-Após a Queda de Melkor, os Orcs se dirpersaram. Vagaram por anos, até que Sauron voltasse a comandar. Ele não reuniu todos os orcs, apenas os que "achou". Esses seriam os de Mordor. Sauron também criou os Uruk-Hai, que também habitavam Mordor.
    Esses outros Orcs, que Sauron não recrutou, possivelmente se adaptaram à vida nas cavernas, seus olhos e braços cresceram, e eles ficaram mais fracos. Logicamente, uma teoria, mas que faz um certo sentido.

    2-Outra teoria minha seria um erro de tradução, mas, isso quem sabe mais do assunto pode confirmar.

    3-E tem mais uma, que eu li em algum canto: Goblins são apenas Orcs. Alguns são tão malvados que são intitulados de Goblins. Também é uma teoria, não duvido.

    São três teorias, não sei se alguma é verdade, mas aposto mais na 1.
     
  20. Finarfin

    Finarfin Usuário

    Não tenho certeza, faz tempo que li sobre isso e não tenho as versões originais aqui, mas acho que n'O Hobbit em inglês os orcs são chamados de goblins. Se alguem tiver o livro pode confirmar.
    Tinha um texto aqui na Valinor falando sobre isso, mas dei uma um procurada e não consegui achar.
     

Compartilhar