• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gnomos e orcs...

Níniel

let's put a smile on that face
Olá!

Gostari de tirar uma dúvida: qual a diferença entre gnomos e orcs?? É que no filme apelidam-nos como seres diferentes, mas n sei se se tratam dos mesmos seres ou de seres igualmente malévolos mas com diferenças na sua fisionomia!

Será que alguém me poderia esclarecer?

Namarië! :wink:
 
Muito interessante! Foi você que o fez?
Eu poderia ver na edição portuguesa das edições Europa-América, mas não tenho os meus livros aqui. De facto, estou curiosa para saber como os tradutores portugueses resolveram este assunto nas suas traduções.

E olhe que eu também opto pelo Rei! :wink:
 
Tradutores como sempre ...

Valeu mesmo aos dois, à Luthien pela pergunta que também me torturava há tempos tão imemoriaveis quanto a diferença entre essas duas espécies, fiquei igualmente intrigado quando assiti ao primeiro filme e perguntei ao meu irmão, "Pô mais eu não lembro de goblins nessa passagem!!" pensei até que fosse viagem dos tradutores do filme tentando deixar o conteúdo mais acessivel ao público em geral, e mesmo sendo "complicado" de certo modo situar-se as vezes em meio a tantas criaturas... VALEU! com certeza faltou bom senso ao traduzir o livro.

O Rei realmente foi mais sábio...
 
De quem é este Texto??
Muito legal, eu não sabia disso tudo...
E meu deu, Confio no Rei Elessar de olhos vendados sobre o solo e sob os perigos de mordor...hehehe

Namarië

Fëanarsil
 
Eu sempre achei que seria mais viável manter o termo goblin... não sei porque mudaram para orc.... e poutz... duende é muito feio!
Eu tenho um estudo de obras da Europa-América e é mesmo, ela chama os goblins d'O Hobbit de gnomos... credo...
 
nisso eu tenho q concordar contigo duende é feio pra burro, além de boa parte de quem lê SdA ja estra acostomudãõ com o termo goblin! :mrgreen: :mrgreen:

Prciso de uma ajuda, grãos-orcs seriam Grãos-goblins?, porque este é sitado na caverna dos goblin ainda em o Hobbit, referencias a Grãos orcs seria um indicador de que naquela cena se trat na verdade de goblin? :o?: :o?: :o?: :o?: :o?: :o?: :o?: :o?: :o?: :o?: :o?: :o?: :o?: :o?: :o?: :o?: :o?:
 
Preciso de uma ajuda, grãos-orcs seriam Grãos-goblins?, porque este é sitado na caverna dos goblin ainda em o Hobbit, referencias a Grãos orcs seriam um indicador de que naquela cena se trata na verdade de goblins e não orcs, como ocorre em Moria, onde Frodo é ferido por um Grão-orc, seria esta uma pista para que nos possamos melhor situar na leitura? afinal orcs são orcs e não goblins!!!
 
Sabe eu só assisti os filmes em inglês (sem legenda) e tive um trabalhão p/ achar uma explicação p/ os termos diferentes no filme p/ o meu primo (q ñ leu o livro e me perguntava oque tava acontecendo a cada 5 min :roll: ), mas agr eu vou manda ele aqui aí acaba o problema :grinlove:
 
*Lúthien_Tinúviel* disse:
Alguém me pode explicar o que é um grão-orc?? :o?:

É uma posição hierarquica avançada num grupo ou clã de orcs. Seria equivalente ao líder daquele grupo.
 
J. Timón disse:
naquela cena se trata na verdade de goblins e não orcs, como ocorre em Moria, onde Frodo é ferido por um Grão-orc, seria esta uma pista para que nos possamos melhor situar na leitura? afinal orcs são orcs e não goblins!!!

Não me lembro de nenhum orc ter ferido Frodo em Moria, nem no livro, nem no filme!!! :o?: Essa parte existe mesmo, ou é só confusão da sua cabeça???
 
*Lúthien_Tinúviel* disse:
J. Timón disse:
naquela cena se trata na verdade de goblins e não orcs, como ocorre em Moria, onde Frodo é ferido por um Grão-orc, seria esta uma pista para que nos possamos melhor situar na leitura? afinal orcs são orcs e não goblins!!!

Não me lembro de nenhum orc ter ferido Frodo em Moria, nem no livro, nem no filme!!! :o?: Essa parte existe mesmo, ou é só confusão da sua cabeça???
existe sim sabe aquela parte no filme em que o frodo toma uma lançada do trol? pois é , é aquela cena só que com um enorme "lider dos orcs"(segundo a martins fontes)ou grão-orc que espeta o Frodo
 
"líder dos orcs", não me lembro de ser descrito assim, me lembro de ter lido "grão-orc" ou goblin se for como era no filme, mas posso ter me enganado e levado a posição do orc/goblin como grão-orc, só pra lembrar nessa cena Sam perde metade de uma orelha pra um orc/goblin (hehe gostei deste orc/goblin) e não me lembro se é Boromir ou Aragorn que lhe diz ser um bom lutador ou de muita sorte porque a maioria perde bem mais que uma orelha num primeiro encontro com orcs/goblins, desta forma goblins não ficam tão atras dos orcs, pelo menos são terríveis tambem, e ferozes ..... :? :lol: :lol: :lol:
 
J. Timón disse:
só pra lembrar nessa cena Sam perde metade de uma orelha pra um orc/goblin (hehe gostei deste orc/goblin) e não me lembro se é Boromir ou Aragorn que lhe diz ser um bom lutador ou de muita sorte porque a maioria perde bem mais que uma orelha num primeiro encontro com orcs/goblins, desta forma goblins não ficam tão atras dos orcs, pelo menos são terríveis tambem, e ferozes ..... :? :lol: :lol: :lol:

Orc é um termo genérico..... os goblins são uma variante da espécie orcs.... goblins naum ficam atras dos orcs porque estes também são orcs....
 
Orc é um termo genérico..... os goblins são uma variante da espécie orcs.... goblins naum ficam atras dos orcs porque estes também são orcs....

Eu concordo com o que o Finarfin disse. Assim como também considero os Uruk-hai mais uma espécie de ocs.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo