1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Gnomos e orcs...

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Níniel, 4 Fev 2004.

  1. Níniel

    Níniel let's put a smile on that face

    Olá!

    Gostari de tirar uma dúvida: qual a diferença entre gnomos e orcs?? É que no filme apelidam-nos como seres diferentes, mas n sei se se tratam dos mesmos seres ou de seres igualmente malévolos mas com diferenças na sua fisionomia!

    Será que alguém me poderia esclarecer?

    Namarië! :wink:
     
  2. Deriel

    Deriel Administrador

  3. Níniel

    Níniel let's put a smile on that face

    Muito interessante! Foi você que o fez?
    Eu poderia ver na edição portuguesa das edições Europa-América, mas não tenho os meus livros aqui. De facto, estou curiosa para saber como os tradutores portugueses resolveram este assunto nas suas traduções.

    E olhe que eu também opto pelo Rei! :wink:
     
  4. The_Raven

    The_Raven Usuário

    Tradutores como sempre ...

    Valeu mesmo aos dois, à Luthien pela pergunta que também me torturava há tempos tão imemoriaveis quanto a diferença entre essas duas espécies, fiquei igualmente intrigado quando assiti ao primeiro filme e perguntei ao meu irmão, "Pô mais eu não lembro de goblins nessa passagem!!" pensei até que fosse viagem dos tradutores do filme tentando deixar o conteúdo mais acessivel ao público em geral, e mesmo sendo "complicado" de certo modo situar-se as vezes em meio a tantas criaturas... VALEU! com certeza faltou bom senso ao traduzir o livro.

    O Rei realmente foi mais sábio...
     
  5. Fëanarsil

    Fëanarsil O Espírito de Fogo Brilhante

    De quem é este Texto??
    Muito legal, eu não sabia disso tudo...
    E meu deu, Confio no Rei Elessar de olhos vendados sobre o solo e sob os perigos de mordor...hehehe

    Namarië

    Fëanarsil
     
  6. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Eu sempre achei que seria mais viável manter o termo goblin... não sei porque mudaram para orc.... e poutz... duende é muito feio!
    Eu tenho um estudo de obras da Europa-América e é mesmo, ela chama os goblins d'O Hobbit de gnomos... credo...
     
  7. The_Raven

    The_Raven Usuário

    nisso eu tenho q concordar contigo duende é feio pra burro, além de boa parte de quem lê SdA ja estra acostomudãõ com o termo goblin! :mrgreen: :mrgreen:

    Prciso de uma ajuda, grãos-orcs seriam Grãos-goblins?, porque este é sitado na caverna dos goblin ainda em o Hobbit, referencias a Grãos orcs seria um indicador de que naquela cena se trat na verdade de goblin? :o?: :o?: :o?: :o?: :o?: :o?: :o?: :o?: :o?: :o?: :o?: :o?: :o?: :o?: :o?: :o?: :o?:
     
  8. The_Raven

    The_Raven Usuário

    Preciso de uma ajuda, grãos-orcs seriam Grãos-goblins?, porque este é sitado na caverna dos goblin ainda em o Hobbit, referencias a Grãos orcs seriam um indicador de que naquela cena se trata na verdade de goblins e não orcs, como ocorre em Moria, onde Frodo é ferido por um Grão-orc, seria esta uma pista para que nos possamos melhor situar na leitura? afinal orcs são orcs e não goblins!!!
     
  9. Pandatur

    Pandatur Usuário

    O grão-orc dO Hobbit é um goblin, o "great goblin" no original.
     
  10. Níniel

    Níniel let's put a smile on that face

    Alguém me pode explicar o que é um grão-orc?? :o?:
     
  11. Andiara

    Andiara Usuário

    Sabe eu só assisti os filmes em inglês (sem legenda) e tive um trabalhão p/ achar uma explicação p/ os termos diferentes no filme p/ o meu primo (q ñ leu o livro e me perguntava oque tava acontecendo a cada 5 min :roll: ), mas agr eu vou manda ele aqui aí acaba o problema :grinlove:
     
  12. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    É uma posição hierarquica avançada num grupo ou clã de orcs. Seria equivalente ao líder daquele grupo.
     
  13. Níniel

    Níniel let's put a smile on that face

    Não me lembro de nenhum orc ter ferido Frodo em Moria, nem no livro, nem no filme!!! :o?: Essa parte existe mesmo, ou é só confusão da sua cabeça???
     
  14. Andiara

    Andiara Usuário

    existe sim sabe aquela parte no filme em que o frodo toma uma lançada do trol? pois é , é aquela cena só que com um enorme "lider dos orcs"(segundo a martins fontes)ou grão-orc que espeta o Frodo
     
  15. The_Raven

    The_Raven Usuário

    "líder dos orcs", não me lembro de ser descrito assim, me lembro de ter lido "grão-orc" ou goblin se for como era no filme, mas posso ter me enganado e levado a posição do orc/goblin como grão-orc, só pra lembrar nessa cena Sam perde metade de uma orelha pra um orc/goblin (hehe gostei deste orc/goblin) e não me lembro se é Boromir ou Aragorn que lhe diz ser um bom lutador ou de muita sorte porque a maioria perde bem mais que uma orelha num primeiro encontro com orcs/goblins, desta forma goblins não ficam tão atras dos orcs, pelo menos são terríveis tambem, e ferozes ..... :? :lol: :lol: :lol:
     
  16. Finarfin

    Finarfin Usuário

    Orc é um termo genérico..... os goblins são uma variante da espécie orcs.... goblins naum ficam atras dos orcs porque estes também são orcs....
     
  17. Ka Bral o Negro

    Ka Bral o Negro Tchokwe Pós-Moderno

    Gostei do texto. Muito mesmo.

    Orcs são duendes. Óbvio.

    Isso me deu uma idéia... :think:
     
  18. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Que idéia, Haradrim?
     
  19. O texto é muito bom mesmo, só que goblins fica melhor do que duendes.
     
  20. Adrehel

    Adrehel Usuário

    Eu concordo com o que o Finarfin disse. Assim como também considero os Uruk-hai mais uma espécie de ocs.
     

Compartilhar