• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gmail = farsa???

FURIA Da Rossa

Rank Configurável??
Amigos, peguei aquele programinha, o gmail-drive, que "faz com que uma conta sua do gmail seja uma de suas "particoes"". Conhecem, né? Tá melhor descrito Aqui, pelo Gildor.

Eu tenho aqui algumas músicas, que resolvi fazer upload para uma das minhas contas no gmail usando o gmail drive. Só que houve essa discrepância aqui oh (ver o Anexo):


gmail-farsa-1.jpg


Como podem ver, ao acessar minha conta normalmente pelo browser, mostra o status descrito na figura 2, Dizendo que há aproximadamente 284 mensagens (musicas) em minha caixa, porém, como vêem na primeira figura, eu criei uma pasta chamada "musicas autenticadas" (era pra outro uso antes mas serviu pra isso :p) para mover pra lá as músicas que eu já upei. Observem a diferença entre o número de musicas em cada uma das figuras: na primeira, há 306 músicas que eu supostamente já mandei pro email. Mas no email, mostra que só há 284, e ocupando 1448MB, 33% a mais que os 1085MB (1.06GB) do windows explorer.
Obs: mandei as músicas apenas arrastando para a pasta "gmail drive" à esquerda, e depois verifiquei na caixa de email via firefox se haviam chegado.

Então, podemos dizer que o Gmail não tem tanto espaço quanto diz, numa jogada mercadológica parecida com aquela descrita por alguns no tópico sobre o Hellacious Riders mail?

p.s. Por favor peço que não riam caso isso se deva a um detalhe muito obvio que eu não estou considerando. :D
 

Anexos

  • gmail-farsa-2.jpg
    gmail-farsa-2.jpg
    174,4 KB · Visualizações: 63
Última edição por um moderador:
:uhum:

Os 33% a mais se devem à codificação dos anexos, usando Base64. No base 64, cada 3 bytes são representados por 4 bytes de um conjunto limitado de caracteres. Ou seja, um arquivo codificado com Base64 é 33% maior. Coincidência numérica fascinante, não?

A princípio pode-se dizer que o GMail permitiria sim ocupar todos os 2,algumacoisa gigabytes disponíveis, só que arquivos binários anexados ocupam sim mais espaço — seja no GMail ou não, seja num Webmail ou não.

Agora, uma coisa é certa: se o GMail tem X usuários, e está oferecendo Y bytes para cada um, isso não quer dizer que os servidores deles têm X*Y bytes disponíveis, longe disso. Se todos os usuários fossem usar todo o espaço disponível, não ia ter GMail que aguentasse (e isso vale para qualquer serviço). Já expliquei isso no outro tópico. Em resumo, como a grande maioria das pessoas vai usar uns 10% da capacidade do e-mail quando muito, eles podem se sair bem mesmo com uma capacidade de armazenamento inferior àquele X*Y.

PS: Obrigado por estragar o layout da página postando uma imagem imensa. :mrgreen:
 
Última edição:
Além do que o GDrive é um abuso ao GMail. Logo logo eles bloqueiam isso.

Aproveitando, eu editei a primeira mensagem colocando a imagem imensa que estava distorcendo o fórum como um Anexo. Vão se acostumando a utilizá-lo, é muito mais prático :mrgreen:
 
Última edição:
Por isso que eu adoro este fórum e vcs, só gente esclarecida aqui! :D
Desculpe a imagem com 1280x1024, não sabia que este forum possuia o mod de anexar thumbnails.. falando nisso, gostaria até de aprender como usá-lo! hehehe
Cildra, muito obrigado pelo esclarecimento!
Isso prova que o gmail é, de certa forma, ilusório sim já que, pelo menos por hoje, seria impossivel que eles tenham servers para cuidar de X*Y MB... no entanto eu sei que eles sabem que a taxa de expansão dos servidores deles são superiores à taxa de ocupação das caixas de mensagens dos usuários, correto?
 
Não tem nada de ilusório. Qualquer um que quiser pode ocupar os dois mil e tantos mega-bytes, que é o que o Gmail propõe.

Como a maioria das pessoas não usa muito espaço e nem vai resolver usar de uma hora pra outra, seria tolice o Google ter fisicamente 2,4 GB de espaço por usuário.
 
Exato, mas isso não é exclusividade do GMail com seus 2,4 Gb. Mesmo os com bem menos de capacidade não têm tanto espaço disponível. Depois do GMail, todos os serviços que ofereciam uns poucos megabytes aumentaram para 100MB, 250... será que todos eles tiveram um aumento tão grande na capacidade de armazenamento? Não, apenas fizeram estudos e viram que tão pouca gente ia usar tanto espaço que pode-se oferecer a mais — o espaço extra vai ficar sem utilizar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo