• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gimli

Então por que Tolkien escreveu isso nos apêndices?

Não foi a toa né.... acho que ele teve uma intenção de colocar uma incógnita e fazer com que os leitores criem suas imaginações.

Minha opinião é que ele foi para Amam mesmo e viveu lá até fim... e pronto. Ponto final!
 
o alberto tem razão: as histórias são mágicas simplesmente pq cada um imagina, ao seu modo, um final ou uma resolução...
que graça teria se todo mundo imaginasse igual, não é mesmo?
o encanto da leitura fica justamente nos finais em aberto...
 
Sim, acho que Gimli teve o mesmo destino de Frodo, Bilbo e Sam já que ele não era um elfo.

Sam??????? o_O

Ele não casou com a Rosinha e teve muitos "hobbitzinhos", vivendo feliz para sempre no seu amado Condado?

Ou eu estou fazendo confusão entre o livro e o filme??? Faz tempo que não leio o livro e como vi as estendidas recentemente, talvez minha memória esteja me traindo huahuahuahuahua.
 
Sam??????? o_O

Ele não casou com a Rosinha e teve muitos "hobbitzinhos", vivendo feliz para sempre no seu amado Condado?

Ou eu estou fazendo confusão entre o livro e o filme??? Faz tempo que não leio o livro e como vi as estendidas recentemente, talvez minha memória esteja me traindo huahuahuahuahua.

No final ou do SdA, dos apêndices do mesmo ou do Contos Inacabados é relatado que Sam fazs um barco e vai pra Aman procurar Frodo.

E acredito que os 2 hobbits (isso se Sam chegou lá) e Gimli morreram sim. Como os arautos de Manwë falaram aos númenoreanos, não é a terra de Aman que deixava os Maiar e os eldar "imortais", mas sim sua própria constituição e fëa. Então não adiantaria os 3 imigrantes pisarem lá para viverem para sempre.
 
opa opa ...
não ha nada q fale isso ! o/
se você tiver algo em alguma obra de Tolkien que prove a morte deles me mostre e eu retiro !

não pode-se afirmar nada !
é uma incognita


Posso provar sim. Frodo, Sam, Gimli e seja mais quem foi para Valinor morreram com toda a certeza. Como eu havia dito... e nao pq eu disse, mas sim pq esta na obra, ir para Valinor nao torna voce imortal. Ser imortal eh inerente a sua natureza, como o colega elwe singollo bem observou. Os imortais eram os eldar e ponto final. Todos os outros morriam.

O que fecha meu argumento esta escrito no silmarillon: o unico mortal a compartilhar do destino dos elfos foi Tuor. Este sim, foi para Aman como homem mortal e acabou se tornando imortal, compartilhando do destino dos elfos e abrindo mao da dádiva dos homens, que era a morte. Se ele foi o unico, e esta bem escrito isso no silma, nao tem como Frodo e companhia ltda terem vivido a mesma situacao, senao tambem teria alguma mençao a isto.

valeu ! :D

gr
 
Sam??????? o_O

Ele não casou com a Rosinha e teve muitos "hobbitzinhos", vivendo feliz para sempre no seu amado Condado?

Ou eu estou fazendo confusão entre o livro e o filme??? Faz tempo que não leio o livro e como vi as estendidas recentemente, talvez minha memória esteja me traindo huahuahuahuahua.

Sim,depois da morte da rosinha diz-se q ele foi visto pela última vez em portos cizntos onde poderia ter ido pra Valinor.

é claro,ele teve(teria) o emso dstino q Frodo,Bilbo,Gimli.Tem Razão nao é a terra,mas o própio ser.

Valinor é só um lugar onde irão morrer tranquilos.
 
Mas de qualquer forma não tem nada que prove que o Gimli, Legolas e Sam foram pra Valinor, fica nos apêndices como um ouviu-se dizer, conta-se, isso acredito, não para gerar dúvida (eles devem ter ido mesmo), mas para mostrar como toda essa história passou a tornar-se lenda, mito, uma histórias que virou canção e que contaram e contam até hoje, talvez não exatamente como aconteceu, mas de uma forma perfeita, como qualquer história deve ser contada.
Pra mim foi isso o que Tolkien fez, e os apêndices tem a intenção não de botar fim em todas as dúvidas, ou terminar as histórias, mas sim deixar mais claro do que nunca que isso é uma história, e que não é contada em primeira pessoa, e que mesmo que fosse ainda restariam dúvidas entre o que foi real e o que é história e no caso tudo é história é conto, essa é a certeza, e a dúvida é o que é real...e o mais importante, que para além da história e mesmo durante ela, o que foi real compete totalmente a nossa imaginação.
Sei lá, a mim, tudo o que foi dito aqui, me remete a isso, que foi uma das coisas mais marcantes que eu tirei da leitura do SdA.
 
Mas de qualquer forma não tem nada que prove que o Gimli, Legolas e Sam foram pra Valinor, fica nos apêndices como um ouviu-se dizer, conta-se, isso acredito, não para gerar dúvida (eles devem ter ido mesmo), mas para mostrar como toda essa história passou a tornar-se lenda, mito, uma histórias que virou canção e que contaram e contam até hoje, talvez não exatamente como aconteceu, mas de uma forma perfeita, como qualquer história deve ser contada.
Pra mim foi isso o que Tolkien fez, e os apêndices tem a intenção não de botar fim em todas as dúvidas, ou terminar as histórias, mas sim deixar mais claro do que nunca que isso é uma história, e que não é contada em primeira pessoa, e que mesmo que fosse ainda restariam dúvidas entre o que foi real e o que é história e no caso tudo é história é conto, essa é a certeza, e a dúvida é o que é real...e o mais importante, que para além da história e mesmo durante ela, o que foi real compete totalmente a nossa imaginação.
Sei lá, a mim, tudo o que foi dito aqui, me remete a isso, que foi uma das coisas mais marcantes que eu tirei da leitura do SdA.

Si nada prova,mas ok,no livro diz que eles vagaram pelo Anduin e atrvasaram o grande mar?Não poderiam ter chegado?!E se chegaram teriam vida imortal

Nesse caso não,eles não são primogentos(exceto legolas) então morreriam
 
Si nada prova,mas ok,no livro diz que eles vagaram pelo Anduin e atrvasaram o grande mar?Não poderiam ter chegado?!E se chegaram teriam vida imortal

Nesse caso não,eles não são primogentos(exceto legolas) então morreriam

Se eu entendi o que você quis dizer, sim, eles morreriam, pois eram mortais... concordo!:yep:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo