1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)
  1. Falcão Branco

Falcão Branco Sacrifiquei um

Bom, 95% de tudo que foi dito nesse topico é uma incognita.

2. Lord Khamûl

Lord Khamûl Usuário

Então por que Tolkien escreveu isso nos apêndices?

Não foi a toa né.... acho que ele teve uma intenção de colocar uma incógnita e fazer com que os leitores criem suas imaginações.

Minha opinião é que ele foi para Amam mesmo e viveu lá até fim... e pronto. Ponto final!

3. Thorin Escudo de Carvalho

Thorin Escudo de Carvalho Part-time Ninja

Digamos que ambos viveram como Melkor,mas não em cácere ou sob observação.

4. Falcão Branco

Falcão Branco Sacrifiquei um

Apartir dai fica pela imaginação de cada um...

5. Duilin

Duilin Eruhín Alcarohtar

E nem no vazio né?!

Então não viveram como Melkor... :roll:

6. Sindar Princess

Sindar Princess Que deselegante...

o alberto tem razão: as histórias são mágicas simplesmente pq cada um imagina, ao seu modo, um final ou uma resolução...
    que graça teria se todo mundo imaginasse igual, não é mesmo?
    o encanto da leitura fica justamente nos finais em aberto...

7. Mohanah

Mohanah Usuário

Sam??????? o_O

Ele não casou com a Rosinha e teve muitos "hobbitzinhos", vivendo feliz para sempre no seu amado Condado?

Ou eu estou fazendo confusão entre o livro e o filme??? Faz tempo que não leio o livro e como vi as estendidas recentemente, talvez minha memória esteja me traindo huahuahuahuahua.

8. Thorin Escudo de Carvalho

Queor dizer antes,quandoe el vivia em Valinor,mas depois pediu perdão aos Vaalr,e Manwë disse que ele não podia sair das muralhas de Valinor.Tb pq eu não sei o q eu emsmo quiz dzer com isso.

9. Elwë_Singollo

Elwë_Singollo O de sonoridade ímpar!

No final ou do SdA, dos apêndices do mesmo ou do Contos Inacabados é relatado que Sam fazs um barco e vai pra Aman procurar Frodo.

E acredito que os 2 hobbits (isso se Sam chegou lá) e Gimli morreram sim. Como os arautos de Manwë falaram aos númenoreanos, não é a terra de Aman que deixava os Maiar e os eldar "imortais", mas sim sua própria constituição e fëa. Então não adiantaria os 3 imigrantes pisarem lá para viverem para sempre.

10. Mohanah

Mohanah Usuário

Ninguém ai sabe onde exatamente se encontra esse relato não?

11. grlopez

grlopez Usuário

Posso provar sim. Frodo, Sam, Gimli e seja mais quem foi para Valinor morreram com toda a certeza. Como eu havia dito... e nao pq eu disse, mas sim pq esta na obra, ir para Valinor nao torna voce imortal. Ser imortal eh inerente a sua natureza, como o colega elwe singollo bem observou. Os imortais eram os eldar e ponto final. Todos os outros morriam.

O que fecha meu argumento esta escrito no silmarillon: o unico mortal a compartilhar do destino dos elfos foi Tuor. Este sim, foi para Aman como homem mortal e acabou se tornando imortal, compartilhando do destino dos elfos e abrindo mao da dádiva dos homens, que era a morte. Se ele foi o unico, e esta bem escrito isso no silma, nao tem como Frodo e companhia ltda terem vivido a mesma situacao, senao tambem teria alguma mençao a isto.

valeu ! :D

gr

12. Thorin Escudo de Carvalho

Sim,depois da morte da rosinha diz-se q ele foi visto pela última vez em portos cizntos onde poderia ter ido pra Valinor.

é claro,ele teve(teria) o emso dstino q Frodo,Bilbo,Gimli.Tem Razão nao é a terra,mas o própio ser.

Valinor é só um lugar onde irão morrer tranquilos.

13. Mas de qualquer forma não tem nada que prove que o Gimli, Legolas e Sam foram pra Valinor, fica nos apêndices como um ouviu-se dizer, conta-se, isso acredito, não para gerar dúvida (eles devem ter ido mesmo), mas para mostrar como toda essa história passou a tornar-se lenda, mito, uma histórias que virou canção e que contaram e contam até hoje, talvez não exatamente como aconteceu, mas de uma forma perfeita, como qualquer história deve ser contada.
    Pra mim foi isso o que Tolkien fez, e os apêndices tem a intenção não de botar fim em todas as dúvidas, ou terminar as histórias, mas sim deixar mais claro do que nunca que isso é uma história, e que não é contada em primeira pessoa, e que mesmo que fosse ainda restariam dúvidas entre o que foi real e o que é história e no caso tudo é história é conto, essa é a certeza, e a dúvida é o que é real...e o mais importante, que para além da história e mesmo durante ela, o que foi real compete totalmente a nossa imaginação.
    Sei lá, a mim, tudo o que foi dito aqui, me remete a isso, que foi uma das coisas mais marcantes que eu tirei da leitura do SdA.

14. Thorin Escudo de Carvalho

Si nada prova,mas ok,no livro diz que eles vagaram pelo Anduin e atrvasaram o grande mar?Não poderiam ter chegado?!E se chegaram teriam vida imortal

Nesse caso não,eles não são primogentos(exceto legolas) então morreriam

15. Se eu entendi o que você quis dizer, sim, eles morreriam, pois eram mortais... concordo!:yep:

16. David-gondorian

David-gondorian Usuário

Em que livro que vc soube que o frodo e o gimli morreram.

Compartilhar