1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Gimli não sabia da morte de Balin?

Tópico em 'O Senhor dos Anéis - os Filmes' iniciado por alexandre silveira, 8 Set 2015.

1. Em O Senhor do Aneis:A Sociedade do anel, a comitiva do Um enfrentou problemas na passagem de caradhras, por isso concordam em descer a montanha pelas minas de Moria, porém o que me deixou na dúvida sobre os filmes é que é sabido que Balin ao final da terceira era liderou uma expedição até Moria porém foram emboscados e tal expedição durou apenas 5 anos com a morte de Balin em 5 de novembro de 2994. No filme Gimli diz que a socidedade seria recebida como reis na casa de seu primo Balin, etc, etc, porém quando chegam la se deparam com todos os anões mortos e moria tomada por goblins e coisas piores, mais ai é que está, desde a expedição e a morte de Balin se passaram 25 anos, como Gimli não sabia disso?? E gandalf?? Ninguém sabia? Impossivel mesmo naquele tempo tal informação correria muito rapido.

2. Grimnir

Grimnir Usuário

Gimli e Glóin com certeza não sabiam.

Fonte: A Sociedade do Anel, O Conselho de Elrond
    --- Mensagem Dupla Unificada, 8 Set 2015, Data da Mensagem Original: 8 Set 2015 ---
    Outras passagens relevantes (todas do capítulo "Uma Jornada no Escuro"):

• Ótimo Ótimo x 3
    • Gostei! Gostei! x 2
  3. Grimnir

Grimnir Usuário

• Ótimo Ótimo x 1
  4. Hmmm muito obrigado pela resposta, mais achei muito estranho depois de tanto tempo nada ser sabido sobre a morte dos anões, se passando um ano sem nenhuma resposta acredito que alguém iria averiguar o que aconteceu mais tudo bem kk mesmo assim obrigado, vou ler agora o senhor dos aneis para ficar mais por dentro, acho que nos filmes muitas coisas importantes não são exclarecidas.

5. Éomer

Éomer Well-Known Member

O livro é bem fiel ao filme nesse ponto de os anões não saberem o que havia acontecido com Balin e seus companheiros.

6. Elessar Hyarmen

Elessar Hyarmen Senhor de Bri

Alguém sabe quantos anos se passaram da Batalha dos Cinco Exércitos até a morte de Balin?

7. Éomer

Éomer Well-Known Member

Quase oitenta anos.

• Gostei! Gostei! x 1
  8. Morfindel Werwulf Rúnarmo

Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

A Batalha dos Cinco Exércitos foi em 10 de outubro de 2941 TE, Balin foi morto em 10 de novembro de 2994 TE. Portanto 53 anos.

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

• Gostei! Gostei! x 1
  9. Éomer

Éomer Well-Known Member

Ah. É verdade. Contei o tempo até a chegada da comitiva em Moria :dente:

10. Khazad Nikuz

Khazad Nikuz Usuário

Acredito que, assim como na nossa própria vida, os personagens da obra do Tolkien tem "coisas pra caramba" pra fazer. Devemos levar em consideração que os anões são uma raça bem mais reclusa que as demais, ávidos mineradores e artesãos, é natural que os mesmos passem longos períodos confinados em suas minas e oficinas. Mas sim, também acho estranho (no mínimo) uma notícia como a morte do Balin e o extermínio de sua comitiva passarem praticamente despercebidas aos olhos de praticamente toda a Terra-Média, inclusive aos olhos dos próprios anões. Além dessa característica peculiar dos anões, ainda há o fato da geografia da Terra-Média em si, fora o fato de que viajar por ela não era uma tarefa tão segura, já que as próprias forças do Escuro estavam agindo sobre a mesma. O próprio Gandalf não via Bilbo Bolseiro a décadas, tanto que o mesmo se surpreende a rever seu amigo larápio e constatar que o mesmo, apesar da idade avançada, não apresenta sinais de envelhecimento tão severos (Sauron e seu Um Anel da Jequiti), então passar um longo tempo sem entrar em contato com velhos conhecidos não é algo tão estranho nas obras do Tolkien.
    Mas bem, essa é uma forma que encontro pra justificar à mim mesmo essas peculiaridades.

• Gostei! Gostei! x 3
  11. Grimnir

Grimnir Usuário

Os anões foram massacrados em Moria, não há relatos de mensageiros sobreviventes. O que é curioso é que Gimli diz no Conselho de Elrond que por um tempo Erebor teve notícias de Moria, dizendo que a colônia estava estabelecida e que trabalhos eram desenvolvidos lá. Só que de repente eles ficaram sem notícias de Moria e por 25 anos ninguém fez nada. Também é dito no Conselho de Elrond que Dáin foi contra a expedição de Bálin, de modo que Dáin pode ter proibido outras expedições para descobrir o que aconteceu em Moria - isso é especulação, já que nada é dito sobre o tema.

Não sei se estou vendo chifre em cavalo, mas tem duas passagens bem interessantes que reforçam que Dáin pode ter censurado tentativas de procurar Bálin.

No Conselho de Elrond, disse Glóin:

Só que, como é dito posteriormente, a missão dos anões foi motivada por outro motivo: a visita do nazgûl a Erebor.

Ainda no Conselho de Elrond, disse Glóin:

12. Elessar Hyarmen

Elessar Hyarmen Senhor de Bri

Quando o rei Dáin diz que está preocupado com Brand de Valle, de que ele possa ceder...

Ceder em qual sentido? Aliando-se a Sauron para atacar Erebor?

13. Khazad Nikuz

Khazad Nikuz Usuário

Pode ser nesse sentido, já que é de conhecimento geral que a raça dos homens é mais suscetível à persuasão das forças de Mordor. Vale destacar que durante a Batalha dos Cinco Exércitos eles foram obrigados a se aliar, porém, à priori, eles estavam em lados opostos. Dáin com certeza governava com um certo "pé atrás", com certa cautela em relação aos homens de Dale.

Outra interpretação é que Brand poderia não se aliar às forças de Sauron, mas poderia ser derrotado em combate ou apenas fugir diante da ameaça dos massivos exércitos de Mordo, já que como o próprio Dáin destaca que Brand já se mostrava receoso antes mesmo da deflagração do conflito. Dessa forma, os anões de Erebor se veriam sozinhos enfrentando um inimigo muito mais poderoso.

Apesar dessas preocupações (que a meu ver eram comuns não só aos desconfiados anões mas à todas as raças da Terra-Média naquele momento), Dáin e Brand acabaram mantendo sua aliança e enfrentando o inimigo comum, como sabemos.

14. Grimnir

Grimnir Usuário

Acho que o medo de Dáin é que Brand se rendesse. Em inglês:

Se não me engano, "yield" nesse caso tem o sentido de pedir penico: "I yield! I yield!" = "Eu me rendo! Eu me rendo!". Então sim, Dáin devia temer que Brand cedesse as pressões de Sauron, até pq, vale lembrar que os nazgûl tinham o poder de instigar o medo (especialmente nos Homens) e além disso, como ficou claro posteriormente, Brand sofria grandes ameaças dos Easterlings.

Por outro lado, duvido muito que Dáin tivesse um pé atrás sobre Brand. Disse Glóin:

Compartilhar