1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)
  1. grond o ferreiro

grond o ferreiro Usuário

em o hobbit , gandaf diz q precisa achar um gigante mais ou menos confiavel para bloquear um portão dos orcs , alguém ai já leu algo sobre os tais gigantes em algum outro livro ?

2. Maglor

Maglor Lacho calad! Drego morn!

Nos livros publicados por Tolkien em vida, os tais "gigantes" aparecem só no Hobbit mesmo, e nessas passagens bem "discutíveis" sobre se têm coerência com o resto ou não. Eu conheço quem defenda que haja gigantes na Terra-Média usando como argumento que a idéia inicial para os Ents seria a de que eles seriam simplesmente gigantes e não "homens-árvore". Enfim, os gigantes estão só no Hobbit mesmo.

3. Bagrong

Bagrong RaG

Temos de levar em conta que Tolkien não fez O Hobbit pensando no Legendarium, propiamente dito. Existem vários pontos em O Hobbit que não aparecem em qualquer outro lugar, como aquela bolsa falante dos Trolls e os gigantes.

Eu não tenho conhecimento acerca de teorias para tentar explicar essas "lacunas" entre O Hobbit e outras obras do professor, mas prefiro acreditar que não haja explicação plausível. Digo, ele fez esse livro para os filhos e nem tudo entrou no padrão das outras obras, por isso não sei se haveria maneira de explicar isso de acordo com o que Tolkien tentou passar em seus livros.

4. estou realmente enferrujada... XD
    não lembro desses tail gigantes, você pode citar em qual parte está?

5. Bagrong

Bagrong RaG

Em O Hobbit, página 58, primeiro parágrafo:

"Quando espiava os clarões dos relâmpagos, via os gigantes de pedra do outrolado do vale, lançando pedras uns sobre os outros..."

Essa passagem continua falando deles e existem outras citações, mas creio que com isso você poderá se localizar um pouco :mrgreen:

6. Flamner

Flamner Usuário

Mas realmente,o hobbit tem toda uma linguagem um pouco infantil, entao, algumas coisas foram escritas sem se preocuparem com o sda, que seria escrito futuramente.

7. Eu interpretei diferente esta passagem, como não sendo realmente Gigantes, mas como desmoronamentos de picos...
    Sei la, acho que eu viajei ne.. :lol: :rofl:

8. Statues Argonath

Statues Argonath Fractus Exitus Rapitus

Vocês lembram do Beorn? Bom, será que ele poderia ser considerado um "Gigante"? Vou por aki uma parte do "O Hobbit" onde talvez demostre isso: "Logo chegaram a um pátio, do qual três paredes eram formadas pela casa de madeira e seus dois compridos pavilhões laterais. No meio jazia um grande tronco de carvalho e, ao lado, vários galhos cortados. Perto estava um homem enorme com barba e cabelos negros espessos, os braços e as pernas descobertos, grandes, negros e musculosos... p.117"

Eu já vi algumas pinturas, acho que de John Howe, onde mostra Beorn realmente gigante perto de Gandalf e de Bilbo, será que ele não poderia ser um "Gigante"? :think:

9. Bagrong

Bagrong RaG

Última edição: 6 Fev 2006
  10. Aracáno Elessar

Aracáno Elessar Nietzsche

Como já disse Bagrond, será difícil tentar explicar tal lacuna.
    Veja, em textos como "A Nova Sombra" temos pouco:

"No extremo norte das Montanhas das Sombras, na região de Gundabad, a terra tremou quando os gigantes de pedra que habitavam os picos da região desceram e tomaram o caminho que ligava o oeste [Arnor] e o leste [as montanhas cinzentas e Erebor]. A tempos não se ouvia falar deles, pois habitavam solitários no alto das montanhas. Desta, porém, estavam organizados, e tomaram parte da região, matando os que ousavam aventura-se por seus caminhos. Assim não havia pelo norte nenhum caminho para o oeste, a não ser a Trilha da Montanha, um caminho de pedras escorregadias, vento e neve."

Assim como em O Hobbit temos apenas certos trechos sobre eles, creio que mais poderia vir a ser escrito, não que fosse somente uma lacuna entre O Hobbit e as demais obras. Neste pequeno trecho podemos ter a idéia de que seriam gigantes, assim como os Nórdicos, que até mesmo vinham a organizar-se. De certa forma, temos a interpretação que: ou eram hostis, ou estavam ligados ao Senhor do Escuro de certa forma. Creio que se houver tal ligação seja somente a Sauron, pois não temos relatos de Gigantes nas Primeiras Eras. Não arrisco muito mais dizer antes de mais procurar, espero ter ajudado.

Abraços.

11. Lessandri

Lessandri A última rainha de Luni

Como disse Bagrong: Existem várias lacunas entre o Hobbit e as demais obras, pois o Hobbit era mais um livro infantil ele aind anão pensava em criarum mundo - ou pensava, ams não foi come ssa intenção que ele escreveu o Hobbit- Eu tomei os gigantes como gigantes mesmo, e que talvez foram extintos por isso não se mencionou amis nada nas outras obras- nada mais normal que a extinção de uma espécie após mudanças.
    Mas creio que essa foi uma lacuna que Tolkien não prencheu. Ese ele não o fez quem sou eu pra fazer algo??:cerva:
    Namárië!

Compartilhar