• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Georges Meliès

Orion

Jonas
Está aí. Um dos maiores percussores de todos os tempos da arte cinematográfica. Um verdadeiro mestre.

GM-01-t.gif


Melies, nascido na França, era mágico ilusionista (dono do teatro Robert-Houdin in Paris), protagonista de seus filmes, produtor, diretor, maquiador, um dos percussores dos informes publicitáros e ainda cuidava dos cenários de seus filmes. Tinha forte ligação com os irmãos Lumiere.

Melies talvez seja o cineasta mais inventivo que o mundo já viu, ele não só explorou o que poderia se fazer com uma câmera, como efeitos especiais e múltiplas tomadas, como também foi ele que desenvolveu o processo de filmar as cenas do filme separadamente e editá-las numa ordem cronológica.

Ele fez nada mais nada menos de 503 filmes, no período de 1896 a 1912. Eu tive sorte, assisti a 8 deles. São eles.

1-1898 - O Homem Sem Cabeça
2-1902 - Viagem a Lua
3-1903 - Dança Infernal
4-1905 - Cassino Clandestino
5-1903 - O Melômano
6-1903 - Caldeirão Infernal
7-1901 - O Homem da Cabeça de Borracha
8-1904 - Cartas Vivas.

Fantástico. Fiquei absolutamente estasiado após assistir a esses filmes. Verdadeiras maravilhas onde destaco Viagem a Lua (1902) filme muito bem feito, com belíssimos efeitos, trilha sonora, montagem, e cortes sobrepostos de maneira bastante interessante e bem feita. Muito bem elaborado. Seus filmes são encrustados de grandioso poder visual, e repletos de imensa magia.

melies.jpg


Para ajudar a lembrar desse filme. Quem já assistiu ao clipe da banda The Smashing Pumpkins chamado Tonight Tonight está vendo uma cópia, menos bela, mas também interessante de Viagem a Lua.

Seus filmes tem tiradas cômicas, alguns tem forte crítica a determinadas classes da sociedade como Cassino Clandestino (1905) que é uma clara crítica a polícia da época e outros são lindos musicais com ótimas coreografias e figurinos.

A mistura de mágica ilusionista com cinematografia está bastante clara em seus filmes, principalmente em Cartas Vivas (1904), em que as cartas se transformam em pessoas reais. Sesu filmes possuem uma magia única que vem sendo perdida nos últimos 100 anos.

Nasceu Marie-Georges-Jean Méliès, Paris, 8 de Dezembro, 1861. Morreu em 21 de Janeiro, 1938.
 
Knolex embarassed..

nossa..
que vergonha.. nunc aouvi falar nesse cara.. nem em seus filmes... agora vou ver se corro pra ver alguma coisa dele logo.. já que o Black disse que ele é um genio, fiquei curioso.. quero ver se tb acho..

me recomenda algum filme dele em especial?
 
É MUITO difícil de achar os filmes dele Knolex, principalmente por que dos 503 filmes que ele fez, a maioria esmagadora foi queimada pra fazer borracha pros soldados franceses (Sim, é uma verdadeira pena...).

Eu assisti a esses no Telecine Classic. Muita sorte. Talvez se você mandar um e-mail pra eles, eles possam reprisar.

Te recomendo Viagem a Lua. Lindo!
 
Telecine? ótimo!
vou me manter atento À revista de programação então...
 
Esse mês não vai passar mais. Mês que vem, talvez.

Anote os filmes que merecem ser vistos em uma lista e os assista ou grave. Eu faço isso, passam filmes realmente bons no Telecine Classic. To com umas fitas aqui pra assistir.
 
Eu vi Viagem a Lua e Caldeirao Infernal.
Sei lá, é estranho. Talvez por ser muito antigo, bem no começo do cinema como a gente conhece, as pessoas vao estranhar um pouco os filmes.

Eu curti mais Caldeirao Infernal :obiggraz:
 
Realmente, é bem estranho até você se situar e se acostumar com o qu você está vendo. É incrível assistir um filme que foi feito a 100 anos atrás.

Ahhhh... Viagem a Lua é melhor!! Só por que Caldeirão Infernal é colorido?
 
São cenas do Méliés colocando pessoas num caldeirão com uma música muito boa sendo tocada ao fundo, e um espetaculo de cores e sons. E belíssimos efeitos das transformações das pessoas jogadas em almas.

Mas mesmo assim, Viagem a Lua é o meu favorito. :obiggraz:
 
Exatamente!! Pensei nisso quando li ehehehe, mas mesmo assim, não podemos julgar com os critérios de hoje, tanto por que o cinema mudou profundamente.
 
Eu estou com a "Coletânea Meliès" gravada aqui em casa, devo ver essa semana :)

E vi "Viagem à Lua" quando assisti o clássico "A Volta ao Mundo em 80 Dias". O diretor quis fazer uma homenagem a Julio Verne e colocou o primeiro filme de ficção científica da história na abertura :)

É bem divertido...
 
Quem tem HBO e assistiu "Da Terra à Lua" (uma série dirigida pelo Tom Hanks, sobre a corrida espacial) provavelmente se lembra de algumas cenas de filmes desse Meliès que apareciam no último episódio. Acho que era exatamente do Viagem à Lua.

Na série conta que o Meliès não se deu nada bem com esse filme, no final. Cópias dele foram roubadas na Europa e distribuídas nos Estados Unidos, o filme fez um sucesso danado lá (o que quer que isso significasse para o cinema daquela época) sem que o cara visse a cor do dinheiro...
 
Exato, ele fez pouco ou praticamente nada com os seus filmes quanto a dinheiro. Lucrou muito pouco, e teve a maior parte deles destruídos no período da guerra.

Bechara disse:
Viagem à Lua era um filme considerado LONGO pra epoca..
hoje.. ahhaha.
Caldeirao Infernal entao, putz.

Tem um menores ainda ehehehe
 
Eu assisti o "Viagem à Lua" num documentário especial sobre a evolução do efeitos especiais no cinema. Achei bacana.
 
Pois bem..... dando um bump aqui 2 anos depois.... vi outros 7 filmes dele, todos feitos entre 1903-1904:

THE INN WHERE NO MAN RESTS
A briga de um bêbado com seu quarto que não para de girar. É muito engraçado!!!

A SPIRITUALIST PHOTOGRAPHER
Mostra um fotógrafo que transforma a modelo na própia fotografia. O que tem os efeitos mais legais, e foi o que eu mais gostei.

THE KINGDOM OF FAIRIES
Uma princesa é sequestrada, e para salvá-la os heróis passam por vários lugares fantasiosos. O mais belo e comprido dos curtas. Bela elaboração de cenários e tudo mais. Apesar de ser um pouco confuso.

THE MAGIC LANTERN
Praticamente um musical com muita dança, onde uma dupla recria o cinema: uma mega lanterna que reflete imagens e de onde saem dançarinas e muitas outras pessoas.

THE CLOCK MARKER'S DREAM
O mais bonitinho dos curtas. Mostra o sonho de um relojoeiro onde todos os relógios da sala se transformam em mulheres mas ele não consegue alcança-las. A frustração dele acordando é de cortar o coração.

THE COOK IN TROUBLE
O mais chatinho.... mostra bichos criando confusão numa cozinha. Mas é muito confuso e sem nexo.

THE MERMAID
Também gostei muito deste. Mostra um mágico que pesca peixes em seu chapéu para colocar dentro de um aquário. Nisso surge uma sereia dentro do aquário e ela vira uma mulher. A imagens com peixes gigantes ficaram excelentes!!!!



Achei na hemeroteca da minha facul..... em VHS.... cópia muito detonada.... mas valeu a pena pra ver como ele lidava com os efeitos visuais que são excelentes, visto à época. Na mesma fita ainda tem obras de Edwin S. Porter que nunca tinha ouvido falar, feitas entre 1903 e 1905, mas ainda não assisti.
 
Nossa, nesse período de 2 anos eu vi uma penca de coisas dele, mas a maioria ainda naquela coletânea do Telecine... e pensar que 2 atrás eu nem sabia quem era o sujeito.
 
Black Orion disse:
Fiquei absolutamente estasiado após assistir a esses filmes. Verdadeiras maravilhas onde destaco Viagem a Lua (1902) filme muito bem feito, com belíssimos efeitos, trilha sonora, montagem...
Ah, a trilha na verdade não existe, já que naquela época não tinha como inserir qualquer tipo de som na película. As músicas que escutamos são composições recentes, e por isso algumas versões dos filmes do Meliès têm trilhas diferentes.

Eu vi poucos filmes dele, infelizmente não fiquei sabendo da coletânia que passou no Telecine. =/ Mas me impressionei com o pouco que vi, principalmente com "O Eclipse", que além de super bem feito, é muito engraçado. :lol:

Ah, e uma curiosidade! Ele foi o primeiro cineasta (bem, não que ele tenha tido muitos antecessores :P ) a usar a técnica da "mudança de câmera" (aquele lance de dar pause na câmera, modificar algo no plano e continuar a gravação). Mas na verdade ele descobriu isso por um mero acidente! Ele estava filmando um trem quando ocorreu um problema com a câmera e a gravação foi interrompida. Quando voltou a funcionar, o trem já tinha desaparecido e uma carroça tava passando no lugar. Quando ele viu o resultado, se surpreendeu com o efeito, já que deu a impressão de que o trem tinha se transformado numa carroça. :lol: A partir daí ele começou a usar esse efeito especial, que é usado sem limites nos filmes dele.

Quinta-feira acho que vou conseguir pegar o da Lua pra ver, fiquei curioso agora. :think:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo