1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

George R.R. Martin diz que morte de Gandalf inspirou as mortes de "GoT"

Tópico em 'Influências, Seguidores e Recomendações' iniciado por Fúria da cidade, 14 Ago 2018.

  1. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    George R.R. Martin, criador de "Game of Thrones" Imagem: Getty Images

    O escritor americano George R.R. Martin, autor da série "As Crônicas de Gelo e Fogo", que deu origem à série "Game of Thrones", ficou conhecido por não ter dó em matar os personagens mais queridos de suas histórias, deixando os fãs desolados.

    Fã confesso de J.R.R. Tolkien, autor de "O Senhor dos Aneis", Martin disse, em entrevista à rede americana PBS, que a morte do mago Gandalf, o chocou. "A maior criação de Tolkien são seus personagens. E então Gandalf morre. Não consigo explicar o impacto que isso causou em mim aos 13 anos. Você não pode matar Gandalf. Conan não morreu nos livros do Conan. Tolkien quebrou a regra e eu o amo por isso", disse Martin.

    O autor foi ainda mais longe e afirmou que, no momento que o autor mata Gandalf, o suspense de tudo que se segue é mil vezes maior. "Porque, agora, qualquer um pode morrer. Isso causou um grande efeito na minha própria disposição de matar meus personagens num piscar de olhos".

    Vale lembrar que Gandaf morre após enfrentar um balrog, mas o Vala (espírito superior) permite que o mago retorne no mesmo corpo para terminar de cumprir a sua missão, deixando de ser o Cinzento, para tornar-se Gandalf, o Branco. Ao contrário de em "O Senhor dos Aneis", onde poucos personagens voltam à vida.

    Confira a entrevista:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Fonte:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  2. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    Hahaha a morte tá chegando né, seu velho picareta!!! E nada de escrever!! Então morra!!! Você e seus livros...!! >:(>:(

    Ah tá, então era só isso... :assobio:
     
    • LOL LOL x 3
  3. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    A morte de Gandalf é bem curiosa porque ele cai da ponte no dia 15 de janeiro mas não morre na queda. A lenta morte dele teve nessa ocasião (da ponte) apenas a parte mais curta da luta. Porque segundo a cronologia dos apêndices ele fica uns 10 dias num aterrorizante jogo de gato e rato na profundeza de Moria até poder chegar no topo da montanha por meio da escada sem fim. Lá ele finalmente morre na luta torturante contra o Balrog, que é um dos 3 seres Maiar malignos da estória de SdA (os outros 2 são Sauron e Saruman) e um dos 5 Maiar da estória completa (incluindo ele mesmo e Radagast). Depois de 2o dias do cômputo do tempo dos vivos ele reaparece ressucitado na visão do espelho de Galadriel no topo da montanha. Ele não volta normal mas sim em um transe que o deixa paralisado na neve e que dura 3 dias até Gwaihir o pegar para levar para Lórien aonde ele termina o processo de "aterramento" no novo corpo.

    Todavia, diferente de Martin, da mesma forma que Tolkien não se detém nos detalhes sórdidos de relações sexuais ele não explicita o sofrimento de Gandalf de forma cruenta nem chocante concluindo que o intuito é que essas informações não devam perturbar a sutileza do conto principal. Para Martin a impressão mais forte foi o impacto da morte de um poderoso mago, Gandalf, do que da calculada decisão de honrar a missão. Seria nesse ponto que a importância que Martin dá ao papel de Gandalf difere daquilo que Tolkien entende para o mago. Para Tolkien há mortes e mortes mas a de Gandalf não é apenas pelo impacto de derrubar o protagonista inesperadamente. Há uma porção de coisas acontecendo no fundo do personagem que precisam ser mantidas para se preservar a coerência do personagem, até mesmo esperança.
     
    • Gostei! Gostei! x 3
    • Ótimo Ótimo x 2
  4. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Uma nova inspiração nas obras do Mestre Tolkien pra novos livros não faria mal né Martin?
     
  5. Nírasolmo

    Nírasolmo Usuário

    Se bem que as mortes do Martin não tem 0,00000001% da originalidade do Gandalf e o Balrog...
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  6. Giuseppe

    Giuseppe Eternamente humano.

    Nunca li nenhum livro do Jorjão Martinho, mas eu sempre acho triste a morte do Gandalf, mesmo apesar de desde criança eu já saber que depois ele acaba voltando.
     
  7. Nírasolmo

    Nírasolmo Usuário

    Sem contar que o Gandalf morre dai os elfos fazem elegias, tem aqueles poemas tristes...já os do Martin morrem e fica jogado ali, como se nem fizesse diferença pra história!
     
  8. Giuseppe

    Giuseppe Eternamente humano.

    A morte do Boromir também foi assim, mesmo os personagens estando em uma situação tensa eles também pararam tudo pra fazer as devidas homenagens.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  9. Nírasolmo

    Nírasolmo Usuário

    Em Tormenta de Espadas está o corpo do filho da rainha sendo velado enquanto ela está praticando incesto na igreja!
    O Tolkien não daria esse desgosto nem pro pior orc!
     
  10. Giuseppe

    Giuseppe Eternamente humano.

    Minha nossa. :o
    Uma das coisas que eu gosto no Tolkien é que é uma literatura limpa. Então não há coisas.. nojentas (e o Gollum mordendo o peixe em O Retorno do Rei é coisa só do filme, então foi ideia do Pedro Jacksão, não do Tolkien).
     
    • LOL LOL x 1
  11. Nírasolmo

    Nírasolmo Usuário

    A única parte nojenta do livro é a bebida orc :lol:
     
    • Ótimo Ótimo x 1
    • LOL LOL x 1

Compartilhar