1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

[Geografia] Descrição de Orfalch Echor

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Avastgard, 5 Set 2008.

  1. Avastgard

    Avastgard Alwaystanding

    Comecei a ler os Contos Inacabados há pouco tempo, e recentemente terminei de ler o primeiro conto, de Tuor e sua chegada a Gondolin. Pois, para variar, tive muitas dúvidas quanto à descrição da Orfalch Echor (não me lembro se o nome é escrito assim mesmo), aquela ravina que leva até a cidade de Gondolin.

    De acordo com os meus parcos conhecimentos de Geografia, acho que uma ravina é uma espécie de fenda. O que eu não entendo é que, mesmo Tolkien tendo descrito que de dentro da Orfalch Echor dava pra ver um pedaço do céu, em vários outros pontos ele diz que os portões eram cheios de lanternas para ilumnar o caminho. A minha dúvida, então, é se essa passagem era escura como uma caverna ou se ela era clara e iluminada, ou ainda, se era só um pouco iluminada. Eu sei que parece uma dúvida meio boba, mas faz muita diferença na hora de interpretar as coisas...
     
  2. Morgomir

    Morgomir Ou não.

    Bom, eu tenho um mapa aqui que sugere que ela seja parcialmente aberta, mas com uma parte de caverna (é o de cima no anexo)
     

    Arquivos Anexados:

  3. TorUgo

    TorUgo a.k.a. Tortoruguito...

    Não me lembro dessa passagem... já li os Contos há uns tempos, mas pela descrição que dás, podia ser uma passagem estreita, com paredes altas de cada lado, e olhando para cima o céu estava á vista, enquanto que em alguns trechos, as paredes de rocha podiam-se ligar mais acima, criando um túnel ou uma caverna, aí, seria necessária muita luz...

    Sei que na é grande ajuda... mas é uma possibilidade! (tenho de pôr as minhas mãos outra vez num exemplar do Contos! XD)
     
  4. JPHanke

    JPHanke Usuário

    Esse mapa em anexo me lembrou o estilo dos mapas do Atlas da Terra-Média. Vou procurar alguma coisa a respeito nele e posto aqui assim que eu achar alguma informação!

    edit: o mapa em anexo é do livro O Atlas da Terra-Média!!
     
    Última edição: 5 Set 2008
  5. JPHanke

    JPHanke Usuário

    De acordo com o Atlas de Terra-Média, o Morgormir está certo.

    Uma parte do Caminho Oculto é coberto, por isso precisa de iluminação, entretanto Orfalch Echor, propriamente dita, é uma ravina, portanto, a céu aberto.


    FONTE: O Atlas da Terra-Média, pág. 23
     
  6. Morgomir

    Morgomir Ou não.

    Bom, seria meio óbvio ter uma ravina a céu aberto no meio das Echoriath e com certeza alguém iria desconfiar.....
     
  7. Avastgard

    Avastgard Alwaystanding

    A questão é que eu me lembro de Tolkien ter descrito lanternas perto dos portões (não apenas do priemiro). Para que seriam necessárias lanternas se estes portões se localizavam já a céu aberto?

    EDIÇÃO: recentemente adquiri O Atlas da Terra-Média e, pela descrição e os mapas que lá vi, somente o último dos portões ficaria de fora da montanha. Tenho que dar uma olhada mais detalhada para ver se lá mostra se os que ficavam dentro da montanha eram cobertos ou não.
     
    Última edição: 19 Set 2008

Compartilhar